fbpx

Onde ficar em Dublin é uma dúvida muito comum para quem planeja uma viagem para a capital da Irlanda. Seja para turismo, seja para os primeiros dias de intercâmbio, muita gente não tem noção de onde são os melhores lugares para se hospedar em Dublin.

A Irlanda está experimentando um crescimento na economia e um aumento no número de turistas que visitam o país a cada ano. Com isso, as opções de moradia em sua capital do país acabaram sofrendo uma elevação de preço, o que refletiu nas hospedagens nos últimos tempos.

De qualquer forma, ainda é possível se hospedar bem e de forma barata em Dublin, mas você precisará pesquisar bastante para não cair em armadilhas. Sendo assim, para te ajudar, eu escrevi esse artigo com dicas detalhadas sobre onde ficar em Dublin, os melhores hotéis, hostel e os melhores bairros da cidade.

Planeje sua viagem => Hospede-se barato em Dublin

Seguro Viagem é obrigatório na Europa => Saiba mais

Índice

Onde fica Dublin

Dublin fica na costa leste da Irlanda bem na foz do Rio Liffey, que divide a cidade ao meio e desemboca no Mar da Irlanda, o qual separa as terras irlandesas da Grã Bretanha.

Dublin fica a 170 Km de Belfast, capital da Irlanda do Norte, 464 Km de Londres e a 228 Km de Liverpool.

Para quem vai viajar para Dublin de fora da Irlanda, a melhor forma de chegar na cidade é indo de avião. O aeroporto Internacional da cidade fica a poucos quilômetros do centro e é de muito fácil acesso.

Temple Bar em Dublin.
O pub Temple Bar em Dublin. foto: Diogo Palhais on Unsplash

Quanto tempo ficar em Dublin

Para quem quer apenas curtir um pouco da vida boêmia de Dublin, eu sugiro ficar entre 2 a 4 dias para poder explorar vários pubs e as regiões mais badaladas da cidade.

Se você pretende conhecer atrações além dos pubs e da bebedeira, é melhor ficar entre 3 a 5 dias, já que você teria tempo de sobra para visitar as mais recomendadas atrações da cidade e ainda curtir os pubs.

Usando o Booking para escolher onde ficar

O Booking.com é uma excelente ferramenta para reserva de hotéis em todo o mundo. Os hotéis cadastrados em seu site estão presentes em mais de 150.000 cidades de 225 países e territórios.

O Vou no Mundo é parceiro do Booking.com e se você fizer uma reserva por lá, clicando em algum link aqui no site, a gente ganha uma pequena comissão que nos ajuda a seguir em frente. Você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda a gente a se manter no ar.

O bom de usar o Booking é que podemos ver diversas avaliações dos hóspedes que ficaram em um determinado hotel, pousada e etc. É importante levarmos em conta algumas avaliações e, principalmente as reclamações, já que são elas que vão nos mostrar possíveis problemas que podemos enfrentar no local.

Eu costumo filtrar bem essas avaliações, já que algumas pessoas gostam de reclamar a toa. Mas se a mesma reclamação é feita por diversos hóspedes, é provável que ela seja plausível e que merece ser colocada na balança.

Os melhores distritos de Dublin

É complicado falar quais são os melhores distritos para se hospedar em Dublin já que cada um deles têm particularidades diferentes. Cada distrito pode ter mais de um bairro e cada bairro pode ter diferentes qualidades e defeitos. Assim, é melhor levar em consideração a área que você pretende se hospedar em vez de levar em conta um distrito por inteiro.

Como se dividem os distritos

Dublin possui 24 distritos postais divididos em distritos pares e ímpares. O nome de cada distrito é composto pela letra D seguida do seu respectivo número. Ex: D1, D15, D21 e etc.

Muitas vezes você vai se deparar com um distrito sendo chamado Dublin seguido do seu respectivo número (Ex: Dublin 1, Dublin 3, etc.). Não se assuste, tanto faz usar Dublin ou apenas o D.

Distritos pares x distritos ímpares

Como a cidade é dividida ao meio (em sentido norte e sul) pelo Rio Liffey, os distritos pares ficam no lado sul da cidade enquanto os ímpares ficam no norte.

