Prós e contras
Uma vista incrível de BHUm lugar calma para descansarLinda paisagem para fotos
Só tem banheiros químicosNão há muitas opções de transporte públicoNão há restaurantes por perto
91%Vale a pena a visita?
Vale meu tempo?100%
Tem boas atrações?85%
Estrutura (banheiros, restaurantes e etc.).76%
Os horários para as atrações são bons?99%
A segurança é boa?95%
Votação do leitor 1 Voto
98%

Toda cidade tem seu principal cartão postal, aquele ponto turístico onde todo mundo quer visitar e tirar uma foto. É assim com o Cristo Redentor no Rio de Janeiro, com a Torre Eiffel em Paris ou com a Estátua da Liberdade em Nova York. Em Belo Horizonte não podia ser diferente, não tem quem não queira visitar a Lagoa da Pampulha, a Praça da Liberdade ou a Praça do Papa onde, na minha opinião, podemos contemplar a vista mais bonita de BH.

Há quem diga que o Mirante do Mangabeiras, um outro ponto turístico que fica perto da Praça do Papa, tem uma vista ainda mais bonita, mas é só da praça que podemos contemplar toda a cidade, quanto a Serra do Curral em todo seu esplendor, que fica colada com a praça.

A importância de um seguro para viagens no Brasil

Planeje sua viagem => Hotéis em promoção em BH

Bom, antes de prosseguir vale lembrar que o nome verdadeiro dessa praça é Praça Israel Pinheiro, porém seu “apelido” vem de quando o Papa João Paulo II esteve em BH e celebrou uma missa nessa praça, terminando o ato com a frase: “que belo horizonte”.

Praça do Papa.
A Praça do Papa vista de cima da Serra do Curral. foto: Marina Campos Vinhal [CC BY 2.0], via Wikimedia Commons.

Atrações na Praça do Papa

Em termos de atrações, não existe muita coisa por lá além da vista, que já vale toda a visita. Pra quem estiver com um tempinho, vale a pena ir antes do pôs do sol, pra poder contemplar esse momento mágico, com o sol se pondo no horizonte.

Como a praça fica no pé da Serra do Curral, ela foi projetada em um declive e por isso foi construída em 2 patamares, seguido de um gramado no patamar inferior.

Problemas com seu voo? => Saiba como resolver

Se você teve seu voo atrasado, cancelado ou problemas com bagagem extraviada, o Resolvvi cuida disso pra você. Basta enviar o número do seu voo. Confira.
Praça do Papa com a Serra do Curral ao fundo.
Praça do Papa com a Serra do Curral ao fundo.
foto: Paulo JC Nogueira [CC BY-SA 3.0], via Wikimedia Commons.

Existem 2 monumentos localizados no patamar superior, sendo que um deles é o Monumento à Paz: uma escultura de 24 metros de altura, com 10 metros de face e 2 metros de largura. Ao lado desse monumento existe uma cruz, simbolizando a cristandade, sendo ela o segundo monumento.

Monumento à Paz na Praça do Papa em BH.
Monumento à paz na Praça do Papa.

No patamar inferior é onde as pessoas praticam alguns esportes como o ciclismo, skate e patinação. Quando o movimento de pessoas por ali é pequeno, algumas pessoas arriscam até um futebol.

Pra quem for ficar para o pôr do sol, eu recomendo comprar uma pipoca com queijo de algum pipoqueiro.

Eventos na Praça do Papa

Ao longo do ano acontecem vários eventos na praça, os quais atraem muitas pessoas. São eventos diurnos e noturnos que vão do teatro a shows de música para o público infantil e adulto.

Alguns deles são bem famosos até para o público que não reside em BH, como o Festival I Love Jazz.

Segurança na Praça do Papa

A Praça é um local seguro, já que o patrulhamento da PM é constante, sendo que é comum ter viaturas policiais bem como da Guarda Municipal por lá.

Durante a noite é bom ficar um pouco mais atento, mas nada muito alarmante, já que o policiamento continua durante a noite, caindo um pouco de madrugada.

