Quando falamos que estamos de viagem marcada para a Holanda, a primeira coisa que nos falam é: vai usar drogas em Amsterdã, né? Bom, pelo menos comigo sempre rola uma piadinha. Claro que Amsterdã é muito mais do que consumo de drogas ou prostituição e, sério, isso nem é o que os turistas mais procuram. Claro que muitos que visitam a cidade acabam fazendo o uso de algumas drogas, mas nem de perto esse é o maior atrativo da cidade.

Outro detalhe é que as drogas não são assim tão liberadas em Amsterdã. Na verdade a Holanda tolera o uso recreacional de drogas, mas a venda é proibida, especialmente nas ruas. E drogas consideradas pesadas são ainda mais fiscalizadas e criminalizadas.

Pois é, quem pensava que a Holanda era uma país tão liberal assim precisa rever seus conceitos. Mas convenhamos, o Brasil é ainda muito menos liberal do que a Holanda.

Planeje sua viagem

+ Hotéis baratos em Amsterdã

+ Seguro viagem para Europa com 5% de desconto

+ Passeios e ingressos para atrações em Amsterdã

+ Aluguel de carro na Europa sem taxas extras

+ Chip internacional com internet 4G na Europa

+ Indenização por problemas com voos sem sair de casa

Pôr do sol em Amsterdã
Em um pôr do sol no inverno de Amsterdã.

Índice

Drogas: permitidas x proibidas

Antes de tudo é preciso saber o que a Holanda considera como drogas leves, que são as toleradas, e drogas pesadas, que são proibidas.

Substâncias consideradas leves

São drogas com menor potencial alucinógeno ou de danos à saúde. Claro que isso é discutível, especialmente em se tratando de dosagens altas, mas a questão não é sobre o que é leve ou pesado e sim sobre o que é considerado leve e pesado para as leis holandesas.

De modo geral, as drogas consideradas leves na holanda são a maconha e seus derivados como o haxixe e os famosos bolinhos de maconha, conhecidos lá como space cakes. Sua venda é, de certa forma permitida e seu uso é tolerado, porém, quase liberado.

Uso de maconha em Amsterdã
A maconha é considerada uma droga leve em Amsterdã, bem como para a legislação da Holanda.

Substâncias consideradas pesadas

São as substâncias que têm sua venda proibida por serem consideradas potencialmente danosas à saúde ou com elevado poder alucinógeno. Tem sempre aquele que vai dizer “mas o álcool é extremamente prejudicial à saúde e é liberado”. Ok, mas por lá ele não é considerado droga, muito menos droga pesada. Portanto voltemos à discussão original.

Drogas como cocaína, LSD, heroína e crack têm sua venda proibida no país, apesar do uso recreativo ser tolerado. Isso porque as autoridades sabem que qualquer um que quiser comprar dessas drogas vai conseguir. Em quase qualquer lugar do mundo é assim e não seria diferente na Holanda.

Tolerância não é liberação

Há uma confusão entre o que é tolerância e o que é liberação de drogas. Como eu já mencionei anteriormente, as drogas não são liberadas na Holanda, seja para compra e venda, seja para o uso recreativo.

E qual seria a diferença entre tolerância e liberação? Vamos lá, mas novamente recorro aos termos drogas leves e drogas pesadas.

Divertido => Pub Crawl na praça Leidseplein

Sobre o uso de drogas leves

Como comprar e usar maconha em Amsterdã
O uso de drogas em Amsterdã é algo realmente muito polêmico.

Seu uso é aceito, apesar de proibido, em Coffee Shops e dentro de casa, desde que o usuário seja maior de 18 anos. Na prática, ninguém ou nenhuma autoridade vai te incomodar se você estiver fumando maconha ou haxixe dentro de um destes estabelecimentos.

Nas ruas o uso de drogas leves é proibido, porém, a maioria dos policiais faz vista grossa para esse fato. É bem comum vermos pessoas fumando maconha nas ruas em plena luz do dia, mas se eu fosse você não me arriscaria muito, se essa for sua vontade. Se por acaso um policial estiver num mal dia ou gostar de seguir à risca a lei, você vai se dar mal. Certamente terá seu baseado apreendido e ouvirá um sermão. Em alguns casos mais extremos, você poderá parar na delegacia ou pagar uma multa.

