Antes de falar dos bares de cerveja artesanal em Amsterdã, eu gostaria de fazer uma observação: a simples menção do nome dessa cidade numa roda entre amigos, numa mesa de bar ou mesmo em uma conversa informal qualquer, já é motivo de sorrisos de canto de boca, piadinhas picantes e comentários maldosos. Também não é por menos, afinal, lá é uma cidade mundialmente conhecida pelo excesso de liberdade dado aos turistas. Sem contar com as lojas conhecidas como Coffee Shops, onde é legalizada a venda e o consumo de algumas substancias que são ilícitas na maioria dos países (o que vale apenas para os Coffee Shop, sendo “proibido” nas ruas).

Outro atrativo em Amsterdã é o Red Light District, que em holandês se chama De Wallen. Esse é um bairro conhecido pelas inúmeras garotas de programa que ficam atrás de grandes vidraças, dentro de cabines, para que os transeuntes possam vê-las com mais facilidade. O lugar tem seu charme e eu diria que concentra uma grande quantidade de pubs interessantes. Por lá podemos ver as mais diversas figuras e turistas do mundo todo, o que faz com que os preços não sejam dos mais agradáveis. Os preços da cerveja, eu digo.

Planeje sua viagem

+ Hotéis em oferta em Amsterdã

+ Seguro viagem para Europa com 5% de desconto

+ Passeios e ingressos para atrações em Amsterdã

+ Aluguel de carro na Europa sem taxas extras

+ Chip internacional com internet 4G na Europa

+ Indenização por problemas com voos sem sair de casa

Pôr do sol em Amsterdã.
Ao sair da estação central de Amsterdã, me deparei com esse por do sol sensacional e o Red Light District ao fundo.

E vamos mudar de assunto e falar logo das batatas fritas de Amsterdã e depois das cervejas, já que cerveja artesanal em Amsterdã é o objetivo desse post.

Bom, as batatas fritas são incríveis, muito saborosas, sequinhas, crocantes por fora e macias por dentro. Podem ser encontradas em qualquer lugar, como se fosse pipoca. Também podem ser acompanhadas por molho chilli, catchup, maionese, molho de queijo, blá blá blá… e vamos falar da cerveja artesanal em Amsterdã.

Vai Viajar e precisa de internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Na EasySim4U você pode comprar chip com acesso a internet no exterior e recebê-lo em casa, com conexão 4G garantida em diversos países.

QUERO O MEU CHIP >>

Em se tratando de cerveja, pensar em Amsterdã sem pensar na Heineken é algo surreal, já que esse nome consolidou, entre todos os bebedores de uma boa lager, a imagem de “a cerveja da Holanda”.

A Heineken é sem dúvida uma cerveja importantíssima para a história desse país, bem como para a história da cerveja como um todo. Ela chega a ser quase exclusiva em boa parte dos bares de lá. Mas vou deixar para falar sobre a Heineken em uma outra oportunidade.

Pecado seria também não falar da Amstel, um pouco menos famosa, mas que vem conquistando seu espaço, principalmente nas brechas deixadas pela Heineken, uma vez que a Amstel é um pouco menos amarga e consegue atingir um público que não está muito afim de amargor.

Vale lembrar que Amsterdã é uma cidade segura, com quase nenhum crime violento acontecendo. O mais comum são batedores de carteiras nas áreas onde existem mais aglomerações de turistas. A região de Damrak, a avenida principal que leva você à estação central de trens, é famosa por esse tipo de atividade criminosa.

Evite também de deixar objetos dando sopa em cima de mesas ou em qualquer local. Fique atento à própria bolsa e mochila e nunca desgrude delas. No mais, nada que um pouco de bom senso e cuidado não resolvam.

Confira esse post sobre golpes aplicados em turistas nos bares do mundo todo.

