fbpx

Sem dúvidas as cervejas Trapistas são umas das mais cultuadas no mundo e, dentre elas, as cervejas da Westvleteren são as mais cobiçadas. Essa cervejaria foi fundada em 1838 na abadia trapista de Sint Sixtus, na pequena cidade de Vleteren, na Bélgica. Desde a sua fundação, a cervejaria vem produzindo algumas das cervejas mais elogiadas no mundo.

Infelizmente a cerveja Westvlteren não é vendida fora da abadia onde a mesma é produzida. Na verdade, a melhor maneira de comprar é no café anexo à cervejaria, o In De Vrede, já que as visitas tanto à abadia quanto à cervejaria são restritos. As outras formas de comprá-la eu falo mais abaixo.

Como todo lucro com as vendas de cerveja nas abadias trapistas são revertidos para a subsistência, com o excedente sendo destinado a reformas e caridade, raramente os monges da cervejaria Westvleteren abrem suas vendas para o atacado. Isso só é feito quando eles precisam de uma renda a mais para custear alguma obra ou destinar o lucro para alguma causa especial.

E como é tão difícil comprar a Westvleteren fora do In De Vrede, principalmente aqui no Brasil, onde ela é vendida informalmente por preços absurdos, muita gente vai até a abadia (ao café, na verdade) para comprá-la quando estão visitando a Bélgica.

Sendo assim, eu preparei esse artigo com todas as informações sobre a cerveja Westvleteren bem como as melhores formas de você chegar na cervejaria.

Abadia de Sint Sixtus.
Entrada da abadia de Sint Sixtus onde fica a Westvleteren.
foto: Internet.

Planeje sua viagem

Índice

Onde fica a cervejaria da Westvleteren?

A cervejaria trapista Westvlteren funciona dentro da Abadia de Sint Sixtus, que é uma abadia católica da ordem Trapista e está localizada na pequena cidade de Vleteren, na vila que também se chama Westvleteren.

A cidade de Vleteren tem outras duas pequenas vilas: Oostvleteren e Woesten. Ela fica a 11 Km da fronteira com a França, no oeste belga.

As distâncias até a Westvleteren são:

  • de Bruxelas: 140 Km
  • de Bruges: 70,6 Km
  • de Poperinge: 6,4 Km
Café In de Vrede, Westvleteren
Café In De Vrede, onde se pode, oficialmente, comprar as cobiçadas Westvleteren.

O que são cervejas Trapistas?

Cervejas Trapistas são produzidas em mosteiros e abadias católicas da Ordem Trapista que também é conhecida como Ordem dos Cistercienses Reformados de Estrita Observância. Essa congregação é derivada da Ordem de Císter e tem como princípio fundamental a regra de São Bento ora et labora (orar e trabalhar).

As cervejas são produzidas pelos monges dessas abadias ou sob sua supervisão e tem como finalidade o consumo interno. Outra finalidade da produção dessa cerveja é a venda com o lucro voltado para a subsistência ou então doado para alguma instituição de caridade ou causa social.

Nesse artigo eu explico melhor o que são as cervejarias trapistas.

As cervejas da Westvleteren

As garrafas da cerveja trapista Westvleteren.
As garrafas da Westvleteren não possuem rótulos e são identificadas pelas suas tampas.
foto: Divulgação.

As cervejas da Westvleteren são bastante conhecidas entre os apreciadores de cerveja, principalmente entre os mais experientes. Isso porque há uns anos a Westvleteren 12 foi considerada a melhor cerveja do mundo e esse “título” durou muito tempo. Mesmo hoje seus 3 rótulos figuram entre os melhores do mundo em seus respectivos estilos.

Como já adiantei no início do post, essas cervejas não podem ser compradas fora do café In De Vrede, que é anexo à abadia. Claro que você vai encontrá-las em diversos bares e restaurantes da Bélgica, mas essas vendas são informais.