Sabia que o seguro viagem é essencial para a sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras.

Aproveite e ganhe até 5% de desconto usando o cupom VOUNOMUNDO5.

FAZER COTAÇÃO >>

Só tome cuidado na hora de compartilhar o baseado, especialmente nas ruas. Isso pode ser considerado tráfico, ainda que não existe nenhuma relação de troca envolvida.

Quantidade de drogas leves tolerada

Qualquer pessoa pode portar até 5 gramas de drogas leves se quiser ser considerado usuário recreativo. Caso você seja pego, é bem provável que nada aconteça e que o policial te deixe em paz sem fazer nenhuma ocorrência. Mesmo nos casos em que são feitas ocorrências, essas costumam ser arquivadas.

Diante disso, a maior parte dos usuários que costumam ter problemas com a polícia são aqueles arruaceiros que gostam de perturbar a paz. Sendo assim, fique sempre na sua e evite fazer bagunça ou sujeira pois isso nunca é visto com bons olhos e pode ser motivo para uma enquadrada.

Maconha e etc. (drogas leves) – venda

Na prática, nenhum estabelecimento ou pessoa é liberado de vender drogas leves na Holanda, mas como onde existem seres humanos existe tráfico de drogas, as autoridades permitem que algumas casas vendam essas substâncias.

Tais locais são os Coffee Shops, os quais precisam seguir regras rígidas se não quiserem sofrer penalidades ou terem suas portas fechadas.

Falo mais sobre eles abaixo.

Ganja Tour => Excursão Cultural a Pé por Coffee Shops

Não compre drogas nas ruas de Amsterdã

Em hipótese alguma compre maconha ou qualquer outra droga de pessoas nas ruas. Além de ser considerado tráfico, o que dá cadeia por lá, a procedência é desconhecida e a qualidade do produto certamente será baixa.

Sobre o uso de drogas pesadas

Assim como a maconha e outras drogas leves, os usuários recreacionais de drogas pesadas, para serem considerados como tais, podem ter no máximo 5 gramas de tais substâncias em sua posse. Se estes forem pegos com uma quantidade maior do que 5 gramas serão considerados traficantes. Aí, meu amigo, é cadeia na certa e com uma pena bem grande por ser enquadrado como um traficante de drogas pesadas.

O uso de drogas pesadas não é permitido em nenhum local, mas se alguém for pego fazendo uso das mesmas, dificilmente será punido. Porém, diferentemente de quem fuma maconha nas ruas da Holanda, quem é pego usando drogas pesadas certamente será abordado e terá toda sua droga apreendida. Isso porque são drogas vistas com maus olhos por todos no país. E se essa pessoa der o azar de ser pego por um policial mais linha dura, provavelmente ele irá passar a noite na cadeia, sendo solto no dia seguinte. Na minha opinião é melhor não arriscar.

Quem pode comprar drogas em Amsterdã?

A Holanda passou por uma reformulação em suas leis relacionadas à venda e uso de drogas, o que dificultou um pouco o consumo de drogas no país. Isso se deveu ao fato de muitos turistas das cidades que fazem fronteira com a Holanda estavam causando muitos problemas como vandalismo e perturbação da paz.

Na teoria, o governo criou uma restrição de venda de drogas leves apenas para os moradores do país, mas deixou a lei em aberto para as cidades que não quisessem segui-la. Como esse é um atrativo turístico potencial para Amsterdã, a cidade optou por não fazer essa restrição, ou seja, por lá os turistas ainda conseguem comprar drogas leves e usá-las.

Sendo assim, se você pretende fumar maconha em Amsterdã, fique tranquilo que o cachimbo da paz ainda não foi proibido para os turistas por lá.

Coffee Shops: onde é tolerada a compra e uso

Coffee Shop Bulldog
O Bulldog é a rede de Coffee Shops mais famosa de Amsterdã.
foto: Divulgação.