Veja abaixo os 20 bares de cerveja artesanal em Amsterdã:

  1. Delirium Café Amsterdã
  2. Brouwerij’t Ij
  3. De Prael
  4. Café Gollem (3 bares)
  5. In de Wilderman
  6. Arendsnest
  7. De Bekeerde Suster
  8. BeerTemple
  9. Troost
  10. De Bierfabriek
  11. Craft & Draft
  12. Poesiat & Kater
  13. Oedipus Brewing
  14. Little Delirium
  15. Café Zilt
  16. Foeders
  17. Butcher’s Tears
  18. EXTRA – De Bierkoning

Delirium Café Amsterdã

Delirium Café: é um bar que tem uma grande diversidade de Cerveja artesanal em Amsterdã
O famoso Delirium Café. Filial de Amsterdã.
foto: Divulgação.

São mais de 750 rótulos de cervejas em garrafas, além de 20 cervejas on tap. Apesar de ter uma variedade menor de cervejas que sua matriz em Bruxelas, o Delirium Café segue atraindo turistas e moradores locais para apreciarem essa infinidade de cervejas do mundo todo.

Experimente => DEGUSTAÇÃO DE CERVEJAS NO DELIRIUM CAFÉ

Quando estive por lá, fui muito bem tratado pelos garçons, os quais fizeram de tudo para encontrar uma cerveja similar à que eu havia pedido e que estava em falta no dia. No caso, foi a cerveja Ijsbok, produzida na Holanda e altamente recomendada, inclusive pelos próprios funcionários do bar. Enfim, não consegui minha cerveja, mas aprendi muito sobre diversas outras cervejas holandesas, já que os garçons me apresentaram um monte de cervejas interessantes.

A cozinha do Delirium Café também é muita boa, com uma grande variedade de pratos, cada um preparado com muito cuidado.

Não se perca!

O Delirium Café Amsterdam fica embaixo da avenida Piet Heinkade, portanto, não é possível avistar o bar de longe. E mesmo bem de perto, os mais distraídos costumam não encontrá-lo. A dica é procurar as bandeirinhas com elefantinhos cor de rosa que ficam ao lado de uma escada que leva direto ao Delirium. Uma referência é a sala de concertos Muziekgebouw aan ‘t IJ, que fica em frente ao bar e, esta sim, pode ser avista de bem longe.
  • Endereço: Piet Heinkade 4-6-8, 1019
Booking.com

Brouwerij ´t Ij

Cervejaria Brouerij't IJ é um dos bares de Cerveja artesanal em Amsterdã mais procurados.
Mais uma parada obrigatória para quem procura uma boa cerveja artesanal em Amsterdã.

Eu visitei esse bar por recomendação de várias pessoas entendidas do assunto, mas não saberia dizer se ele é o melhor de todos. De qualquer forma, o mais interessante é que as cervejas produzidas lá são 100% orgânicas, o que por si só já um atrativo a mais para pesar na escolha desse destino dentre os vários bares de cerveja artesanal em Amsterdã. Esse é o caso do pub Brouwerij´t Ij, que é um bar anexo à cervejaria de mesmo nome (sendo que Brouwerij significa “cervejaria”, em holandês), onde é possível visitar a fábrica e acompanhar parte do processo de produção e tudo mais, com direito a uma cerveja no final.

Divertido => Passeio de barco pelos canais de Amsterdã

Eu recomendo, no pub, uma degustação de amostras das cervejas da casa. Ao todo são 5 cervejas diferentes para serem degustadas em copos de 80 ou 100ml. Detalhe é que todas as cervejas produzidas lá são servidas na torneira. E se for para recomendar uma de cerveja desse pub, eu recomendo a Ijwit, que é uma witbier com notas de coentro e limão. Indescritível.

Lá não tem muita coisa pra comer além de ovo cozido, amendoim, queijo e linguiça landjaeger, que é excelente. Eu recomendo uma porção mista de queijo com linguiça, pelo menos para petiscar.

  • Endereço: Funenkade, 7

De Prael

Cervejaria De Prael.
foto: Divulgação.

Para os que pretendem passear no Red Light District, minha dica é dar uma passada no pub da cervejaria De Prael. Além de diversas cervejas produzidas pela cervejaria, é sempre comum encontrar cervejas produzidas para serem servidas exclusivamente no pub. A cervejaria é aberta a visitantes e conta com uma lojinha em sua entrada, o que é bem comum nas cervejarias europeias. É bom ficar atento, já que a entrada do pub é independente da cervejaria, se encontrando em uma ruazinha perpendicular à rua da entrada da cervejaria.

