Viagem para casal no Rio de Janeiro: 12 lugares românticos no RJ

Viagem para casal no Rio de Janeiro
foto: Guilherme Bustamante on Unsplash

Planejar uma viagem para casal no Rio de Janeiro não é tarefa fácil. Não porque não existam lugares românticos nesse estado maravilhoso. Pelo contrário, são tantas as opções que fica difícil escolher onde ir. A começar pela sua capital de mesmo nome, carinhosamente chamada de Rio, que leva o título de Cidade Maravilhosa não é a toa.

Neste artigo eu não vou falar da capital em si, mas sim das outras cidades do estado, principalmente as litorâneas e as que estão nas montanhas do estado. Isso porque a capital precisaria de um artigo a parte, devido às suas inúmeras belezas como Copacabana, Ipanema, Barra da Tijuca, Leblon, Parque Laje, Pão de Açucar, Cristo Redentor… melhor parar por aqui para não ser injusto com nenhum outro lugar.

Além de praias maravilhosas, existem outros municípios do Rio de Janeiro que são de tirar o fôlego em uma viagem para casal. Tanto que não é difícil encontrar um pacote turísticos que envolva mais de uma cidade no mesmo passeio.

O por falar em municípios do RJ que são excelentes destinos românticos para os casais apaixonados, vamos ao que interessa.

Espero que vocês curtam esse artigo e tenham uma excelente viagem.

Planeje sua viagem => Os melhores hotéis do Rio de Janeiro

A importância de contratar um Seguro para viagens no Brasil

ÍNDICE

Novas camisetas do Vou no Mundo

Como planejar uma viagem em casal no Rio de Janeiro

É provável que você tenha digitado no Google qual o melhor lugar para viajar em casal no Rio de Janeiro, certo? E sim, essa é a melhor forma de começar seu planejamento.

Com certeza você encontrou diversos pacotes românticos de fim de semana no rj e ficou sem saber qual deles comprar.

Bom, uma dica que eu dou, se você já tem uma pequena experiência com viagens, é: planeje sua própria viagem. Isso porque você poderá escolher cada detalhe, sem a falta de flexibilidade comum aos pacotes de viagem.

Claro, comprar um pacote é sempre muito cômodo, principalmente se você não tiver tempo para planejar um roteiro. Mas cuidar do próprio planejamento pode ser muito mais satisfatório, uma vez que você tem a possibilidade de escolher cada detalhe do seu jeito.

Divida essa tarefa de planejamento com seu companheiro ou companheira. Isso fará com que os dois tirem maior proveito da viagem, mesmo antes dela acontecer.

Se na sua viagem para casal no Rio de Janeiro você se deparar com dúvidas sobre ir para cidades com praias ou para as montanhas, eu falo de diversos destinos mais abaixo. É só escolher.

Viagem para casal no Rio de Janeiro
foto: Guilherme Bustamante on Unsplash

Viagens curtas e baratas RJ

Nesse artigo eu vou falar tanto de viagens de luxo quanto viagens curtas e baratas no RJ. Isso porque esse estado proporciona viagens para todos os gostos e bolsos.

Viagens de luxo, muitas vezes, envolvem hospedagens em resorts ou hotéis luxuosos, bem como experiências gastronômicas de dar água na boca.

Porém, viagens baratas para casal no RJ também podem proporcionar muitas emoções e romantismo. Isso acontece principalmente se o casal explorar atrações fora do hotel ou pousada.

E sobre viagens curtas, lugares para passar o final de semana no RJ é o que não faltam. Seja na capital, nas belas praias do litoral ou em cidades mais distantes, nesse artigo eu falo de diversas opções de onde passar o final de semana em uma viagem para casal no Rio de Janeiro.

Cidades românticas: viagem para casal no Rio de Janeiro

Então vamos lá, se você chegou ate aqui e está planejando uma viagem para o Rio de Janeiro, em casal, claro, veja as dicas abaixo. E se você está comemorando alguma data ou evento especial como dia dos namorados ou lua de mel, você vai se encantar com as opções que Rio de Janeiro oferece.

Angra dos Reis

Praia do Aventureiro em Angra dos Reis, Rio de Janeiro.
Praia do Aventureiro em Angra dos Reis, Rio de Janeiro.
foto: Alexsandre Almeida on Unsplash

A primeira cidade da nossa lista, Angra do Reis, é uma das queridinhas dos casais em viagem para o litoral do Rio de Janeiro. Isso porque existe uma grande oferta de resort em Angra dos Reis, além de pousadas românticas e praias com paisagens paradisíacas.

Angra é muito procurada também por surfistas e amantes do ecoturismo, já que a cidade é cercada por reservas da Mata Atlântica e possui diversos lugares para a prática do mergulho.

A beleza natural de Angra dos Reis é incomparável. E isso pode ser percebido em suas mais de 2000 praias, inclusive nas ilhas que pertencem ao município como a Ilha da Gipóia, Ilha Cataguases e Ilha Grande.

Passeio de lancha => Tour com lancha em Angra dos Reis e Ilha Grande

Praia Secreta

Essa praia é de difícil acesso e por isso nunca está muito cheia de banhistas. Suas águas são calmas e mornas, apesar de ficarem mais agitadas na maré alta.

A maior parte das empresas que fazem passeios na região de Angra dos Reis não levam os turistas ate essa praia. Sendo assim, caso você alugue uma lancha ou contrate um passeio particular, peça ao condutor para te levar ate a Praia Secreta.

Ilha da Gipóia

A Ilha da Gipóia é a segunda maior ilha da baía de Angra dos Reis, ficando atrás da Ilha Grande.

Por lá existem praias de águas tranquilas, para quem prefere o mar calma, quanto praias de águas revoltas, para quem gosta de surfar.

Dentre as melhores praias da Ilha da Gipóia e de toda Angra dos Reis, está a Praia do Dentista. Ela é conhecida por suas águas calmas e cristalinas, e isso faz dela uma praia muito procurada por turistas.

Na alta temporada, é muito comum ver suas areias cheias de banhistas e o mar abarrotado de barcos ancorados. Ainda assim eu recomendo que você vá a essa praia, se estiver de passagem por lá.

Outra praia famosa nessa ilha é a Praia da Flecha, que também é de águas claras e cristalinas. A estrutura de bares e restaurantes é muito boa, o que faz a praia ficar cheia durante os finais de semana. Assim, se você quiser tranquilidade ao visitar a Praia da Flecha, dê preferência para os dias de semana. 

Ilha Grande => Passeio de barco com mergulho saindo de Angra dos Reis

Ilha Cataguases

A Ilha de Cataguases (ou Ilha de Cataguás) é a ilha mais próxima do continente na região, ficando a apenas 10 minutos do centro de Angra dos Reis.

Para chegar ate ela é preciso ir de barco e, nas alta temporada, o local costuma ficar muito cheio.

Suas águas calmas e cristalinas dão um charme extra à ilha, que, na baixa temporada, é um excelente local para se tirar fotos em Angra dos Reis.

Onde ficar em Angra dos Reis

Pousada em Angra dos Reis não é algo difícil de se encontrar. Por lá existem pousadas de todos os estilos, hostels, hotéis e resorts.

