fbpx

É inegável que a gastronomia é um dos motivos pelos quais os casais vem procurando cada vez mais Monte Verde (MG) como um destino romântico. Talvez esse não seja o principal motivo, já que existem outros fatores como a beleza natural, clima e hospitalidade. Mas onde comer em Monte Verde é uma pergunta que todos fazem quando estão planejando uma viagem para lá.

Como Monte Verde é um pequeno distrito de Camanducaia, no Sul de Minas, e não uma grande cidade, a maioria dos restaurantes se concentram onde o fluxo de turistas é maior, que é no centrinho comercial e turístico local, que é cortado pela Avenida Monte Verde. Muitos dos restaurantes são familiares e servem comida caseira com predominância de serviços a la carte.

Portal de entrada de Monte Verde, MG

A culinária local varia desde a cozinha mineira à cozinha internacional como a italiana, alemã e, principalmente, suíça, com restaurantes oferecendo serviços de rodízio de fondue por todos os lados.

É comum também o consumo de truta na região, já que as condições ambientais locais propiciam a produção desse peixe. E não posso me esquecer do pinhão, típico de regiões frias e muito consumido em Monte Verde.

Planeje sua viagem

Veja onde comer em Monte Verde

Preços

Os preços dos restaurantes mais centrais em Monte Verde costumam não ser muito baixos, principalmente durante a alta temporada que coincide com o inverno, bem como nos feriados prolongados e festas como carnaval e réveillon. Sendo assim, onde comer em Monte Verde que seja bom e barato é algo complicado de se encontrar.

Quanto se gasta para comer em Monte Verde?

De qualquer forma, você não vai encontrar pratos exageradamente caros, especialmente se os preços forem comparados com o das grandes cidades brasileiras. É possível achar comida de qualidade com pratos custando aproximadamente R$20,00, ao passo que você também pode encontrar pratos mais caros com preços acima dos R$100,00, mas esses são mais raros.

Lugares para comer bem em Monte Verde é o que não falta, principalmente para comer a noite, em um jantar mais romântico. Veja abaixo os melhores pratos que você pode encontrar por lá.

Lago que fica no centro de Monte Verde.

Os melhores pratos para comer Monte Verde

Pinhão

Pinhão

O pinhão é uma semente de árvores coníferas, tipo pinheiros, e é muito consumida em locais onde há uma maior abundância dessas árvores, que são típicas de clima frio.

No Brasil é comum o consumo do pinhão da araucária sendo que não é raro vermos festivais dedicados ao consumo deste alimento onde existe a tradição de consumí-lo.

Em Monte Verde, como existe um grande número de araucárias espalhadas pelas matas nativas da região, há uma produção que consegue abastecer os restaurantes locais. Essa produção também ajuda na economia local, principalmente de catadores que ganham uma renda extra vendendo esses produtos para os restaurantes. É comum também ver pequenas bancas nas calçadas vendendo pinhão para os turistas entre os meses de abril e julho, que é quando as pinhas maduras caem no chão, já estando apropriadas para o consumo.

A maneira mais comum de consumir pinhão é fazendo ele cozido ainda com casca, a qual é descartada após seu cozimento. A partir daí ele pode ser servido e comido sem tempero algum. Ele tem o sabor ligeiramente adocicado mas muitas pessoas gostam de comê-lo com sal.

Existem diversas receitas com pinhão as quais vão de pratos salgados a sobremesas.

Onde comer pinhão em Monte Verde

Não existe nenhum restaurante em Monte Verde que seja especializado em pinhão apenas, até porque este é um ingrediente sazonal e pode sofrer com variações de safra.

Sendo assim, durante a temporada de pinhão, a maior parte dos restaurantes da cidade servem pratos à base desse ingrediente ou então utilizam o mesmo como ingrediente principal em suas preparações.

Sabia que o seguro viagem é essencial para a sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras.

Aproveite e ganhe até 5% de desconto usando o cupom VOUNOMUNDO5.

FAZER COTAÇÃO >>

Truta

Onde comer truta em Monte Verde, MG.

