Pousada Chalana em Monte Verde: como é se hospedar

Pousada Chalana em Monte Verde.
Pousada Chalana em Monte Verde
Vale a pena se hospedar?
Achei a Pousada Chalana muito boa, especialmente no tratamento dos funcionários e proprietários com os hóspedes.
As diárias são baratas?
92
Estrutura (banheiros, restaurantes e etc.).
94
Os quartos são confortáveis?
92
Horário da recepção é bom?
100
Flexibilidade no horário de checkin e checkout.
96
A segurança é boa?
98
Proximidade da região central
92
Reader Rating0 Votes
0
Prós
Café da manhã muito bom
Quartos com lareira
Contras
Longe do centrinho para quem está com crianças
95
AVALIAÇÃO
hospede-se na pousada chalana

Das coisas que eu mais prezo em uma hospedagem é chegar, ser bem recebido e saber que posso contar com a equipe, caso precise de alguma coisa. E a primeira impressão que tive da Pousada Chalana em Monte Verde foi exatamente essa: soube de cara que seria bem tratado por ali.

Eu fiz uma viagem longa de Visconde de Mauá até Monte Verde, sem poder cortar caminho pela Serra da Mantiqueira já que estava chovendo torrencialmente o tempo todo. Para piorar, os atalhos no meio da serra são todos de estrada de terra, ou seja, tivemos que contornar toda a serra para chegar na cidade.

Nosso carro, de motor 1.0 e sem tração nas quatro rodas, já tinha atolado algumas vezes em outras estradas de terra durante essa viagem. Diante disso a gente preferiu não arriscar.

Depois dessa longa viagem, ter sido bem recebido logo que pisamos na pousada nos deixou bastante aliviados, com o coração aberto para curtir nossos 3 dias na cidade.

Monte Verde é um pequeno distrito de Camanducaia (MG) e possui apenas 4100 habitantes. Todos eles são muito simpáticos, sendo que muitos são de fora da cidade, mas escolherem morar por lá em busca de sossego e uma vida menos agitada.

Planeje sua viagem => Reserve agora Pousada Chalana em Monte Verde

A importância de um seguro para viagens no Brasil

Camisetas Vou no Mundo eu sô mais Minas Gerais

Índice

Com o Airhelp você recebe indenização por voo cancelado ou atrasado, conexão perdida, bagagem extraviada e overbooking sem sair de casa.

Recepção

Logo que chegamos na pousada, a funcionária que nos atendeu foi super receptiva. Era fim de tarde, estávamos cansados e não havíamos imaginado que estaria tão frio. Eu cheguei a comentar que estava friozinho para aquela época do ano e ela disse que aquele tempo era normal na cidade. Mas enfatizou que o quarto tinha lareira e que teríamos quantos cobertores quiséssemos à nossa disposição. 

A recepção na Pousada Chalana em Monte Verde funciona 24 horas e todas as vezes que chegamos e precisamos comprar uma água ou pegar algum cobertor, fomos atendidos muito rápido. E se por acaso não quiséssemos passar pela recepção não havia necessidade, já que a entrada para os chalés é independente da mesma.

Inclusive, na nossa segunda noite, estávamos chegando cedo da rua. Ainda não eram 22h mas queríamos sentar em algum barzinho para tomar uma cerveja. Os bares e restaurantes da cidade já estavam quase todos fechados por ser um dia de pouco movimento por lá. O rapaz que estava na recepção comentou – o comércio fecha cedo em dia de pouco movimento, mas está tendo uma festa da cidade hoje e amanhã e a festa é aberta ao público. Ela está acontecendo na vila dos moradores, que é a parte não turística da cidade.

Tratamos de mudar os nossos planos e ir para a tal festa, que estava muito animada, por sinal.

Chalés na Pousada Chalana em Monte Verde

Equipe

Já adiantei que a equipe da pousada era muito atenciosa e de fato eram. Todos os dias nos perguntavam se queríamos lenha para usar na lareira, se estava tudo de acordo com nosso quarto e se precisávamos de alguma coisa.