Comprar e usar drogas em Amsterdã, além de polêmico, é uma questão carregada de dúvidas. Mas no fim das contas não é nada complicado. Resumindo: em Amsterdã, você só pode comprar maconha e seus derivados (haxixe, bolinhos e etc.). Mas onde comprar e onde usar?

Vai Viajar e precisa de internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Na America Chip você pode comprar chip com acesso a internet no exterior e recebê-lo em casa, com conexão 4G garantida em diversos países.

QUERO O MEU CHIP >>

Lugares onde se pode comprar

Os únicos estabelecimentos em toda Holanda que estão liberados para vender drogas leves são os Coffee Shops e, mesmo assim, com sérias restrições.

Não é difícil identificar Coffee Shops em Amsterdã, sendo que a maioria desses estabelecimentos têm placas indicando que eles são Coffee Shops. O mais famoso deles é o da franquia Bulldog, o qual tem algumas unidades espalhadas pela cidade.

Se te oferecem qualquer tipo de droga nas ruas, evite. Finja que não estão falando com você ou diga não, os vendedores não vão te importunar. Eu digo isso porque essa é uma atividade proibida e você pode ir preso. Além do mais, porque comprar um produto de procedência e qualidade duvidosa se Amsterdã está cheia de Coffee Shops com produtos de alta qualidade?

Red Light => Tour pelo Distrito da Luz Vermelha e Coffee Shops

Lugares onde se pode usar?

O uso de drogas leves como a maconha só é permitido nos Coffee Shops e em casa. E quando digo casa eu quero dizer sua própria residência. O uso de drogas em hospedagens não é tolerado, na maioria das vezes, e isso pode ter graves consequências como expulsão, pagamento de multas e cadeia para os usuários.

Nos Coffee Shops o uso é tolerado e, como já mencionado, ninguém vai te importunar por isso. Para tanto, basta apresentar um documento de identificação e dizer qual erva você quer comprar. Se ficar em dúvida, é provável que os atendentes tenham boa vontade em te explicar sobre cada um dos tipos vendidos no estabelecimento.

Imperdível => Excursão no Red Light com profissional do sexo

Mas se os atendentes acharem que você está bêbado ou muito alterado, eles não vão te vender, pois a responsabilidade de qualquer confusão ou problema que possa acontecer pode cair sobre eles. Se algum vendedor dentro de um Coffee Shop negar de te vender maconha ou outra droga leve, respeite. Não discuta, pois você pode acabar sendo expulso do estabelecimento ou, casos graves como brigas e agressões, você pode ir preso.

Cabe aqui um reforço de que não se pode fumar maconha nas ruas. É proibido e, ainda que os policiais façam vista grossa, você pode ter sua maconha apreendida, pagar uma multa ou mesmo ser convidado a passar uma noite na cadeia.

Como funcionam os Coffee Shops em Amsterdã?

Menu de um Coffee Shop
O menu de um Coffee Shop em Amsterdã.
fonte: http://www.coffeeshopmenus.org

Os Coffee Shops são os únicos estabelecimentos que podem vender drogas leves  em Amsterdã, as quais seriam maconha e seus derivados como haxixe e space cakes, além de venderem também alguns cogumelos. Apesar do nome, eles não têm nada a ver com cafés, ainda que sirvam cafés por lá, bem como outras bebidas não alcoólicas.

Como a venda de drogas leves é tolerada e não liberada, os Coffee Shops precisam seguir algumas regras à risca:

  • Proibida a venda para menores de 18 anos de idade;
  • não comercializar bebidas alcoólicas no estabelecimento;
  • não fazer barulho ou incomodar os vizinhos;
  • vender no máximo a quantidade permitida por pessoa, que é de 5 gramas;
  • vender drogas pesadas ou permitir que traficantes as vendam dentro do estabelecimento;
  • não permitir o uso de drogas pesadas no estabelecimento (essa é uma regra mais difícil de seguir, afinal, é complicado controlar o que as pessoas fazem nos banheiros);
  • o uso de tabaco dentro do estabelecimento é proibido;
  • dentre outras regras, sendo estas as mais rígidas.

Caso os Coffee Shops não sigam essas regras eles podem ser multados, fechados e seus responsáveis podem responder por processos judiciais.

