Stadt Jever: cerveja artesanal e comida alemã em BH

Stadt Jever.
Culinária alemã no pub Stadt Jever em Belo Horizonte (MG).

Pensar em culinária alemã, é pensar no Stadt Jever, um pub alemão que está localizado na Savassi, uma região tradicional de Belo Horizonte. O Jever, como o pub é carinhosamente chamado,  é um exemplo de sucesso e longevidade dentre os estabelecimentos que se propõem a oferecer ao público algum tipo de entretenimento, culinária e cultura de fora do nosso país.

Planeje sua viagem => Onde se hospedar em Belo Horizonte

A importância de um seguro para viagens no Brasil

Camisetas Vou no Mundo eu sô mais Minas Gerais

Índice

Com o Airhelp você recebe indenização por voo cancelado ou atrasado, conexão perdida, bagagem extraviada e overbooking sem sair de casa.

A cultura alemã no Brasil

A cultura alemã é, sem dúvida, de grande influência e importância para o Brasil contemporâneo, ainda mais em relação ao sul do país, onde uma grande quantidade de imigrantes alemães foram recebidos no século XIX e início do século XX.

Boa parte de suas tradições foram mantidas, o que refletiu na culinária, arquitetura e vários aspectos culturais das regiões e cidades onde tais imigrantes se instalaram.

O balcão do Stadt Jever.
O disputado balcão.
foto: Divulgação

Minas Gerais não foi um estado que recebeu muitos imigrantes de origem alemã, mas há uma forte identificação dos mineiros com essa cultura.

Segundo um taxista alemão que eu conheci em Munique e que já havia morado em BH por um ano e meio, “talvez essa identificação se dê por causa da culinária, rica em pratos que levam carne de porco…”.

Eu diria que pelo joelho de porco ele têm razão, já que comi alguns por lá que são muito parecidos com os da culinária mineira, mas em relação ao torresmo… os de Minas Gerais não têm comparação.

🔻 CONHEÇA OS MELHORES HOTEIS DE BELO HORIZONTE🔻

Econômicos => Hotéis econômicos em Belo Horizonte

Românticos => Hotéis românticos em Belo Horizonte

Bem avaliados => Hotéis mais bem avaliados em Belo Horizonte

Luxo => Hotéis luxuosos em Belo Horizonte

A história do Stadt Jever

O Stadt Jever foi fundado por Hans Joachin, um alemão que se mudou para Belo Horizonte e, para não perder suas raízes e matar a saudade da terra natal, montou o seu próprio bar alemão na avenida Contorno em BH.

Sua inauguração foi em 5 de maio de 1983 quando o bar começou a ser frequentado tanto pelo público local, quanto por alemães que residiam ou estavam de passagem por BH.

De lá pra cá o Stadt Jever passou por alguma reformas e teve algumas poucas modificações em seu espaço original.

Dizem que nos primórdios, Hans Joachin trazia cervejas da Alemanha para serem servidas por lá, mas o fato é que o Stadt Jever nunca se especializou em cervejas artesanais ou importadas e ficou para trás nesse quesito quando o público das cervejas artesanais começou a crescer em BH.

Mesão no Stadt Jever.
O famoso “Mesão”, algo comum nos Biergarten da Alemanha.
foto: Divulgação Wäls

Foi então que, em 2012, a cervejaria Wäls assumiu o controle do bar alugando o espaço e o nome do mesmo para dar continuidade com um projeto mais ousado para o Jever.

As características principais do bar foram mantidas, inclusive o cardápio, porém a carta de cervejas foi toda remodelada, passando a contar com a maior parte do portfólio da Wäls.

Em 2015 a Wäls foi incorporada à Ambev e passou a assumir o controle do Stadt Jever. Não houve nenhuma mudança considerável no ambiente e nem mesmo no cardápio e carta de cervejas.

Atualmente o Jever se encontra sob a administração dos antigos proprietários da Wäls, porém sem vínculo algum com a mesma ou com a Ambev.

Stadt Jever: significado

A origem do nome Stadt Jever, que em alemão significa “cidade de Jever” se deve ao fato do antigo proprietário e fundador desse pub ser de Jever, cidade localizada no noroeste da Alemanha. A cerveja Jever, inclusive, é dessa cidade e é bastante consumida no norte da Alemanha em geral, além de ser vendida em alguns bares do Brasil.

Ambiente do pub

O pub tem a decoração e a estrutura interna (além da fachada) inspiradas nos pubs tradicionais alemães, atraindo um público variado e pessoas de todas as idades, que estão a procura de um local aconchegante e ao mesmo tempo descontraído, além, é claro, das boas cervejas oferecidas por lá e dos pratos típicos da culinária alemã.

Cerveja Wäls Petroleum.
A premiada Wäls Petroleum do estilo Russian Imperial Stout.

Onde fica o Stadt Jever

O Stadt Jever fica na região da Savassi, em Belo Horizonte, bem no início do “tobogã” da Contorno, que nada mais é do que uma subida íngreme com desníveis que lembram um tobogã.

Ele fica bem próximo do Shopping Pátio Savassi, que é uma referência na região, além de estar bem próximo da Praça da Savassi, que é o centro dessa região e onde há uma grande concentração de bares, um ao lado do outro.