As 3 cervejas da Westvleteren são:

  • Westvleteren 6 – uma Belgian Blond Ale com 5,8% de álcool. É a melhor que já bebi nesse estilo.
  • Westvleteren 8 – uma Belgian Dubbel com 8% de álcool. Que eu me recorde eu experimentei apenas duas cervejas melhores que esta nesse mesmo estilo: a Dominus Dubbel e a Westmalle Dubbel.
  • Westvleteren 12 – uma Belgian Strong Dark Ale com 10,2% de álcool. Sem dúvida é a melhor do estilo, sem nenhuma concorrente que chegue perto dela. Os aromas de frutas secas, madeira e um leve toque de conhaque tornam essa cerveja única. Sem comparação.

Como comprar as cervejas da Westvleteren?

1 – No Café In De Vrede

Como eu disse antes, a melhor maneira formal de comprar as cervejas da Westvleteren é no café In De Vrede e mesmo assim existem restrições. São apenas duas caixas por cliente, cada uma contendo 6 garrafas de 330ml, sendo que quando a procura é alta eles restringem para 1 caixa apenas. Essas caixas podem ser compradas dentro da lojinha do café.

Você pode comprar as caixas com um mix dos 3 rótulos ou apenas 1. Isso fica a seu critério mas vai depender da disponibilidade das mesmas.

No café você pode beber qualquer uma das 3 Westvleteren, desde que elas estejam disponíveis. Não existe um limite de consumo por cliente mas o bom senso sempre prevalece e como o In De Vrede faz parte de um ambiente monástico, dificilmente os atendentes vão vender cervejas para quem estiver embriagado.

2 – Comprando 48 garrafas diretamente na abadia
Caixas da cerveja trapista Westvleteren.
Caixas da cerveja trapista Westvleteren.

É possível comprar 48 (as vezes 24, dependendo da demanda) garrafas das cervejas Westvleren, mas pra isso você precisa de uma estratégia um pouco mais complicada, apesar de não ser nada informal ou antiético.

Esse método é bastante complicado para quem não mora na Bélgica ou nas proximidades da cervejaria, já que é necessário ir de carro para coletar. Mesmo indo de carro alugado, ainda existem algumas barreiras.

Para comprar você precisa se registar no site da abadia no link “criar conta” e, logo após o registro, você receberá por e-mail um link para confirmar o registro.

Quando completar o seu registro, você precisa ir ate a página de vendas, onde você será destinado a uma sala de espera. Isso mesmo, uma sala de espera, ainda que virtual. Você precisa aguardar, com a janela aberta, ate que sua compra seja liberada. Enquanto você aguarda é possível escolher alguns outros itens que são vendidos na abadia, além das cervejas.

Após a liberação da sua compra, você tem 10 minutos para concluir o pedido. Portanto eu aconselho que você coloque no carrinho de compras todos os itens que você deseja comprar. Ao finalizar a compra, você deverá escolher uma das datas de coleta que estão disponíveis no calendário de coleta.

Calma que ainda tem mais. Após definir a data de coleta, você precisa registrar a placa do carro com o qual você vai coletar as cervejas. Não existe outro meio de coletá-las sem ser de carro. Se chegar a pé ou de bicicleta nem adianta chorar pois eles são inflexíveis. A placa do carro precisa ser registrada no site, em seu cadastro pessoal, ate no máximo 24 horas antes do horário que você agendou a coleta, o qual também é bem rígido.

É importante saber que você só pode fazer uma compra por carro, portanto, se alguém mais que tenha comprado dessa forma quiser aproveitar seu carro para dividir a compra, essa pessoa não vai conseguir coletar as cervejas.

A única pessoa que pode coletar as cervejas é a que fez o cadastro e todo o procedimento de compra. A compra é intransferível e, novamente, não adianta insistir ou dar qualquer desculpa para tentar convencer os entregadores.

Sendo assim, se você está pensando em comprar dessa forma, preste atenção nesses detalhes pois, se você tiver que alugar um carro, vai precisar saber o número da placa dele com bastante antecedência. E se você não puder ir na coleta, infelizmente irá perder sua compra, tendo o valor da compra estornado em seguida.

Como as garrafas e engradados são retornáveis, você precisará pagar um valor extra por cada um deles, a não ser que você os leve. De qualquer forma, no momento da compra você precisará pagar um depósito pelos engradados e pelas garrafas. Caso você os tenha, leve-os e entregue-os no momento da coleta que o depósito será estornado em seu cartão. Se você não levar os vasilhames, o estorno não será feito, mas sua compra estará garantida, apesar do acréscimo devido aos vasilhames.