Sei que essa é uma das particularidades que diferenciam pousadas de hotéis, que é a proximidade dos proprietários e da equipe com os hóspedes. Há quem não goste disso, mas eu prefiro conhecer pessoas em minhas viagens. Gosto de ouvir histórias, aprender com pessoas diferentes do meu convívio e guardar todas essas experiências para poder contá-las para quem se interessar.

Eu cheguei a encontrar com o proprietário da pousada em uma lotérica e ele foi super simpático comigo, além dele ter sido muito simpático com todos que estavam por lá.

Meu quarto e o conforto dele

Nosso quarto, que na verdade era um pequeno chalé, era bastante confortável. Eu senti que ele era um pouco úmido, mas essa é uma característica da região.

Quarto da Pousada Chalana em Monte Verde.

O quarto era bastante espaçoso, com uma mesa, prateleiras e a tal lareira que comentei acima. A cama me agradou muito, com um colchão que não era tão denso mas tinha densidade o suficiente para ser firme. Odeio colchão macio, já que eles me deixam com um certo desconforto na coluna.

O banheiro não era luxuoso mas tinha bastante espaço. E o mais importante era que o chuveiro funcionava muito bem, sempre com a água quentinha.

Lareira no quarto da Pousada Chalana em Monte Verde.

Quanto a lareira, sei que tem muita gente que é receosa de dormir com a lareira acesa, mas a do nosso quarto era bem segura e, o melhor, não deixou cheiro algum de fumaça no quarto.

🔻 CONHEÇA OS MELHORES HOTEIS DE MONTE VERDE🔻

Econômicos => Hotéis econômicos em Monte Verde

Românticos => Hotéis românticos em Monte Verde

Bem avaliados => Hotéis mais bem avaliados em Monte Verde

Luxo => Hotéis luxuosos em Monte Verde

Estacionamento

O estacionamento na pousada é gratuito sendo que cada chalé tem sua própria vaga. De qualquer forma eu acredito que não exista problema algum em deixar o carro estacionado do lado de fora, caso haja necessidade.

Na Rentacars você compara preços de aluguéis de carros com descontos e o melhor preço do mercado.

Wi-Fi

O Wi-fi é gratuito por lá, mas como eu já imaginava antes de fazer a reserva, ele era bem fraco.

É uma características dessas cidades bem pequenas que o sinal de internet seja um pouco debilitado, mas a distância do nosso quarto ao roteador talvez tenha influenciado na qualidade do sinal.

Café da manhã

No dia que nos hospedamos na Pousada Chalana ela estava vazia, bem como toda a cidade. Eu imaginava que teríamos uma mesa de café da manhã como vimos na descrição dela Booking.com, porém fomos servidos de forma individual em nossa mesa.

Isso está longe de ser um problema pra mim já que, com poucos hóspedes na pousada, uma mesa farta de café só geraria desperdício e, convenhamos, desperdiçar não rola, né?

Café da manhã na Pousada Chalana em Monte Verde

Nos serviram uma jarra de suco de laranja feita na hora, alguns pães, bolos e biscoitos, além de frios e queijo. O importante é que estava gostoso e mais do que o suficiente para nós. Além de tudo isso, nos perguntaram se queríamos pão de queijo. É claro que aceitamos. Onde já se viu mineiro negando pão de queijo? E o pão de queijo veio quentinho, pois tinha acabado de sair do forno.

Também tinha café, leite e iogurte separados em uma outra mesa. Apenas a oferta de frutas é que foi pequena.

Não era um banquete mas, em vista da situação de poucos hóspedes, foi mais do que justo. 

Imagino que em dias mais cheios a mesa farta que vi nas fotos seja posta normalmente.

Sabia que o Seguro Viagem é essencial para a sua segurança no exterior?

Restaurante

No mesmo espaço onde é servido o café da manhã funciona um restaurante de comida mineira para o almoço e jantar.

O restaurante serve pratos do dia, variando sempre, e conta com um serviço de pratos a la carte e petiscos, no qual os hóspedes ganham 20% de desconto.

Restaurante da Pousa Chalana

Piscina

Infelizmente não pudemos usar a piscina já que estava frio durante a nossa estadia. Chegamos a pegar 8ºC em uma das manhãs, além da chuva e o tempo nublado que enfrentamos.

