fbpx

Falar de cerveja artesanal em Monte Verde (MG) me deixa com água na boca morrendo de vontade de voltar lá. A cidade não é o melhor lugar para turismo cervejeiro no Brasil, claro, mas existem boas opções para os amantes de cerveja se esbaldarem quando estiverem por lá. E as opções vão desde cervejarias a bares especializados na bebida.

Como eu sou um fã assumido de cerveja artesanal, eu me senti em casa em Monte Verde. Não que minha casa seja uma cervejaria, mas me senti à vontade ao encontrar pelo menos um ou dois rótulos de cerveja artesanal em qualquer bar e restaurante que eu sentei.

Rua em Monte Verde, MG.

E o mais legal para quem é fã, assim como eu, de cerveja artesanal, é que vários restaurantes que ficam na Avenida Monte Verde têm uma plaquinha da cervejaria alemã Paulaner. Essa avenida é a principal da cidade e é onde se concentra a maior parte do fluxo de turistas e é nos seus arredores que ficam a maioria dos bares e restaurantes voltados para esse público.

Planeje sua viagem

Índice

Cervejarias artesanais em Monte Verde

Monte Verde têm duas cervejarias artesanais com uma boa capacidade de produção cada. Isso é interessante porque quem visita a cidade tem a chance de experimentar cervejas frescas e que não viajaram quase nada para chegar no seu destino final.

A distância do consumidor à fábrica é um fator levado em conta para os apreciadores mais especializados em cervejas artesanais. Isso porque a logística favorece que os estabelecimentos que estão mais perto da cervejaria consigam ter sempre cervejas mais novas em seus estoques, tanto cervejas em garrafa quanto em barris.

Não estou desfazendo das cervejas que consumimos cujas fábrica estão mais distantes de nós. O que quero dizer é que são características diferentes, já que muita cervejas são bem melhores quando consumidas frescas, como as Pilsen ou IPAs, principalmente as que levam grandes cargas de lúpulos aromáticos.

Fritz Cervejaria Artesanal

Cervejaria Fritz em Monte Verde, MG.
A Fritz é um excelente local para beber uma boa cerveja artesanal em Monte Verde.
foto: Divulgação

Eu fiz um outro post falando especialmente da Fritz e recomendo que você leia já que nele eu dou mais detalhes sobre essa cervejaria.

A Fritz é uma cervejaria artesanal em funcionamento em Monte Verde desde 1993 e que hoje tem mais de 15 bares temáticos da marca espalhados pelo estado de São Paulo.

Na cervejaria são servidas as 6 cervejas que são produzidas por lá, tanto quem garrafas, quanto na pressão. Além disso, a cozinha do restaurante anexo à cervejaria é especializada em culinária alemã, então comida boa para acompanhar as cervejas é o que não vai faltar por lá em sua visita.

O próprio cardápio da Fritz tem recomendações de quais cervejas harmonizam com cada um dos pratos da casa. Mas fique à vontade para pedir sugestões para os garçons, já que eles vão saber explicar melhor as diversas opções de harmonizações.

Tour na cervejaria artesanal Fritz

E por falar em visita, o lugar tem suas portas abertas para receber visitantes em um tour guiado pelo próprio cervejeiro nos seguintes horários: Quarta a sexta – a partir das 19h. Sábados – a partir das 13h.

Endereço: R. Rolinha, 40

Vai Viajar e precisa de internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Na America Chip você pode comprar chip com acesso a internet no exterior e recebê-lo em casa, com conexão 4G garantida em diversos países.

QUERO O MEU CHIP >>

Cervejaria Monte Verde

Essa cervejaria não é tão antiga quanto a Fritz e ela também não conta com um bar ou restaurante anexo, mas ela está localizada no centrinho turístico de Monte Verde, num local de bem fácil acesso.

Atualmente eles estão produzindo 3 estilos de cervejas: Pilsen, Weiss e IPA. As cervejas são muito boas, por sinal, e são fáceis de serem encontradas nos diversos bares, restaurantes e empórios da cidade.

