Viagem para casal no Espírito Santo: 10 lugares românticos no ES

Frade a a Freira no Espírito Santo.
O Frade e a Freira no Espírito Santo. foto: Jonathan Borba on Unsplash

Quem nunca sonhou com uma viagem para casal no Espírito Santo? Seja no litoral, seja nas montanhas capixabas, o Espírito Santo é um estado repleto de belezas naturais e paisagens encantadoras. Sendo assim, o que não falta são lugares para se apaixonar, relaxar e conhecer no ES.

Esse estado é muito conhecido pelo Agroturismo, uma vez que diversas cidades capixabas apresentam uma grande vocação para o Turismo Rural. Sendo assim, se você estiver à procura de lugares para descansar no Espírito Santo, sugestão é o que não falta.

Nos próximos parágrafos eu te apresento uma série de cidades românticas para uma viagem de casal no Espírito Santo. Espero que goste de cada uma delas e que sua viagem seja inesquecível.

Planeje sua viagem => Os melhores hotéis do ES

A importância de contratar um Seguro para viagens no Brasil

ÍNDICE

Novas camisetas do Vou no Mundo

Viagem romântica no Espírito Santo

Antes de te apresentar as cidades mais indicadas para uma viagem de casal no Espírito Santo, eu gostaria de te passar algumas dicas para você se planejar melhor. Seja para curtir o dia dos namorados, seja onde passar a lua de mel no Espírito Santo, eu espero que você curta minhas dicas.

Como se organizar para uma viagem romântica no Espírito Santo?

Se você ainda estiver procurando qual cidade visitar, com certeza você já fez a seguinte pergunta: qual a cidade mais bonita do Espírito Santo? A resposta não é fácil, já que depende muito de quais tipos de paisagens e atividades te atraem mais. Saber o que você quer encontrar no seu destino vai ser muito importante para que você defina onde viajar no ES.

Sendo uma viagem de casal, é importante que vocês planejem juntos cada etapa. Isso porque cada momento durante a viagem precisa ser único, inesquecível.

Divida o volante com seu amor e aproveite para curtir a paisagem quando for a sua vez de ficar no banco do carona. Por incrível que pareça, existem muitos lugares desconhecidos no Espírito Santo. Digo isso no sentido de serem lugares pouco explorados por turistas. Sendo assim, quem sabe entre um ou outro olhar atento para a natureza você não encontra aquela paisagem que vai marcar a sua viagem?

Escolham hotéis e pousadas românticas que unam custo x benefício com conforto e facilidade de acesso.

E a mais importante das dicas: aproveitem cada momento.

Frade a a Freira, nas Montanhas Capixabas, Espírito Santo.
O Frade e a Freira nas Montanhas Capixabas, Espírito Santo. foto: Jonathan Borba on Unsplash

Pacote de viagem para casal no Espírito Santo

Um pacote de viagem para casal não é algo que possa ser descartado, mas convenhamos que isso acaba tirando um pouco a sua liberdade, não acha? Isso porque muitos pacotes já vem prontos e sem a possibilidade de alterações. E mesmo quando você pode alterar alguns itens como datas e hotéis, isso pode te custar muito caro.

Para os que estão procurando onde passar um final de semana a dois ou mesmo mais tempo que isso, minha dica é: pesquise bastante e planeje. Alguns pacotes acabam te dando opções de voos em horários complicados, hotéis distantes das atrações e coisas do tipo. Não é comum você encontrar um pacote com um horário de checkout às 10 da manhã e o voo de volta no meio da madrugada.

Agora, se seu intuito é contratar um pacote de lua de mel no Espírito Santo, talvez essa seja uma solução melhor do que você planejar a viagem toda sozinho. Isso porque esse é primeiro momento do casal logo após a celebração do matrimônio. Dessa forma, é melhor não se preocupar muito com detalhes que possam passar despercebidos ou com a resolução de eventuais problemas durante a viagem.

Onde fazer uma viagem para casal no Espírito Santo?

Sem mais delongas, vamos para os destinos para casais no ES. Espero que você encontre aquele lugar romântico que mais se pareça com o que você procura.