Um desses famosos resorts é o Vila Galé em Angra dos Reis, que oferece pacotes all inclusive para seus hóspedes.

Este resort 5 estrelas oferece ar condicionado em todos os quartos, que têm vista para o mar. Além disso, por lá você encontra 3 bares e 5 restaurantes para usufruir durante a sua estadia.

Ele também oferece sauna, piscinas e tratamentos estéticos como massagem e shiatsu.

Resort Vila Galé em Angra dos Reis, RJ.
Resort All Inclusive Vila Galé em Angra dos Reis, RJ.
foto: Divulgação.

Outro hotel que também é muito procurado por casais é o Fasano Angra dos Reis. Sua estrutura e serviços são impecáveis, acomodações espaçosas e luxuosas com vista para o mar.

O Hotel Fasano Angra dos Reis também conta com uma marina, passeios de barco, campo de golfe de 18 buracos e uma avenida com lojas.

Hotel Fasano Angra do Reis, RJ.
Hotel Fasano Angra do Reis. foto: Divulgação.

E para quem quer economizar sem abrir mão do conforto e romantismo, uma opção excepcionalmente bem avaliada é a Pousada e Mergulho Jamanta.

Essa pousada oferece uma piscina ao ar livre e borda infinita com vista para o mar, além de escadas que dão acesso direto à água.

Todos quartos dispõem de TV, ar-condicionado e varanda, além de banheiro privativo com produtos de banho de cortesia.

Além do mais, a Pousada Jamanta oferece atividades aquáticas como caiaque e mergulho com snorkel ou cilindro.

Pousada e Mergulho Jamanta, em Angra dos Reis, RJ.
Pousada e Mergulho Jamanta, em Angra dos Reis, RJ.
foto: Divulgação.

🔻 CONHEÇA OS MELHORES HOTEIS DE ANGRA DOS REIS 🔻

Econômicos => Hotéis econômicos em Angra dos Reis

Românticos => Hotéis românticos em Angra dos Reis

Bem avaliados => Hotéis mais bem avaliados em Angra dos Reis

Luxo => Hotéis luxuosos em Angra dos Reis

Distância ate Angra do Reis

  • Belo Horizonte: 554 Km
  • Rio de Janeiro: 156 Km
  • São Paulo: 403 Km
  • Vitória: 665 Km

Arraial do Cabo

Arraial do Cabo, no Rio de Janeiro.
foto: Jonathan Borba on Unsplash

Essa linda cidade da Região dos Lagos, no Rio de Janeiro, já foi conhecida como o Caribe Brasileiro. Isso se deve às suas águas cristalinas e com vários tons próximos ao azul, o que confere à cidade paisagens de cinema.

Arraial do Cabo também é conhecida como a capital do mergulho, devido às suas águas transparentes e calmas. Existem várias empresas especializadas em mergulho na região, seja com snorkel ou com cilindro, em águas mais profundas.

Você vai encontrar também um atrativo muito comum, que é o famoso passeio de barco em Arraial do Cabo. Existem algumas empresas que fazem esses passeios, alguns deles em escunas, o que torna ainda mais estiloso o tour.

Tour saindo do Rio de Janeiro => Excursão com passeio de barco e almoço em Arraial do Cabo

Qual a melhor praia de Arraial do Cabo?

É difícil dizer qual é a melhor praia de Arraial do Cabo, já que isso depende do que você procura. Mas entre as praias mais procuradas estão a Praia Grande, a Praia do Forno e as prainhas do Pontal do Atalaia.

Praia Grande

A Praia Grande é a praia mais famosa de Arraial do Cabo, sendo a mais frequentada e movimentada. Ela também é a mais comprida da região, se estendendo ate Saquarema.

Como ela é voltada para o mar aberto, é comum vermos surfistas por lá, já que suas ondas são um pouco fortes.

E como a região recebe a visita de tartarugas, é comum que os mergulhadores se deparem com esses animais em seus mergulhos.

E como a região é a que mais recebe turistas, o que não vai faltar é que fazer na Praia Grande em Arraial do Cabo.

Praia do Forno

Essa é uma praia de difícil acesso em Arraial do Cabo, já que ela só pode ser acessada por trilha a pé ou por barco. Sua beleza natural permanece quase intocada por causa disso.

Suas águas são calmas, o que a torna ideal para crianças e para quem não gosta do mar agitado.

A Praia do Forno conta com estrutura de bares, quiosques e banheiros. É tudo muito simples, mas isso já atende bem aos banhistas.

Prainhas do Pontal do Atalaia
Pontal do Atalaia, em Arraial do Cabo, no RJ.
Pontal do Atalaia, em Arraial do Cabo. foto: Mateus Pontes on Unsplash

O Pontal do Atalaia em Arraial do Cabo é uma das paisagens mais lindas da cidade. Seu acesso é feito apenas pela portaria do Condomínio Pontal do Atalaia. De qualquer forma, esse acesso é gratuito e livre, sendo que você só precisa se identificar para entrar.

O local tem vários mirantes que te proporcionam vistas lindas da região, que tem um mar azul intenso.

Ao todo, são duas prainhas no Pontal do Atalaia, todas com a areia bem clara e águas calmas. Na verdade, essa divisão só acontece quando a maré está alta e a água avança sobre a faixa de areia. Quando a maré está baixa, a faixa de areia fica contínua, unindo as duas prainhas.

Quando ir para Arraial do Cabo

Você precisa saber de 2 coisas antes de planejar sua viagem para Arraial do Cabo.

A primeira delas é que no verão as praias ficam muito cheias, porém, a água do mar não fica tão fria como em outras estações.

A segunda é que fora do verão, que é durante a baixa temporada, o movimento cai bastante, apesar da cidade ficar um pouco mais movimentada nos finais de semana. De qualquer forma, a água do mar fica mais fria no outono, inverno e primavera.

Sendo assim, você precisa colocar na balança o que é mais relevante para você: a lotação das praias e da cidade ou a temperatura da água.

Aproveite para conferir esse roteiro de 3 dias em Arraial do Cabo que a Polliana Ribeiro escreveu em seu blog, Across the Universe.

Onde ficar em Arraial do Cabo

Pousada em Arraial do Cabo é o que não falta. A maior parte delas recebe turistas o ano inteiro, então suas estruturas são boas e apropriadas para receber pessoas de todos os gostos.

E como as paisagens de Arraial do Cabo merecem cada minuto de sua atenção, nada melhor do que se hospedar em uma pousada que te oferece vista panorâmica para o mar.

Pousada Vista Turquesa, em Arraial do Cabo, RJ.
foto: Divulgação.

A Pousada Vista Turquesa é praticamente um mirante em forma de pousada. Sua vista panorâmica para o mar te faz se sentir em paz o tempo todo.

Essa pousada oferece café da manhã e Wi-Fi gratuitos, piscina ao ar livre, quartos com mesa de trabalho, ar-condicionado e banheiro privativo.

