Os canais de Amsterdam deram à cidade o apelido de “Veneza do Norte” e não é a toa, já que a capital holandesa é cortada por mais de 160 canais fluviais onde você pode ver uma infinidade de barcos transitando neles.

Existe um ditado holandês que diz que “Deus criou o mundo, mas foram os holandeses que criaram a Holanda”. Meio óbvia essa afirmação, mas o fato desses canais não serem naturais e sim construções dos holandeses, isso passa a fazer certo sentido, visto toda a beleza que conferida pelos canais de Amsterdam à paisagem da cidade.

Pôr do sol em Amsterdam.
Em um pôr do sol no inverno de Amsterdã. Não estava tão frio, mas acho que foi uma exceção.

Planeje sua viagem

Índice

História dos canais de Amsterdam

Os canais de Amsterdam começaram a ser construídos por volta de 1600, quando a Holanda havia se tornado uma potência mercantil, principalmente devido à sua navegação. Como a região portuária de Amsterdam estava em crescente expansão e o terreno ao seu redor era todo irregular e pantanoso, as autoridades locais decidiram colocar em prática um plano que transformaria completamente aquela região.

A ideia era drenar o terreno, tornar sua superfície menos irregular, facilitar o acesso ao interior do terreno com o intuito de escoar e transportar mercadorias, bem como criar uma sistema de defesa que fosse eficiente contra possíveis invasores.

Foram criados 4 canais de meios-círculos que terminavam na baía de Amsterdam, sendo que o mais externo deles, conhecido como Singelgracht, servia como a defesa da cidade e manejo de água.

Os outros três canais são: Keizersgracht ou Canal do Imperador; Prinsengracht ou Canal do Príncipe e; Herengracht ou Canal dos Patrícios.

Interessante => Passeio de barco pelos canais de Amsterdam

Esses canais são cortados pelo Rio Amstel foram interconectados por canais secundários diametrais que facilitariam ainda mais a navegação.

À medida que a cidade foi se desenvolvendo, o terreno foi sendo terraplanado, mais canais foram construídos e mais a cidade expandiu, até que o Singelgracht perdeu seu propósito de defesa e passou a servir ao comércio.

Barco em um canal em Amsterdam.
foto: Photo by redcharlie on Unsplash.

Hoje a Amsterdam tem 165 canais, totalizando 100 Km de comprimento, mais de 1000 pontes e 1500 monumentos ao longo deles.

E devido à sua importância histórica, bem como sua beleza, em 2010 os canais da cidade foram incluídos na lista de patrimônio histórico da Unesco. Isso é tão evidente que, mesmo se você fizer um roteiro a pé em Amsterdam, você irá se deparar a todo momento com esses canais maravilhosos.

Sabia que o seguro viagem é essencial para a sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras.

Aproveite e ganhe até 5% de desconto usando o cupom VOUNOMUNDO5.

FAZER COTAÇÃO >>

Características dos canais de Amsterdam

Atualmente os canais servem mais como propósito de turísmo do que de comércio em si. Eles não são nem mesmo utilizados como via de transporte público, já que o mesmo é muito desenvolvido e eficiente, seja na superfície ou no subsolo.

De toda forma, ainda é possível ver diversos cargueiros cortando os canais, além de barcos particulares, sendo que muitos ficam estacionados, lado a lado, ao longo dos canais como se fossem carros em uma rua feita de água.

São milhares de barcos que fazem os mais diversos tipos de passeios, o que movimenta bastante a economia da cidade.

Cultura => Cruzeiro para Volendam, Marken e moinhos de vento

Durante os meses mais frios, alguns desses canais chegam a congelar, sendo que em algumas situações, algumas pessoas se arriscam brincando em cima da superfície congelada.

Como a maioria dos canais não são cercados com proteções em suas margens, é comum que alguns turistas desavisados, embriagados ou alterados (leia esse post sobre o uso de drogas em Amsterdam) caiam nos canais de Amsterdam. Em quase todas as vezes em que isso acontece, a pessoa leva apenas um susto, já que os canais não são tão fundos. O problema todo é a vergonha e o frio, já que o inverno por lá costuma ser bastante rigoroso.

