fbpx

Quando chega março, mês de São Patrício (Saint ou St Patrick), muita gente já pensa logo no St Patrick’s Day, festa que ganhou proporções mundiais e que no Brasil já tem vários adeptos.

Nós brasileiros não recebemos uma grande imigração irlandesa, por isso essa festa só passou a ficar famosa por aqui de uns anos pra cá. Países como a Austrália, Canadá e EUA, que receberam muitos imigrantes irlandeses, já celebram esse dia há bastante tempo.

Mas afinal, o que é essa festa? Do que se trata esse dia? Qual o motivo para tanta euforia? Continue lendo que vou te explicar tudo.

Planeje sua viagem

Índice

Quem foi São Patrício?

São Patrício nasceu em no ano de 387, na costa oeste da Grã-Bretanha e aos 16 anos foi capturado por mercadores de escravos e vendido a irlandeses, sendo forçado a trabalhar na Irlanda. Seis anos mais tarde ele escapou e voltou para sua terra natal, começando, então, a sua vida religiosa católica.

Um tempo depois ele voltou para a Irlanda para pregar o Evangelho aos irlandeses, sendo que muitos se converteram e alguns até se tornaram monges.

Para explicar a Santíssima Trindade, ele usava o trevo de três folhas (conhecido por lá como Shamrock), que hoje é um simbolo importante da cultura irlandesa.

Beleza natural => Excursão de 1 dia para as Falésias de Moher

São Patrício morreu em 17 de março de 461 e até hoje ele é reverenciado pelos irlandeses devido aos seus grandes feitos na Ilha Esmeralda. Tanto é que surgiram inúmeras lendas atribuídas a ele e a mais famosa delas é que ele é o responsável por não haver cobras e serpentes na Irlanda. São Patrício as teria expulsado da Irlanda usando seu cajado, esmagando muitas delas com o mesmo.

De fato não existem cobras na Irlanda, a não ser de forma não natural, como em cativeiros e zoológicos.

E a maior reverência que São Patrício poderia ter recebido da Igreja Católica foi ser reconhecido como o santo padroeiro da Irlanda.

A origem do St Patrick’s Day

Ao contrário do que todos pensam, o St Patrick’s Day não tem sua origem na Irlanda, apesar de se tratar de uma data irlandesa. Sua origem está associada aos imigrantes irlandeses que se instalaram nos Estados Unidos no século 19 e aproveitavam a data de 17 de março para celebrar sua origem. No início era uma celebração muito mais religiosa, mas também tinha muita bebida alcoólica.

Essas celebrações eram muito mais comuns nas cidades onde havia um maior número de irlandeses, como Nova York e Boston, mas com o tempo o St Patrick’s Day foi ganhando ares mais nacionais. No fim do século 20, por volta dos anos 80, a festa já era famosa em todos os cantos dos Estados Unidos.

St Patrick Day em Dublin, Irlanda
foto: Cooper Le on Unsplash

Por outro lado, na Irlanda, os irlandeses também tinham suas próprias celebrações religiosas nessa data, mas nada de festas. Era só uma forma de homenagear seu santo padroeiro. Em 1903, a data se tornou feriado nacional na Irlanda e em 1931 aconteceram as primeiras grandes comemorações no país, o que foi severamente criticado por muitos políticos do país. Com isso, a festa não foi levada adiante na época.

No final do século 20 a data voltou a ser comemorada na Irlanda, ganhando força em 1999, quando as comemorações duraram 3 dias. Em 2000, as comemorações duraram 4 dias, atingindo um total de 10 dias em 2006. Claro que toda essa comemoração não significa ruas lotadas e paralisação do país durante todos os dias, mas sim no dia 17 de março.

O que acontece atualmente é que as maiores cidade irlandesas promovem festivais culturais, oficinas, workshops e shows durante vários dias, mas sem tomar grandes proporções como acontece em 17.

Mal-assombrado => Passeio pelo lado sombrio de Dublin

O que é o St Patrick’s Day?