Os croquetes de carne do De Prael também são muito bons. Sempre recomendados pelos garçons.

  • Endereço: Oudezijds Voorburgwal 30, 2012

Imperdível => Degustação de queijo Reypenaer com vinhos

Café Gollem

Café Gollen.
O Café Gollen é uma rede de bares especializados em cerveja artesanal em Amsterdã.
foto: Divulgação.

Existe uma rede de pubs chamados de Café Gollem, que conta com 3 estabelecimentos espalhados ao redor da região central de Amsterdã. Cada pub tem sua própria especialidade, sendo que as cervejas servidas em cada um são sempre diferentes. O certo é que eles sempre terão cervejas especialmente produzidas para a rede.

Veja abaixo os 3 pubs Café Gollem:

Problemas com seu voo? => Saiba como resolver

Se você teve seu voo atrasado, cancelado ou problemas com bagagem extraviada, o Resolvvi cuida disso pra você. Basta enviar o número do seu voo. Confira.

In de Wilderman

In De Wilderman.
O famoso In De Wilderman, no Red Light District, em Amsterdã.
foto: Divulgação.

Falando novamente em Red Light District, não deixe de visitar o In de Wilderman. O café é um dos mais disputados e está quase sempre lotado, mas vale a pena esperar para conseguir um lugar.  O In de Wildeman oferece diversas opções de cervejas europeias, sendo 17 rótulos na pressão e mais 200 outros em garrafas.

Atenção: as cervejas por lá tem um alto teor alcoólico!

Os atendentes são simpáticos, mas um pouco lentos, por isso, prepare-se para buscar sua cerveja no balcão!

Incrível => Heineken Experience sem filas + passeio de barco

A dica é pedir a “Bier van de maand”, que significa “a cerveja do mês”, que é escolhida por ele para ficar em destaque e ser servida on tap.

Para comer, não tem muita coisa além de uns petiscos como linguiças, queijos e embutidos. Minha dica é: peça o Smoked Beef, um tipo de embutido feito com carne bovina moída, curada e defumada.

  • Endereço: Kolksteeg 3

Arendsnest

Arendsnest.
foto: Divulgação.

Especialista em cervejas holandesas, a casa é pequena e charmosa. As vezes fica bem difícil encontrar um local para sentar.

Os garçons falam inglês e são bastante sociáveis, portanto, aproveite para pegar algumas dicas. Só não vale elogiar as cervejas belgas e alemãs.

  • Endereço: Herengracht 90
Sabia que o seguro viagem é essencial para a sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras.

Aproveite e ganhe até 5% de desconto usando o cupom VOUNOMUNDO5.

FAZER COTAÇÃO >>

De Bekeerde Suster

De Bekeerde Suster.
Uma área ao ar livre no Bekeerde Suster, ao lado de um dos famosos canais de Amsterdã.
foto: Divulgação.

O local é um café, um restaurante e uma microcervejaria. Está localizado no centro de Amsterdã e é bastante disputado. Além das cervejas produzidas pela casa, é possível encontrar também algumas marcas industrializadas.

  • Endereço: Kloveniersburgwal 6

BeerTemple

Beer Temple.
foto: Divulgação

O BeerTemple é especializado em cervejas estrangeiras. Esse bar faz sucesso, inclusive com não-holandeses, justamente por ser uma excelente opção para se encontrar cervejas raras on tap, afinal, são 35 torneiras com muita cerveja interessante, entre elas algumas das cervejarias dinamarquesas Mikkeller e To Øl.

Quanto a cervejas em garrafas, a casa possui uma carta com mais de 60 rótulos.

Uma dica é comer antes de ir, ou ir sem fome, já que a casa não serve nada para comer além de queijo.

  • Endereço: Nieuwezijds Voorburgwal 250

Gastronomia => Food tour a pé com guia local

Troost

Troost.
foto: Divulgação.

É uma cervejaria que foi instalada em um antigo convento no bairro boêmio De Pijp, que fica um pouco afastado do centro, próxima da Heineken Experience, porém, longe do turismo de massa.

Uma recomendação é a Caesar Salad da casa, além dos burgers artesanais que são uma delícia.

