fbpx

Índice

O que são estilos de cerveja?

Um estilo é definido por um conjunto de critérios e pelas características sensoriais que as cervejas possuem em comum.  Existem vários estilos de cerveja segundo os guias de estilo como o Beer Judge Certification Program (BJCP) e o Brewers Assossiation (BA), podendo chegar a aproximadamente 100 estilos, dependendo dos critérios utilizados em cada guia.

Um critério importante para definir um estilo é o teor alcoólico das cervejas, sendo que cada estilo englobará cervejas com teores alcoólicos que sejam próximos dos padrões definidos para cada estilo, lembrando que a maioria dos estilos possuem teor alcoólico entre 4 a 10%, sendo que alguns possuem de 1 a 2%, enquanto outros podem estar acima de 10%, porém, esses estilos não estão entre a maioria.

Características que definem um estilo de cerveja

O fator que mais determina um estilo são as suas características sensoriais, já que as semelhanças entre determinadas cervejas é o que as colocará mais próximas , sensorialmente, umas das outras. Tais características são:

Aparência

Basicamente a aparência de uma cerveja é sua cor, bem como sua transparência, sendo ela translúcida (cervejas filtradas, sem presença de fermento) ou opaca (por não ter sido filtrada, contendo fermento em seu corpo, como as cervejas alemãs de trigo, do estilo Weiss ou Weizen).

Paladar

É o sabor da cerveja junto ao seu aroma. Dentro dessas características se encontram o amargor, a presença do malte e etc. A maior ou menor concentração desses elementos vai ajudar a agrupar as cervejas em estilos parecidos.

Os estilos podem possuir sabores parecidos entre si, mas certos sabores só poderão ser encontrados em determinados estilos (ou os grupos de estilos), lembrando que os sabores universais são: doce, salgado, azedo, amargo e umami.

Aroma

O aroma varia devido ao tipo de lúpulo usado na receita da cerveja (o aroma cítrico de maracujá de uma American IPA), o tipo de malte (maltes torrados vão dar notas de torrefação e café a alguns estilos como as cervejas escuras do estilo Porter, Stout e Dunkel, enquanto os maltes defumados vão dar notas próximas ao bacon e embutidos às cervejas do estilo Rauchbier).

Ele também é influenciado pela fermentação, com tipo de levedura utilizado na receita e a temperatura em que a cerveja fermentou, a exemplo de algumas Weizen que possuem, caracteristicamente, aroma de banana e sabor de cravo.

O uso de adjuntos em alguns estilos (como o açúcar proveniente de cereais não maltados como o arroz e o milho), bem como uso de algumas frutas, ervas, condimentos e vários outros produtos, também influencia no aroma da cerveja.

O aroma de uma cerveja influencia no seu paladar, mas o inverso não acontece, já que não precisamos beber a cerveja para sentir o seu cheiro.

Tato

São as sensações físicas percebidas na boca. São elas:

Corpo:

é a viscosidade e densidade da cerveja. Numa análise rápida seria como comparar o “corpo” da água com o “corpo” de um suco de manga.

Carbonatação:

é a sensação frisante da cerveja, sendo basicamente a quantidade de gás presente no líquido bem como o tamanho das bolhas formadas.

Adstringência:

é a sensação de travamento nas laterais da língua que, no caso da cerveja, é provocado pelo tanino presente no malte e no lúpulo. De qualquer forma, essa sensação não é tão facilmente percebida em muitos estilos.

Percepção alcoólica:

é a queimação que o álcool provoca. Nem sempre o sabor e aroma do álcool podem ser percebidos e isso se deve à quantidade de malte utilizada na receita, bem como a quantidade e tipo de lúpulo.

A graduação alcoólica de uma cerveja nem sempre revela a real percepção alcoólica dela como acontece com muitas cervejas de teor alcoólico mais elevado. É o caso de cervejas dos estilos Russian Imperial Stout e Barley Wine, apesar do álcool poder ser percebido na sensação de calor que ele provoca.

E como por aqui a cerveja é o foco, fique à vontade e sinta-se em casa! Opine, dê palpite e faça sugestões. Esperamos trazer muito conteúdo diversificado, rico e interessante para vocês.

Estilos de cerveja.
Estilos de cerveja.
foto: Jonas Jacobsson on Unsplash
error: Conteúdo protegido.