Um passado em chamas, as cinzas de um futuro e o Museu Nacional

Incêndio no Museu Nacional.
Luto. Crédito: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Nenhum fenômeno é tão fascinante quanto o fogo. Labaredas se esgueirando o mais alto que sua fonte combustível lhes permite. Sua luz atrai insetos tanto quanto hipnotiza a nós humanos por horas, dias talvez. Ao final da fogueira, todos se dão conta do término do fascínio e retornam à sua própria consciência, como se, em um estalar de dedos, a vida voltasse a fazer sentido.

E quem viu de longe, na inocência de não imaginar que se tratava de um incêndio, talvez tenha parado por minutos, horas, contemplando o último espetáculo proporcionado pelo Museu Nacional. Não um espetáculo para arrancar palmas da plateia, mas um que arrancou lágrimas do mundo, ou ao menos deveria ter arrancado. Talvez se todos os brasileiros tivessem chorado juntos, logo nos primeiros minutos de combustão, nossas lágrimas seriam suficientes para apagar aquela fagulha.

O que se deu foi uma grande labareda, registrada em lentes, na memória, em satélites e nos corações de todos que possam vislumbrar uma mínima noção do que aquilo tudo significa. Como uma obra de arte aquele incêndio representou nosso amor ao fogo, nosso fascínio a tudo que queima, ao nosso descaso com o passado em nossas curtas memórias. Nós, de longe, só observamos aquele incêndio que começou há décadas atrás, aguardando a melhor oportunidade para se exibir ao mundo.

Roma já queimou, as bruxas também foram queimadas, bem como os homens da ciência e razão, enquanto os homens de Deus ditavam suas regras, se saciavam de poder e gozavam das fístulas arrancadas do que seria o nosso futuro, nos entregando um grande circo, nos fascinando com seu fogo hipnótico. A fata morgana que nos leva a erguer as mãos, alçando um abraço que não virá.

É o fogo sustentado pelos repasses de pouco provento, pela culpa que passa de mão em mão tal qual uma brasa quente, prestes a se incendiar. Seu comburente nem é mais o oxigênio, há muito de nós arrancado, desse nosso suspiro que ainda nos resta. É ele o nosso fascínio pelo que é divino, pelo que é promessa de um futuro mais bíblico, tão belo quanto Gênesis, entregue às mãos dos modernos homens de Deus, mas de pouco perdão.

O fogo já se extinguiu e com ele nossas heranças, nossos contos, glórias, nossas desonras e vergonhas. Essas duas últimas lá presentes não por orgulho, mas pelo exemplo de que a exiguidade não nos leva a nada, não deveria pertencer ao nosso futuro. O pós fascínio é assim, nossas vidas voltando ao normal, sem sabermos o que nos levou ao transe, ao torpor, ao breve momento de turbidez nos afogando em nossas próprias duvidas a se contradizer e concretizar. Tudo ao mesmo tempo.

Quanto às lágrimas de hoje, essas já não valem mais nada. Guardem-nas para os prantos que ainda vamos derramar, pois serão necessários. Nosso passado em chamas já nos mostrou. A nós, sobraram as cinzas desse pretérito, o prenúncio do nosso próprio futuro.

Às cinzas voltaremos, eu sei, mas nossa história merece muito mais que isso.

Incêndio no Museu Nacional.
Luto – Museu Nacional em chamas.
Crédito: Tânia Rêgo/Agência Brasil

PLANEJE AQUI A SUA VIAGEM!

  • SEGURO VIAGEM: Seguro de viagem com desconto para leitores do blog!
    Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar o cartão em até 12x ou no boleto bancário, que dá mais 5% de desconto! Veja mais aqui.
  • HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel no Rio de Janeiro pelo nosso parceiro Booking.
  • ALUGUEL DE CARRO: Pesquise pelo menor preço em todas as locadoras de uma só vez através da RentCars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português, dividem em até 12x no cartão ou com 5% de desconto no boleto e você é cobrado em Reais.
  • VOCÊ CONSEGUE FICAR SEM CELULAR?: Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip internacional pré pago com internet boa de verdade, para usar em 200 países. Conheça a America Chip.
  • PROBLEMAS COM SEU VOO?: Se você teve seu voo cancelado, atrasado, perdeu sua conexão ou teve sua bagagem extraviada ou danificada, a AirHelp pode ter ajudar a solucionar esse problema sem sair de casa. Conheça a AirHelp.
  • INGRESSO SEM FILA: Não perca tempo durante sua viagem enfrentando filas nas principais atrações turísticas do mundo. A GetYourGuide é um site de compras de ingressos online onde você pode comprar seus ingressos antecipados para atrações nas principais cidades do mundo e ainda não precisa enfrentar as filas quilométrica que costumam existir nesses locais.