Os canais de Amsterdã, na Holanda.
Um dos inúmeros canais de Amsterdam. foto: Photo by Leif Niemczik on Unsplash.

Como se não bastasse, existe a informação (que você pode encontrar nesse texto) de que, em média, cai 1 carro por semana dentro dos canais da cidade. Devido a esse fato existe uma equipe de mergulhadores de prontidão 24h por dia para prestar qualquer tipo de socorro diante de uma ocorrência dessas. Vai saber se a “falha” acontece devido à bebedeira e à maconha, se é barbeiragem mesmo ou os dois.

Gastronomia => Passeio de barco com jantar de 4 pratos

Passeio de barco pelos canais de Amsterdam

A maioria dos barcos que navegam nos canais são voltados para atender aos turistas. Muitos deles oferecem apenas o transporte e, às vezes, um servido de guia durante a navegação.

Alguns barcos oferecem jantares, degustações, shows, entradas em museus e até mesmo entrada na Heineken Experience.

Existem várias empresas que oferecem esse serviço, sendo que a maioria dos passeio saem de Damrak, que é a região central da cidade. Existem também passeios com pontos de saída em frente à estação central de Amsterdam.

Como chove durante todo o ano na cidade, a maior parte dos passeios são oferecidos em barcos cobertos, fechados com janelas e teto de vidro para que os passageiros possam contemplar a paisagem. Essas janelas e tetos podem ser abertos, mas desde que não haja chuva, neve ou não esteja fazendo frio.

Como são vários barcos, as partidas acontecem de 3 a 4 vezes por hora e têm duração entre 1h e 1:30h, dependendo do tipo de passeio e da companhia. O preço varia entre 10 a 20 euros incluindo apenas o transporte e o guia.

Indenização por problemas com voo sem sair de casa.

Comprar ingressos para os passeios de barco

Para sua maior comodidade, você pode adquirir seu tickets para passeios de barco com antecedência através desse link. Você será direcionada para o GetYourGuide, nosso parceiro de venda de ingressos para atrações no mundo todo. Você não vai pagar nada a mais por isso, nos ajudará a continuar no ar e ainda não enfrentará filas na hora de embarcar. Vale muito a pena.

Para adquirir os tickets nos guichês das próprias companhias. Na estação central e em Damrak os guichês com seus pontos de embarque estão lado a lado, facilitando a comparação de preço entre cada companhia.

Se quiser um passeio ainda mais intimista, existem barcos menores e abertos, parecendo botes de madeira. Claro que essa opção só é interessante para dias quentes e sem chuva.

Cerveja => Passeio de barco aberto com cerveja inclusa

Para quem gosta de rodar as cidades da Europa naqueles ônibus de turismo do tipo Hop on Hop off, existem barcos que fazem esse tipo de passeio. O preço gira em torno de 20 euros e você pode rodar o dia todo nesses barcos. Todos eles param próximos dos diversos pontos turísticos de Amsterdam, permitindo que você desça, visite a atração e entre no próximo barco desse tipo que passar pelo ponto.

Não se preocupe que de 15 em 15 minutos um barco desses vai passar pelo ponto de embarque/desembarque onde você desceu.

Canal de Amsterdã, na Holanda.

Existem passeios noturnos disponíveis e estes geralmente são mais luxuosos e temáticos, com alguma atração interna, já que ele não a vista do lado de fora fica comprometida devido à falta de luz.

Incrível => Passeio noturno de barco em Amsterdam

Como eu falei acima, os passeios luxuosos são muito interessantes para quem quer fazer um programa diferente a dois. Estão disponíveis passeios com jantares a luz de velas, jantares com vinho ou cerveja, degustações de queijos e vinhos e muitos outros temas. E devido ao preço desses passeios, a experiência proporcionada por eles são muito mais voltadas para o passageiro em relação ao evento e ao barco do que em relação à cidade.

Algumas das mais bem avaliadas companhias que oferecem passeios de barco são:

  • Stromma
  • Amsterdam Boat Company
  • Blue Boat Company
Booking.com

Pode nadar nos canais de Amsterdam?