A truta é o peixe mais consumido em Monte Verde, apesar de ser um peixe raro no Brasil, uma vez que as condições ambientais para a criação do mesmo são muito específicas.

Esse peixe se desenvolve em água doce, a qual precisa ser corrente e fria, entre 9 a 20ºC, sendo 15ºC a temperatura ideal.

A disponibilidade de água nessas condições o ano inteiro no Brasil é mais comum em regiões montanhosas onde as temperaturas não sejam muito elevadas, ou seja, locais como Monte Verde são excelentes ambientes para criação de truta.

Por ser um peixe de água corrente e fria, a truta não acumula muita gordura e tem um sabor mais suave que os peixes de águas mais quentes e paradas. Eu que não gosto de peixe sou um grande fã de truta, já que elas não têm aquele sabor forte e característico de peixe, além de ser uma fonte de proteína leve e de fácil digestão.

Ela pode ser consumida de várias formas, mas a principais são as preparações assadas ou grelhadas. Já os acompanhamentos podem ser os mais variados, a depender da criatividade de cada cozinheiro e restaurante.

Onde comer truta em Monte Verde?

Paulo das Trutas
Paulo das Trutas em Monte Verde, MG.
foto: Divulgação/Paulo das Trutas.

O trutário Paulo das Trutas é o responsável pelo abastecimento dos restaurantes de Monte Verde e região, sendo aberto ao público para visitação, além de contar com uma lojinha de produtos feitos ali mesmo no trutário. São geléias, conservas, pastas de truta, truta in natura e defumada.

Além disso, existe um alambique dentro da propriedade produzindo diversos tipos de cachaça, muitas delas saborizadas com frutas e especiarias.

O Paulo das Trutas conta com um restaurante no próprio trutário e também com um restaurante no centrinho, o qual é mais amplo e tem mais movimento já que é mais acessível aos turistas.

Endereços:

Trutário: Rua da Floresta, 810.

Restaurante: Av. das Montanhas, 120.

Dona Mucama

Esse restaurante fica em frente ao lago, na Avenida Monte Verde e serve diversos pratos e porções, incluindo de trutas (fritas, à milanesa, empanada e etc.). Dentre os principais pratos servidos na casa, estão trutas grelhadas com diversos acompanhamentos.

Endereço: Av. Monte Verde, 945.

Pinheiro Velho

Eu recomendo o Pinheiro Velho para quem quer comer truta em Monte Verde pelo fato deles servirem diversos tipos de porções de truta e não somente pratos com truta. Sendo assim, esse lugar é o ideal para quem quer apenas petiscar sem comer uma refeição mais completa.

Endereço: Av. Monte Verde, 693, ao lado da Galeria Vila Germânica.

Comida mineira

Não dá pra visitar uma cidade turística mineira sem experimentar a gastronomia de Minas Gerais. Essa herança culinária é motivo de orgulho em todo estado, além de fazer sucesso em qualquer lugar do país.

A gastronomia mineira remete à comida de fazenda, feita em fogão a lenha, com ingredientes caipiras que, tradicionalmente, eram disponíveis nas casas e fazendas do estado em tempos mais remotos. A tradição foi mantida, se consolidando com umas das cozinhas mais famosas do Brasil.

Pratos típicos como feijão tropeiro, frango com quiabo, tutu de feijão, canjiquinha e torresmo são alguns dentre as várias receitas desse estado de cultura alimentar rica e vasta. 

Villa Amarela – Restaurante e Boteco em Monte Verde

Comida mineira no restaurante Villa Amarela em Monte Verde, MG.
foto: Divulgação/Vila Amarela.

O Villa Amarela está em funcionamento desde 2010 e tem uma decoração rústica, com ambientes em madeira e clima de fazenda.

O cardápio conta com diversos pratos da cozinha mineira, incluindo porções e sobremesas típicas.

Para quem gosta de vinhos, a carta do restaurante é bem extensa e com boas opções entre os mais de 100 rótulos nacionais e importados.

Endereço: Avenida da Fazenda, 10.