Sabia que o Seguro Viagem é essencial para a sua segurança no exterior?

Litoral

Encontrar um lugar romântico no litoral do estado do Espírito Santo não é difícil. Pode ser que você encontre muitas praias lotadas, caso sua viagem seja durante o verão. De qualquer forma, sempre tem uma ou outra praia menos movimentada, sendo perfeita para um momento a dois, sendo o que todos procuram em viagens para fazer em casal.

Guarapari

Praia dos Padres em Guarapari, Espírito Santo.
Praia dos Padres em Guarapari, Espírito Santo.
foto: Diego Rezende on Unsplash

Guarapari é a cidade litorânea mais badalada do Espírito Santo. Durante a alta temporada, ela já chegou a receber por volta de 1 milhão de turistas. E olha que sua população permanente é de aproximadamente 126 mil habitantes.

Ao todo, Guarapari tem 50 praias, todas com boas opções de hospedagem e gastronomia. As principais praias da cidade são as que ficam próximas ao centro, entre elas a Praia da Areia Preta, Praia das Castanheiras e, a maior delas, Praia do Morro. Não que as praias de Bacutia, Peracanga e Meaípe não estejam entre as principais, mas elas estão mais afastadas do centro.

A culinária típica de Guarapari tem sua base e peixes e frutos do mar, sendo a Moqueca Capixaba um dos pratos mais famosos por lá. Outro prato famoso é o peroá frito, muito consumido nos quiosques à beira da praia. O bolinho de aipim também também é muito procurado.

Meaípe

O bairro Meaípe (que tem uma praia de mesmo nome) é onde a vida noturna de Guarapari pega fogo. É lá que se encontram baladas como o Multiplace Mais, Lua Azul e Café de La Musique.

É na Praia de Meaípe que fica o bolinho de aipim mais famoso da cidade, no Recanto da Zezé. E se você quiser uma moqueca capixaba tradicional, minha recomendação é o Restaurante Cantinho do Curuca.

Praia dos Padres

A Praia dos Padres fica em Meaípe e não é das mais fáceis de encontrar. Ela fica entre as praias de Bacutia e de Meaípe, porém, não é possível chegar nela de carro. 

Ela não é visível de praticamente nenhum ponto de Guarapari e seu acesso é feito por uma pequena trilha em meio a um matagal. Esse acesso fica quase em frente ao encontro da Alameda Frisia com a Alameda das Gaivotas.

A Praia dos Padres não tem estrutura de quiosques ou restaurantes, por isso é importante que você leve seu lanche e suas bebidas. Leve também um saco plástico para guardar seu lixo e jogá-lo fora em algum local adequado.

3 Praias

As 3 Praias (que na verdade são mais de 3), ficam entre a Praia do Morro e a Praia de Santa Mônica.

Elas ficam dentro de um condomínio particular em Guarapari, mas seu acesso é livre e gratuito. Até pouco tempo atrás, era impossível chegar até elas a não por trilhas ou barco, mas atualmente a justiça obrigou que o condomínio liberasse o acesso para os banhistas que quisessem chegar de carro.

Essas praias são bem calmas, com águas cristalinas e com várias piscinas naturais. Como existe pouca estrutura comercial no local para atender aos banhistas, elas não costumam ficar tão lotadas quanto as praias mais centrais.

Onde ficar em Guarapari

Existe um grande movimento e rotatividade de turistas em Guarapari na alta temporada, nos finais de semana e nos feriados. A maior parte das hospedagens da cidade são casas e apartamentos para temporada.

De qualquer forma é possível encontrar hotéis e pousadas românticas em Guarapari. Como exemplo, temos o Hotel Meaípe que fica a apenas 50m da praia e possui alguns quartos com banheira de hidromassagem e um parque aquático com piscinas e toboágua.

Os quartos possuem ar-condicionado, TV a cabo, frigobar e banheiro, além de acesso gratuito à internet.

O café da manhã é gratuito e é servido diariamente.

