Quem Somos

Olá viajante, tudo certo contigo? Sou o Johnnie Lustoza, fundador do Vou no Mundo e estou escrevendo essa saudação pra dizer que é um prazer tê-lo conosco aqui no blog.

E estou aqui também pra dizer que sei o quão ansioso a gente fica quando estamos planejando uma viagem, ainda mais quando se trata daquela viagem dos sonhos.

Agora, se viajar não é muito o seu forte, seja pelo motivo que for, você já parou pra pensar sobre o que te impede de viajar? Claro que nem sempre uma grande viagem cabe em nossos bolsos e eu sei o quanto a gente precisa ter de cautela quando planejamos ir pro mundo.

Eu mesmo sempre tive um pé atrás sobre fazer ou não uma viagem e muitas vezes deixei de conhecer lugares incríveis por pura falta de planejamento, que sempre me trazia o receio de gastar muito e apertar meu orçamento.

Hoje em dia eu sei que com organização e foco é possível estar sempre viajando quando temos tempo. Pode ser uma viagem para uma cidade vizinha ou para o outro lado do mundo, não importa, viajar é sempre possível.

E como vencer essa barreira? Como responder todas as perguntas que surgem quando estamos planejando uma viagem?

  • Como eu devo organizar uma viagem?
  • O que devo levar?
  • Onde é melhor para me hospedar e como encontro uma hospedagem barata?
  • Como vou me locomover no exterior?
  • Quanto vou gastar?
  • Quais lugares visitar?

São tantas dúvidas, tantas perguntas, que as vezes parece que vamos ficar sem resposta e ter que adiar mais uma vez a viagem dos nossos sonhos.

Se você pensa assim e está cheio de dúvidas eu te digo: estou aqui para te ajudar, não se preocupe!

E a primeira dica que eu te dou é: não seja superficial. Viajar não se trata de comprar passagens, descolar uma hospedagem, fazer as malas e seguir viagem. Toda viagem é uma experiência única, então precisamos estar sempre atentos a tudo que cada lugar tem pra nos oferecer para aproveitarmos cada segundo em nossa viagem.

O melhor de tudo nessa história de planejamento é que quanto mais planejamos e nos preparamos com antecedência, menos gastamos em uma viagem. Com o tempo a gente aprende que dá pra viajar com muito menos do que imaginávamos.

E uma coisa que aprendi durante minhas experiências como viajante é: viajar é aprender, é investir em você mesmo, é conhecer como podemos ir mais adiante nesse mundo e na vida. Viajar não é sonho, ainda que a gente passe a vida inteira sonhando em viajar.

E sabe o que você precisa para viajar mais?

Não existe uma fórmula mágica para sair viajando sempre que temos vontade. Dinheiro não cresce em árvores e, principalmente, nem sempre temos tempo pra fazer aquela viagem que gostaríamos.

Mas calma, com jeitinho a gente sempre encontra uma solução para cada caso.

  • Planeje: planejamento é a chave de tudo. Não adianta decidirmos viajar pra algum canto e não termos ideia de por onde começar. A chance da viagem dar errado ou nos frustarmos é gigante. É importante procurarmos o melhor custo benefício nas passagens, hospedagens, seguros de viagem e por aí vai. De que adianta se hospedar em um hotel maravilhoso em Paris se ele fica distante de tudo e é de difícil acesso? As vezes é melhor nos hospedarmos em um hotel mais simples mas que esteja perto dos principais locais que desejamos visitar, ou que seja fácil e barato de acessar via transporte público.
  • Cuidado com o orçamento: sem o devido planejamento o primeiro impacto negativo que vemos em nossas contas, quando colocamos a viagem na ponta do lápis, é o alto custo da mesma. Como eu disse acima, planejar é essencial. Também não podemos atropelar nossas finanças pessoais apenas para realizar o sonho de conhecer um destino imperdível. De qualquer forma estamos sempre vendo viajantes que conseguem passagens a preços irrisórios, hospedagens maravilhosas quase de graça, refeições maravilhosas que não custam o olho da cara. E todas essas dicas eu te dou aqui no Vou no Mundo. E por falar em dicas...
  • Dicas: aproveite ao máximo a experiência de quem está sempre viajando, mas tenha cuidado e saiba separar as dicas boas das ruins e inúteis. Existem muitos blogs bons de viagem e muitos deles eu tenho orgulho de dizer que são fonte de inspiração para mim. Leia revistas especializadas e cadernos de turismo em jornais, mas nunca se esqueça que a experiência pessoal relatada nos blogs de viagem são sempre experiências reais em detrimento de veículos que querem apenas vender espaço publicitário. E são com essas pessoas que você vai encontrar as dicas de como gastar menos e aproveitar mais a sua viagem.
  • Não seja enganado: você encontrou a hospedagem perfeita e bateu o martelo de que é ali que você vai passar seus dias quando estiver naquele destino. Vá com calma pois você pode ser surpreendido. Procure as avaliações dos hóspedes anteriores. O Booking.com, por exemplo, faz questão de mostrar as melhores e as piores avaliações em cada acomodação. Afinal, é na acomodação que iremos passar boa parte da viagem, seja descansando, dormindo ou batendo papo com outros hóspedes, e uma péssima experiência nesses momentos podem arruinar toda uma viagem. Procure sempre pelas avalizações de todos os serviços que você for contratar, ou das experiências que você está planejando. Sua experiência é a maior razão da sua viagem, sendo assim, não há porque ter uma experiência negativa se você pode ter a melhor experiência da sua vida.