🔻 CONHEÇA OS MELHORES HOTEIS DE ARRAIAL DO CABO 🔻

Econômicos => Hotéis econômicos em Arraial do Cabo

Românticos => Hotéis românticos em Arraial do Cabo

Bem avaliados => Hotéis mais bem avaliados em Arraial do Cabo

Luxo => Hotéis luxuosos em Arraial do Cabo

Distância ate Arraial do Cabo

  • Belo Horizonte: 575 Km
  • Rio de Janeiro: 164 Km
  • São Paulo: 592 Km
  • Vitória: 451 Km

Barra do Piraí

Barra do Piraí, no Rio de Janeiro.
Moinho na Fazenda das Estrelas, em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro.
M.Pereira, CC BY 3.0, via Wikimedia Commons

Barra do Piraí é uma cidade do interior do Rio de Janeiro que se consolidou durante o ciclo do café, no Século 19. Muitas fazendas da região não produzem mais tanto café quanto produziam décadas atrás, mas elas recebem turistas para visitação. Muitas delas se adaptaram à atual realidade da região e se transformaram em hotéis fazenda. É por isso que quando pensamos em hotel fazenda no RJ, lembramos de Barra do Piraí.

Algumas das fazendas da cidade, como a Fazenda Ponte Alta (onde é possível se hospedar), ainda preservam suas senzalas e rodas d’água. Outras como a Fazenda Aliança ainda produzem café e servem um almoço bem caipira para seus visitantes.

No mês de julho Barra do Piraí sedia o Festival do Vale do Café, que tem uma vasta programação musical que passa pelo samba, chorinho e bossa-nova.

Os principais pontos turísticos de Barra do Piraí são: 

  • Beco da Carioca;
  • Catedral de Santana;
  • Igreja São Benedito;
  • Igreja Santo Cristo dos Milagres;
  • Chaminé da Rede Ferroviária;
  • Casa da Princesa;
  • Santuário da Concórdia;
  • Cachoeira de Ipiabas;
  • Rio Piraí e Rio Paraíba do Sul e;
  • as fazendas históricas da época do Café

Ipiábas – Distrito de Barra do Piraí

A cidade possui 5 distritos que também são muito procurados pelos turistas em busca de sossego. O mais famoso deles, Ipiábas, fica a apenas 14 Km do centro da cidade e tem sido cada vez mais procurado devido ao seu estilo de vida pacato.

Dos lugares para viajar em casal no Rio de Janeiro, Ipiábas é um dos mais lembrados quando o assunto é a vida no campo ou cidadezinhas do interior.

Onde ficar em Barra do Piraí

Essa cidade têm todo esse clima bucólico e um ar de vida calma, que leva seus pensamentos para longe dos grandes centros. Assim, os hotéis e pousadas de Barra do também prezam por esse clima de calmaria.

Uma viagem de casal no Rio de Janeiro, que tenha Barra do Piraí em seu roteiro, merece uma hospedagem típica da região. Sendo assim, a Fazenda Ponte Alta, que eu já mencionei acima, também funciona como hotel fazenda.

Além do Wi-Fi gratuito, a Pousada Fazenda Ponte Alta oferece café da manhã, almoço e jantar inclusos na diária.

A pousada oferece serviço de babá, para os casais com crianças. Além disso a pousada aceita animais de estimação, para os que não abrem mão de viajar com seus bichinhos.

Pousada Fazenda Ponte Alta em Barra do Piraí, Rio de Janeiro.
foto: Divulgação.

Agora, se você está procurando uma opção de lazer, com conforto e diversão, uma opção é o Aldeia das Águas Park Resort, que é o maior complexo de lazer do estado do Rio de Janeiro.

O hotel, que fica dentro do complexo, conta com 192 apartamentos, além de estacionamento gratuito, loja de conveniência, copa da mamãe, piscina adulto e infantil, salão de jogos, sauna seca e a vapor, banheira de hidromassagem, academia, quadra poliesportiva e parquinho infantil.

Aldeia das Águas Park Resort em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro
foto: Divulgação.

🔻 CONHEÇA OS MELHORES HOTEIS DE BARRA DO PIRAÍ 🔻

Econômicos => Hotéis econômicos em Barra do Piraí

Românticos => Hotéis românticos em Barra do Piraí

Bem avaliados => Hotéis mais bem avaliados em Barra do Piraí

Luxo => Hotéis luxuosos em Barra do Piraí

Distância ate Barra do Piraí

  • Belo Horizonte: 407 Km
  • Rio de Janeiro: 126 Km
  • São Paulo: 363 Km
  • Vitória: 528 Km

Búzios

Búzios, no Rio de Janeiro
foto: Hernán Molinari on Unsplash

“Descoberta” pela atriz francesa, Brigitte Bardot, Búzios encanta turistas do mundo todo. Seu calçadão da Orla Bardot, suas belíssimas praias de águas azuis e sua natureza exuberante, fazem da Armação de Búzios uma das cidades mais românticas do Rio de Janeiro.

A Rua das Pedras em Búzios é o principal atrativo da cidade, depois das praias, claro. Tanto a própria rua, quanto seus arredores, são bem movimentados e cheios de lojas, restaurantes, bares e baladas. Um verdadeiro shopping a céu aberto.

E se você gosta de contemplar os fins de tarde, não deixe de ver um pôr do sol no Porto da Barra, que é o pôr do sol mais bonito de Búzios.

Paraíso => A melhor excursão para Búzios

Viajar para Búzios – qual a melhor época

Assim como Arraial do Cabo, Búzios fica muito cheia no verão. E um agravante é que suas ruas são estreitas, com poucas opções de estacionamento. É comum vermos engarrafamentos enormes, durando horas, apenas para entrar na cidade. Além do mais, o período do verão é quando as chuvas não dão trégua por lá.

A alta temporada também faz com que os preços de quase tudo aumentem bastante e os serviços caiam de qualidade.

Mas é no verão que as águas são mais quentes e a vida noturna fica mais agitada. Isso é o ideal para quem gosta de curtir o mar durante o dia e sair para baladas durante a noite.

Já nos meses do outono, inverno e primavera, a cidade fica mais vazia, com um movimento maior nos finais de semana. Os preços ficam melhores, as ruas ficam menos movimentadas e o trânsito fica mais tranquilo. Já as chuvas dão uma trégua à medida que o inverno se aproxima.

Por outro lado, as águas das praias de Búzios, que não são muito quentes, costumam esfriar muito quando não é verão.

Quais as melhores praias de Búzios

Todas as praias de Búzios são muito boas, mas como cada uma tem características diferentes umas das outras, o público também varia em cada praia.

Dentre as mais famosas estão as praias da Praia da Ferradura, Praia Olho de Boi, Praia Azeda e Azedinha, Praia de João Fernandes e Praia de João Fernandinho.

Além dessas, outras excelentes opções são as praias selvagens de Búzios. Como o nome já sugere, essas são praias menos movimentadas e com mais natureza ao redor. São elas: Praia do Forno, Praia da Foca e a Ponta da Lagoinha.

Aventura => Mergulho para iniciantes em Búzios

Praia de João Fernandes

Como a Praia de João Fernandes fica a uma curta distância caminhando do centro, ela costuma ficar muito cheia. Mesmo assim ela não deixa de ser bonita.

Para quem curte ver o movimento de banhistas na praia, ela é bem interessante.

De lá é possível contratar um passeio de buggy pela cidade, que vale muito a pena se Búzios estiver vazia.

E antes que eu me esqueça, as águas da Praia de João Fernandes são maravilhosas, sendo bastante transparentes e azuis.