Hotel Meaípe em Guarapari, Espírito Santo.
foto: Divulgação.

🔻 CONHEÇA OS MELHORES HOTEIS DE GUARAPARI 🔻

Econômicos => Hotéis econômicos em Guarapari

Românticos => Hotéis românticos em Guarapari

Bem avaliados => Hotéis mais bem avaliados em Guarapari

Luxo => Hotéis luxuosos em Guarapari

Distância ate Guarapari
  • De Vitória: 59,1 Km
  • De Belo Horizonte: 533 Km
  • Do Rio de Janeiro: 476 Km

Itaúnas

Dunas de Itaúnas, em Conceição da Barra, no Espírito Santo.
foto: Jonathan Borba on Unsplash

Quem nunca ouviu falar das Dunas de Itaúnas? Bom, pelo menos para quem curte forró, a chance de já ter ouvido falar do Festival de Forró de Itaúnas é grande. E não é por menos, já que, todos os anos, esse festival atrai milhares de pessoas de todo o país?

A despeito do Festival de Forró, Itaúnas é muito procurada por casais devido à beleza de suas paisagens. Suas dunas paradisíacas proporcionam momentos únicos para os apaixonados, como belas fotos ou aquele nascer do sol incrível.

A vila de Itaúnas, que por sua vez é um distrito de Conceição da Barra, fica no litoral norte do Espírito Santo, quase na divisa com a Bahia. A vila é bem rústica, lembrando Jericoacoara, e, apesar de toda sua simplicidade, seu charme é contagiante. Não tem como não se apaixonar pelo visual e pelo clima descontraído do local.

E como a cidade é uma das referências em forró no país, os estabelecimentos locais estão sempre oferecendo noites de forró ao vivo.

Sua praia é bem extensa e fica em mar aberto, o que torna suas águas um pouco agitadas, apesar de apropriadas para o banho.

Depois de curtir um nascer do sol de cinema nas Dunas de Itaúnas e curtir um pouco a praia, é hora de voltar para as dunas para contemplar o pôr do sol. Esse é outro momento mágico que precisa ser registrado por quem visita Itaúnas.

Bem próximo da vila de Itaúnas está a Praia de Riacho Doce, essa sim fazendo divisa com a Bahia. Suas águas são um pouco turvas, mas o lugar é tão sossegado que merece uma visita com calma.

Parque Estadual de Itaúnas

Esse parque de aproximadamente 3500 hectares é lar de diversos sistemas ecológicos ligados à Mata Atlântica.

Além disso, ele abriga 23 sítios arqueológicos, incluindo testemunhos da época da colonização.

Nele também existe, desde 1991, uma base do Projeto Tamar, que monitora 38 Km de praias, incluindo um trecho na Bahia.

Onde ficar em Itaúnas

Qualquer hospedagem que te permita contemplar as paisagens de Itaúnas tem potencial para ser um hotel ou pousada romântica. E olha que nem precisa de ser um hotel com banheira ou hidro no quarto.

A Estalagem Vila Tania é uma dessas que te fazem se sentir realmente hospedado em Itaúnas. Ela dispõe de piscina ao ar livre, jardim e parquinho, além de Wi-Fi gratuito em toda a propriedade.

Os quartos são equipados com ar-condicionado, TVs de tela plana, banheiro privativo e varanda com vista para o jardim.

Estalagem Vila Tania em Itaúnas, Espírito Santo.
foto: Divulgação.

🔻 CONHEÇA OS MELHORES HOTEIS DE ITAÚNAS 🔻

Econômicos => Hotéis econômicos em Itaúnas

Românticos => Hotéis românticos em Itaúnas

Bem avaliados => Hotéis mais bem avaliados em Itaúnas

Luxo => Hotéis luxuosos em Itaúnas

Distância ate Itaúnas
  • De Vitória: 266 Km
  • De Belo Horizonte: 716 Km
  • Do Rio de Janeiro: 790 Km

Montanhas Capixabas

Apesar do litoral capixaba ser muito procurado por turistas, as Montanhas Capixabas que 

também são muito procuradas para viagem de casal no Espírito Santo.

