Cervejaria Fritz em Monte Verde (MG) e suas cervejas artesanais

Cervejaria Fritz em Monte Verde, MG.
foto: Divulgação
Cervejaria Fritz
Vale a pena a visita?
Eu gostei da Cervejaria Fritz e recomendo uma passadinha lá, pelo menos para experimentar algumas de suas cervejas que, além de frescas (por serem produzidas ali mesmo), são saborosas e harmonizam bem com os pratos da casa. Uma pena existir apenas 1 horário para visitação da fábrica. De qualquer forma, o restaurante está sempre aberto.
O ingresso é barato?
88
Vale meu tempo?
100
É uma boa experiência?
94
Estrutura (banheiros, restaurantes e etc.).
98
Conforto do ambiente (temperatura, limpeza e etc.).
100
A loja de souvenires é boa?
80
Os horários de visitação são bons?
86
Tempo de espera na fila é curto?
100
Reader Rating1 Vote
99
Prós
Cervejas frescas
Ambiente muito confortável
Contras
Poucos horários de visitação
Poucos souvenires para venda
93
AVALIAÇÃO
Site da Fritz

Tenho falado bastante aqui no Vou no Mundo sobre Monte Verde e é claro que cedo ou tarde eu ia tocar num assunto que adoro, que é cerveja artesanal. E como esse líquido sagrado é algo quase obrigatório para quem visita essa região, eu não poderia deixar de falar da Cervejaria Fritz, ou Fritz Cervejaria Artesanal que é seu nome de batismo.

Eu me surpreendi com o tanto de plaquinhas e letreiros da cervejaria alemã Paulaner que eu vi nos bares e restaurantes da cidade. Parecia até que eu estava em alguma cidadezinha da Baviera. Mas a Cervejaria Fritz também não fica pra trás, já que a maioria dos restaurantes e bares de Monte Verde tem suas cervejas nos cardápios.

Essa cervejaria é motivo de orgulho na cidade, já que ela está em funcionamento há mais de duas décadas, e é bastante elogiada e procurada por todos que visitam Monte Verde. E é uma cervejaria de dar orgulho mesmo, já que suas cervejas são muito boas e fazem parte da história da região.

Planeje sua viagem => Hotéis em promoção em Monte Verde (MG)

A importância de um seguro para viagens no Brasil

Camisetas Vou no Mundo eu sô mais Minas Gerais

Índice

Com o Airhelp você recebe indenização por voo cancelado ou atrasado, conexão perdida, bagagem extraviada e overbooking sem sair de casa.

História da Cervejaria Fritz

Tudo começou em 1993 quando o cervejeiro Jörg Franz Schwabe, que produzia cerveja de forma caseira apenas para sua família e amigos, decidiu passar a produzir cervejas de forma comercial. Inspirado nas tradições alemãs de produção de cerveja, ele inaugurou a Cervejaria Fritz.

No início da sua produção a água foi um elemento fundamental para estabelecer o padrão de sabor e aroma para que as cervejas atingissem um padrão desejado por Jörg. Hoje em dia quem é mais envolvido com esse meio cervejeiro sabe que é possível copiar de forma idêntica a água de qualquer lugar do mundo.

O mais comum é o uso de sais e minerais para “corrigir” a água de forma que ela se assemelhe à água de certas regiões do mundo. Daí então é possível que sejam recriados os estilos clássicos de alguma região em questão. Mas enfim, a Cervejaria Fritz continua tendo a água com um dos seus elementos mais importantes.

Hoje em dia o mestre cervejeiro Jörg ainda continua supervisionando a produção de sua cervejaria que, de tão famosa, possui mais 15 restaurantes espalhados pelo estado de São Paulo, onde suas cervejas e a gastronomia alemã são o carro chefe.

Onde fica a cervejaria Fritz

A cervejaria Fritz fica no centrinho comercial de Monte Verde, na rua R. Rolinha, 40, bem atrás do Bar e Restaurante Boteco do Lago, que fica na Avenida Monte Verde.

Gastronomia

A Fritz Cervejaria Artesanal em Monte Verde conta com um grande restaurante anexo à própria cervejaria. A cozinha desse restaurante, bem como a das suas outras unidades, é especializada em culinária alemã.

Nesse restaurante da Fritz você pode experimentar todas as cervejas produzidas na casa, as quais são sempre frescas por serem servidas pouco tempo após serem produzidas.