Endereço: Av. Monte Verde, 847.

Booking.com

Bares de cerveja artesanal em Monte Verde

Como eu falei acima, vários bares têm uma plaquinha da cerveja Paulaner em Monte Verde. Esse cerveja alemã é bem famosa na cidade, mas mesmo que os restaurantes tenham essa placa ou quadros dessa cerveja, você encontrará muitas opções de cervejas artesanais nos bares de Monte Verde.

Arsenal da Cerveja

No Arsenal da Cerveja em Monte Verde, MG.

O Arsenal da cerveja fica na Galeria Suiça, bem no centro da cidade. É uma loja especializada em rótulos nacionais e importados, com uma grande variedade de opções, algo muito raro de se ver, inclusive nos grandes centros.

A loja não têm muitas opções de petiscos, mas os clientes podem consumir suas cervejas ali mesmo. Geralmente, todas as cervejas que estão nas prateleiras para serem levadas para casa estão também disponíveis geladas.

E para completar, o atendimento que tive por lá foi excelente. O funcionário estava sempre disposto a ajudar e era muito simpático.

Quanto aos preços, eu achei bem justos, principalmente por Monte Verde ser uma cidade mais cara devido ao turismo.

Endereço: Galeria Suíça. Av. Monte Verde, 858.

Confraria Paulistânia

Esse restaurante leva o nome da Cerveja Paulistânia, produzida em São Paulo. Por lá é possível encontrar rótulos da marca além de vários outros rótulos importados pela Bier & Wein, uma importadora de cervejas que se consolidou no mercado trazendo grandes marcas para o Brasil.

E para acompanhar, são várias opções de pratos e petiscos que a casa oferece.

Endereço: Galeria Suíça. Av. Monte Verde, 858.

Rasselbock

Comida alemã no restaurante Rasselbock.
foto: Divulgação/Rasselbock.

Esse é um típico restaurante alemão, com ares dos Alpes Bávaros por ser rodeado de uma mata nativa com diversos pinheiros, além das montanhas ao redor e do clima mais frio da região.

Todos os pratos da casa são preparados conforme as antigas receitas das tradições culinárias do sul da Alemanha, sem invenções, variações ou adaptações.

As carnes defumadas, por exemplo, são preparadas em um defumador artesanal, com madeira de verdade e sem aromatizantes ou banhos de fumaça líquida.

Devido a todo esse cuidado com o preparo da comida, já aviso que o Rasselbock não é um lugar para quem tem pressa. Comida boa precisa ser preparada na hora, com cuidado e carinho, portanto, se for até lá, relaxe e curta o momento.

E como não podia faltar, as cervejas servidas por lá são de produção regional, mas eles também servem diversos rótulos importados da Alemanha como a Paulaner e Erdinger.

Na minha opinião o Rasselbock é um dos melhores lugares para beber uma cerveja artesanal em Monte Verde, principalmente por causa dos pratos alemães, que são excelentes.

Endereço: Estrada para Monte Verde, Km 3, dentro do Hotel Itapuá.

Sabia que o seguro viagem é essencial para a sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras.

Aproveite e ganhe até 5% de desconto usando o cupom VOUNOMUNDO5.

FAZER COTAÇÃO >>

Krause Haus

Outro restaurante alemão que merece destaque aqui nesse post é o Krause Haus, já que ele também conta com uma boa carta de cervejas artesanais.

Seus pratos também são produzidos com muito cuidado e a maior parte deles é preparada na hora, sem nada de microondas.

Além dos pratos e petiscos, a casa comercializa embutidos como salsichas, linguiças e salames. Para quem é fã desse tipo de iguaria, não deixe de visitar o local.

Endereço: Avenida Monte Verde, 908. 2° piso. Fundos.

Villa Donna

Risoto no Villa Donna Bistrô.