Vai Viajar para o exterior e precisa de internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet no exterior é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Na EasySim4U você pode comprar chip com acesso a internet no exterior e recebê-lo em casa, com conexão 4G garantida em diversos países.

QUERO O MEU CHIP >>

Banheiros

Não existem banheiros públicos na Praça do Papa, pelo menos não os de alvenaria. É comum ter banheiros químicos por lá, mas pode acontecer de não ter, o que é raro.

Restaurantes e bares

Como a região onde está localizada a praça é estritamente residencial, não existem restaurantes, bares ou lanchonetes por perto. Os únicos que vendem comida e bebida por lá são os carrinhos de lanche, que vendem cachorro quente, pipoca e bebidas como refrigerante, água, água de coco e cerveja em lata.

Como chegar na Praça do Papa

Ônibus

Existe apenas 1 linha de ônibus que leva até a Praça do Papa, que é a 4103. Essa linha passa por toda a Avenida Afonso Pena, que é a avenida que corta todo o centro de BH, tendo vários pontos ao longo dela. A Afonso Pena termina numa grande rotatória chamada Praça da Bandeira, a qual o 4103 contorna e segue subindo na Avenida das Agulhas Negras até chegar na Praça do Papa, ao final dessa avenida.

Essa linha tem um ponto na Praça do Papa e não tem como errar, a praça é muito fácil de ser identificada.

Carro

Para quem estiver de carro, não tem muito mistério, já que hoje em dia o acesso a apps de GPS está muito fácil. De qualquer forma, como no caso de quem vai de ônibus, a melhor opção é ir pela Afonso pena até o final da avenida, contornar a Praça da Bandeira, pegar a segunda entrada à direita e seguir em frente na Avenida das Agulhas Negras.

Para quem estiver indo pela Avenida Bandeirantes, que também passa pela Praça da Bandeira, basta contornar essa praça e subir a Avenida das Agulhas Negras.

Apps de mobilidade

Todos os apps de mobilidade levam os passageiros ate a Praça do Papa sem problema algum, uma vez que o local é bem seguro.

Use os códigos abaixo para obter descontos em sua primeira corrida nos seguintes apps:

Uber: Use o código 9uakb6geue na sua primeira corrida e ganhe descontos na sua primeira corrida.

99: Use o código BR58RZ63 e ganhe R$5,00 de desconto na sua primeira corrida.

Cabify: Use o código joaopaulol21 e ganhe R$10,00 na sua próxima viagem com a Cabify.

Atrações próximas à Praça do Papa

Mirante do Mangabeiras

É um mirante que tem um vista privilegiada de toda Belo Horizonte, sendo até mais ampla que a da própria Praça do Papa. Porém, o local é pequeno e não é tão agradável quanto à praça.

Rua do Amendoim

Uma rua como qualquer outra à primeira vista, mas é cercada de mistérios e lendas urbanas. Uma delas diz que se alguém para o carro desengrenado e sem o freio de mão puxado nessa rua, o carro sobe em vez de descer.

Há quem diga que esse fenômeno parou de acontecer depois que rua foi asfaltada, mas tem muita gente que jura de pé junto que isso ainda acontece.

Parque das Mangabeiras

Um imenso parque ao pé da Serra do Curral. Ele é todo coberto por matas de vegetação nativa, com pequenas cachoeiras e riachos por todos os lados.

Por lá existe um teatro de arena onde acontecem diversas atrações culturais.

Na sede do parque existem restaurantes e lanchonetes e por todo o parque é possível encontrar estruturas como banheiros, mirantes, quadras de esporte e ruas que cortam todo o parque.

Existe um micro-ônibus rodando o parque quem não quer andar a pé, mas se essa não for sua opção, prepare-se para subir e descer uma infinidade de morros.

Booking.com

Praça JK

Uma praça mais urbanizada que a Praça do Papa e sem a visão privilegiada do horizonte da cidade.

É um local onde acontecem diversos shows e outros eventos, além de ser um local para a prática de esportes ao ar livre, como caminhada e corrida.

error: Conteúdo protegido.