Nós fomos muito bem atendidos no restaurante da cervejaria. Os garçons foram muito atenciosos, explicando com calma cada uma das cervejas e pratos da casa. E ainda foram muito solícitos para nos ajudar com algumas fotos.

Culinária alemã na Cervejaria Fritz
foto: Divulgação/Fritz Cervejaria Artesanal

A carne de porco é mais do que presente no cardápio da cervejaria Fritz em Monte Verde e, dentre elas, o prato mais famoso é o Eisbein, já que em um bom restaurante alemão não pode faltar joelho de porco.

O cardápio também conta com salsichões, diversos tipos de preparações à base de carne suína, croquetes, salada de batata, chucrute e tudo mais que uma cozinha alemã deve ter.

Eles também servem refeições e outros petiscos mais “abrasileirados”.

🔻 CONHEÇA OS MELHORES HOTEIS DE MONTE VERDE 🔻

Econômicos => Hotéis econômicos em Monte Verde

Românticos => Hotéis românticos em Monte Verde

Bem avaliados => Hotéis mais bem avaliados em Monte Verde

Luxo => Hotéis luxuosos em Monte Verde

Cervejas

Atualmente a casa produz 6 estilos diferentes de cervejas, sendo 5 estilos clássicos alemães e 1 estilo americano.

Vale lembrar que no restaurante da Fritz você pode consumir chope ou cerveja. A diferença básica entre os dois é que o chope é servido em taças ou canecas e as cervejas vêm engarrafadas.

Existe uma discussão que diz que diferença entre chope e cerveja é que o chope não é pasteurizado enquanto a cerveja é pasteurizada. Mas se aprofundarmos nessa discussão veremos que não é bem assim já que existem diversos chopes no mercado que são vendidos em barris e são pasteurizados enquanto vemos várias garrafas contendo cervejas não pasteurizadas.

Sendo assim, para efeito de diferenciação aqui no post, chope é o que vem no caneco e cerveja vem na garrafa.

Köelsch

Chope Köelsch.
Um chope Köelsch de 500ml.

Essa cerveja é do estilo Kölsch (sem o “e”, já que este é o nome original do estilo), um estilo de cerveja típico da região da cidade de Colônia, no noroeste alemão. É uma cerveja produzida com leveduras de cervejas Ale, porém é fermentada em temperaturas de cervejas Lager, sendo então chamadas de cervejas de fermentação híbrida.

A Köelsh da Cervejaria Fritz tem um leve aroma de malte e notas frutadas bem leves também. Já a presença do lúpulo é percebida em seu aroma levemente herbal e floral. O mais marcante nessa cerveja é o sabor leve de malte e a refrescância provocada pela sua leveza e boa carbonatação.

Vai muito bem com o Eisbein (joelho de porco cozido e depois assado até pururucar).

Sabia que o Seguro Viagem é essencial para a sua segurança no exterior?

Weizen

Essa cerveja pertence ao estilo de mesmo nome, típico do sul da Alemanha, na Baviera. É uma cerveja feita de maltes de trigo e cevada, com predominância do primeiro. O nome Weizen significa “trigo” em alemão, mas é comum vermos esse mesmo estilo sendo chamado de Weiss, que por sua vez significa “branco”.

A Weizen tem em seu aroma notas de banana e cravo, com sabor marcante do trigo. Ela tem o corpo médio, final seco e baixo amargor, com uma sensação levemente picante.

Para acompanhar essa cerveja eu recomendo salsichões mais leves como o Weisswurst ou então algum peixe com pouca condimentação, o qual pode ser a truta, que além de leve e saboroso é bastante consumido na região. Evite carnes mais gordurosas e defumadas para acompanhar uma Weizen.

Dunkel

De estilo tradicional da cidade de Munique, na Baviera, essa cerveja tem a cor escura e notas leves de torrefação, toffee e caramelo. Eu percebi um chocolate bem de leve em seu sabor, que é seco e pouco amargo.

Carne de porco mais condimentadas harmonizam muito bem com essa cerveja, mas sobremesas levemente achocolatadas e não muito doces também dão muito certo com ela.

Chopeiras na Fritz em Monte Verde, MG.
Esses tanques na verdade servem como chopeiras onde os chopes são armazenados para serem servidos no restaurante logo que eles ficam prontos na fábrica da Cervejaria Fritz.

Klar

A Klar é uma cerveja Pilsen, um estilo que foi desenvolvido na região de mesmo nome, na República Tcheca, por volta do ano de 1840. Porém, foi um cervejeiro alemão da Baviera, Joseph Groll, o responsável pela sua criação.

