Fim de semana, feriado ou férias chegando. É hora de dar tchau para a correria do dia-a-dia e descansar um pouco, longe de toda confusão cotidiana.

Para relaxar e entrar no clima de sossego, uma boa pedida é curtir a natureza numa região com ares bucólicos e ritmo de vida desacelerado.

Imagine cachoeiras encantadoras, rios de água cristalina, montanhas e vales de uma beleza inacreditável, trilhas revigorantes Mata Atlântica adentro, com turistas procurando nada além de harmonia e um convívio tranquilo com os locais, sempre receptivos e atenciosos. Uma região com um toque diferente da agitação dos grandes centros, tudo isso acompanhado por uma boa cerveja artesanal.

Pronto, destino traçado e bem vindos à região de Visconde de Mauá, composta por 3 pequenas vilas (Maringá, Maromba e Visconde de Mauá) divididas entre os estados de MG e RJ e localizadas dentro dos municípios de Bocaina de Minas, Itatiaia e Resende.

Planeje sua viagem => Onde se hospedar em Visconde de Mauá

A importância de contratar um seguro para viagens no Brasil

Vale do Alcantilado.
Uma cachoeira no Vale do Alcantilado, que fica próximo à Vila de Maringá.

E apesar do título desse post falar de Visconde de Mauá, eu vou me ater à Vila de Maringá por esta ser um destino mais gastronômico do que as outras duas vilas e ser a vila que realmente os turistas passam seus dias.

Por ser uma região de clima ameno no verão e frio no inverno, imgrantes europeus de várias nacionalidades, entre eles alemães, austríacos e suiços, acabaram sendo atraídos para aquelas terras em busca de fixar moradia e encontrar alguma atividade que garantisse seu sustento.

Ponte na divisa entre MG e RJ.
Ponte sobre o Rio Preto: divisa entre RJ e MG.
Do lado direito da foto está a parte mineira de Maringá
e do lado esquerdo a parte fluminense.
Lado mineiro de Maringá.
Eu na parte mineira de Maringá.

O reflexo disso é aparente na arquitetura local e em certos costumes culinários, onde têm-se destaque para os restaurantes alemães, casas de Fondue e os mais variados pratos à base de truta.

Curiosamente, a produção de cerveja artesanal nunca havia sido destaque na região, o que mudou de uns tempos pra cá, seguindo a tendência de consumo de cervejas especiais no Brasil. É o caso da cervejaria Serra Gelada, instalada no lado mineiro de Maringá e que
utiliza água da serra da mantiqueira e ingredientes importados para a sua fabricação.

Casa de Fondue em Visconde de Mauá.
Uma das famosas casas de fondue na Vila de Maringá.

A cerveja Serra Gelada é de produção restrita, atendendo principalmente ao consumo local (acredite, ela é muito procurada), o que faz dela uma cerveja de dar orgulho no povo de lá.

Ela pode ser encontrada na lojinha da cervejaria, bem no meio do centrinho comercial da vila, porém, se quiser visitar a cervejaria basta cruzar o rio Preto, que cruza a vila, e se informar da localização dela, no alto de uma das montanhas da região. É uma caminhada até tranquila e um tanto reconfortante no final, já que os donos da cervejaria são muito atenciosos. A Serra Gelada abre para visitação de terça a sábado, mas para garantir que não vai encontrar as portas fechadas, entre em contato pelo e-mail: serragelada@hotmail.com ou pelos telefones: (24) 3387-1210 / 3387-1476.

Problemas com seu voo? => Saiba como resolver

Se você teve seu voo atrasado, cancelado ou problemas com bagagem extraviada, o Resolvvi cuida disso pra você. Basta enviar o número do seu voo. Confira.
Centrinho comercial de Maringá, que fica próxima a Visconde de Mauá.
Uma das ruas do “centrinho” comercial da Vila de Maringá.