Vai Viajar e precisa de internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Na America Chip você pode comprar chip com acesso a internet no exterior e recebê-lo em casa, com conexão 4G garantida em diversos países.

QUERO O MEU CHIP >>

O Caipira

O ambiente do restaurante O Caipira é bem rústico, com decoração típica das fazendos mineiras.

A casa é toda especializada na cozinha mineira e serve pratos como leitão a pururuca, feijão tropeiro, carne de lata, frango com ora-pro-nobis.

Endereço: Shopping Oak Plaza, Av. das Montanhas, 1160.

Galinha da Roça

O Galinha da Roça funciona como um restaurante self-service em Monte Verde, cuja a apresentação é feita em um fogão a lenha, com diversas opções de pratos da cozinha mineira.

Não é um bom lugar para petiscar, principalmente por ser self-service, mas é uma excelente opção para quem quiser experimentar diversos pratos ao mesmo tempo.

Endereço: Av. da Fazenda, 37.

Comida italiana

Não são muitos os restaurantes especializados em comida italiana em Monte Verde mas, mesmo assim, a maioria dos estabelecimentos acaba oferecendo um ou outro prato italiano.

Mas como o intuito aqui é indicar onde comer um autêntico prato da cozinha italiana em Monte Verde, eu indico os três restaurantes abaixo.

Cantina Portali di Napoli

Polpetone na Cantina Portali di Napoli.
Esse polpetoni da Cantina Portali di Napoli é um dos pratos mais que os turistas mais procuram para comer em Monte Verde.
foto: Divulgação/Cantina Portali di Napoli.

A principal propaganda da Cantina Portali di Napoli é que, apesar de ser uma casa italiana, sua principal especialidade não são massas ou pizzas mas sim seu polpetone, que pode ser acompanhado de espaguete à bolonhesa ou com linguine ao molho branco. Não deixa de ser um prato italiano, claro.

Os outros pratos da casa também não ficam para trás, afinal, esse restaurante se identifica com as típicas cantinas italianas.

Endereço: Av. Monte Verde, 215.

Booking.com

Villa Donna Bistrô

Risoto no Villa Donna Bistrô em Monte Verde, MG.
foto: Divulgação/Villa Donna Bistrô.

Esse restaurante é especializado em comida italiana em geral, com destaque para os risotos. Ele está localizado na Vila Europa, que é uma das várias galerias de lojas que existem na Avenida Monte Verde.

Nos dias mais cheios é bom chegar lá cedo pois o restaurante costuma ficar lotado e a espera para se sentar pode ser longa.

Dê uma olhada com calma no cardápio do Villa Donna Bistrô, mas se for de risoto, eu recomendo o risoto de Eisbein (joelho de porco assado, típico da culinária alemã).

Endereço: Rua Rolinha, 33 (esquina com Av. Monte Verde), Loja 06 – Vila Europa.

Cantina Roma

Os pratos da Cantina Roma são todos preparados de forma caseira, principalmente as massas.

A casa é uma das pizzarias mais conhecidas de Monte Verde. Isso se deve à suas pizzas artesanais e pelos seus antepastos preparados com todo cuidado para quem aguarda os pratos principais enquanto toma um vinho ou cerveja.

Endereço: Av. Monte Verde, 969.

Comida alemã

Vários restaurantes de Monte Verde apresentam algum prato típico da cozinha alemã em seus cardápios, porém eu preferi listar aqueles que, na minha opinião, seguem mais os conceitos da cozinha alemã à risca, sem se apegar muito a pratos de outras cozinhas.

Então veja abaixo as dicas de onde comer o melhor da cozinha alemã em Monte Verde.

Rasselbock

Comida alemã no restaurante Rasselbock em Monte Verde, MG.
foto: Divulgação/Rasselbock.

Esse restaurante, que faz parte do Fazenda Hotel Itapuá, fica um pouco afastado do centro de Monte Verde, mas é bem acessível pra quem está de carro. Caso alguém queira arriscar ir a pé, ele fica a 4,7 Km da Avenida Monte Verde. Mas já adianto que a pena demais ir ao Rasselbock.