Como eu disse, essa é uma forma muito complicada para comprar essas cervejas, mas é a melhor maneira que eles conseguiram de dar uma chance para todos comprarem, já que a produção é pequena e a procura é enorme.

3 – Comprar pela loja virtual

É possível comprar pela internet, mas por esse meio você vai pagar muito mais em cada cerveja, além do frete que costuma ser muito alto para o Brasil.

O site da compra pertence ao café In De Vrede e eles são os responsáveis pela entrega. Ao comprar as cervejas da Westvleteren pela internet você poderá encomendar no máximo 12 garrafas (dois packs com 6 garrafas cada). Se você quiser mais, precisará fazer outra compra e pagar um frete separado pra essa nova compra.

4 – Em bares ou lojas de cerveja
Delirium Café em Bruxelas.
Delirium Café em Bruxelas.
foto: Divulgação.

Como eu adiantei, se você quiser comprar sem ser por uma das três maneiras anteriores, você só vai conseguir comprar a Westvleteren em bares, restaurantes ou em lojas especializadas, mas vai pagar de 3 a 5 vezes o valor original da cerveja. Isso dentro da Bélgica porque se comprar em outros países certamente vai pagar ainda mais caro.

Esses estabelecimentos que as vendem dessa forma normalmente as compram pelo método número 2 ou, nos casos dos estabelecimentos mais próximos da abadia, pelo método 1.

Os monges trapistas da Abadia de Sint Sixtus preferem optar por toda essa burocracia para que não exista nenhum tipo de lucro em cima das suas cervejas, apesar disso acontecer com muita frequência. De qualquer forma eles sempre alertam que não gostariam que isso fosse feito e quando descobrem que alguém está revendendo suas cervejas, seu nome e cadastro são bloqueados.

Quanto custa a Westvleteren?

Comprando a cerveja Westvleteren no café In De Vrede

Os preço das cervejas no café In De Vrede são:

  • nº 6 (5,8% vol. Alc.) – 4,00
  • nº 8 (8% vol. Alc.) – 4,70
  • nº 12 (10,2% vol. Álcool) – 5,30

Para levar para casa os preços podem ser um pouco mais baixos, mas geralmente seguem o preço das cervejas do cardápio.

Vai Viajar e precisa de internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Na America Chip você pode comprar chip com acesso a internet no exterior e recebê-lo em casa, com conexão 4G garantida em diversos países.

QUERO O MEU CHIP >>

Comprando de carro na abadia
  • nº 6 (5,8% vol. Alc.) = € 36,20 – por engradado*
  • nº 8 (8% vol. Alc.) = € 41,20 – por engradado
  • nº 12 (10,2% vol. Álcool) =  46,40 – por engradado

*cada engradado contém 24 garrafas de 330ml

Valor dos depósitos

  • Engradado de madeira* + 24 garrafas vazias = € 15,00
  • Apenas o engradado de madeira = 12,60 €
  • Garrafa vazia = 0,10 €
Comprando pela internet

Você pode comprar no máximo 2 packs de Westvleteren, com 6 cervejas cada, num valor de €59,00 o pack, além do frete para o Brasil que pode variar entre €50,00 e €80,00.

Caso você queira comprar mais de 2 packs, precisará fazer outra compra pagando um novo frete.

Comprar Westvleteren nos bares da Bélgica

Além de informais, esse tipo de venda é de certa forma ilegal, já que a cervejaria não emitiu nenhum tipo de nota fiscal que permita a revenda ao vendê-las para seus clientes. Os bares que a vendem estão sujeitos às penalidades previstas em lei já que não têm nota fiscal.

O valor de uma garrafa de Westvleteren nos bares e lojas de cerveja da Bélgica variam entre €15,00 a €25,00. Mas já ouvi casos de quem pagou mais barato e de quem também pagou bem mais caro.

