fbpx

Minha sensação ao chegar na porta da Pousada Marília de Dirceu em Tiradentes (MG) foi de que eu estava prestes a viver um pouquinho da história centenária da cidade. Isso porque a pousada está instalada em um casarão com elementos típicos dos edifícios coloniais da cidade.

A fachada já mostra muito do que vamos encontrar do lado de dentro e isso já foi o suficiente para me fazer sentir confortável e acolhido pela receptividade típica de Minas Gerais.

Montanhas em Tiradentes
Em uma das entradas de Tiradentes e as montanhas aos fundos.

Não há dúvidas de que Tiradentes é uma das cidades mais românticas de Minas Gerais. Suas ruas, seus bistrôs, restaurantes e praças, são todos muito propícios a um passeio a dois. Sendo assim, é natural que suas pousadas e hotéis reflitam esse clima, já que a cidade é muito procurada por casais de todo o Brasil, principalmente em feriados e nos festivais de cinema e gastronomia promovidos na cidade.

Planeje sua viagem

Índice

Indenização por problemas com voo sem sair de casa.

Recepção

Logo ao chegar na recepção da pousada, eu pude perceber que seria bem tratado por ali. A recepção é simples, mas é bem decorada e sem adereços exagerados. O funcionário que nos atendeu foi muito simpático e atencioso com todas as questões que envolvem o funcionamento da pousada: chave, Wi-Fi, café da manhã, chá da tarde e etc.

A recepção conta com um sofá confortável para quem quer esperar por alguém ou alguma coisa na recepção sem ter que ficar em pé ou em banquinhos desconfortáveis. Além do mais, o sofá ajuda a compor a estética bucólica do ambiente.

Importante dizer que a recepção é 24h horas, portanto, se você chegar na pousada e a porta estiver fechada, é só tocar a campainha que a pessoa da recepção irá te atender.

Meu quarto e o conforto dele

Como eu fiz a reserva de última hora, infelizmente eu não consegui um quarto propriamente de casal, mas sim um quarto com duas camas de solteiro, o que foi uma pena. Bom, mas isso não foi um problema da pousada, naturalmente, e sim da minha distração com a reserva.

O quarto estava muito limpo e cheiroso, como se tivesse acabado de ganhar uma faxina cuidadosa. As roupas de cama e cobertas estavam todos cheirosas e macias.

O quarto também não era muito grande, mas tinha muitos itens essenciais que precisamos em um quarto como frigobar, TV, telefone e arara para roupas.

A cama e o colchão eram bem confortáveis. Nem macios demais, nem muito rígidos.

A limpeza do banheiro também não ficou pra trás, já que este estava muito cheiroso também. O mesmo não era muito grande, mas espaçoso o suficiente para não nos fazer sentir espremidos lá dentro.

Eu não sou de assistir televisão enquanto estou em um hotel, ainda mais quando estou na cidade a passeio, que foi nosso caso. Portanto, não sei dar uma opinião sobre os canais oferecidos pela pousada.

Boa parte da estrutura do quarto é toda em madeira, assim como toda a pousada. A porta do quarto é daquelas grandes, de estilo antigo e lembra uma porta típica das fazendas do período colonial, com uma chave grande que não é muito prática para deixar no bolso, mas que pode ser guardada na recepção sem maiores problemas.

Chave da porta do quarto de Pousada Marília de Dirceu
Detalhe para o tamanho da chave do meu quarto rsrs.

As amenidades do banheiro como sabonete, shampoo e condicionador são gratuitas. E antes que eu me esqueça, as toalhas estavam muito cheirosas e macias. Aqui me atento ao quesito mais importante de uma toalha que se preze: elas enxugavam de verdade, não eram como aquelas que você esfrega no corpo e ele continua úmido.

Banheiro da Pousada

A única desvantagem do nosso quarto é que ele ficava fora do casarão principal da pousada, e o caminho até ele era descoberto. Em dias chuvosos isso pode ser um pouco chato, principalmente se for um dia frio. Claro que não é um problema que um guarda chuva ou capa de chuva não resolvam, mas achei importante avisar por aqui.

Área externa da Pousada Marília de Dirceu em Tiradentes, MG.
Escada para chegar até o meu quarto e a área externa da pousada.
Booking.com

Estacionamento

Existe um estacionamento na parte da frente da pousada, o qual é de uso exclusivo dos clientes, porém esse estacionamento é para poucos carros. Mas não se preocupe porque tem um estacionamento ao lado, bem mais amplo, que os cliente podem utilizar sem pagar nada.

Estacionamento da pousada.

O problema é que esse estacionamento é coberto por seixos, aquelas pedrinhas redondinhas bem polidas, o que faz o carro deslizar e, às vezes, afundar no meio delas. 

De qualquer forma o estacionamento é seguro e não tivemos problema nenhum em deixar o carro lá durante a noite.

Wi-Fi

O Wi-Fi no meu quarto, apesar de gratuito, não estava muito bom. Talvez seja porque o quarto estava um pouco longe do roteador. Como estava chovendo muito no dia que me hospedei na Pousada Marília de Dirceu em Tiradentes, talvez isso tenha interferido na qualidade do sinal. Mas eu nem procurei saber sobre essa questão, já que não ia passar muito tempo na pousada.

De qualquer forma, nas áreas comuns mais próximas da recepção a internet estava funcionando perfeitamente.