Praia Brava – Beach Club

O mar agitado é quem dá o nome dessa praia.

A Praia Brava é famosa pelos seus Beach Clubs, que oferecem conforto e exclusividade para seus clientes.

Os preços por lá são um pouco salgados, mas para quem está disposto a gastar um pouco mais para ter sossego, vale a pena.

Praia da Ferradura

Essa não é a praia mais bonita de Búzios, mas para famílias que estão com crianças, essa é a mais indicada. Suas águas são calmas, rasas e por lá você tem opções de alugar pedalinhos, caiaques, SUP, cadeiras e guarda-sóis.

É possível encontrar boas opções de refeições no local, além de banheiros, o que faz muita diferença para quem está com crianças.

Praia da Azeda e da Azedinha

Essas duas praias são vizinhas, apesar de serem geograficamente separadas.

A Praia da Azeda é acessada por uma escadaria que, por si, já vale a vista de toda a praia. Essa não é uma praia muito grande, mas suas águas são calmas e cristalinas.

Já a Praia da Azedinha é ainda menor que a Azeda, o que faz com que suas águas sejam ainda mais calmas, lembrando uma piscina natural.

Como não existem construções por lá, ela é mais integrada à natureza. Isso atrai turistas mais preocupados em apenas curtir o ambiente.

Onde ficar em Búzios

Se você procura por uma boa pousada em Búzios, boas opções é o que não vai faltar. Além do mais existe uma grande procura por hotéis e resorts em Búzios.

Caso você esteja indo na alta temporada, reserve com bastante antecedência, já que as vagas se esgotam muito rápido, sobrando apenas as opções não tão bem avaliadas.

O Búzios Beach Resort é muito famoso, já que ele oferece uma enorme piscina com serviço exclusivo de bar.

Seus quartos têm varandas voltadas para o mar e são todos equipados com ar-condicionado e banheiro privativo.

O resort também oferece serviço de spa, boliche, salão de jogos e academia.

Búzios Beach Resort, em Búzios, RJ.
foto: Divulgação.

Mas se você prefere uma pousada com clima mais intimista, minha sugestão é a Pousada Amancay. Ela oferece quartos com ar-condicionado, varanda particular e vista para o mar, sendo que alguns desses quartos têm banheira de hidromassagem.

A pousada também oferece piscina ao ar livre e uma banheira de hidromassagem coletiva, também ao ar livre.

O café da manhã é gratuito, assim como o estacionamento e o Wi-Fi, que cobre toda a pousada.

Pousada Amancay em Búzios
foto: Divulgação.

🔻 CONHEÇA OS MELHORES HOTEIS DE BÚZIOS 🔻

Econômicos => Hotéis econômicos em Búzios

Românticos => Hotéis românticos em Búzios

Bem avaliados => Hotéis mais bem avaliados em Búzios

Luxo => Hotéis luxuosos em Búzios

Distância ate Búzios

  • Belo Horizonte: 586 Km
  • Rio de Janeiro: 176 Km
  • São Paulo: 604 Km
  • Vitória: 429 Km

Conservatória

Esse pequeno distrito da cidade de Valença, na divisa com o estado de Minas Gerais, é o destino perfeito para um bom descanso. Quem planeja uma viagem de casal no Rio de Janeiro procurando sossego, Conservatória é um lugar perfeito.

Conservatória viveu dias de Glória durante o ciclo do café, o que deixou uma rica herança cultural e arquitetônica para o distrito. Por lá ainda existem fazendas com casarios centenários, além das casas de arquitetura colonial que dão um charme para suas ruas.

A cidade de Conservatória é famosa pelas suas serestas e serenatas. Elas acontecem todos os finais de semana e atraem turistas de todos os cantos, além de casais apaixonados. Essa é a tradição mais cultuada de Conservatória e motivo de orgulho para a população local. 

Um dos pontos turísticos famosos é a Antiga Estação Ferroviária, que hoje está desativada e funciona como a rodoviária local. Nela também funciona um museu e o Destacamento de Policiamento Ostensivo.

Bem próximo da Estação podemos encontrar a Locomotiva 206, que funcionou entre 1912 a 1926, quando a linha férrea servia para o escoamento de café da região.

Outro ponto famoso é o Túnel Maria Nossar, que conhecido também como Túnel que Chora. Maria Nossar ficou conhecida como a mulher que enfrentou as máquinas e os operários que iriam demolir o túnel para dar passagem a uma rodovia. Durante o início das obras, ela entrou no túnel e decretou que não sairia dali e que se o túnel fosse implodido, teria que ser com ela lá dentro. A obra foi cancelada e a tal rodovia teve que ser desviada do local.

Já o nome Túnel que Chora se deve à água que escorre pelas paredes e pinga do teto. Essa água é proveniente de uma nascente próxima ao túnel.

Conservatória é definitivamente um lugar romântico para casal que não pode ficar de fora do seu roteiro.

Onde ficar em Conservatória

Os hotéis e pousadas em Conservatória conservam o ar bucólico da cidade. Tranquilidade e conforto é o que não falta por lá.

Além disso, hotel fazenda em Conservatória é algo muito procurado, sendo que um deles, o Hotel Fazenda Vilarejo é um dos mais famosos. Esse hotel é all inclusive e oferece piscina ao ar livre durante todo o ano, além de bar e restaurante.

Todos os quartos do Hotel Fazenda Vilarejo são equipados com ar-condicionado, Wi-Fi e banheiro privativo.

Hotel Fazenda Vilarejo, em Conservatória, Rio de Janeiro
foto: Divulgação.

🔻 CONHEÇA OS MELHORES HOTEIS DE CONSERVATÓRIA 🔻

Econômicos => Hotéis econômicos em Conservatória

Românticos => Hotéis românticos em Conservatória

Bem avaliados => Hotéis mais bem avaliados em Conservatória

Luxo => Hotéis luxuosos em Conservatória

Distância ate Conservatória

  • Belo Horizonte: 377 Km
  • Rio de Janeiro: 152 Km
  • São Paulo: 390 Km
  • Vitória: 554 Km

Ilha Grande

Ilha Grande, em Angra dos Reis, Rio de Janeiro
foto: Thiago Falcão on Unsplash

Ilha Grande pertence ao município de Angra dos Reis, mas tem todo seu charme à parte. No passado, a ilha não tinha quase nenhuma infraestrutura, o que dificultava sua visitação. Hoje em dia, além de contar com infraestrutura adequada, Ilha Grande consegue equilibrar preservação ambiental com turismo. Por lá você só vai ver paisagens incríveis.

Além das centenas de praias em Ilha Grande, você pode se aventurar nas trilhas em meio à Mata Atlântica. Pequenas cachoeiras, riachos e ruínas históricas também dão vida a essa ilha.

De lá é possível visitar outras ilhas menores na região, como a Ilha da Gipóia e a Ilha de Cataguases.

Transfer de barco => de Angra dos Reis para Ilha Grande

Praias de Ilha Grande

Certamente você vai ter dificuldade de escolher quais praias visitar em Ilha Grande. Isso porque todas são lindas e cada uma com aspectos mais incríveis que a outra.