O clima mais frio e a forte vocação para o turismo rural fazem das cidades serranas ótimos lugares românticos no Espírito Santo.

Santa Teresa

As montanhas de Santa Teresa, no Espírito Santo.
foto: LuizHenriqueBarth, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Santa Teresa é uma cidade com grandes influências da colonização italiana. Tanto a gastronomia, quanto o cultivo de uvas para produção de vinhos, fazem parte da cultura local.

Se tiver um tempinho, antes de começar sua viagem de casal em Santa Teresa, visite a Casa Lambert. Ela funciona de Quinta a Domingo e Feriados das 9h às 12h e das 13:30h às 16:30h, com entrada gratuita. A casa foi moradia dos irmãos Antônio e Virgílio Lambert, fundadores da cidade. Lá é possível ver a história dos dois, além de um pouco da história da própria cidade.

Se quiser saber um pouco mais sobre a cidade, visite o Museu da Cultura e Imigração Italiana em Santa Teresa.

Outra atração muito procurada em Santa Teresa é a Cantina Mattielo, uma vinícola que permite que o visitante conheça o processo de produção dos seus vinhos. Ao final da visita, todos têm direito a degustações de vinhos com petiscos e queijos. Uma das especialidades da vinícola é a produção de uma variação de vinho com jabuticaba.

Outro local interessante é a Rua do Lazer, em Santa Teresa. Essa é uma rua cheia de bares e restaurantes, todos com mesas na calçada, sendo um ambiente bem interessante para quem gosta de movimento.

Circuito Caravaggio

O Circuito Caravaggio nada mais é que uma estrada que passa por diversos pontos interessantes em Santa Teresa. Um desses pontos é a própria Cantina Mattielo. São locais voltados para gastronomia, vinícolas, degustação de cachaças e licores, além de belas paisagens naturais.

Esse circuito também envolve a Casa dos Espumantes que é a primeira vinícola a dominar e desenvolver o método champenoise de produção de espumantes no Espírito Santo. Inclusive eles produzem um espumante de jabuticaba que é muito elogiado por quem experimenta.

Onde ficar em Santa Tereza

Existem várias pousadas românticas em Santa Teresa, sendo que muitas delas ficam em localidades mais rurais, onde há muito contato com a natureza.

Entre elas, a Pousada Più Bella se destaca pela sua distância ate o centro da cidade, que é de 2,2 Km. Isso é uma vantagem para quem não está de carro mas quer se hospedar com conforto longe do centro.

Pousada Più Bella em Santa Teresa.
foto: Divulgação.

🔻 CONHEÇA OS MELHORES HOTEIS DE SANTA TERESA 🔻

Econômicos => Hotéis econômicos em Santa Teresa

Românticos => Hotéis românticos em Santa Teresa

Bem avaliados => Hotéis mais bem avaliados em Santa Teresa

Luxo => Hotéis luxuosos em Santa Teresa

Distância ate Santa Teresa
  • De Vitória: 77,9 Km
  • De Belo Horizonte: 518 Km
  • Do Rio de Janeiro: 602 Km

Matilde

Matilde, distrito de Afonso Chaves no Espírito Santo
foto: Marcus Dall Col on Unsplash

Matilde é um distrito de Alfredo Chaves, uma pequena cidade nas Montanhas Capixabas. Essa vila é pequenininha e você consegue conhecer tudo em apenas 1 dia de passeio. Mas como toda cidade pequena, vale a pena ficar um pouco mais, principalmente se o intuito da sua viagem para casal no Espírito Santo é ficar em lugares para relaxar.

A atração mais conhecida da cidade é a Cachoeira de Matilde, que tem o nome oficial de Cachoeira Engenheiro Reeve. Essa cachoeira é a mais alta do Espírito Santo e tem 70m de queda d’água.

Em Matilde você também pode visitar a Estação Ferroviária de Matilde, que foi reformada em 2010 e passou a funcionar como um centro cultural, histórico e turístico do distrito.