Rooftop Boulevard Shopping.

Curtindo um fim de tarde num dos terraços mais charmosos de Belo Horizonte.

Para mim não foi fácil começar a viajar com qualidade, planejamento e sem apertar o orçamento. Foram muitas experiências negativas e perrengues até descobrir como fazer para não ter surpresas ruins em uma viagem, ainda que imprevistos possam acontecer sempre.

Hoje eu procuro viver cada momento como se fosse único, de forma responsável e com os olhos de quem tem muito o que aprender com cada cantinho que vejo por aí, seja em outro país ou na minha própria cidade.

Vou no Mundo... e já volto. Até lá, deixo um abraço apertado e te desejo uma excelente viagem!

Sobre Johnnie Lustoza

Formado em Geografia pela PUC-MG, comecei a perceber que é possível viajar sempre e gastando pouco quando fui fazer um intercâmbio de 1 mês na cidade de Vancouver, Canadá. Por lá eu vi que, assim como fazemos no nosso cotidiano, é possível viver boas experiências sem que isso nos custe uma fortuna.

Em 2007 eu fiz um curso de cinema na Escola Livre de Cinema de Belo Horizonte. Isso me fez mudar o olhar sobre o mundo ao meu redor, pois saber o que registrar, o melhor ângulo, a melhor luz, nos faz descobrir uma nova experiência a cada olhar, a cada clique e a cada vídeo.

Durante um intercâmbio de 1 ano na Irlanda, entre 2011 e 2012, no qual eu também fiz um curso de cinema na Filmbase Dublin, eu comecei minha vida intensa de viajante. Sempre que possível eu tirava um tempinho pra conhecer uma nova cidade ou um novo país, afinal, existe uma facilidade muito grande em se viajar dentro da Europa quando comparamos com o Brasil ou com as Américas, já que as passagens são baratas e os países são muito próximos uns dos outros.

Quando voltei, eu tinha material o suficiente para começar um blog sobre minhas experiências cervejeiras, que é algo que eu sempre procurei acrescentar em minhas viagens. Nasceu aí o blog de turismo cervejeiro, Destino Cervejeiro, que entre os anos de 2014 e 2016 figurou como o blog de cerveja de maior audiência do Brasil. Nesse meio tempo eu me especializei ainda mais no assunto cerveja ao fazer um curso de Sommelier na Academia Sommelier de Cerveja, em Belo Horizonte (MG).

Infelizmente precisei deixar de lado o Destino Cervejeiro para me dedicar a outros projetos pessoais, mas como eu não consigo ficar parado, sem viajar e adoro compartilhar minhas experiências com meus amigos, familiares, colegas e quem mais quiser "ouvir", tomei a decisão mais feliz da minha vida nos últimos tempos: Vou no Mundo!

E assim surgiu esse blog que eu tenho enorme carinho pelo simples motivo de ajudar cada vez mais pessoas a terem as melhores viagens da sua vida e a se manterem sempre viajando, sem abandonar seus projetos, seus planos e seus sonhos.

Viajar é o que me faz feliz e tenho certeza que você também ama conhecer novos lugares, novas experiências e, principalmente, se engrandecer a cada embarque e desembarque.

Conte comigo para o que der e vier, pois vai ser um prazer te ajudar a viajar mais e sempre.

Johnnie Lustoza

img_contato

ANUNCIE AQUI

error: Conteúdo protegido.