No Brasil é possível encontrar anúncios em sites como o Mercado Livre onde os vendedores cobram de R$150,00 a R$300,00 pela Westvleteren 12. É impossível saber se o líquido dentro da cerveja é de verdade a cerveja original que eles anunciaram, sendo que ela pode ser facilmente adulterada pelos vendedores. Eu nunca compraria uma cerveja dessa forma, ainda mais com um preço tão elevado assim.

Como visitar a Westvleteren

Uma consideração, antes de tudo, é que as visitas à abadia e à cervejaria são fechadas para o público. Você só consegue visitá-la se tiver algum convite especial, o que é muito raro.

A visita fica restrita ao café In de Vrede. Não que isso seja um problema, uma vez que os 3 rótulos da cerveja quase sempre são servidos por lá, sem falar na comida, que é deliciosa.

É possível conhecer também o Claustrum, que é um centro de informações, que fica próximo ao In de Vrede, onde dá pra aprender um pouco sobre a vida e a rotina dos monges da abadia.

O café In De Vrede

Queijo trapista e Westvleteren 12.
Queijo trapista e Westvleteren 12.

Por ser a única parte da Abadia de Sint Sixtus que pode receber pessoas de fora, o In De Vrede costuma ficar cheio nos finais de semana e nos dias mais quentes.

É normal vermos famílias com crianças lá dentro, já que boa parte dos visitantes são moradores locais ou das redondezas que vão comprar cervejas e aproveitam para almoçar.

As únicas bebidas alcoólicas servidas no café são as cervejas Westvleteren e alguns poucos vinhos e aperitivos.

Para comer, além dos pratos do dia, eles servem um queijo maravilhoso produzido por eles, além de outros pratos. Tem também um patê produzido na abadia que é feito de carne e é revestido por um tipo de gelatina incolor. É muito gostoso.

De sobremesa eles servem um sorvete lupulado, feito com lúpulo produzido por eles mesmos. Muitos clientes pensam que vão encontrar um sorvete amargo ou extremamente aromático como as IPA’s americanas, mas a presença do lúpulo é bem sutil, com um aroma floral bem no fundo, além de não ser nada amargo.

Acesse o site do café In De Vrede para consultar os horários de funcionamento do estabelecimento.

Como chegar na Westvleteren

Não existe transporte público como trens e ônibus ate a Abadia de Sint Sixtus. Sendo assim, caso você não esteja indo de carro, a melhor maneira de chegar ate lá é indo ate Poperinge, que é a cidade mais próxima, e seguir as orientações abaixo para chegar na abadia.

De carro (próprio ou alugado)

Como não existem locadoras de carros em Poperinge, fica complicado chegar até lá e procurar alguma locadora em alguma cidade próxima. Nesse caso, o melhor a se fazer é ir ate uma cidade que tenha locadora e de lá ir até a Westvleteren, sem necessariamente passar por Poperinge.

Confira na Rentcars as melhores opções de aluguel de carro para chegar à Westvleteren.

De qualquer forma, para quem estiver indo de carro e quiser passar por Poperinge, é só seguir as orientações do mapa abaixo. Caso queira usar um GPS, o endereço é: Donkerstraat 13 – 8640. Vleteren.

De Poperinge para Westvleteren

Para quem não está de carro, o melhor é ir de trem até a cidade de Poperinge, cujo centro fica a aproximadamente 6Km de distância da abadia. Como a Bélgica é toda cortada por linhas de trem, não é difícil chegar em Poperinge. No site da Rail Europe é possível encontrar várias opções com muitos horários disponíveis, inclusive indo de outros países europeus para lá.

Como existem várias companhias de trem na Europa, o usuário do site da Rail Europe pode ficar um pouco confuso quanto à usabilidade do site. Ainda assim dá para ter uma noção dos valores, horários, tempo de viagem e etc.

O idioma falado na região é o Neerlandês, ou Flamengo, porém, devido à proximidade com a França, muitas pessoas falam francês por lá. Existe também um dialeto local, chamado de Westvlams, que mistura o francês, um pouco do inglês e o neerlandês medieval, mas esse dialeto é usado apenas entre os moradores locais.