Eu não recomendo um mergulho nos canais de Amsterdam. Por que? Simplesmente pelo fato das suas águas não serem tão limpas assim, além de geladas fora do verão.

Várias das house boats que estão instaladas ao longo dos canais não possuíam coleta de esgoto até pouco tempo atrás e só agora seus esgotos estão sendo coletados de forma adequada.

Também não recomendo nadar por lá devido ao enorme trânsito de barcos o tempo todo. É bem perigoso, além de ser desencorajado pelas autoridades.

Vai Viajar e precisa de internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Na America Chip você pode comprar chip com acesso a internet no exterior e recebê-lo em casa, com conexão 4G garantida em diversos países.

QUERO O MEU CHIP >>

Amsterdam City Swim

Bom, só para me contradizer um pouquinho em relação a poder ou não nadar nos canais de Amsterdam, existe um evento anual de natação, o Amsterdam City Swim, onde os competidores contribuem para uma instituição de caridade para poder participar.

A a qualidade da água é inspecionada antes da competição, bem como o fundo dos canais, para que não haja nenhum risco de acidente envolvendo os competidores.

Existem duas categorias: uma para crianças entre 10 a 14 anos e a outra para adultos, a qual permite que pessoas acima de 15 anos participem.

Veneza da Holanda => Excursão de 1 dia para Giethoorn

Casas na água (house boats)

Deve ser bem curioso morar num barco ou numa casa flutuando em um dos canais de Amsterdam? Eu não sei se daria conta, afinal, dormir todos os dias em um lugar que fica balançando o tempo todo não deve ser muito agradável.

Existem cerca de 5000 casas flutuantes em Amsterdam mas atualmente o governo não está permitindo a construção de novas casas.

Cada uma dessas casas precisa seguir um rigoroso processo de instalação. É obrigatório ter aquecimento, água encanada, eletricidade, gás e rede de esgoto. Não se pode jogar lixo na água, com pena de multas pesadas, e nem mesmo os dejetos.  

Vida noturna => Excursão guiada pelo Red Light District

Hospedagens em barcos ou casas flutuantes

Casa barco em um dos canais da cidade.

Algumas dessas casas oferecem serviços de hospedagens, proporcionando ao hóspede a mesma experiência que os moradores dessas casas exóticas têm por lá.

Não é difícil encontrar essas hospedagens e, caso você tenha interesse, use nosso link de parceiro (esse AQUI) do Booking para fazer sua reserva. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o Vou no Mundo a continuar no ar.

E se quiser saber mais sobre a cidade, escrevi um post com dicas sobre o que fazer em Amsterdam. Tem muita coisa interessante nele.

Um abraço e bom passeio.


PLANEJE AQUI A SUA VIAGEM!

  • SEGURO VIAGEM: Seguro de viagem com desconto para leitores do blog!
    Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar o cartão em até 12x ou no boleto bancário, que dá mais 5% de desconto! Veja mais aqui.
  • HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel em Amsterdam pelo nosso parceiro Booking.
  • ALUGUEL DE CARRO: Pesquise pelo menor preço em todas as locadoras de uma só vez através da RentCars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português, dividem em até 12x no cartão ou com 5% de desconto no boleto e você é cobrado em Reais.
  • VOCÊ CONSEGUE FICAR SEM CELULAR: Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip internacional pré pago com internet boa de verdade, para usar em 200 países. Conheça a America Chip.
  • PROBLEMAS COM SEU VOO?: Se você teve seu voo cancelado, atrasado, perdeu sua conexão ou teve sua bagagem extraviada ou danificada, a Resolvvi pode ter ajudar a solucionar esse problema sem sair de casa. Conheça a Resolvvi.
  • INGRESSO SEM FILA: Não perca tempo durante sua viagem enfrentando filas nas principais atrações turísticas do mundo. A GetYourGuide é um site de compras de ingressos online onde você pode comprar seus ingressos antecipados para atrações nas principais cidades do mundo e ainda não precisa enfrentar as filas quilométrica que costumam existir nesses locais.