Como eles mesmos costumam dizer, por lá eles cozinham como suas avós cozinhavam, sem mudanças nas receitas, ingredientes em pó ou artificiais.

O processo de defumação das carnes é todo artesanal, com madeira de verdade.

Lá o meu prato preferido da cozinha alemã, o eisbein, é cozido por horas em um caldo tradicional e só depois é levado ao forno para finalizar.

A carta de cervejas artesanais conta com diversos rótulos de produção local, além de rótulos importados, principalmente, da Alemanha.

Nada de pressa no Rasselbock. O lance é ir, se sentar numa mesa do lado de fora, caso o frio permita, e apreciar a natureza como se estivesse no sul da Alemanha. E por falar nisso, toda a decoração do ambiente lembra muito as antigas tabernas da Baviera, com decoração em madeira, diversos barris e um clima bem medieval.

Endereço: Estrada para Monte Verde, Km 3, dentro do Hotel Itapuá.

Fritz Cervejaria Artesanal

Na cervejaria Fritz em Monte Verde

Já falei em outro post sobre a Cervejaria Fritz, que foi inaugurada em 1993 e hoje conta com mais de 15 restaurantes temáticos espalhados no estado de São Paulo.

A maior parte dos pratos da casa são de inspiração alemã, como salsichões, eisbein e kassler, mas existem algumas adaptações abrasileiradas como o pastel de eisbein.

O interessante é que todos os pratos são pensados para harmonizar com as cervejas da casa, o que é uma experiência única para quem curte gastronomia.

Endereço: Rua Rolinha, 40.

Krause Haus

É um bistrô que serve pratos alemães preparados na hora. O ambiente é bem rústico e acolhedor, além do espaço ser bem intimista.

A casa também vende embutidos de produção artesanal como linguiças e salaminhos.

E como não pode faltar cerveja em um restaurante alemão, o Krause Haus conta com vários rótulos de cervejas artesanais, o que vai muito bem com os pratos da casa.

Endereço: Avenida Monte Verde, 908. 2° piso. Fundos.

Onde comer fondue em Monte Verde?

Fondue de chocolate.

Por ser uma especialidade da cozinha suíça, o fondue é algo presente em quase todos os restaurantes de Monte Verde, que tem fortes influências da cultura da Alemanha, Itália e Suíça.

É comum estarmos andando nas ruas da cidade e vermos, em quase todos os restaurantes, anúncios de rodízio de fondue, o que é muito procurado pelos turistas em visita à cidade.  

Casa do Fondue – Mont Vert

Casa do Fondue
foto: Divulgação/Casa do Fondue

A Casa do Fondue é um dos lugares mais recomendados para se comer fondue em Monte Verde. O estabelecimento funciona como um restaurante normal até as 17h e a partir daí eles passam a servir apenas fondue.

São diversas opções de carnes, queijos, vegetais e pães.

Você pode optar por pedir:

  • Fondue: que pode ser de carnes (incluindo opções com carnes nobres, aves e truta), chocolate, consomê de vinho ou queijo. Essa opção serve até duas pessoas.
    • O de carnes vem com uma pedra aquecida para você grelhar as carnes no ponto que você quiser.
      • Você escolhe quais os tipos de carne vai querer, sendo que o preço varia entre as opções.
      • Esse fondue é acompanhado de diversos tipos de molho e pães.
    • O de chocolate vem em uma panela de fondue aquecida e com chocolate derretido dentro e diversas opções de frutas para mergulhar no chocolate. São diversas opções de chocolate como: chocolate belga, chocolate São Tomé, diet, branco e etc.
    • O consomê de vinho vem em uma panela própria, aquecida e com um consomê de vinho (um tipo de caldo feito de vinho e especiarias) para mergulhar e cozinhar as carnes.
    • Já o de queijo segue o mesmo processo do fondue de chocolate e do consomê de vinho, porém com um creme feito de queijo suíço acompanhado de pães e batatas.
      • O creme de queijo pode ser feito de um mix de diferentes queijos, basta escolher quais os tipos desejados. 
  • Sequência de fondue: A sequência consiste em duas ou mais opções de fondue. Os fondues são servidos separadamente e quando um acaba é servido o próximo.
    • Essa é uma opção vantajosa para quem não come muito mas quer experimentar mais de um tipo de fondue. Ela serve duas pessoas
  • Rodízio de fondue: você come à vontade o quanto quiser das opções que você escolher. As variações nas opções levam em conta quais os tipos de carne você vai querer, qual tipo de fondue de queijo e qual o chocolate de sua preferência.
    • Essa opção, que é bem mais cara que as outras, é cobrada individualmente e só vale a pena para quem come muito.