Esse estilo fez sucesso muito rápido no mundo inteiro após a sua criação devido a seu caráter translúcido e de uma cor dourada, intensa e brilhante, coisa muito incomum para as cervejas da época.

A cerveja Klar Fritz é ligeiramente amarga, com notas maltadas, notas de cereais e de pão, porém de presença bem sutil.

Sua carbonatação é muito boa, o que a deixa bastante refrescante, muito indicada para os dias mais quentes, apesar de que eu a beberia em qualquer época do ano.

Essa é uma cerveja que harmoniza bem com diversos pratos, mas é excelente com frituras pouco condimentadas como torresmo, schnitzel (um filé suíno empanado e frito), batata frita e croquetes. Chucrute também cai muito bem com a Pilsen.

Evite pratos muito picantes ou muito condimentados.

Natur

Essa cerveja é uma Pilsen não filtrada, com uma maior maturação em relação à Klar. Ela é muito parecida com as Kellerbier do sul da Alemanha, que são cervejas consideradas de guarda, sendo produzidas para serem consumidas durante todo o verão.

Keller significa porão em alemão e kellerbier vem do fato de que estas cervejas eram produzidas nos porões das tabernas e armazenadas por lá durante o período mais frio. Em seguida, quando chegava o verão, elas eram servidas na própria taberna, sem passar por processos de filtragem, o que as deixava com uma aparência turva, apesar de clara.

A Natur tem notas de malte no aroma e paladar, com um baixo amargor e uma boa carbonatação.

Para acompanhar, vá de salsichas, salada de batata e chucrute.

Restaurante da Fritz
Mezanino do restaurante da Cervejaria Fritz. Aos fundos podemos ver os tanques da cervejaria.

IPA

As cervejas do estilo IPA (India Pale Ale) tem sua origem na Inglaterra, em uma época em que Índia era colônia inglesa. São cervejas mais lupuladas e mais alcoólicas, características que as conservam durante mais tempo, permitindo que elas durassem todo o percurso da Inglaterra à Índia quando elas eram enviadas para as tropas inglesas que estavam em solo indiano.

Esse estilo ganhou uma adaptação americana (American India Pale Ale, AIPA ou simplesmente IPA) e são as IPAs mais comuns de encontrarmos no Brasil. Seu aroma costuma ser cítrico, resinoso e muitas vezes com notas de frutas amarelas como manga e maracujá.

A IPA da Fritz tem características marcantes como notas levemente cítricas e frutadas, que são próprias do estilo. O amargor é mais intenso do que as outras cervejas acima, além da graduação alcoólica ser mais elevada.

Carnes vermelhas são recomendadas para acompanhar esse estilo de cerveja, mas minha sugestão é que você vá de Kasller (uma bisteca levemente defumada e frita, típica da Alemanha) ou peça os croquetes alemães da casa.

Passagens Promo é um site comparador de preços de passagens aéreas com descontos exclusivos.

Tour guiado na Cervejaria Fritz

De quarta a sábado a Cervejaria Fritz abre suas portas para um tour guiado pelo próprio cervejeiro.

No tour é contada a história da cervejaria e é explicado como funciona o processo de produção das cervejas da casa.

A visitação custa R$40,00 e dura cerca de 35 minutos e precisa ser agendado no restaurante anexo à cervejaria (eles não fazem reservas pelo telefone ou e-mail). Ao final da visita você ganha uma garrafa de cerveja da Fritz como lembrança.

Horários

  • Quarta a sexta: a partir das 19h.
  • Sábados: a partir das 13h.

Endereço da cervejaria Fritz

Onde fica: R. Rolinha, 40.

Na Rentacars você compara preços de aluguéis de carros com descontos e o melhor preço do mercado.

Outras unidades da Fritz

Veja aqui as outras unidades da Cervejaria Fritz em São Paulo.