IMPORTANTE: O pagamento só pode ser feito em cartão. Eles não aceitam dinheiro em hipótese alguma.

  • Endereço: Land van Cocagneplein 1A, 1093

De Bierfabriek

Frango caipira do Bierfabriek é um bar de Cerveja artesanal em Amsterdã com uma excelente cozinha.
O famoso frango caipira do Bierfabriek.
foto: Divulgação.

Localizado no coração de Amsterdã, o Bierfabriek atrai tanto moradores locais, quanto turistas. Isso porque durante os finais de semana, a noite, o local vira uma baladinha bem popular. Além disso, a casa produz 3 rótulos próprios de cerveja, inclusive, a fábrica fica dentro do próprio bar, isolada apenas por uma vidraça.

Incrível => Tour no Red Light District e coffee shop

Uma curiosidade é que algumas mesas possuem sua própria torneira de cerveja, o que dá mais liberdade para os clientes que não querem se distrair com os garçons.

Para comer, vá de slow roasted farm chicken.

  • Endereço: Nes 67

Craft & Draft

Craft & Draft.
foto: Divulgação.

A casa serve mais de 100 rótulos de cervejas do mundo todo e fica localizada numa rua muito charmosa de Amsterdã. Sua localização não é das melhores para quem está próximo ao centro da cidade, porém, fica perto do Vondelpark, o que pode ser bom para os que pretendem passear um pouquinho numa área verde muito bonita e apreciada em Amsterdã.

  • Endereço: Overtoom 417, Amsterdam

Recomendo => Beer Walking Tour com guia local

Poesiat & Kater

Poesiat Kater: não deixe de visitar esse bar de Cerveja artesanal em Amsterdã.
foto: Divulgação.

Para os que querem uma experiência genuína de uma morador local, além da cerveja, esse é o lugar certo. Por ficar um pouco afastada do centro e longe dos turistas, esse é um lugar muito apreciado pelos não-turistas, que costumam lotar a casa nos finais de semana. A cervejaria está alojada em um belo edifício do final do século 19, além de contar com um Biergarten bastante disputado no verão.

O Poesiat & Kater produz a sua própria cerveja, o que vale ainda mais a visita.

O nome significa “poesia e ressaca”. Você pode imaginar o por quê?

  • Endereço: Polderweg 648

Oedipus Brewing

Oedipus Brewing é um dos famosos bares de Cerveja artesanal em Amsterdã.
Uma cervejaria que vira balada noturna em regada a cerveja artesanal Amsterdã.
foto: Divulgação.

Essa cervejaria também conta com um bar próprio. É um local relativamente novo e fica afastado do centro, localizado em uma região mais industrial de Amsterdã.

O ambiente é bem descontraído e, apesar de não receber muitos turistas, todos são bem vindos.

A Oedipus produz 6 cervejas de linha, incluindo uma IPA e uma Sour Ale, porém, está sempre produzindo algumas cervejas sazonais, o que faz com que os entusiastas façam visitas constantes à casa para experimentar suas novidades.

  • Endereço: Gedempt Hamerkanaal 85

Little Delirium

Little Delirium Amsterdã.
foto: Divulgação.

Localizado próximo ao seu “irmão mais velho”, o Little Delirium fica exatamente dentro da estação central de trens de Amsterdã, a Amsterdam Cetraal, sendo o único café/bar de verdade a funcionar por lá. São mais de 100 cervejas na carta, sendo 20 cervejas on tap. Outro diferencial é que lá é possível comprar chope no growler, que são embalagens descartáveis ou reutilizáveis pra levar cerveja pra casa. Assim, quem tá chegando em Amsterdã já pode levar um chope pra ir degustando no hotel, enquanto se ajeita antes de partir para conhecer a cidade.

  • Endereço: De Ruyterkade 42. Amsterdam Centraal.

Café Zilt

Café Zelt.
foto: Divulgação.

Trata-se de um café pequeno e bastante intimista no Red Light District. Nele é possível encontrar mais de 50 cervejas, sendo a maioria belgas e holandesas. Para quem gosta de whisky, a carta deles é bastante recheada, contando com mais de 50 rótulos. Eles também tem diversos outros destilados.