Os distritos mais centrais são os de 1 a 8, sendo D1 o centro comercial da cidade e D2 o distrito onde fica o Temple Bar, um bairro famoso por seu movimento de pubs e turistas.

Imprevisto em Dublin
Um pôr do sol nada imprevisto em Dublin.

Os melhores bairros para ficar Dublin

Quanto aos bairros, é possível dizer quais são os melhores, já que eles são bem pequenos e não tem muitas variações ao longo do seu território.

Os melhores bairros para se hospedar em Dublin nem sempre são os mais centrais. Abaixo eu fiz uma lista com 5 desses bairros e algumas dicas de hotéis e hostel em cada um deles.

Booking.com

Centro Comercial de Dublin

O centro comercial de Dublin está em D1, nos arredores da O’Connell Street, uma das principais avenidas da cidade. A região concentra diversas lojas e escritórios importantes da cidade, além de Shoppings, galerias e os cinemas mais procurados.

Sua proximidade com o Temple Bar o torna um bairro um pouco mais caro para se hospedar, mas ainda assim mais barato que o próprio Temple Bar.

A oferta de linhas de transporte público é enorme por lá, além da proximidade com diversos dos pontos turísticos mais visitados.

Durante a noite o centro comercial não costuma ser muito movimentado, apesar de ter bastante pubs. Ainda assim é um lugar bem seguro e policiado.

Hostel no centro comercial de Dublin │ O hostel mais famoso do centro de Dublin é o Abbey Court Hostel, já que ele é um dos mais procurados da cidade e também um dos mais bem avaliados.

Melhores hotéis │ essa região tem alguns dos melhores hotéis de Dublin. Entre eles eu recomendo os hotéis Jurys Inn Parnnel e o Riu Plaza The Gresham por terem boas avaliações e comodidades muito requeridas por quem gosta de conforto em sua hospedagem.

Custo x Benefício │veja uma lista dos hotéis com os melhores custo x benefício em Dublin.

Temple Bar

Temple Bar é a melhor localização para quem procura um lugar para ficar em Dublin. Isso porque ele é um bairro central, bem servido de linhas de transporte público e é onde está a maior concentração de pubs e restaurantes da cidade.

É no Temple Bar onde os turistas se concentram à procura da vida noturna de Dublin. E o movimento por lá não pára ate que todos os pubs estejam fechados. O bairro não é muito barulhento, mas as hospedagens de lá são bem preparadas contra qualquer barulho externo. De qualquer forma, as hospedagens do Temple Bar não são tão silenciosas quanto às do seu entorno.

Hostel │ O Oliver St. John Gogarty é um hostel que funciona em cima de um pub de mesmo nome. Esse pub é procurado por ter música ao vivo todos os dias, com apresentações de Rock e música irlandesa.

Além de um terraço amplo com uma linda vista da cidade, os banheiros desse hostel não ficam dentro dos quartos, o que evita o mal cheiro que muitos quartos com banheiros coletivos costumam ter.

Melhores hotéis │ A região do Temple Bar é onde fica 2 dos mais luxuosos hotéis da cidade: o Westin Dublin e o The Merchant House. As diárias nesses dois hotéis não são nada baratas. Contudo, o conforto, aliado a todo luxo, fazem deles uns dos hotéis mais procurados por quem quer ter bem-estar em um ambiente romântico em pleno coração de Dublin.

Custo x benefício │ Nessa lista você pode conferir os hotéis com o melhor custo x benefício do Temple Bar.

Vai Viajar e precisa de internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Na America Chip você pode comprar chip com acesso a internet no exterior e recebê-lo em casa, com conexão 4G garantida em diversos países.

QUERO O MEU CHIP >>

St. Stephen’s Green

O St. Stephen’s Green é o bairro onde está localizado um famoso parque de mesmo nome. Esse parque é um dos pontos turísticos mais visitados de Dublin, principalmente por ser um lugar muito bonito e calmo, bem arborizado, com diversos lagos e com entrada gratuita.

O bairro fica próximo à região central, sendo possível ir a pé, em poucos minutos, ate o centro.

E por ser um pouco mais luxuoso, as hospedagens no St. Stephen’s Green costumam ser um pouco mais caras. Aqui você vai gastar um pouco mais para se hospedar em Dublin.