Camisetas Vou no Mundo eu sô mais Minas Gerais

O cardápio do Stadt Jever

Em relação à cozinha do pub, os pratos são elaborados com inspiração na culinária alemã de forma a harmonizar com a carta de cerveja da casa. Como não costumo comer muito quando estou tomando cerveja, sempre peço Bierspice, que são bolinhos de carne muito apimentados, fritos e servidos em um palito, ideais para um tira-gosto.

Mas por lá são servidos pratos para todos os gostos, incluindo um joelho de porco muito bem feito, além de delicioso. E vendo o cardápio você vai logo perceber que vai precisar de mais de uma visita ao pub para provar os inúmeros pratos servidos na casa.

Agora, se quer um conselho do que realmente pedir, prepare seu apetite pois o prato mais elogiado do Jever é uma costelinha suína defumada artesanalmente na própria casa. Quando o prato é servido na mesa de algum cliente, todos no bar sentem o cheiro defumado e ficam perguntando para os garçons que cheiro maravilhoso é esse.

Sério, esse prato é preparado de uma forma tão rústica que leva pouco mais de uma hora para ficar pronto, mas a carne chega a desmanchar na boca. Nunca comi uma costelinha igual a essa do Jever.

Sabia que o Seguro Viagem é essencial para a sua segurança no exterior?

Joelho de porco.
O famoso joelho de porco, prato clássico da culinária alemã.

O Stadt Jever faz tanto sucesso em Belo Horizonte, que a comunidade alemã está sempre presente no pub, seja com alemães que moram em BH, seja com turistas, seja com entusiastas da culinária alemã. O fato é que por lá sempre é possível encontrar alguém falando alguma outra língua além do português.

Cerveja artesanal no Stadt Jever

Atualmente o Stadt Jever conta com mais de 10 torneiras com diversos estilos de de cerveja artesanal servida na pressão (ou chope, como muitos preferem falar). Boa parte delas é produzida pelos atuais proprietários do estabelecimento, mas a casa ainda conta com algumas cervejas da Wäls.

Além das cervejas na pressão, o pub oferece cerveja artesanal em garrafa, mas essa opção não é muito escolhida, já que os chopes chamam mais a atenção.

A casa não conta com muitas opções de destilados nem mesmo de drinks, mas oferece uma quantidade suficiente para os que não gostam de cerveja terem algumas opções para escolher.

Festa de aniversário do Stadt Jever

No aniversário do Stadt Jever, que acontece no próprio bar, os clientes compram uma camisa que funciona como o ingresso da festa. Além da entrada, os clientes podem se servir livremente em um buffet montado pelo pub, o qual conta com muitos pratos do seu cardápio. A festa sempre tem música ao vivo e DJ durante os intervalos. As bebidas são vendidas à parte e no dia da festa só entra quem comprou o ingresso.

Além de comemorar o seu aniversário todos os anos, o Stadt Jever também comemora a Oktoberfest e a Maibaum, que é uma festa em homenagem à chegada da primavera no hemisfério norte (e na Alemanha, claro). Essa é mais uma prova de que o Stadt Jever veio para manter acesa a cultura alemã em Belo Horizonte.

Festa de 30 anos do Stadt Jever.
Festa de 30 anos do Stadt Jever. Culinária alemã é o que não falta nos aniversários do pub.
foto: Flávio Dumbá

Conclusão

Eu gosto de ver como o Jever tem disseminando a cultura cervejeira junto a seus clientes, que vêm buscando cada vez mais cervejas de qualidade, diferentes das “estupidamente geladas” de sempre.

Vida longa ao Stadt Jever e que venham muitos outros anos cheios de motivos para comemorar a existência desse pub tão especial.

Ah, só não falei da música do dia a dia do pub porque ela é comandada por uma Jukebox, ou seja, a gosto do cliente. E convenhamos, uma jukebox muitas vezes é mais divertida do que as músicas ambiente convencionais de alguns bares por aí… #prontofalei.

SERVIÇO

Stadt Jever


PLANEJE AQUI A SUA VIAGEM!

  • SEGURO VIAGEM: Seguro de viagem com desconto para leitores do blog!
    Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar o cartão em até 12x ou no boleto bancário, que dá mais 5% de desconto! Veja mais aqui.
  • HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel em Belo Horizonte pelo nosso parceiro Booking.
  • ALUGUEL DE CARRO: Pesquise pelo menor preço em todas as locadoras de uma só vez através da RentCars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português, dividem em até 12x no cartão ou com 5% de desconto no boleto e você é cobrado em Reais.
  • VOCÊ CONSEGUE FICAR SEM CELULAR?: Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip internacional pré pago com internet boa de verdade, para usar em 200 países. Conheça a America Chip.
  • PROBLEMAS COM SEU VOO?: Se você teve seu voo cancelado, atrasado, perdeu sua conexão ou teve sua bagagem extraviada ou danificada, a AirHelp pode ter ajudar a solucionar esse problema sem sair de casa. Conheça a AirHelp.
  • INGRESSO SEM FILA: Não perca tempo durante sua viagem enfrentando filas nas principais atrações turísticas do mundo. A GetYourGuide é um site de compras de ingressos online onde você pode comprar seus ingressos antecipados para atrações nas principais cidades do mundo e ainda não precisa enfrentar as filas quilométrica que costumam existir nesses locais.