Red Light District

Red Light District em Amsterdã.
Red Light District numa noite calma, o que é raro.
foto: Photo by Jean Carlo Emer on Unsplash

O Red Light District, ou Distrito da Luz Vermelha, é o famoso bairro localizado próximo ao centro de Amsterdã onde se concentra a maior parte das atividades relacionadas à prostituição e sexo na cidade. Isso atrai muitos turistas os quais também estão à procura de bares e consumo de maconha.

Sendo assim, é muito comum encontrarmos diversos Coffee Shops nessa região, além de vários turistas chapados.

Hospede-se no Red Light District

Booking.com

Mas ainda que esse seja um bairro um pouco mais liberal, o uso de drogas em suas ruas continua proibido, ainda que muitos turistas fumem maconha por lá sem se importarem com as autoridades ou com as penalidades.

Como existe uma tolerância em relação ao uso da maconha, quem fuma nas ruas não costuma ser importunado, a não ser que esteja dando muito na cara ou causando problemas, mas meu conselho de amigo é: não fume nas ruas. Não se arrisque pois você pode acabar com sua viagem.

Pulitzer Hotel em Amsterdã
Bar do Pulitzer Hotel em Amsterdã. Um bom lugar para relaxar.
foto: Booking.com/Divulgação.

Amsterdã x outras cidades da Holanda

Pelo fato de Amsterdã ainda permitir que as drogas leves sejam vendidas em seus Coffee Shops para turistas, os moradores locais também têm uma certa tolerância com o consumo de drogas em suas vizinhanças.

No entanto, o que eles mais reclamam são dos turistas que passam dos limites fazendo bagunça, depredando e sujando a cidade.

Enquanto isso, as outras cidades holandesas são extremamente críticas ao que acontece em Amsterdã, especialmente por esta cidade promover um tipo de turismo que eles consideram nocivo.

Heineken => Ingressos sem filas para o Heineken Experience

Quando estive em Roterdã e disse para alguns nativos que iria visitar Amsterdã, eles me disseram que eu estava indo para uma “lata de lixo” e que existiam cidades mais interessantes para serem visitadas. Claro que existe uma rixa por Amsterdã ser a capital do país, além de ser a cidade holandesa mais procurada por turistas, mas, de certa forma, eles estão certos, principalmente os moradores das cidades que fazem fronteira com outros países e vivenciaram ondas e ondas de turistas arruaceiros em suas ruas.

O que os holandeses pensam sobre o uso de drogas

De maneira geral os holandeses não condenam o uso de drogas, principalmente o uso da maconha, mas eles não fazem muito uso da mesma. Eu não sei dizer o motivo mas a maioria dos holandeses com quem eu conversei não eram de fumar maconha habitualmente.

O que eles realmente não toleram é o comportamento invasivo de muitos turistas que pensam que, por estarem longe de suas cidades e países, podem sair fazendo bagunça e depredando sem nenhuma responsabilidade. Por isso é normal que a população não trate bem os que comportam dessa maneira na Holanda como um todo.

Tráfico

É comum vermos traficantes vendendo maconha e outras drogas nas ruas e becos de Amsterdã, principalmente durante a noite. É considerado tráfico qualquer pessoa ou estabelecimento que venda drogas leves em quantidade maiores que 5 gramas e drogas pesadas em qualquer quantidade.

E não precisa estar recebendo dinheiro em troca, já que ninguém pode dar drogas a ninguém no país, ainda que de graça. Sendo assim, se alguém passar um baseado para outra pessoa fumar nas ruas, isso pode ser considerado tráfico.

Diversão => Passeio de barco pelos canais de Amsterdã

No caso de estabelecimentos comerciais, apenas os Coffee Shops estão liberados para venderem drogas leves, sendo que qualquer outro estabelecimento que o venda será considerado tráfico.

Quanto aos vendedores de rua, não se preocupe, eles são muito discretos e quase nunca importunam os turistas, afinal, eles não querem chamar a atenção para não serem presos.