Hostel │ Como a região mais procurada por mochileiros é o centro de Dublin e o Temple Bar, os bairros mais afastados costumam não ter muitas ofertas de hostels. De qualquer forma, nesse link você pode ver opções de hospedagens mais em conta na região.

Melhores hotéis │ Como eu disse, essa área é uma das mais luxuosas da cidade e, devido a sua proximidade com o centro, os hotéis da região costumam ser mais caros, mas o preço é justificado pela qualidade e pelo conforto.

Um desses hotéis, o Conrad Dublin, possui academia, terraço ao ar livre, serviço de quarto 24h e um bar/restaurante que serve, inclusive, diversos rótulos de cervejas artesanais.

Já o The Merrion Hotel tem um lindo jardim externo a céu aberto e restaurante com 2 estrelas Michelin e piscina de borda infinita.

Seus banheiros são todos revestidos em mármore.

Custo x benefício │ Aqui estão os hotéis com o melhor custo x benefício na região do St. Stephen’s Green.

Portobello

Esse bairro está a cerca de 20 a 25 minutos de caminhada ate o Temple Bar e seus preços são bem melhores em hotéis com maior qualidade.

O bairro está localizado entre a Camden Street (D2) e a Portobello Road (D8) e, apesar de estar cercado por áreas comerciais, este é um lugar basicamente residencial, com menos opções de pubs e restaurantes por perto. 

O bairro é seguro e bem arborizado, além de ser cortado pelo Grand Canal, um pequeno rio que corta a cidade e deságua no Rio Liffey. É comum vermos muitos cisnes nadando no Grand Canal.

Esse é um excelente bairro para quem quer se hospedar em Dublin em com mais silêncio e tranquilidade.

Melhores hotéis │ Essa região não tem os hotéis mais luxuosos da cidade, mas é uma área com hotéis baratos se comparados aos do Temple Bar e St. Stephens Green e estão em uma região mais calma do que o próprio centro.

O Camden Court, por exemplo, é um hotel com excelentes quartos, restaurante, um café da manhã muito bom, academia e ate piscina, a qual é grande, climatizada e coberta.

Custo x benefício │ São várias outras opções de hotéis mais econômicos e com boas comodidades e conforto no Bairro Portobello. Veja aqui os melhores.

Rathmines

A região de Rathmines tem poucas ofertas de hotéis, mas quase todos são muito bons.

Esse bairro é um pouco mais afastado do centro da cidade, ficando depois de Portobello, inclusive. A pé você levaria uns 30 a 40 minutos para chegar ao Temple Bar. De qualquer forma, existem várias linhas de ônibus que passam por perto e que vão ate o centro.

Uma qualidade dessa região é que ela é calma e muito segura, com pouquíssimas ocorrências de violência.

Melhores hotéis │ Localizado na avenida principal do bairro, a Rathmines Upper, o Uppercross House Hotel está perto de pontos de ônibus e táxi, além de diversos supermercados e pubs mais calmos, frequentados pela população local.

Dentre suas comodidades estão quartos confortáveis e com banheira, além de um café da manhã farto e incluso no valor da diária.

Uppercross House Hotel
foto: Divulgação.

Custo x benefício │ Mesmo com pouca oferta de hotéis, o bairro Rathmines tem algumas boas opções de hotéis com excelente custo x benefício.

Bairros perigosos em Dublin

Mesmo sendo uma cidade muito segura, Dublin não escapa de algumas ocorrências de violência cotidiana, principalmente contra turistas e estrangeiros que moram por lá.

Claro que você não deve fazer disso um alarde, ate porque os números são muito baixos se comparados com o Brasil. 

E se você for circular apenas pela região do centro comercial ou pelo Temple Bar e seus entornos, provavelmente você não presenciará nenhum tipo de violência.

Sabia que o seguro viagem é essencial para a sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras.

Aproveite e ganhe até 5% de desconto usando o cupom VOUNOMUNDO5.

FAZER COTAÇÃO >>

As atrações turística também ficam em regiões seguras, sendo bem policiadas devido ao grande número de turistas.