Endereço: Rua Rolinha, 50.

Booking.com

AlpMinas

Embutidos do Empório AlpMinas em Monte Verde, MG.
foto: Divulgação/AlpMinas.

Como em quase todos restaurantes da cidade, no AlpMinas existem opções de fondues individuais, sequência ou rodízio.

O ambiente da casa é bem refinado, bastante apropriado para casais devido a seu clima romântico.

O AlpMinas conta com um empório na parte de baixo com diversos tipos de produtos artesanais e industrializados, sendo eles nacionais ou importados. Além disso, você pode encontrar inúmeros souvenirs no empório. 

Endereço: Av. Monte Verde, 7.

Café Pinhão

Ao contrário do que o nome do estabelecimento diz, o Café Pinhão é um bar/restaurante e não um café.

A casa é famosa pelos seus fondues e costuma ficar muito cheia na alta temporada.

O esquema dos fondues segue a mesma ideia da Casa do Fondue, com opções de fondues individuais, sequência ou rodízio.

O ambiente é mais descontraído do que do AlpMinas, mas mesmo assim não deixa de ter um clima romântico.

Sobremesas

Chocolate Montanhês

Chocolate quente com doce de leite e chantily no Montanhês.
foto: Divulgação/Chocolate Montanhês.

Os chocolates e sobremesas do Montanhês são um pouco mais caros do que a maioria dos estabelecimentos da cidade, mas isso também reflete na qualidade dos produtos, que são excelentes.

O chocolate quente da casa, por exemplo, já ganhou um prêmio da Veja São Paulo como o melhor da região. Ele é bastante encorpado, tendo mais chocolate do que leite, apesar de quase todos chocolates quentes de Monte Verde seguirem esse padrão.

Essa loja do Chocolate Montanhês é uma franquia da fábrica/loja que fica em Campos do Jordão (SP).

Endereço: Av. Monte Verde, 969 – Loja 1A.

Sabor Chocolate

A casa oferece para seu público várias sobremesas para serem consumidas ali. Uma delas é bastante disputada no inverno: o chocolate quente.

E para quem é fã de chocolate, o estabelecimento comercializa diversos tipos de chocolates, incluindo bombons e trufas.

Endereço: Avenida Monte Verde, ao lado da Vila Germânica.

Piparkukas

Cuca do Pikarkukas

Essa dica merece ser anotada já que o Piparkukas é bem difícil de ser notado se você não pesquisar antes ou se ninguém te recomendar. Vai por mim, mesmo ele estando no centrinho comercial da cidade ele não é fácil de ser notado, uma vez que ele é a última loja no corredor da Galeria das Flores, que fica bem perto da agência do Bradesco.

Esse café, que na verdade é uma biscoiteria artesanal, é um dos meus preferidos em Monte Verde por ser bem simples mas de decoração rústica e todo cheio de plantas e flores.

A casa também é especializada em cucas, que são bolos de uma receita adaptada da Alemanha e, por isso, muito consumidos no sul do Brasil.

Endereço: Av. Monte Verde, 1035

Chocolate

Gressoney Chocolates

Sopa de morango do Gressoney Chocolates.
A famosa sopa de morango do Gressoney Chocolates em Monte Verde, MG.
foto: Divulgação

É a fábrica de chocolates mais antiga de Monte Verde onde, além dos chocolates tradicionais, bombons e trufas, os clientes podem comer diversas sobremesas preparadas na casa.