Praia do Caxadaço

Muitos passeios de barco levam a essa praia, que fica escondida por um paredão de pedras, formando uma pequena baía, com uma praia bem pequena.

Aproveite para dar uns mergulhos em suas águas extremamente calmas e cristalinas. Também não deixe de subir a trilha que leva ao alto do paredão e fazer lindas fotografias lá de cima.

Praia de Lopes Mendes

Lopes Mendes é a praia mais famosa de Ilha Grande, com 3 Km de extensão e um mar agitado, propício à prática do surf. As várias tonalidades de suas águas formam belíssimas paisagens marítimas. 

A maneira mais comum de se chegar à Praia de Lopes Mendes é de barco. Muitos passeios em Ilha Grande fazem paradas por lá, deixando os turistas livres para aproveitar por algum tempo.

Outra forma de chegar lá é por trilhas, que podem chegar a 6 km de caminhada.

Lagoa Azul

A Lagoa Azul é uma pequena baía cercada por pequenas ilhotas na parte norte de Ilha Grande. A paisagem é incrível, já que a Lagoa Azul se assemelha a uma enorme piscina natural.

A única maneira de se chegar na Lagoa Azul é por barco, sendo que existem passeios em Ilha Grande que levam ate lá.

Imperdível => Passeio de barco na Lagoa Azul

Praia do Aventureiro
O famoso coqueiro deitado da Praia do Aventureiro em Ilha Grande, Angra dos Reis, RJ.
Coqueiro deitado da Praia do Aventureiro.
foto: Daniel Souza Lima, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

A Praia do Aventureiro é um dos cartões postais de Ilha Grande. Aquele famoso coqueiro deitado na beira da praia, que aparece em diversas fotos no Instagram, fica nessa praia.

Essa é outra praia que só pode ser acessada quase exclusivamente por barco, o que faz com que ela tenha paisagens naturais quase intocadas pelo homem.

Existe uma pequena trilha que vai da Praia do Provetá, que é vizinha, até a Praia do Aventureiro. Porém, para se chegar na Praia do Provetá por terra é preciso pegar uma outra trilha que sai da Praia de Araçatiba, que por sua vez também é de difícil acesso.

Vila do Abraão

Essa pequena vila localizada na Enseada do Abraão é considerada o centro financeiro de Ilha Grande, sendo a maior comunidade de toda ilha.

Por lá você encontra bares, restaurantes, lojas e mercadinhos. A maior parte das pousadas e hostels de Ilha Grande se encontram na Vila do Abraão.

A maior praia da região é a Praia do Abraão, onde se encontra também o maior movimento comercial.

Onde ficar em Ilha Grande

Não é difícil encontrar uma boa pousada ou hostel em Ilha Grande. A maior parte das hospedagens têm boa infraestrutura e remete à simplicidade local. Isso não significa que você não vai encontrar pousadas de luxo por lá, como a Pousada Atlantica Jungle Lodge.

Essa pousada fica na Praia do Pouso, uma pequena praia entre a Vila do Abraão e a Praia de Lopes Mendes.

Sua decoração é rústica, porém muito charmosa. Seus quartos são aconchegantes e têm varandas com vistas para o mar, além de ar-condicionado e banheiro privativo.

Pousada Atlantica Jungle Lodge, em Ilha Grande, Angra dos Reis, RJ.
foto: Divulgação.

Se você procura hospedagens com preços mais em conta, mas com boas avaliações, eu recomendo a Pousada Horizonte dos Borbas, que é rodeada pela Mata Atlântica e fica a apenas 250 metros da Praia do Abraão.

O café da manhã é excelente, segundo a avaliação dos hóspedes nos Booking.com, além de gratuito. O Wi-Fi também é gratuito e cobre toda a pousada.

Os quartos são equipados com ar-condicionado, ventilador, frigobar e banheiro privativo.

Pousada Horizonte dos Borbas em Ilha Grande, Angra dos Reis, RJ.
foto: Divulgação.

🔻 CONHEÇA OS MELHORES HOTEIS DE ILHA GRANDE🔻

Econômicos => Hotéis econômicos em Ilha Grande

Românticos => Hotéis românticos em Ilha Grande

Bem avaliados => Hotéis mais bem avaliados em Ilha Grande

Luxo => Hotéis luxuosos em Ilha Grande

Distância ate Ilha Grande

  • Belo Horizonte: 535 Km
  • Rio de Janeiro: 215 Km
  • São Paulo: 406 Km
  • Vitória: 699 Km

Nova Friburgo

Pedra do cão Sentado em Nova Friburgo, Rio de Janeiro
Pedra do Cão Sentado em Nova Friburgo. Esse é um dos cartões postais da cidade.
foto: João Luccas Oliveira on Unsplash

Nova Friburgo é conhecida como Suíça Brasileira devido à sua fundação como colônia suíça em 1819. Ela é uma das principais da região serrana do Rio de Janeiro e tem sua economia girando em torno da indústria têxtil.

O turismo também é forte na região, principalmente entre os casais que gostam de curtir um friozinho.

Um dos pontos turísticos de Nova Friburgo, o Teleférico do Suspiro, está entre os mais procurados da cidade. Além da adrenalina durante a subida, lá do alto é possível ter uma visão panorâmica de toda cidade.

Outro ponto que não pode ficar de fora em sua visita a Nova Friburgo é a Casa Suiça. Esse é um complexo com galerias de arte, jardins, restaurantes e lojas. Você consegue encontrar desde artesanato a comidas típicas da cidade.

Se você estiver indo com crianças, não deixe de visitar o Jardim do Nêgo com suas esculturas feitas em terra úmida.

Para os mais aventureiros, minha dica é fazer a trilha que leva ao Pico da Caledônia, de onde se pode ter uma visão periférica de toda região. E tem também a Pedra do Cão Sentado, que fica no Parque Ecológico Cão Sentado e possui 111 metros de altura, sendo um dos cartões postais de Nova Friburgo.

E, para relaxar, não deixe de fazer a rota cervejeira, caso você seja um apreciador dessa bebida. A cervejaria Barão Bier, por exemplo, disponibiliza visitas guiadas com degustação. Na cidade também existem outras cervejarias como a Ranz Bier, a Bürgermeister e a Bräun & Bräun.

Lumiar

Lumiar é um distrito de Nova Friburgo e, apesar de pequena, não pense que você vai encontrar uma vida noturna parada por lá. Em seu centrinho comercial existe uma grande quantidade de restaurantes e bares ao redor de um laguinho super charmoso.

É em Lumiar que se encontra a cervejaria Ranz, que conta com um bar bem aconchegante e um Bier Garten, que é um jardim cervejeiro ao ar livre.

Para quem quer se refrescar, uma dica é ir ate o Poço Belo, que fica próximo ao centrinho de Lumiar. Existe por lá também o Poço Feio, que também é chamado de da praia de Lumiar. Ele também fica próximo ao centrinho, mas sua entrada é paga. O local com estrutura de banheiros e restaurante, além de uma tirolesa, que é cobrada à parte.

São Pedro da Serra

São Pedro da Serra é outro distrito de Nova Friburgo, e por lá predomina o ecoturismo com trilhas e cachoeiras em abundância.

Outra atração é a gastronomia local, que é muito influenciada pelas culturas alemãs e suíças.