Outro ponto turístico interessante é o Túnel de Matilde, que foi construído no início do Século 20 para desviar o fluxo d’água do Rio Novo de Matilde que passava por cima da linha férrea. É comum as pessoas atravessarem ele por diversão. Para isso, é aconselhável que você leve um fonte de luz, já que o túnel é comprido e não tem iluminação natural. E é bom atravessá-lo com roupa de banho, já que a chance de você se molhar todo é grande.

Onde ficar em Matilde

Existem poucas opções de hospedagem em Matilde, ate porque o local é bem pequeno. Mas isso não quer dizer que as opções são ruins. Pelo contrário, é só ver o exemplo da Pousada Casa Donadello, que fica no centro da vila e é muito confortável.

Todos os quartos dispõem de varanda, ventilador e frigobar. Além disso, a pousada tem vista para as montanhas e uma piscina ao ar livre.

O Wi-Fi cobre toda a área da pousada e é gratuito, assim como o estacionamento.

Pousada Casa Donadello, em Matilde.
foto: Divulgação.

CONHEÇA OS MELHORES HOTEIS DE MATILDE

Distância ate Matilde
  • De Vitória: 91,9 Km
  • De Belo Horizonte: 478 Km
  • Do Rio de Janeiro: 476 Km

Domingos Martins

Domingos Martins e a Pedra Azul ao fundo
foto: Endrica Tomas Büger, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Logo na entrada de Domingos Martins você já pode sentir que um destino romântico te aguarda. Isso por conta do pórtico de entrada, de estilo enxaimel, assim como a lojinha de artesanato e produtos locais, que fica perto do pórtico.

Domingos Martins tem um centrinho comercial, conhecido como Rua do Lazer, que é onde ficam vários bares, restaurantes e cafeterias. Essa rua, que tem vários estabelecimentos com fachadas de estilo alemão, fica bem movimentada.

A região de Domingos Martins é cercada por montanhas e propriedades rurais, onde o turismo rural é muito forte. É comum ver turistas visitando essas propriedades em busca de vivenciar um pouco da vida no campo e experimentar seus produtos típicos.

Pedra Azul

A Pedra Azul é uma formação rochosa que fica no Parque Estadual da Pedra Azul, no município de Domingos Martins, Espírito Santo.

É lá que fica a entrada da Rota do Lagarto, da qual eu falo mais para frente.

A Pedra Azul tem esse nome devido à sua coloração azulada, conforme a incidência da luz. Essa coloração pode variar para verde ou mesmo amarelo, de acordo com a luz que incide nela.

Colada na Pedra Azul, existe uma outra pedra que lembra um calango escalando esse paredão de pedra. Alguns chamam essa pedra de Pedra do Lagarto.

Perto da Pedra Azul você pode conhecer a Pousada Pedra Azul, uma pousada romântica de onde você tem uma visão privilegiada da pedra.

CONHEÇA OS MELHORES HOTEIS DE PEDRA AZUL

Pedra Azul em Domingos Martins.
Vista da Pedra Azul de dentro da Pousada Pedra Azul.
foto: Divulgação.
Rota do Lagarto

A Rota do Lagarto é um caminho de apenas 7 Km que adentra as paisagens e belezas naturais da região, passando por diversas propriedades rurais.

Uma dessas propriedades é a Pousada e Restaurante Peterle, que além de estar aberta aos turistas, serve refeições com produtos típicos da região. Às sextas, sábados e domingos, a Pousada e Restaurante Peterle serve um café colonial muito farto.

Pousada Peterle em Pedra Azul.
Vista da Pousada e Restaurante Peterle, em Domingos Martins.
foto: Divulgação/pousada Peterle.
Festival de Inverno de Domingos Martins

O Festival de Inverno de Domingos Martins reúne, todos os anos, durante o mês de julho, diversos nomes da música erudita e popular brasileira.

O festival também oferece cursos, oficinas, workshops, além de muita gastronomia e diversão.

Onde ficar em Domingos Martins

As pousadas mais procuradas em Domingos Martins são as que apresentam ares rurais, como hotéis fazenda e pousadas no meio da natureza.