Destaque para a Sopa de Morango (morango batido acompanhado de uma bola de sorvete de creme e calda de chocolate da casa) e a Prímula, que é uma mistura de pão de mel com alfajor.

Festival Gastronômico de Monte Verde

Esse festival, que já é tradicional em Monte Verde, acontece todos os anos em datas variadas. Vários restaurantes participam com os mais variados pratos, o que atrai muitos turistas durante a sua realização. Funciona como boa parte dos festivais gastronômicos do país, onde os clientes precisam ir aos restaurantes para experimentar os pratos.

Uma coisa interessante que acontece durante o festival é a Sapecada do Pinhão, que segue uma tradição dos índios que habitavam a região e que, durante a temporada de pinhão na região, faziam fogueiras para se aquecerem e jogar os pinhões nela para que fossem assados e consumidos em seguida.

Agora que você leu o post já sabe onde comer em Monte Verde, né? Se tiver alguma sugestão, manda pra mim nos comentários. Vai ser um prazer falar de mais lugares nessa cidade incrível.

Onde beber em Monte Verde?

Todos os restaurantes são boas opções para beber em Monte Verde, isso porque quase todos oferecem pelo menos uma carta básica de vinhos e algumas cervejas artesanais ou importadas.

Para beber cerveja artesanal em Monte Verde eu indico a cervejaria Fritz, a qual eu já falei acima. Ela produz cervejas muito boas e tem um excelente cardápio de comida alemã.

Eu recomendo também o Arsenal da Cerveja, que fica na Av. Monte Verde, 858 (na Galeria Suíça), bem perto da cervejaria Fritz, e conta com diversas opções de cervejas nacionais e importadas.

Para beber vinho em Monte Verde eu recomendo o Wine Not, que conta com um sistema de open bar de vinhos, no qual o cliente se serve em uma máquina que armazena os vinhos na temperatura ideal, sem contato com o oxigênio.

Conclusão – O que comer em Monte Verde?

São tantas opções que fica difícil escolher o que comer em Monte Verde. Como estamos falando de uma cidade onde os restaurantes servem alguns pratos pouco comuns em muitos lugares do Brasil, eu recomendo que você procure pelos pratos mais famosos de lá. Seriam eles:

  • Truta – do restaurante Paulo das Trutas;
  • Fondue – na Casa do Fondue;
  • Comida alemã – no restaurante Rasselbock e;
  • O polpetoni da Cantina Portali di Napoli

Para sobremesa eu recomendo o chocolate quente e, principalmente, a sopa de morango da Gressoney Chocolates.


PLANEJE AQUI A SUA VIAGEM!

  • SEGURO VIAGEM: Seguro de viagem com desconto para leitores do blog!
    Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar o cartão em até 12x ou no boleto bancário, que dá mais 5% de desconto! Veja mais aqui.
  • HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel em Monte Verde pelo nosso parceiro Booking.
  • ALUGUEL DE CARRO: Pesquise pelo menor preço em todas as locadoras de uma só vez através da RentCars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português, dividem em até 12x no cartão ou com 5% de desconto no boleto e você é cobrado em Reais.
  • VOCÊ CONSEGUE FICAR SEM CELULAR?: Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip internacional pré pago com internet boa de verdade, para usar em 200 países. Conheça a America Chip.
  • PROBLEMAS COM SEU VOO?: Se você teve seu voo cancelado, atrasado, perdeu sua conexão ou teve sua bagagem extraviada ou danificada, a Resolvvi pode ter ajudar a solucionar esse problema sem sair de casa. Conheça a Resolvvi.
  • INGRESSO SEM FILA: Não perca tempo durante sua viagem enfrentando filas nas principais atrações turísticas do mundo. A GetYourGuide é um site de compras de ingressos online onde você pode comprar seus ingressos antecipados para atrações nas principais cidades do mundo e ainda não precisa enfrentar as filas quilométrica que costumam existir nesses locais.
error: Conteúdo protegido.