Onde ficar em Nova Friburgo

Existem opções de hotéis em Nova Friburgo localizados no centro da cidade e são bastante interessantes para quem quer curtir o que a cidade tem a oferecer. Existem também os hotéis mais afastados que permitem que seus hóspedes curtam a natureza local.

Dentre esses está o Hotel Vila Verde, que é cercado pela Mata Atlântica e fica aos pés de uma pedra muito visitada por amantes de trilhas e ecoturismo.

O hotel é todo decorado com móveis rústicos e seus quartos são equipados com ar-condicionado, TV, frigobar e Wi-Fi gratuitos, sendo que alguns ainda contam com varanda privativa e lareira.

Hotel Vila Verde em Nova Friburgo, RJ.
foto: Divulgação.

Onde ficar em Lumiar

Sugestão de pousada em Lumiar => Pousada Chácara do Rio

Pousada Chácara do Rio em Lumiar, Nova Friburgo. RJ
foto: Divulgação.

🔻 CONHEÇA OS MELHORES HOTEIS DE LUMIAR 🔻

Econômicos => Hotéis econômicos em Lumiar

Românticos => Hotéis românticos em Lumiar

Bem avaliados => Hotéis mais bem avaliados em Lumiar

Luxo => Hotéis luxuosos em Lumiar

Onde ficar em São Pedro da Serra

Sugestão de Pousada em São Pedro da Serra => Eco Resort Serra Imperial

Eco Resort Imperial em São Pedro da Serra, Rio de Janeiro.
foto: Divulgação.

🔻 CONHEÇA OS MELHORES HOTEIS DE SÃO PEDRO DA SERRA 🔻

Econômicos => Hotéis econômicos em São Pedro da Serra

Românticos => Hotéis românticos em São Pedro da Serra

Bem avaliados => Hotéis mais bem avaliados em São Pedro da Serra

Luxo => Hotéis luxuosos em São Pedro da Serra

Distância ate Nova Friburgo

  • Belo Horizonte: 421 Km
  • Rio de Janeiro: 125 Km
  • São Paulo: 552 Km
  • Vitória: 399 Km

Paraty

Paraty, no Rio de Janeiro
foto: Shawn Appel on Unsplash

Recentemente, Paraty recebeu o título de Patrimônio Mundial pela Unesco, e isso a colocou no radar de turistas do mundo inteiro. Não é por menos, afinal, Paraty é uma das mais belas cidades litorâneas do Brasil o que a coloca no radar de qualquer viagem para casal no Rio de Janeiro.

Suas ruas calçadas com pedras e suas casas de arquitetura colonial dão a ela um charme de cidade do interior. Isso por si já torna qualquer viagem para casal no Rio de Janeiro, que inclua Paraty, uma viagem dos sonhos. As paisagens formadas pela arquitetura da cidade junto ao litoral, conferem um ar super romântico a esse paraíso. E o interessante é que por lá você vai ter todo o clima de uma cidade colonial, mas sem as famosas ladeiras de outras cidades históricas da mesma época.

Dentre as atividades mais procuradas está o famoso passeio de escuna em Paraty. Esse passeio leva os turistas a praias e ilhas da região, como paradas em cada um desses lugares.

Tire um dia para passear pelo centro histórico de Paraty e pelas praias da cidade. As praias mais próximas do centro não são tão interessantes, mas saindo da região dá pra ver muita praia bonita.

Paraty é o ponto final da Estrada Real, que era o caminho percorrido pelo ouro extraído em Ouro Preto (MG), para seguir então para Portugal. Atualmente a Estrada Real passou a incluir um trecho que sai de Diamantina (MG), onde houve uma grande exploração de diamantes durante os ciclos da mineração no Brasil colonial.

Outra atividade muito procurada é o mergulho. Existem algumas empresas que fazem mergulho na região e um dos lugares mais explorados por eles é a Ilha da Pescaria, onde as águas são claras e cheias de peixinhos.

A melhores praias de Paraty

Dentre as melhores praias de Paraty, se destacam:

  • Praia do Jabaquara;
  • Praia do Sono;
  • Praia da Lula;
  • Praia de São Gonçalo;
  • Praia de Paraty-Mirim
  • Praia de Ponta Negra;
  • Praia Grande do Saco do Mamanguá e;
  • Trindade

Sobre Trindade, eu falo com mais detalhes sobre essa praia em um trecho mais à frente nesse artigo.

Onde ficar em Paraty

Os de Paraty são uma bela oportunidade de se hospedar em meio à natureza. Um deles, a 

Pousada Casa do Rio Hostel, na beira do principal rio que corta a cidade.

O hostel oferece quartos individuais ou coletivos, café da manhã e Wi-Fi gratuitos, piscina ao ar livre e terraço.

Pousada Casa do Rio Hostel, em Paraty, Rio de Janeiro
foto: Divulgação

Muitas pousadas em Paraty oferecem conforto sem necessariamente cobrar muito caro por isso. Nesse sentido, a Pousada Apple House Paraty é uma das mais procuradas da cidade.

A pousada oferece piscina ao ar livre e acesso à Cachoeira do Tobogã, que é um dos atrativos de Paraty.

Para relaxar, a pousada conta com uma banheira de hidromassagem e um bar flutuante.

O café da manhã, o Wi-Fi e o estacionamento são gratuitos.

Pousada Apple House em Paraty, Rio de Janeiro.
Varandas com sacada na Pousada Apple House, em Paraty.
foto: divulgação.

🔻 CONHEÇA OS MELHORES HOTEIS DE PARATY 🔻

Econômicos => Hotéis econômicos em Paraty

Românticos => Hotéis românticos em Paraty

Bem avaliados => Hotéis mais bem avaliados em Paraty

Luxo => Hotéis luxuosos em Paraty

Distância ate Paraty

  • Belo Horizonte: 595 Km
  • Rio de Janeiro: 249 Km
  • São Paulo: 265 Km
  • Vitória: 713 Km

Penedo

Pequena Finlândia em Penedo, Rio de Janeiro
Pequena Finlândia em Penedo.
foto: Pēteris, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons

Conhecido por seu clima de montanha, Penedo é um lindo distrito da cidade de Itatiaia. Por ser um local pequeno, Penedo ficou famoso por seu sossego e sua natureza exuberante.

Essa é a única colônia finlandesa no Brasil, o que pode ser percebido nas características de suas casas e na gastronomia local.

Para os que querem fazer uma viagem de casal no Rio de Janeiro, Penedo é um lugar romântico muito procurado. O clima frio, a natureza ao redor e as montanhas da região conferem o romantismo que muitos casais procuram para passar bons momentos a dois.

Penedo fica perto de outros pontos turísticos como a Serrinha do Alambari, Visconde de Mauá  e o Parque Nacional do Itatiaia.

No centro de Penedo você pode visitar a famosa Pequena Finlândia, que é um pequeno shopping a céu aberto, com lojas de chocolate, artesanato regional, cafeterias, sorveterias e lojas de souvenir.

É na Pequena Finlândia que fica a Casa de Verão do Papai Noel de Penedo, a única filial dessa franquia fora da Finlândia. A casa tem decoração finlandesa, além de temas natalinos, já que o Papai Noel está sempre presente para receber as crianças por lá.