Uma dessas, o Hotel Fazenda China Park, possui uma ampla estrutura de lazer, com 7 piscinas, 2 toboáguas e uma tirolesa em meio à Mata Atlântica. E, pra completar, esse hotel possui ate um teleférico.

O hotel oferece um centro gastronômico, quartos com banheira de hidromassagem, piscinas cobertas e chalés de luxo. Tudo para tornar perfeita uma viagem para casal no Espírito Santo.

Hotel Fazenda China Park, em Domingos Martins, no Espírito Santo.
foto: Divulgação.

🔻 CONHEÇA OS MELHORES HOTEIS DE DOMINGOS MARTINS 🔻

Econômicos => Hotéis econômicos em Domingos Martins

Românticos => Hotéis românticos em Domingos Martins

Bem avaliados => Hotéis mais bem avaliados em Domingos Martins

Luxo => Hotéis luxuosos em Domingos Martins

Distância ate Domingos Martins
  • De Vitória: 51,8 Km
  • De Belo Horizonte: 472 Km
  • Do Rio de Janeiro: 527 Km

Pancas – Pontões Capixabas

Potões Capixabas em Pancas, no Espírito Santo.
foto: KarlaFPaiva, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Na região dos Pontões Capixabas está localizada a cidade de Pancas, que tem se tornado famosa pela prática de esportes radicais. Entre os esportes praticados em Pancas estão o voo livre e a escalada. Os pontões nada mais são do que gigantescas formações rochosas muito parecidas com o Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro.

A cidade fica em um vale plano, em meio às montanhas e pontões. Essa característica permite que os pontões sejam vistos de qualquer ponto da cidade.

Além dos pontões, Pancas tem algumas cachoeiras que valem a visita como a: Cachoeira e Prainha do São Luís, Cachoeira do Bassani, Cachoeira do Moraes e a Cachoeira de Santa Ana.

Distância ate Pancas
  • De Vitória: 181 Km
  • De Belo Horizonte: 555 Km
  • Do Rio de Janeiro: 706 Km

Venda Nova do Imigrante

Venda Nova do Imigrante, no Espírito Santo.
foto: Samuel Rossi Altoé, CC BY 3.0, via Wikimedia Commons

Venda Nova do Imigrante é considerada a Capital Nacional do Agroturismo, ou Turismo Rural. Ela oferece atrativos ligados à vida no campo e à natureza.

Para os casais que gostam de uma comida caseira, a indicação é visitar a Fazenda Saúde. Além da comida preparada no fogão a lenha, os visitantes podem pescar e fazer caminhadas na natureza ao redor.

Outras fazendas como a Fazenda da Família Brioschi, a Fazenda Carnielli e o Sítio Busato estão entre as propriedades onde é possível vivenciar o Agroturismo na região. Em todas elas você poderá experimentar produtos artesanais feitos no local, como queijos, embutidos, licores, doces e cachaças. Entre os produtos locais, eu indico que você experimente o Socol, que é um embutido feito de lombo de porco, curado e maturado por alguns meses. O Socol, recentemente, recebeu o certificado de Indicação Geográfica e passou a ser um produto único no mercado. O Socol de Venda Nova do Imigrante é uma receita mantida por diversas gerações. Ele começou a ser produzido na cidade com os primeiros imigrantes italianos que por lá se estabeleceram.

Se você curte contemplar o pôr do sol, vá ate o Morro do Filleti. O local fica a apenas 4 Km do centro da cidade e de lá se tem uma vista maravilhosa da região.

Não deixe de visitar também a Lagoa do Alto Bananeiras e a Casa da Cultura.

Onde ficar em Venda Nova do Imigrante

Se você está procurando por pousadas românticas no ES, hotel com hidro no quarto ou uma pousada com hidromassagem, tudo isso com muita natureza ao redor, a pousada Recanto Della Mata é um excelente destino.

A área onde ela está localizada é muito calma, com ares bucólicos e paisagens ao redor de dar sossego para os casais.