A maioria das pessoas que trabalham no comércio por lá falam inglês, mas é bom ter um pouco de cautela e não contar só com essa língua, já que os mais velhos podem não saber falar tão bem. Eu mesmo peguei um táxi no qual a taxista não falava quase nada de inglês. Por sorte, conseguimos nos comunicar com gestos e algumas poucas palavras mais universais.

Poperinge City Hall
User:LimoWreck / CC BY-SA

Poperinge é uma cidade pequena, por isso sua estação de trem fica bem próxima do centro, onde existe uma pequena atividade comercial. E por ser pequena, Poperinge pode ser explorada a pé.

A partir daí, existem algumas opções para se chegar à abadia, mas antes de planejar sua ida ao In de Vrede, é bom conferir o calendário de funcionamento deles para não dar de cara com as portas fechadas.

A pé ate a Westvleteren

Desde que não esteja chovendo e que o tempo esteja agradável, não é um problema muito grande chegar a pé na abadia. A caminhada é de aproximadamente 6Km, portanto, é preciso um mínimo de disposição e calçados confortáveis para não ter problemas durante o trajeto.

É bom também ter um mapa para não se perder. A minha dica é entrar no Google Street Views e simular o trajeto da estação ate a abadia para se acostumar com alguns marcos importantes para sua a localização.

Clique aqui para agendar os melhores tours na Bélgica

De táxi

Como Poperinge é uma cidade pequena, não existem muitos táxis por lá, mas não é tão difícil encontrar um. Muitos taxistas têm algum outro tipo de atividade, daí as vezes é preciso marcar hora com alguns deles, tanto para ir para a abadia, quanto para voltar.

Eu fui de táxi para o In de Vrede, mas para conseguir um eu tive que ir até um café que fica ao lado da estação de trem. Lá eu pedi uma cerveja e um petisco rápido e então perguntei para o barman se ele poderia fazer a gentileza de pedir um táxi pra mim. Ele foi super prestativo e na mesma hora conseguiu um táxi com hora marcada.

Sabia que o seguro viagem é essencial para a sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras.

Aproveite e ganhe até 5% de desconto usando o cupom VOUNOMUNDO5.

FAZER COTAÇÃO >>

Como falei anteriormente, tive que me virar para marcar um horário de volta, mas a comunicação limitada não foi problema. No horário marcado a taxista estava lá para me levar de volta para a estação. O trajeto ida e volta ficou por €30,00, um pouco caro, mas foi o que eu consegui.

Para maiores informações, visite o site da companhia de taxi que atende em Poperinge.

Bicicleta

Outra forma de se chegar até a abadia e que é bem utilizada por muitos turistas, é a bicicleta.

Plantações de lúpulo para a Westvleteren.
As plantações de lúpulo de Poperinge. Parte deles abastecem a Westvleteren.
foto: Internet

Em Poperinge existem duas locadoras de bicicletas, além de hotéis que alugam bicicletas para quem está hospedado.

Segue abaixo as informações das locadoras:

Belfort
  • Endereço: Grote Markt 29, 8970, Poperinge.
  • Telefone: 057 33 88 88
  • E-mail: fietsverhuur@telenet.be
Tomacc-bikes
  • Endereço: Paardenmarkt, 8970, Poperinge.
  • Telefone: 057 33 66 25
  • info@tomacc.be
Ônibus escolar

Não existem muitas formas de se chegar por transporte público mas, em dias letivos, é possível pegar o ônibus escolar da linha 24, em frente à bilheteria da estação de trem. Como o ônibus é escolar, seu horário é bem cedo, por volta das 7 da manhã e o valor da passagem é de aproximadamente €3,00. O ponto de parada fica bem perto da abadia. Para voltar, basta pegar o mesmo ônibus, por volta das 18h.

O In de Vrede só abre às 10 da manhã, então pode ser um pouco entediante ficar esperando do lado de fora até esse horário. Não há praticamente nada pra se fazer nos arredores, principalmente no inverno. Portanto, definitivamente essa opção de transporte não é das melhores.

Booking.com
Belbus

Existe também um serviço especial de transporte, o Belbus (ou “Wigglybus”), mas esse precisa ser agendado com, no mínimo, 2 horas de antecedência e apenas pelo telefone +32 59 56 52 56. Confira o site do Belbus.