Falando em natureza, a poucos quilômetros do centro de Penedo você pode encontrar 3 cachoeiras famosas e muito procuradas. São elas: Três Cachoeiras, Cachoeira de Deus e Três Bacias.

Se quiser se aventurar um pouco em uma caminhada na natureza, não deixe de fazer a trilha que leva ao Pico do Penedinho. São aproximadamente 30 minutos de caminhada ate o topo, que tem 600 metros de altitude.

E se você gosta de cervejas artesanais, não deixe de visitar a cervejaria Penedon em Penedo, com suas cervejas premiadas e deliciosas.

Onde ficar em Penedo

Pousada em Penedo é o que não falta. Por lá você vai encontrar opções para todos os gostos.

Entre as mais procuradas está a Pousada do Suarez, famosa por sua localização perto de um lago cercado por uma rica vegetação.

Essa pousada também dispõe de uma piscinas ao ar livre e coberta, banheira de hidromassagem, academia, sauna, restaurante e Wi-Fi gratuito.  

O Parque Nacional de Itatiaia fica a apenas 20 km da pousada.

Não vai ser difícil você encontrar um bom hotel em Penedo para sua viagem de casal no Rio de Janeiro.

Pousada Suarez em Penedo, Rio de Janeiro
foto: Divulgação

🔻 CONHEÇA OS MELHORES HOTEIS DE PENEDO 🔻

Econômicos => Pousadas em Penedo baratas

Românticos => Hotéis românticos em Penedo

Bem avaliados => Hotéis mais bem avaliados em Penedo

Luxo => Hotéis luxuosos em Penedo

Distância ate Penedo

  • Belo Horizonte: 451 Km
  • Rio de Janeiro: 178 Km
  • São Paulo: 278 Km
  • Vitória: 686 Km

Teresópolis

Dedo de Deus em Teresópolis, Rio de Janeiro
Dedo de Deus em Teresópolis.
foto: Felipe Ferreira on Unsplash.

Clima frio e romântico, natureza e boa gastronomia é o que faz Teresópolis estar em um roteiro de viagem para casal no Rio de Janeiro.

Terê, como ela é carinhosamente chamada, fica na região serrana do Rio. Suas montanhas e picos, incluindo o Dedo de Deus em Teresópolis, são os cartões postais da cidade.

Para os amantes do futebol, é em Teresópolis que fica a Granja Comary, que é o centro de treinamento da Seleção Brasileira. A Granja Comary é aberta ao público nos finais de semana, mas existem alguns lugares restritos lá dentro.

Aos sábados, domingos e feriados, acontece a feira de Teresópolis, que é a Feirart, conhecida também como Feira do Bairro Alto. Nela você encontra tipo de arte:  artesanato manual, roupas, bijuterias, móveis de madeira, além de comidas salgadas, doces e bebidas.

Para quem é fã de trilhas e montanhismo, Teresópolis é a porta de entrada para o Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Essa é uma região onde essas práticas vêm crescendo a cada dia, atraindo praticantes de todo o Brasil.

Não que faça muito calor em Teresópolis, mas toda cidade brasileira tem seus dias quentes. Caso você queira se refrescar tomando um banho gelado na natureza, a dica é a Cachoeira dos Frades. Ele fica um pouco afastada de Teresópolis, a 4 Km do centro, mas ela é bem bonita e com uma piscina natural bem convidativa.

É em Teresópolis que fica a Vila St. Gallen, que é um espaço gastronômico e cervejeiro da cervejaria Therezópolis com restaurantes e experiências cervejeiras.

Onde ficar em Teresópolis

Dentre os hotéis fazenda da região, um dos mais procurados é o Village Le Canton, famoso pelo seu parque de diversões interno. Esse parque pode ser visitado por uma taxa adicional.

Esse hotel oferece piscinas a céu aberto e piscinas cobertas, além de um centro de bem-estar, com academia e sauna.

Para uma viagem de casal no Rio de Janeiro com crianças, esse resort é uma excelente opção.

Hotel Fazenda Village Le Canton em Teresópolis, Rio de Janeiro
foto: Divulgação.

🔻 CONHEÇA OS MELHORES HOTEIS EM TERESÓPOLIS🔻

Econômicos => Hotéis econômicos em Teresópolis

Românticos => Hotéis românticos em Teresópolis

Bem avaliados => Hotéis mais bem avaliados em Teresópolis

Luxo => Hotéis luxuosos em Teresópolis

Distância ate Teresópolis

  • Belo Horizonte: 390 Km
  • Rio de Janeiro: 97,2 Km
  • São Paulo: 486 Km
  • Vitória: 459 Km

Trindade

Trindade, em Paraty, Rio de Janeiro
foto: Jaume Galofré on Unsplash

Trindade é um distrito de Paraty, formado por uma pequena vila de pescadores em meio à Mata Atlântica e praias paradisíacas.

Suas paisagens são formadas por poucas casas, cachoeiras, montanhas, praias e demais belezas naturais. Isso faz de Trindade um dos lugares para uma viagem de casal no Rio de Janeiro mais procurados por quem ama a natureza.

Por lá, você consegue percorrer todas as praias de Trindade em um único dia, caso você não tenha muito tempo por lá. Mas se você puder curtir mais de um dia na cidade, faça tudo com mais calma.

A Vila de Trindade é basicamente formada por uma rua principal e algumas pequenas ruas e becos perpendiculares. É nela que você encontra a maior parte do comércio e dos restaurantes da vila.

Praias de Trindade

Muitos pensam que Trindade é uma única praia, mas como eu falei acima, Trindade é uma vila composta por várias praias, pertencendo ao município de Paraty.

Praia do Cepilho

Apesar de muito bonita, a Praia do Cepilho não é muito indicada para banho. Suas águas são agitadas, com ondas fortes e muita correnteza.

Praia de Fora

Essa é a primeira praia para quem chega em Trindade após passar pela Praia do Cepilho. Suas águas são um pouco mais calmas. É lá que se encontram a maior parte das pousadas de Trindade, além dos melhores campings da vila.

Praia dos Ranchos

No final da Praia de Fora está localizada a Praia dos Ranchos, que é onde se encontram a maioria dos bares e quiosques da região.

Praia do Meio em Trindade

Essa é uma praia muito bonita, com águas claras e calmas. Por lá, existem alguns quiosques e vendedores ambulantes, mas essa praia não tem a mesma estrutura que sua vizinha, a Praia dos Ranchos.

Praia do Cachadaço

Essa é a última praia de Trindade, além de ser a mais extensa. As águas dessa praia costumam ficar agitadas, não sendo muito recomendadas para o banho.

Nela você encontra a Piscina natural do Cachadaço (ou Caixa d’Aço), que pode ser acessada por uma trilha. Essa trilha costuma ficar escorregadia quando chove, portanto, fique atento com sua segurança.

Pedra que engole

Essa pedra é famosa por ser um buraco entre 3 pedras apoiadas em si. Ao deslizar para dentro do buraco, você passa por dentro de um túnel estreito e escorregadio, e sai do outro lado do buraco.

Claro que a Pedra que engole não é recomendada para quem é claustrofóbico. Já para quem não tem problemas com isso, essa é uma das atrações mais procuradas em Trindade.