Esse restaurante é especializado na cozinha italiana de forma geral, e tem em seus risotos os seus melhores pratos. Só da casa servir um risoto de eisbein (joelho de porco cozido e depois assado) já ganhou a minha preferência.

Além da boa carta de cerveja com muitas opções de harmonizações com os pratos da casa, o Villa Donna também tem uma carta de vinhos muito boa, com opções nacionais e importadas para todos os gostos e bolsos.

Endereço: Rua Rolinha, 33 (esquina com Av. Monte Verde), Loja 06 – Vila Europa.

Recanto das Araucárias

Esse é um empório muito famoso em Monte Verde. Entre seus principais produtos estão queijos mineiros premiados, doces, cachaças e cervejas artesanais mineiras, as quais podem ser consumidas no local.

Não é propriamente um bar, mas o clima por lá é daquelas vendinhas da roça, que a gente se apega e não tem vontade de sair.

Wine Not

E se você quiser dar um tempo nas cervejas ou não curtir muito essa bebida, não fique triste pois a maioria dos restaurante da cidade tem boas cartas de vinho.

Além disso existem estabelecimentos especializados em vinhos por lá, como é o caso do Wine Not, o qual me chamou muito a atenção por ter um sistema automatizado de resfriamento e serviço de vinhos.

Por lá eles oferecem opções de garrafas inteiras ou então taças com diversas dosagens, por exemplo, de 50ml, 100ml, 150ml e por aí vai.

Existe também a opção de open bar, onde o próprio cliente se serve uma máquina especial que mantém o vinho resfriado sem entrar em contato com oxigênio, o que ajuda a preservar os aromas e seu sabor sem alterações pela oxidação.

Endereço: Av. Monte Verde, 693 – loja d.

Conclusão – Onde beber cerveja artesanal em Monte Verde.

Por se tratar de uma cervejaria local com um restaurante anexo, a cervejaria Fritz é a minha primeira indicação de onde beber cerveja artesanal em Monte Verde. Os pratos da cozinha alemã servidos por lá proporcionam excelentes possibilidades de harmonização com as cervejas da casa.

Eu recomendo também o Arsenal da Cerveja que, além de ter diversos rótulos de cervejas locais e nacionais, conta com muitas opções de cervejas importadas. Os preços das cervejas costumam ser bem em conta por lá.

Você conhece algum outro estabelecimento especializado em cerveja artesanal em Monte Verde? Se tiver alguma sugestão, me conta aqui nos comentário. E se tiver mais sugestões sobre bons lugares para beber vinho por lá, me fala também. Não sou um grande entendedor do assunto mas de repente eu consigo escrever alguma coisa.

PLANEJE AQUI A SUA VIAGEM!

  • SEGURO VIAGEM: Seguro de viagem com desconto para leitores do blog!
    Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar o cartão em até 12x ou no boleto bancário, que dá mais 5% de desconto! Veja mais aqui.
  • HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel em Monte Verde pelo nosso parceiro Booking.
  • ALUGUEL DE CARRO: Pesquise pelo menor preço em todas as locadoras de uma só vez através da RentCars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português, dividem em até 12x no cartão ou com 5% de desconto no boleto e você é cobrado em Reais.
  • VOCÊ CONSEGUE FICAR SEM CELULAR?: Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip internacional pré pago com internet boa de verdade, para usar em 200 países. Conheça a America Chip.
  • PROBLEMAS COM SEU VOO?: Se você teve seu voo cancelado, atrasado, perdeu sua conexão ou teve sua bagagem extraviada ou danificada, a Resolvvi pode ter ajudar a solucionar esse problema sem sair de casa. Conheça a Resolvvi.
  • INGRESSO SEM FILA: Não perca tempo durante sua viagem enfrentando filas nas principais atrações turísticas do mundo. A GetYourGuide é um site de compras de ingressos online onde você pode comprar seus ingressos antecipados para atrações nas principais cidades do mundo e ainda não precisa enfrentar as filas quilométrica que costumam existir nesses locais.
error: Conteúdo protegido.