Café da manhã na Pousada Marília de Dirceu em Tiradentes

O café da manhã estava excelente, com muita variedade de biscoitos, frutas, pães, tortas, quiches, bolos e doces.

Na cozinha anexa ao espaço onde é servido o café existe um fogão a lenha, que fica aceso durante o café da manhã, mantendo quente os ovos mexidos, molho de salsicha e qualquer outra coisa que necessite ficar quente. Não sei se é sempre, mas nesse dia que me hospedei na Pousada Marília de Dirceu tinha até pamonha nesse fogão, dentro de uma panela com água para ficar bem quentinha e fresca.

Eu não sou muito fã de tapioca, mas para quem gosta é só pedir para alguma das cozinheiras que ficam por ali que elas fazem na hora. Ou seja, nada de tapioca fria ou requentada por lá.

Como é costume em uma boa pousada mineira, não podia faltar o pão de queijo, que estava uma delícia, além do famoso queijo minas frescal, muito saboroso por sinal.

Tinha até coalhada no buffet do café. Me lembrei da minha infância na fazenda do meu avô. De verdade.

Para beber, o café estava bem gostoso, mas não vi muita variedade de sucos. O buffet também estava servindo chá e iogurte.

Sabia que o seguro viagem é essencial para a sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras.

Aproveite e ganhe até 5% de desconto usando o cupom VOUNOMUNDO5.

FAZER COTAÇÃO >>

Chá da tarde

E como se não bastasse um café da manhã farto, a Pousada Marília de Dirceu oferece um chá da tarde, a partir das 17h, o qual é gratuito para os hóspedes.

Chá da tarde na pousada em Tiradentes

Mas não pense você que é um chazinho apenas, pois é um banquete quase tão farto quanto o café da manhã, com exceção de que eu não vi frutas, não vi nada no fogão a lenha e nenhuma cozinheira para fazer tapioca. Mas pra mim a falta de tapioca não é problema algum, já que essa é uma cortesia da pousada, coisa que é raríssimo de encontrar em hotéis, seja onde for.

Sim, o chá da tarde é de graça, ou melhor, está incluso na diária.

Distância do centro

Tiradentes é uma cidade pequena e os pontos de interesse, apesar de muitos serem espalhados, não são muito longe da Pousada Marília de Dirceu. Porém, essa pousada fica um pouquinho afastada do centro, mas nada que uns minutinhos de caminhada não resolvam.

Como ela fica numa área residencial com pouquíssima atividade comercial por perto, a pousada é bem silenciosa durante a noite, o que é uma vantagem, principalmente em épocas de festivais e durante carnaval.

O local é seguro, apesar de um pouco afastado. Segurança é uma característica de Tiradentes, que não costuma ter muitos incidentes de violência e roubo.

Quem está de carro não gasta nem 5 minutos para chegar até o centro, mas eu não recomendo ficar rodando de carro em Tiradentes durante os dias mais cheios. Fica difícil de conseguir vagas para estacionar e o trânsito costuma ficar agarrado.

Não é Pet Friendly

Infelizmente a Pousada Marília de Dirceu não é Pet Friendly. Essa é uma notícia não tão boa para quem gosta de viajar com seus bichinhos de estimação.

Mas se você é daqueles que não larga seus animaizinhos, veja essa lista de pousadas Pet Friendly em Tiradentes. Tem muita opção na cidade.

No mais, a minha opinião final sobre a pousada é que valeu muito a pena ter me hospedado por lá. Do check-in ao check-out a gente foi muito bem tratado, não tivemos problemas com barulho ou com nossa privacidade.

O café da manhã estava uma delícia, o quarto era muito confortável e limpo, assim como o banheiro. Além do mais, as áreas comuns da pousada estavam todas muito limpas e organizadas.

Se precisar de mais alguma opinião, se tiver críticas ou sugestões, é só entrar em contato que eu te respondo pessoalmente.

Tenha uma boa viagem e uma excelente estadia 🙂

Assista a um vídeo do Festival Gastronômico Tiradentes em 360 graus


PLANEJE AQUI A SUA VIAGEM!

  • SEGURO VIAGEM: Seguro de viagem com desconto para leitores do blog!
    Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar o cartão em até 12x ou no boleto bancário, que dá mais 5% de desconto! Veja mais aqui.
  • HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel em Tiradentes pelo nosso parceiro Booking.
  • ALUGUEL DE CARRO: Pesquise pelo menor preço em todas as locadoras de uma só vez através da RentCars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português, dividem em até 12x no cartão ou com 5% de desconto no boleto e você é cobrado em Reais.
  • VOCÊ CONSEGUE FICAR SEM CELULAR?: Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip internacional pré pago com internet boa de verdade, para usar em 200 países. Conheça a America Chip.
  • PROBLEMAS COM SEU VOO?: Se você teve seu voo cancelado, atrasado, perdeu sua conexão ou teve sua bagagem extraviada ou danificada, a Resolvvi pode ter ajudar a solucionar esse problema sem sair de casa. Conheça a Resolvvi.
  • INGRESSO SEM FILA: Não perca tempo durante sua viagem enfrentando filas nas principais atrações turísticas do mundo. A GetYourGuide é um site de compras de ingressos online onde você pode comprar seus ingressos antecipados para atrações nas principais cidades do mundo e ainda não precisa enfrentar as filas quilométrica que costumam existir nesses locais.
error: Conteúdo protegido.