Se alguém te abordar na rua oferecendo “ganja”, “weed” ou “cocaine”, ignore ou diga apenas não e siga seu caminho. Eles também vão fingir que nem te ofereceram alguma coisa.

Para saber mais sobre as leis em vigor na Holanda no que diz respeito às drogas, consulte o site (em inglês) do governo holandês.

Entrar ou sair com drogas da Holanda

Entrar ou sair com drogas da Holanda é considerado tráfico e, nesse caso, não serve a regra dos 5 gramas por pessoa. Assim, qualquer quantidade é considerada crime.

E não adianta alegar desconhecimento das leis ou dizer que é turista e tudo o mais, não vai rolar. Tráfico é crime e crimes são punidos com rigidez.

Show de sexo ao vivo => Red Light + show na Casa Rosso

Se você comprar qualquer tipo de drogas em Amsterdã ou em outras cidades da Holanda, certifique-se de se desfazer delas antes de sair do país para não correr o risco de ser preso.

E detalhe: em todos os cantos das estações de trem e aeroportos na Holanda existem cães farejadores treinados para sinalizar para quantidades mínimas de drogas. Portanto, tenha sempre atenção com o que você comprar.

Não caia em armadilhas

Onde há tráfico de drogas existem traficantes precisando de transportar drogas de um lugar para o outro. Tendo isso em mente, saiba que qualquer turista pode ser vítima de traficantes mesmo sem saber que estão fazendo algo ilegal ou perigoso.

O melhor a se fazer é usar o bom senso. Já ouviu aquele ditado de que “quando a esmola é muita o santo desconfia”? Pois é, não aceite nada de estranhos nem que eles te ofereçam dinheiro ou presentes.

  • nunca deixe a sua bagagem desacompanhada;
  • sele sua bagagem no aeroporto quando possível;
  • nunca leve uma encomenda para alguém que você não conhece bem;
  • nunca dirija o carro de outra pessoa para cruzar a fronteira ou mesmo para pequenas distâncias dentro do país;
  • não dê carona para estranhos.

São algumas pequenas dicas, mas podem te salvar a pele caso tenha alguém querendo te fazer transportador de drogas.

Cultura => Excursão para os moinhos de Zaanse Schans

Cuidados após o consumo de álcool e drogas em Amsterdã

Eu não preciso nem dizer que quando estamos em situações de consumo de álcool e drogas, ainda que leves, estamos mais vulneráveis a intempéries diversas.

O risco de acidentes aumenta e não é incomum vermos turistas sendo atropelados em Amsterdã. Em casos mais extremos, acontece de um ou outro cair em um dos canais da cidade. Normalmente isso não passa de um susto, mas pode ser fatal dependendo do estado de alteração do acidentado.

Além disso, sempre existe o risco de cairmos em golpes, furtos e roubos. Sendo assim, eu falo um pouco mais sobre isso nesse artigo e espero que meu alerta possa te ajudar a se proteger um pouco mais da malandragem que está presente em todos os lugares, até mesmo nos países mais seguros do mundo.

PLANEJE AQUI A SUA VIAGEM!

  • SEGURO VIAGEM: Seguro de viagem com desconto para leitores do blog!
    Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar o cartão em até 12x ou no boleto bancário, que dá mais 5% de desconto! Veja mais aqui.
  • HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel em Amsterdã pelo nosso parceiro Booking.
  • ALUGUEL DE CARRO: Pesquise pelo menor preço em todas as locadoras de uma só vez através da RentCars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português, dividem em até 12x no cartão ou com 5% de desconto no boleto e você é cobrado em Reais.
  • VOCÊ CONSEGUE FICAR SEM CELULAR: Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip internacional pré pago com internet boa de verdade, para usar em 200 países. Conheça a America Chip.
  • PROBLEMAS COM SEU VOO?: Se você teve seu voo cancelado, atrasado, perdeu sua conexão ou teve sua bagagem extraviada ou danificada, a Airhelp pode ter ajudar a solucionar esse problema sem sair de casa. Conheça a Airhelp.
  • INGRESSO SEM FILA: Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Integer sit amet odio eget quam viverra feugiat. In hac habitasse platea dictumst

error: Conteúdo protegido.