  • Endereço: Zeedijk 49, 1012

Interessante => Ganja Tour pelos coffee shops

Foeders

Foeders Bar Lambic é um excelente bar de Cerveja artesanal em Amsterdã.
O Foeders é um verdadeiro paraíso da cerveja artesanal em Amsterdã, especialmente para os amantes das azedinhas belgas. Vale cada minuto.
foto: Divulgação.

O Foeders é um bar mais afastado do centro, mas pouca coisa. Dá até pra ir a pé. Ele fica no bairro De Pijp, mesmo bairro da cervejaria Troost, que eu falei acima.

Esse bar tem uma grande seleção de cervejas belgas, com destaque para as Flanders Ale, Lambic e Geuze e é bastante frequentado pelos moradores locais, apesar de ser muito indicado para os turistas em busca de boas cervejas em Amsterdã.

Para quem curte um jazz, o bar possui um antigo piano e está sempre convidando músicos para animar as noites por lá.

  • Endereço: Ceintuurbaan 257, 1074 CZ
Booking.com

Butcher’s Tears

A cervejaria Butcher’s Tears, que conta com um bar anexo, está localizada em uma rua sem saída, na região sul de Amsterdã. O lugar é um pouco longe do centro para ir a pé e um pouco estranho e sombrio para chegar a noite.

Digamos que o ambiente seja pequeno mas é, sem dúvidas, muito aconchegante. Em alguns finais de semana costuma rolar algumas festas por lá, com muita música boa, o que as vezes se estende para fora do bar. Como a rua é sem saída e com pouco movimento, isso não causa nenhum problema por lá.

Aviso importante!

A cervejaria é especializada em cervejas pouco comuns, de estilos pouco explorados. Então não vá ao Butcher’ Tears procurando por aquela cerveja normalzinha do dia-a-dia, que lá não é lugar pra isso. Esteja avisado 🙂
  • Endereço: Karperweg 45

EXTRA – De Bierkoning

De Bierkoning. Um dos melhores bares de Cerveja artesanal em Amsterdã.
Pra quem gosta de cerveja envelhecida, essa é a loja a ser visitada. foto: Divulgação.

A Bierkoning não é um bar, mas não podia faltar nessa lista. O local é uma loja de cervejas em garrafas e não permite o consumo de cervejas lá dentro. Para quem está à procura de garrafas para levar para casa, esse é o lugar ideal, até porque o preço é bem melhor do que nos bares.

A loja está localizada no centro de Amsterdã e é de fácil acesso, apesar de existir uma outra unidade um pouco mais afastada, sem muita coisa diferente da unidade central.

Divertido => Amsterdã Beer Walking Tour

Por lá, não é raro encontrar cervejas do mundo todo, sendo um verdadeiro playground para os mais entusiasmados. É comum eles venderem diferentes lotes, com diferentes datas de fabricação de uma mesma cerveja, incluindo as trapistas. Como sorte, você pode encontrar algumas cervejas que foram produzidas há vários anos atrás, o que atrai muitos apaixonados por cervejas envelhecidas.

E sabe onde encontrei a cerveja Ijsbok que não havia encontrado no Delirium Café? Adivinhou!

Ah, e antes que eu me esqueça, lá é possível encontrar a tão aclamada trapista Westvleteren. Só o precinho que é mais salgado que o normal, algo em torno de 15 euros, já que elas raramente são vendidas fora da cervejaria.

  • Endereço: Paleisstraat 125, 1012

Mais cerveja artesanal em Amsterdã

Em outros posts sobre a Holanda e sobre Amsterdã, vou tentar falar das grandes cervejarias de lá e falarei também sobre as microcervejarias espalhadas pelo interior do país. No mais, é isso. Se estiver por lá com o tempo um pouco escasso e bater aquela vontade de se aventurar “pelos primeiros parágrafos” deste post (incluindo as batatas fritas), reserve também umas horinhas para o “resto” do post. Do contrário, não diga que não avisei: em Amsterdã existem muitas coisas além do “Distrito da Luz Vermelha”.

Ah, não deixe de visitar o Bar de Gelo (Icebar), muitos criticam por ser uma visita rápida e cara, mas acho que vale a experiência…


error: Conteúdo protegido.