Prós e contras
Fácil acesso por estar no centroNão exige muito tempo para conhecer tudo
Os banheiros não são tão limposNão abre a noite
87%Vale a pena a visita?
Vale meu tempo?90%
Tem boas atrações?82%
Estrutura (banheiros, restaurantes e etc.).85%
Os horários para as atrações são bons?84%
A segurança é boa?93%
Votação do leitor 0 Votos
0%

Quem conhece o centro de Belo Horizonte não nega que o lugar é meio caótico. Trânsito intenso, muita gente na rua, muita buzina e barulhos diversos, calor e tudo muito cinza, salvo pela arborização que resiste ao tempo no centro da capital mineira. E se não fosse pelo Parque Municipal Américo Renné Giannetti, que fica bem no centro da cidade, acredito que o calor intenso e caos seriam ainda maiores.

Se alguém falar em contraste entre o centro de BH e o Parque Municipal, acredite, as diferenças são gritantes. A começar pelo ambiente bem mais calmo em relação ao centro. Além disso, a temperatura por lá é muito mais agradável, mesmo nos dias mais quente. São muitas árvores sombreando todo o parque, além de alguns laguinhos que ajudam a umidificar o ar e amenizar as altas temperaturas.

É por isso que digo que o Parque Municipal é um verdadeira oasis no centro de Belo Horizonte.

Planeje sua viagem => Hotéis baratos em Belo Horizonte

A importância de um seguro para viagens no Brasil

Parque Municipal no centro de Belo Horizonte.
O Parque Municipal.
foto: Bernardo Gouvêa [CC BY-SA 3.0], via Wikimedia Commons

História

O planejamento e construção do Parque Municipal começou em 1894, quando os planejadores da cidade, entre eles o engenheiro coordenador Aarão Reis, decidiram que usariam o espaço onde hoje é o parque para servir de área de lazer para a população. Existia ali um grande sítio que foi desapropriado para dar início à sua transformação.

O parque foi inaugurado no dia 26 de setembro de 1897, poucos meses antes da fundação de Belo Horizonte, que é datada de 12 de dezembro de 1897.

Em 1992, com o apoio da Companhia Vale do Rio Doce, o Parque Municipal passou por uma reestruturação e revitalização, porém, desde sua fundação, o parque perdeu mais da metade do seu tamanho original, que atualmente é de 180.000 Km².

Problemas com seu voo? => Saiba como resolver

Se você teve seu voo atrasado, cancelado ou problemas com bagagem extraviada, o Resolvvi cuida disso pra você. Basta enviar o número do seu voo. Confira.

Atrações no Parque Municipal

Além de ser um local de descanso e sossego, é comum vermos pessoas caminhando no parque. Vemos também muita gente sentada em seus banquinhos e gramados, lendo, conversando ou apenas passando o tempo.

Existe um parquinho com alguns brinquedos para as crianças, mas não é nada muito grande. De qualquer forma, já é uma forma de lazer para a criançada.

Em um dos lagos é possível alugar barquinhos para um pequeno passeio nas águas do parque. O passeio é limitado, já que o lago não é tão grande, mas vale pela distração.

Barquinho do Parque Municipal em Belo Horizonte.
Barquinho do Parque Municipal em Belo Horizonte.

Segurança

Pode-se dizer que o Parque Municipal é seguro, mas é sempre bom ficar atento, afinal, tomar cuidado nunca é demais. O local é bem policiado, tanto pela PM, quanto pela Guarda Municipal que, inclusive, tem um posto de trabalho em uma das entradas do Parque.

Vai Viajar para o exterior e precisa de internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet no exterior é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Na EasySim4U você pode comprar chip com acesso a internet no exterior e recebê-lo em casa, com conexão 4G garantida em diversos países.

QUERO O MEU CHIP >>

Estrutura de banheiros e restaurantes

O parque tem alguns quiosques que vendem lanches, sucos, água e refrigerante. Nunca cheguei a ver se eles vendem cerveja, mas com certeza vendem. 

Existem alguns ambulantes por lá também, sendo a maioria pipoqueiros. De qualquer forma, existem diversas opções de restaurantes e lanchonetes por perto, ou seja, quem está indo ao parque não precisa se preocupar em levar alimentação.

Quanto aos banheiros, não são os mais limpos que se pode ter, mas pelo menos eles existem e são gratuitos.

Eventos no Parque Municipal

O parque é aberto ao público diariamente às 06h, exceto nas segundas, e sempre fecha as 18h. Porém, o local recebe diversos eventos e festivais o ano inteiro. São eventos diurnos e noturnos, independente do horário de fechamento dos seus portões.

Teatro Francisco Nunes

Esse teatro foi inaugurado em 1950 e seu nome é em homenagem ao clarinetista e maestro mineiro de mesmo nome, que foi quem criou a Sociedade de Concertos Sinfônicos de Belo Horizonte e dirigiu o Conservatório Mineiro de Música.

O teatro é palco de um grande número de espetáculos de teatro, música e dança, sendo um dos grandes símbolos culturais de Belo Horizonte.

Atrações perto do Parque Municipal

Booking.com

Igreja de São José

A Igreja São José foi restaurada recentemente, passando a exibir a sua pintura original. Ela fica bem próxima ao Parque Municipal e é muito procurada por fiéis, estando sempre cheia de pessoas rezando, ainda que não esteja acontecendo nenhuma missa.

Praça da Estação

É a praça que fica de frente à estação central de metrô de BH e é palco de diversas intervenções culturais, como eventos musicais, de dança, festa junina e concentração de blocos de carnaval.

Praça da Estação.
Praça da Estação no centro de BH.

Museu de Artes e Ofícios

Esse é o primeiro empreendimento museológico a ter um acervo dedicado integralmente ao tema do trabalho, das artes e ofícios no país.

Ele está localizado na Praça da Estação e tem entrada gratuita.

Museu de Artes e Ofícios.
Dentro do Museu de Artes e Ofícios com a Estação Central de Metrô ao fundo.

Praça 7

Não que essa seja uma atração, mas trata-se de um marco na cidade de Belo Horizonte, tendo como um dos seus símbolos mais reconhecidos o Obelisco da Praça 7.

Palácio das Artes

Local onde acontecem diversos shows, espetáculos de dança a apresentações de teatro, o Palácio das Artes também é um local com mostras temporárias de diversos gêneros artísticos.

Além disso, no subsolo do Palácio das Artes existe uma sala de cinema que recebe diversas mostras e festivais audiovisuais, além de exibir gratuitamente curtas e longas metragens quase o ano inteiro.

Serviço

Parque Municipal Américo Renné Giannetti
  • Horário de funcionamento: das 6h às 18h, de terça-feira a domingo (e feriados).
  • Localização: Av. Afonso Pena, 1377 – Centro.
  • Informações: 3277-4161.
  • Site: (página do parque no site da Prefeitura de BH)
  • Entrada gratuita.
error: Conteúdo protegido.