Mas a área da piscina era bonita, com guarda-sóis e espreguiçadeiras grandes. Nos dias mais favoráveis, os hóspedes podem levar suas próprias bebidas para lá e consumí-las ali mesmo.

Piscina da Pousada Chalana em Monte Verde.

Distância do centro

A Pousada Chalana não está localizada no centrinho comercial e turístico de Monte Verde, mas fica a apenas 900 metros do local. Dá para fazer esse trajeto a pé tranquilamente, ainda mais que quase não tem morro no mesmo. E inclusive eu não recomendo que você não vá de carro da pousada para o centrinho durante as épocas com mais turistas. Você vai ter dificuldade com vagas para estacionar, enquanto os estacionamentos particulares cobram muito caro pela diária.

Como Monte Verde tem mais de 300 pousadas, a maioria delas fica mais distante do centrinho, ou seja, faz parte da rotina dos turistas fazer um pequena caminhada para sair e voltar de suas pousadas.

A vantagem de ser afastada é que em dias de muito movimento, ou de festas como o carnaval, os hóspedes não são incomodados com o barulho, já que ela fica num lugar com pouco movimento e de muito silêncio.

Já a desvantagem dela não estar localizada muito próxima do centro é que, para quem está com crianças, vai ser necessário ir de carro para o centrinho, que, como eu disse acima, costuma não ter vagas quando está cheio de turistas.

Segurança

A pousada é bem segura, assim como toda a cidade. São raras as ocorrências policiais por motivo de roubo em Monte Verde.

Nos dias que ficamos hospedados por lá, a entrada para os chalés ficou o tempo toda aberta, mas não tivemos problema nenhum.

Perguntei para pessoas que trabalhavam no comércio local se o entorno da Pousada Chalana era segura e todos foram muito enfáticos em dizer que era muito segura e que em Monte Verde não havia problemas com a segurança.

Pet Friendly

A Pousada Chalana é Pet Friendly, como consta nas informações na página dela no Booking.com.

Porém é bom averiguar com eles antes essa questão já que na página da pousada há a informação de que pode ser cobrada uma taxa extra para quem se hospedar com animais de estimação.

No mais, eu adorei a pousada por ter sido muito bem recebido e muito bem tratado. Gostei muito do quarto e a lareira deixou a nossa estadia ainda mais romântica. E quentinha também.

A distância até o centro é de bom tamanho e não nos incomodou nem um pouco.

Todo esse conjunto fez com que nossos dias em Monte Verde fossem adoráveis, nos deixando com vontade de voltar lá mais e mais vezes.

Se quiser se hospedar na Pousada Chalana em Monte Verde, eu recomendo.


PLANEJE AQUI A SUA VIAGEM!

  • SEGURO VIAGEM: Seguro de viagem com desconto para leitores do blog!
    Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar o cartão em até 12x ou no boleto bancário, que dá mais 5% de desconto! Veja mais aqui.
  • HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel em Monte Verde pelo nosso parceiro Booking.
  • ALUGUEL DE CARRO: Pesquise pelo menor preço em todas as locadoras de uma só vez através da RentCars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português, dividem em até 12x no cartão ou com 5% de desconto no boleto e você é cobrado em Reais.
  • VOCÊ CONSEGUE FICAR SEM CELULAR?: Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip internacional pré pago com internet boa de verdade, para usar em 200 países. Conheça a America Chip.
  • PROBLEMAS COM SEU VOO?: Se você teve seu voo cancelado, atrasado, perdeu sua conexão ou teve sua bagagem extraviada ou danificada, a AirHelp pode ter ajudar a solucionar esse problema sem sair de casa. Conheça a AirHelp.
  • INGRESSO SEM FILA: Não perca tempo durante sua viagem enfrentando filas nas principais atrações turísticas do mundo. A GetYourGuide é um site de compras de ingressos online onde você pode comprar seus ingressos antecipados para atrações nas principais cidades do mundo e ainda não precisa enfrentar as filas quilométrica que costumam existir nesses locais.