Americana / SP

  • Av. Princesa Isabel, 160 – Centro
  • Telefone: (19) 3462-7308
  • E-mail: [email protected]
  • Facebook: @ChoppDoFritzAmericana
  • Instagram: @FritzAmericana

Araras / SP

  • Av. Dona Renata, 4488 – Centro
  • Telefone: (19) 3352-4058
  • E-mail: [email protected]
  • Facebook: @FritzAraras
  • Instagram: @Fritz_Araras

Campinas – Cambuí / SP

  • Rua Doutor Sampaio Ferraz, 319 – Cambuí
  • Telefone: (19) 3254-2753
  • E-mail: [email protected]
  • Facebook: @FritzCervejariaArtesanalCambui
  • Instagram: @FritzCambui

Campinas – Jardim Guanabara

  • Rua Dona Joana de Gusmão, 215 – Jardim Guanabara
  • Telefone: (19) 2121-6488
  • E-mail: [email protected]
  • Facebook: @FritzGuanabara
  • Instagram: @FritzGuanabara

Indaiatuba / SP

  • Rua Armando Sales de Oliveira, 1427 – Cidade Nova
  • Telefone: (19) 3329-4205
  • E-mail: [email protected]
  • Facebook: @ChoppDoFritzIndaiatuba
  • Instagram: @FritzIndaiatuba

Jundiaí / SP

Pindamonhangaba / SP [NOVA UNIDADE]

  • Rua dos Andradas, 589
  • Telefone: (12) 98281-4870
  • E-mail: [email protected]
  • Facebook: @Fritz.Pinda
  • Instagram: @FritzPinda

Piracicaba / SP

  • Avenida Independência, 2634, Alemães
  • Telefone: (19) 3377-7337
  • E-mail: [email protected]
  • Facebook: @FritzPiracicaba
  • Instagram: @FritzPira

Rio Claro / SP

  • Avenida 29, esq. rua 5 – Cidade Jardim
  • Telefone: (19) 3557-5257
  • E-mail: [email protected]
  • Facebook: www.facebook.com/fritzrioclaro

Santo André / SP

  • Rua das Caneleiras, 560 – Jardim
  • Telefone: (11) 2774-5322
  • Email: [email protected]
  • Facebook: @FritzSantoAndre
  • Instagram: @ChoppFritz

Santos / SP

  • Rua Goiás, 73 – Boqueirão
  • Tel.: (13) 3321-6588
  • E-mail: [email protected]
  • Facebook: @CervejariaFritzSantos
  • Instagram: @CervejariaFritzSantos

São José dos Campos / SP

  • Avenida São João, 920
  • CEP: 12.242-840
  • Telefone: (12) 3931.9058
  • E-mail: [email protected]
  • Facebook: @FritzCervejariaArtesanalSJC
  • Instagram: @sjc_fritz

São Paulo / SP

Taubaté / SP

  • Avenida Marechal Arthur da Costa Silva, 601 – Centro
  • Telefone: (12) 3629-3237
  • E-mail: [email protected]
  • Facebook: @FritzCervejariaArtesanalTaubate
  • Instagram: @FritzTaubate

Conclusão – Vale a pena ir na Cervejaria Fritz em Monte Verde?

Se você gosta de cerveja, vale muito a pena visitar a cervejaria artesanal Fritz em Monte Verde (MG).

Caso você fique na dúvida sobre qual cerveja beber, peça a régua de degustação com diversas cervejas da casa. E se estiver na dúvida do que comer, sugiro que peça o Klaus, que é uma pequena degustação de diversos pratos que estão no cardápio da cervejaria Fritz.


PLANEJE AQUI A SUA VIAGEM!

  • SEGURO VIAGEM: Seguro de viagem com desconto para leitores do blog!
    Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar o cartão em até 12x ou no boleto bancário, que dá mais 5% de desconto! Veja mais aqui.
  • HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel em Monte Verde pelo nosso parceiro Booking.
  • ALUGUEL DE CARRO: Pesquise pelo menor preço em todas as locadoras de uma só vez através da RentCars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português, dividem em até 12x no cartão ou com 5% de desconto no boleto e você é cobrado em Reais.
  • VOCÊ CONSEGUE FICAR SEM CELULAR?: Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip internacional pré pago com internet boa de verdade, para usar em 200 países. Conheça a America Chip.
  • PROBLEMAS COM SEU VOO?: Se você teve seu voo cancelado, atrasado, perdeu sua conexão ou teve sua bagagem extraviada ou danificada, a AirHelp pode ter ajudar a solucionar esse problema sem sair de casa. Conheça a AirHelp.
  • INGRESSO SEM FILA: Não perca tempo durante sua viagem enfrentando filas nas principais atrações turísticas do mundo. A GetYourGuide é um site de compras de ingressos online onde você pode comprar seus ingressos antecipados para atrações nas principais cidades do mundo e ainda não precisa enfrentar as filas quilométrica que costumam existir nesses locais.