Os chalés possuem TV de tela plana, banheiro privativo, banheira de hidromassagem e varanda com vista para o jardim.

Pousada Recanto Della Mata, em Venda Nova do Imigrante, no ES.
foto: Divulgação.
Distância ate Venda Nova do Imigrante
  • De Vitória: 114 Km
  • De Belo Horizonte: 407 Km
  • Do Rio de Janeiro: 482 Km

Castelo

Castelo, nas Montanhas Capixabas.
foto: Galeria de Eduardo Azul – Flickr, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons

Castelo é outra dessas cidades cidadezinhas simpáticas das Montanhas Capixabas. Seu entorno é repleto de picos, cachoeiras, trilhas e muita natureza e belas paisagens em meio à Mata Atlântica.

Uma dessas cachoeiras é a Cachoeira da Barata, que é cercada por paredões de pedra e tem uma queda d’água bem pequena, o que favorece o banho. Suas águas são calmas e formam diversas piscinas naturais bem rasas.

Outra cachoeira famosa em Castelo é a Cachoeira Furlan, que fica dentro de uma propriedade particular. Apesar do seu acesso não ser público, os proprietários do local permitem o acesso dos turistas. Por lá você encontra um restaurante que funciona aos domingos e uma área de camping com banheiro e chuveiro quente.

Outro importante ponto turístico de Castelo é a Gruta do Limoeiro, que fica a 15 Km do centro da cidade. Essa gruta é o principal sítio arqueológico do Espírito Santo.

Na gastronomia, Castelo oferece duas iguarias tradicionais da cidade, que são o pé de moleque de macadâmia e o torresmo prensado, muito apreciado pelos moradores locais e por todos que visitam a cidade.

Onde ficar em Castelo

As pousadas e hotéis de Castelo costumam ser rodeados por montanhas e muita natureza. Uma dessas pousadas é a Pousada Lua e Sol, que oferece uma piscina ao ar livre, Wi-Fi gratuito em toda propriedade e uma banheira de hidromassagem.

O café da manhã, bem como o estacionamento, são gratuitos. Além disso, a pousada fica a apenas 37 da Pedra Azul, que falei um sobre em alguns parágrafos acima.

Pousada Lua e Sol, em Castelo, ES.
foto: Divulgação.
Distância ate Castelo
  • De Vitória: 151 Km
  • De Belo Horizonte: 439 Km
  • Do Rio de Janeiro: 436 Km

Afonso Cláudio

Viagem para casal no Espírito Santo. Cidade de Afonso Cláudio.
foto: Kaledyrlg, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Afonso Cláudio é mais uma cidade capixaba que se destaca pelas belíssimas paisagens, pelo clima de montanha e pelo agroturismo. Esse é um excelente destino para viagem para casal no Espírito Santo.

Uma das atividades recomendadas na região é percorrer o Circuito Turístico Caminho da Roça. Nele, você vai passar por diversos estabelecimentos e empreendimentos comerciais típicos da cidade. Entre esses estabelecimentos você encontra restaurantes de comida caseira, pousadas, fábricas de doces, geléias, licores, fábricas de cachaça, rapadura e artesanatos.

Um dos atrativos naturais mais visitados na cidade é a Pedra dos Três Pontões, um monumento rochoso de 1100m de altitude muito procurado para a prática de montanhismo e voos de parapente.

Outro circuito local que tem sido muito procurado é o Circuito Vale do Empoçado, com algumas semelhanças com o Circuito Turístico Caminho da Roça. Essa rota passa por entre montanhas e propriedades rurais locais.

Onde ficar em Afonso Cláudio

Uma indicação de hotel em Afonso Cláudio é o Hotel 3 Pontões, que oferece um jardim externo com playground, sauna e uma piscina ao ar livre.

Todos os quartos do hotel possuem ar-condicionado, Wi-Fi gratuito e banheiro privativo, além de varanda com vista para a piscina.

O café da manhã no hotel, assim como o estacionamento, é gratuito.