Esse ônibus só pode ser reservado por telefone. Eles não aceitam reservas por e-mail e nem fazem reservas através do site.

Os únicos que podem reservar via fax são os deficientes auditivos ou quem tem algum tipo de problema com a fala.

De Bruxelas para Westvleteren

Dentro do Café In De Vrede.
Dentro do Café In De Vrede.

Não existe um ônibus direto entre Bruxelas e Westvleteren, nem mesmo um trem, portanto você precisa ir ate Poperinge e de lá seguir os tópicos anteriores.

A maneira mais econômica de ir de Bruxelas para Westvleteren é de ônibus, mas o trajeto é muito longo, sendo necessário ir até Bruges e depois Oostvleteren, de onde quase não existem boas opções de transporte ate a abadia. Indo de ônibus você vai precisar fazer diversas conexões, incluindo um trecho de trem, sendo que a maioria das conexões só oferecem 1 ou 2 saídas por dia. Caso você perca uma conexão pode ser que sua viagem seja arruinada.

Tour => Excursão Guiada de 1 Dia a Bruges e Gent

Já a maneira mais rápida é ir carro, podendo, inclusive, ser carro alugado, que pode ter a diária bem em conta na Rentcars.

Ir ate a abadia por aplicativos de transporte não compensa pois o valor da corrida ficaria muito alto, entre €180,00 a €250,00 só um trecho. Táxi também não compensa pois o valor pode ser ainda mais alto.

Se você quiser viajar de Bruxelas para Westvleteren sem carro, a melhor opção é ir de trem. Não existem viagens diretas de Bruxelas para Poperinge, mas as duas melhores opções fazem 1 conexão apenas. Confira as duas opções:

  1. Bruxelas – Courtrai – Poperinge
    • Saída – Estação Central de Bruxelas
    • Conexão – Estação Courtrai/Kortrijk
    • Chegada – Estação de trem de Poperinge
    • Duração – Aprox.: 2 h e 20 min
    • Preço – Aprox.: €19,00
  2. Bruxelas – Gent – Poperinge
    • Saída – Estação Central de Bruxelas
    • Conexão – Estação Gent-Sint-Pieters
    • Chegada – Estação de trem de Poperinge
    • Duração – 2 h e 7 min
    • Preço – €19,00

Lembrando que, em qualquer uma dessas opções, o preço informado acima é referente a apenas um trecho, ou seja, de Bruxelas a Poperinge já incluindo o valor da conexão.

Para comprar o bilhete você pode ir direto na Estação Central de Bruxelas e pedir, em algum guichê de trens intermunicipais (IC), um ticket para Poperinge. Se por acaso você for a um guichê errado, eles irão gentilmente te informar qual o guichê correto para a compra. E não teve ironia no “gentilmente” pois os funcionários das estações de trem costumam ser muito pacientes e solícitos.

Cultura => Viagem à Antuérpia saindo de Bruxelas

Muitas vezes os valores acabam mudando e isso vai depender do horário do seu embarque. Normalmente eles escolhem a opção com a partida mais próxima do momento da compra, caso você peça “o próximo trem para Poperinge”. Isso pode acarretar em uma viagem mais longa, com mais conexões ou ligeiramente mais cara.

Mas não se preocupe, o fato de você embarcar imediatamente em uma viagem mais longa e um pouco mais cara pode ser compensado se comparado a ter que esperar um tempo maior para embarcar em uma viagem mais curta. Talvez as duas viagens acabem tendo o mesmo horário de chegada.

De qualquer forma você pode indicar que quer um ticket passando por Gent ou por Courtrai que os vendedores não farão objeções.

Booking.com

De Bruges para Westvleteren

Não existe um ônibus direto entre Bruges e Westvleteren. E, como também não existe um trem direto, novamente você vai precisar ir até Poperinge e seguir as instruções que falei nos tópicos anteriores.

A maneira mais econômica de ir de Bruges para Westvleteren é de ônibus, mas eu não aconselho esse trajeto pelos mesmo motivos que expus no tópico acima.