Onde ficar em Trindade

A maior parte das hospedagens em Trindade são pousadas cercadas pela natureza. Existem, claro, pousadas no centrinho comercial da vila, as quais não deixam de ser boas opções.

Uma boa pousada em Trindade é a Pousada Veromar, que fica de frente para a praia e atende aos hóspedes com restaurante e bar próprio.

Essa é uma opção mais agitada para se hospedar, já que ela fica próxima de onde acontece o movimento na região. Mas de lá você pode ver o nascer do sol de dentro da pousada sem nenhum obstáculo.

Pousada Veromar em Trindade, Paraty (RJ).
foto: Divulgação.

🔻 CONHEÇA OS MELHORES HOTEIS DE TRINDADE 🔻

Econômicos => Hotéis econômicos em Trindade

Românticos => Hotéis românticos em Trindade

Bem avaliados => Hotéis mais bem avaliados em Trindade

Luxo => Hotéis luxuosos em Trindade

Distância ate Trindade

  • Belo Horizonte: 616 Km
  • Rio de Janeiro: 270 Km
  • São Paulo: 284 Km
  • Vitória: 780 Km

Visconde de Mauá, Maromba e Maringá

Visconde de Mauá, Rio de Janeiro
Centrinho comercial de Maringá, que é vizinha a Visconde de Mauá. Excelente destino romântico para uma viagem para casal no Rio de Janeiro.

Essas 3 vilas, Visconde de Mauá, Maromba e Maringá ficam na divisa com o estado de Minas Gerais e estão muito próximas umas das outras. Maringá, inclusive, tem uma parte que fica em MG, sendo separada apenas por um riacho de sua porção fluminense.

Visconde de Mauá é a maior das vilas, sendo a que tem mais casas e moradores locais. Esses moradores trabalham na própria Visconde de Mauá, mas boa parte deles trabalham em Maringá, que é a mais gastronômica das vilas.

Apesar de Maringá ser mais comercial, com mais restaurantes e bares, as atrações naturais ficam mais próximas de Visconde de Mauá.

Já Maromba é conhecida por ser a mais calma das 3 vilas. O local tem todo um ar mais espiritual e é bem comum você encontrar muitos artesãos fazendo seus trabalhos nas ruas de Maromba.

Todas as 3 vilas têm boas opções de restaurantes e caso você goste de cerveja, nesse post sobre as cervejas artesanais de Visconde de Mauá eu dou algumas dicas cervejeiras. Aliás, nesse post eu dou muitas dicas de restaurantes e hospedagem na região. Vale a pena conferir para conhecer mais sobre essas 3 vilas.

Existem muitos pontos turísticos em Visconde de Mauá, sendo a maior parte deles ligados à natureza.

Pedra Selada

Para quem curte trilhas, uma dica é fazer a trilha que leva ao todo da Pedra Selada. São 2 horas de caminhada em com um nível médio de dificuldade, mas a vista lá de cima vale todo o esforço.

Vale do Alcantilado

O Vale do Alcantilado também é muito procurado. Ele fica em uma propriedade particular que cobra uma pequena taxa para entrar e ficar o dia todo. Lá dentro você pode fazer uma trilha que leva ao topo de uma montanha da região, que tem uma vista panorâmica linda.

Você vai passar por 9 cachoeiras, sendo algumas delas apropriadas para o banho.

Cachoeira do Escorrega

Essa é a atração mais concorrida de Visconde de Mauá. E ela é bem divertida, já que, como o próprio nome diz, a cachoeira é formada em uma pedra onde se pode escorregar. E não é arriscado, já que a inclinação é baixa, sem risco de quedas.

Onde ficar em Visconde de Mauá, Maromba e Maringá

São várias as pousadas indicadas para casais na região de Visconde de Mauá. Muitas dessas pousadas ficam nas encostas, dando aos hóspedes uma visão de toda região.

A Pousada Portal dos Ventos fica próxima a Cachoeira do Escorrega. Ela está localizada em uma encosta, o que permite que os hóspedes acordem e contemplem um nascer do sol maravilhoso. Sem dúvida essa é uma boa sugestão de hospedagem em uma viagem para casal no Rio de Janeiro.

O estacionamento, o café da manhã e o Wi-Fi são gratuitos na Pousada Portal dos Ventos.

Pousada Portal dos Ventos em Maromba, Rio de Janeiro
foto: Divulgação.

🔻 CONHEÇA OS MELHORES HOTEIS DE VISCONDE DE MAUÁ 🔻

Econômicos => Hotéis econômicos em Visconde de Mauá

Românticos => Hotéis românticos em Visconde de Mauá

Bem avaliados => Hotéis mais bem avaliados em Visconde de Mauá

Luxo => Hotéis luxuosos em Visconde de Mauá

Distância ate Visconde de Mauá

  • Belo Horizonte: 427 Km
  • Rio de Janeiro: 202 Km
  • São Paulo: 301 Km
  • Vitória: 710 Km

O que fazer em casal no Rio de Janeiro

Pelo visto, o que não falta em uma viagem para casal no Rio de Janeiro é aquele tão sonhado lugar bom para namorar.

Se você estiver procurando roteiros já prontos, entre um ou outro pacote de viagem você vai encontrar bons lugares onde passar o final de semana a dois no RJ.

Além do mais, você vai conseguir incluir boas opções de praias no seu roteiro de lugares românticos no RJ para viajar. 

E não deixe de ver essas sugestões de:

CHALÉS => Chalés românticos no RJ

POUSADAS => Pousadas românticas no RJ

Conclusão

Espero que você tenha encontrado boas dicas para uma viagem de casal no Rio de Janeiro. Esse estado maravilhoso que alterna paisagens de montanhas e praias tem muita coisa para ser explorada.

Se você procura sossego ou agito, luxo ou economia, boa gastronomia e lugares românticos que você não imaginava encontrar, o Rio de Janeiro é o estado certo.

PLANEJE AQUI A SUA VIAGEM!

  • SEGURO VIAGEM: Seguro de viagem com desconto para leitores do blog!
    Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar o cartão em até 12x ou no boleto bancário, que dá mais 5% de desconto! Veja mais aqui.
  • HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel no Rio de Janeiro pelo nosso parceiro Booking.
  • ALUGUEL DE CARRO: Pesquise pelo menor preço em todas as locadoras de uma só vez através da RentCars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português, dividem em até 12x no cartão ou com 5% de desconto no boleto e você é cobrado em Reais.
  • VOCÊ CONSEGUE FICAR SEM CELULAR: Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip internacional pré pago com internet boa de verdade, para usar em 200 países. Conheça a America Chip.
  • PROBLEMAS COM SEU VOO?: Se você teve seu voo cancelado, atrasado, perdeu sua conexão ou teve sua bagagem extraviada ou danificada, a AirHelp pode ter ajudar a solucionar esse problema sem sair de casa. Conheça a Resolvvi.
  • INGRESSO SEM FILA: Não perca tempo durante sua viagem enfrentando filas nas principais atrações turísticas do mundo. A GetYourGuide é um site de compras de ingressos online onde você pode comprar seus ingressos antecipados para atrações nas principais cidades do mundo e ainda não precisa enfrentar as filas quilométrica que costumam existir nesses locais.