Hotel 3 Pontões em Afonso Cláudio, ES
foto: Divulgação.
Distância ate Afonso Cláudio
  • De Vitória: 149 Km
  • De Belo Horizonte: 428 km
  • Do Rio de Janeiro: 517 Km

Dores do Rio Preto

Dores do Rio Preto, no Espírito Santo.
foto: Junius, Public domain, via Wikimedia Commons

Dores do Rio Preto fica na região do Caparaó Capixaba e é considerada a única cidade do Espírito Santo com acesso ao Parque Nacional do Caparaó, onde fica o Pico da Bandeira.

Por lá existem várias cachoeiras como: a Cachoeira Três Estados, Cachoeira do Remanso, Cachoeira do Cambucá, Cachoeira Alta, Cachoeira Carlinhos e Cachoeira do Aurélio.

Pedra Menina

Uma das atrações mais procuradas na região é Pedra Menina, um pequeno distrito de Dores do Rio Preto. Essa vila fica na entrada do Parque e é cercada por paredões das montanhas, cachoeiras e piscinas naturais. Essa é a principal localidade para quem quer visitar o Parque Nacional do Caparaó a partir do Espírito Santo.

E não dá pra visitar Pedra Menina sem experimentar o café produzido nas propriedades locais.

Onde ficar em Pedra Menina

Para quem vai para Dores do Rio Preto, mas prefere ficar em Pedra Menina, uma boa opção de hospedagem é a pousada Recanto da Ruína.

Essa pousada oferece um jardim externo, vistas para o rio que passa pelo local e um restaurante.

Os quartos possuem varandas com vista para o jardim, TV de tela plana e banheiro privativo.

O café da manhã é gratuito na pousada Recanto da Ruína.

Pousada Recanto da Ruína, em Pedra Menina, Dores do Rio Preto, no ES>
foto: Divulgação.
Distância ate Dores do Rio Preto
  • De Vitória: 257 Km
  • De Belo Horizonte: 360 Km
  • Do Rio de Janeiro: 453 Km

Conclusão

Uma viagem para casal no Espírito Santo inclui diversas possibilidades românticas, tanto para quem gosta do mar, quanto para os que gostam de montanhas.

Daí sempre fica aquele questionamento sobre qual o melhor lugar para viajar com o namorado ou namorada no Espírito Santo. Como eu frisei diversas vezes, é importante que você coloque na balança quais os tipos de atividades que você deseja fazer.

O fato é que, além das dicas deste post, existem diversos outros lugares românticos no Espírito Santo. No fim das contas, o que vai fazer valer a pena uma viagem para casal no Espírito Santo é a harmonia dos dois. E, para isso, a escolha do destino romântico é de extrema importância.

Espero que minhas dicas te ajudem a escolher o destino da sua próxima viagem em casal.

PLANEJE AQUI A SUA VIAGEM!

  • SEGURO VIAGEM: Seguro de viagem com desconto para leitores do blog!
    Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar o cartão em até 12x ou no boleto bancário, que dá mais 5% de desconto! Veja mais aqui.
  • HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel no Espírito Santo pelo nosso parceiro Booking.
  • ALUGUEL DE CARRO: Pesquise pelo menor preço em todas as locadoras de uma só vez através da RentCars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português, dividem em até 12x no cartão ou com 5% de desconto no boleto e você é cobrado em Reais.
  • VOCÊ CONSEGUE FICAR SEM CELULAR: Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip internacional pré pago com internet boa de verdade, para usar em 200 países. Conheça a America Chip.
  • PROBLEMAS COM SEU VOO?: Se você teve seu voo cancelado, atrasado, perdeu sua conexão ou teve sua bagagem extraviada ou danificada, a AirHelp pode ter ajudar a solucionar esse problema sem sair de casa. Conheça a Resolvvi.
  • INGRESSO SEM FILA: Não perca tempo durante sua viagem enfrentando filas nas principais atrações das Montanhas Capixabas. A Viator é um site de compras de ingressos online onde você pode comprar seus ingressos antecipados para atrações nas principais cidades do mundo e ainda não precisa enfrentar as filas quilométrica que costumam existir nesses locais.