De qualquer forma é bom evitar algumas regiões da cidade como:

  • Mountjoy Square
  • Cabra
  • Tallaght
  • Crumlin
  • Summerhill
  • Dolphins Barn
  • Finglas Sul
  • Blanchardstown
  • Ballyfermot

Com exceção da Mountjoy Square, que fica no caminho para quem vai a pé para o Croke Park, as outras regiões ficam bem afastadas do centro de Dublin e longe de pontos turísticos.

Nessas regiões é não é rara a presença de marginais comumente chamados de Knackers, os quais, normalmente, são usuários de drogas e têm problemas com o alcoolismo.

Nesse post sobre o que fazer em Dublin eu falo um pouco mais sobre os cuidados para se tomar quando você estiver visitando a capital irlandesa.

Onde ficar em Dublin barato

Os melhores lugares para se hospedar barato em Dublin são nos hostels da região central, ou seja, no centro comercial, no Temple Bar e arredores. Os hostels desses lugares costumam ser um pouco mais caros do que os de bairros mais afastados, mas eles são mais abundantes e costumam ter maior número de quartos e vagas.

Além disso, se você se hospedar no centro de Dublin, você vai gastar muito pouco com deslocamento, uma vez que estará muito perto de onde acontece o maior movimento de baladas, de pubs e Rock. As atrações turísticas também estão a curtas distâncias de caminhada a partir da região central, sendo que muitas delas estão no centro e seu entorno.

Os restaurantes da região central não são os mais baratos, principalmente os de comida irlandesa. De qualquer forma você vai encontrar uma maior variedade e número de restaurantes nessa região. Isso eleva a concorrência e faz o preço de muitos restaurantes serem baixos, principalmente os de fast food, kebabs, pizzas e outras comidas rápidas.

Veja uma lista de hostels e hotéis baratos no centro de Dublin:

Melhores pubs de Dublin.
foto: Rudy and Peter Skitterians por Pixabay.

Conclusão – Qual o melhor lugar para ficar em Dublin

Se for considerar a questão de preço, conforto e qualidade, o que reflete no custo benefício de uma hospedagem, o melhor lugar para ficar em Dublin é o centro comercial e o Temple Bar. Isso levando em conta a segurança que é bem alta nessa região, a disponibilidade de diversos serviços e comércio, além do menor tempo de deslocamento para diversos lugares da cidade.

Dublin é uma cidade que vale a pena visitar. Ainda que você tenha pouco tempo para viajar para a Europa, ficar pelo menos uma ou duas noites em Dublin já te deixa com a sensação de que valeu a pena a visita. E o melhor é que você também fica com a sensação de que seria bom voltar com mais calma para visitar mais lugares na cidade.

Bom, se for ficar em Dublin, lembre-se de que se você fizer sua reserva clicando em nossos links e depois efetivar a reserva, a gente ganha uma pequena comissão e você não paga nada a mais por isso.

E se já estiver com a passagem comprada para a Irlanda ou estiver com planos de visitar o país, te desejo uma boa viagem. Aproveite bastante essa cidade encantadora.

PLANEJE AQUI A SUA VIAGEM!

  • SEGURO VIAGEM: Seguro de viagem com desconto para leitores do blog!
    Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar o cartão em até 12x ou no boleto bancário, que dá mais 5% de desconto! Veja mais aqui.
  • HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel em Dublin pelo nosso parceiro Booking.
  • ALUGUEL DE CARRO: Pesquise pelo menor preço em todas as locadoras de uma só vez através da RentCars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português, dividem em até 12x no cartão ou com 5% de desconto no boleto e você é cobrado em Reais.
  • VOCÊ CONSEGUE FICAR SEM CELULAR: Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip internacional pré pago com internet boa de verdade, para usar em 200 países. Conheça a America Chip.
  • PROBLEMAS COM SEU VOO?: Se você teve seu voo cancelado, atrasado, perdeu sua conexão ou teve sua bagagem extraviada ou danificada, a Resolvvi pode ter ajudar a solucionar esse problema sem sair de casa. Conheça a Resolvvi.
  • INGRESSO SEM FILA: Não perca tempo durante sua viagem enfrentando filas nas principais atrações turísticas do mundo. A GetYourGuide é um site de compras de ingressos online onde você pode comprar seus ingressos antecipados para atrações nas principais cidades do mundo e ainda não precisa enfrentar as filas quilométrica que costumam existir nesses locais.
error: Conteúdo protegido.