Quando eu estive por lá, estavam sendo produzidos 2 estilos de cerveja: Pale Ale e Rauchbier, sendo que a segunda eu tive o prazer de degustar direto da fonte, quando ela estava sendo engarrafa.

Aliás, após andar de bicicleta o dia inteiro, encarar uma subida não
tão leve e ser perseguido por um cachorro (que no fim das contas não queria nada comigo), eu fui recebido com uma caneca da Rauchbier da Serra Gelada. Valeu a pena.

Se o caso for procurar por mais cervejas artesanais em Maringá, vale a pena ir até o bar Maresia de Mauá, que conta com uma microcervejaria anexa de mesmo nome. Ele fica na estrada entre Maringá e Maromba.

Esse é um bar em forma de quiosque e tem como carro chefe a culinária alemã e as cervejas artesanais produzidas ali mesmo. Ao todo são 7 estilos: Pilsen, Stout, Dunkel, Weiss, Pale Ale, IPA e Belgian, cada uma com seu traço próprio de personalidade, marcantes e únicos, mesmo diante de outras do mesmo estilo. São várias opções de pratos e petiscos para harmonizar com as cervejas do lugar e o melhor, tudo ao ar livre.

O Maresia de Mauá faz parte do Hotel Warabi, que é especializado na cultura japonesa, o que inclui a sua culinária. Por lá, além de um vasto buffet de comida japonesa, é servido um exclusivo café da manhã japonês, raridade mesmo entre os diversos restaurantes japoneses no Brasil.

Hospede-se no hotel Warabi

Quiosque Pingo de Mel.
Fim de noite no bar/quiosque da cervejaria Maresia de Mauá.

Se você ainda estiver procurando por uma variedade maior de cervejas, vá até o restaurante Champignon, que também é um restaurante alemão, com uma grande variedade de pratos e
petiscos, acompanhados por cogumelos, que é a especialidade da casa, além de uma vasta carta de cervejas do mundo inteiro.

O interessante do restaurante é o seu Bier Garten, que é aberto o suficiente para dar um clima de contato com a natureza, porém, no inverno é feito uso de aquecedores posicionados estrategicamente para que ninguém passe frio, mas sem que seja necessário fechar o ambiente. Não deixe de experimentar o Eisbein (joelho de porco) com cogumelos. Simplesmente fantástico.

Booking.com

Como tudo por lá é perto, fica fácil transitar entre as diversas lojinhas da vila, fazer alguns passeios e parar em alguns desses lugares para apreciar uma cerveja. Por lá só é impossível matar o tempo sem se fazer nada já que o simples fato de ficar parado, a toa, é uma experiência inesquecível naquele lugar.

Então se para o seu próximo passeio você procura paz, sossego, e uma culinária de muito bom gosto para acompanhar uma boa cerveja, vá para a vila de Maringá, na região de Visconde de Mauá, pois lá é um destino cervejeiro imperdível.

SERVIÇO

Bier Garten – Restaurante Champignon
  • Endereço: Alameda Gastronômica, s/nº, Vila de Maringá Minas-MG (parcela mineira da Região de Visconde de Mauá), atravessando a Ponte das Vacas entre a esquerda, passando 100 m do Posto da Policia Militar, 1º Restaurante do lado esquerdo da Alameda Gastronômica.
  • Fanpage: https://www.facebook.com/champignonrestaurante/
  • Site: www.restaurantechampignon.com.br
  • E-mail: bia.dietrich26@gmail.com
  • Telefones: (24) 3387-1523 / 99969-0700
Cervejaria Maresia de Mauá – Hotel Warabi
  • Endereço: Estrada Mauá-Maromba, km 6,5 , Alto Maringá (parcela do Rio de Janeiro), no final do Asfalto à caminho para a Vila da Maromba.
  • Fanpage: https://www.facebook.com/hotelwarabi/
  • E-mail: warabi@bol.com.br
  • Telefones: (24) 3387-1143 / WhatsApp (11) 97624-2951 e (21) 97397-9020 
Cervejaria Serra Gelada

error: Conteúdo protegido.