Holanda => Excursão Guiada de 12 Horas a Bruges saindo de Amsterdã

Se você quer uma forma de chegar mais rápido na Westvleteren, a melhor opção é ir de carro. Novamente indico alugar um carro através da Rentcars pois vai sair muito mais barato do que ir por aplicativos de transporte como o Uber. No fim das contas, o preço de alugar um carro acaba sendo similar ao de ir de trem, principalmente quando tem mais pessoas indo no mesmo carro. E ainda existe a vantagem de você poder parar onde quiser, bem como não precisar fazer conexões em estações.

Se você quiser viajar de Bruges para Cervejaria Westvleteren sem carro, a melhor forma é de trem. São duas opções, todas elas com uma conexão cada.

  1. Bruges – Gent – Poperinge
    • Saída – Estação Bruges / Brugge
    • Conexão – Estação Gent-Sint-Pieters
    • Chegada – Estação de trem de Poperinge
    • Duração – Aprox.: 1 h e 52 min
    • Custo – Aprox.: €14,00
  2. Bruges – Gent – Poperinge
    • Saída – Estação Bruges / Brugge
    • Conexão – Estação Courtrai/Kortrijk
    • Chegada – Estação de trem de Poperinge
    • Duração – 1 h e 55 min
    • Preço – €14,00

Bruges medieval => Ingresso para “vigem no tempo” com bebida opcional

De Gent para Westvleteren

Esse é outro trajeto sem ônibus direto e com o valor da corrida de táxi ou Uber muito elevado.

Você pode optar por alugar um carro ou ir de trem, já que nesse trajeto existe a opção de ir direto de Gent para Poperinge.

  1. Gent – Poperinge
    • Saída – Gent-Sint-Pieters
    • Chegada – Estação de trem de Poperinge
    • Duração – 1 h e 12 min
    • Preço – €13,00

Tour em Gent => Passeio de barco de 50 minutos no centro medieval

Conclusão

Não é fácil chegar até a Westvleteren, de forma alguma, mas todo esforço é compensado quando conseguimos beber uma de suas cervejas ali bem pertinho de onde elas são produzidas. Claro que muitas pessoas dão o azar de não conseguirem encontrar todas as cervejas no dia que visitam o local, mas ainda assim sempre vai ter um ou outro rótulo à disposição.

Espero que essas informações possam ajudar a planejar a sua ida à Westvleteren e que sua viagem seja muito proveitosa.

Você tem mais dicas de como chegar à Westvleteren? Compartilhe conosco deixando um comentário em baixo ou então envie um e-mail para contato@vounomundo.com.br.

SERVIÇO

In de Vrede

Endereço: Donkerstraat 13 – 8640 Westvleteren.
Tel: +32 (0)57 40 03 77
Fanpage: www.facebook.com/Caf%C3%A9-In-De-Vrede-208261565979483/
Horário de funcionamento: Consultar calendário (clique AQUI)


PLANEJE AQUI A SUA VIAGEM!

  • SEGURO VIAGEM: Seguro de viagem com desconto para leitores do blog!
    Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar o cartão em até 12x ou no boleto bancário, que dá mais 5% de desconto! Veja mais aqui.
  • HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel em Vleteren pelo nosso parceiro Booking.
  • ALUGUEL DE CARRO: Pesquise pelo menor preço em todas as locadoras de uma só vez através da RentCars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português, dividem em até 12x no cartão ou com 5% de desconto no boleto e você é cobrado em Reais.
  • VOCÊ CONSEGUE FICAR SEM CELULAR?: Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip internacional pré pago com internet boa de verdade, para usar em 200 países. Conheça a America Chip.
  • PROBLEMAS COM SEU VOO?: Se você teve seu voo cancelado, atrasado, perdeu sua conexão ou teve sua bagagem extraviada ou danificada, a Resolvvi pode ter ajudar a solucionar esse problema sem sair de casa. Conheça a Resolvvi.
  • INGRESSO SEM FILA: Não perca tempo durante sua viagem enfrentando filas nas principais atrações turísticas do mundo. A GetYourGuide é um site de compras de ingressos online onde você pode comprar seus ingressos antecipados para atrações nas principais cidades do mundo e ainda não precisa enfrentar as filas quilométrica que costumam existir nesses locais.
error: Conteúdo protegido.