Além de ser uma festa em celebração ao santo padroeiro da Irlanda, o São Patrício, esse é uma festa onde os irlandeses comemoram tanto a chegada do cristianismo no país, quanto a cultura e tradições irlandesas.

O St Patricks Day é motivo de orgulho para a maioria dos irlandeses que veem seu país ser lembrando e reconhecido no mundo todo.

Como é comemorado o St Patrick’s Day?

Muita gente pensa que o St Patrick’s Day é comemorado com muita bebedeira nas ruas e chope verde para todo lado, mas não é bem assim. Na Irlanda e nos países com grande número de descendentes de irlandeses, a festa é comemorada com uma multidão indo paras as ruas para acompanhar as paradas que acontecem nessa data. Geralmente essas paradas são acompanhadas por desfiles de carros alegóricos.

As pessoas se vestem de verde que é a cor símbolo da Irlanda, sendo que muitas delas saem para as ruas com grandes cartolas verdes. Como na maioria dessas países não se pode beber em locais públicos, dificilmente você verá bebedeira nas ruas.

De fato o St Patrick´s Day é uma festa de extrema importância para a fé cristã dos irlandeses mas, apesar de se tratar do dia em que é celebrada a morte de um santo, essa não é uma celebração triste.

História e cultura => Conheça um verdadeiro castelo irlandês

Por que se usa verde?

Verde é a cor símbolo da Irlanda. Ela representa o verde que cobre todo o país que, por ser chuvoso o ano todo, está sempre coberto por uma paisagem verde bem viva, principalmente no verão.

Verde também é a cor do trevo de três folhas, conhecido por lá como Shamrock, o qual era usado por São Patrício para catequizar os irlandeses e explicar a santíssima trindade, como eu falei acima.

Sabia que o seguro viagem é essencial para a sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras.

Aproveite e ganhe até 5% de desconto usando o cupom VOUNOMUNDO5.

FAZER COTAÇÃO >>

Outros nomes para o St Patrick’s Day

Essa data ganha vários apelidos carinhosos no mundo todo, a maioria deles usando os apelidos relativos ao nome Patrick.

Na Irlanda é comum ver o nome St Paddy’s Day ou mesmo Pádraig Day, sendo este último pouco comum por estar escrito na língua irlandesa e não em inglês.

Nos Estados Unidos é comum vermos a derivação St Patty’s Day, mas isso é motivo de rixa entre os americanos e os irlandeses. Os americanos alegam que o apelido correto para a data é Patty’s por derivar de Patrick, enquanto os irlandeses alegam que o nome original do santo é Pádraig, por isso o Paddy’s.

Onde acontece o St Patrick’s Day

Atualmente o Dia de São Patrício é a data nacional mais famosa do mundo, sendo celebrada em incontáveis países.

Japão, Coreia do Sul, países do leste europeu e ate mesmo o Brasil, todos têm suas próprias comemorações do St Patrick’s Day e não fazem feio, apesar de não terem raízes irlandesas e não levarem a tradição tão a sério.

Mas os principais países a comemorar a data são a Irlanda, os Estados Unidos e a Austrália.

St Patrick’s Day na Irlanda

Desfile do St Patrick Day.
Desfile do St Patrick’s Day em Dublin, Irlanda.

Essa data é comemorada em todas as cidades da Irlanda, principalmente por ser um feriado nacional, já que com isso todos podem sair às ruas e celebrar.

A maior comemoração do St Patrick’s Day da Irlanda acontece em Dublin, sua capital. Milhares de pessoas se aglomeram nas ruas da cidade.

São celebrados 5 dias de festa, sendo o ponto máximo o dia 17 de março, quando acontece um desfile que sai da Parnell Square, na parte norte da cidade (Dublin é dividida, pelo Rio Liffey, em Dublin Norte e Dublin Sul) e segue até a Catedral de São Patrício. Todo o trajeto é formado por um corredor de pessoas que acompanham de perto as alegorias, as quais seguem um tema principal que muda a cada ano.

Traslado => Aeroporto para o centro de Dublin

Como eu disse, quase não se vê pessoas bebendo nas ruas durante as comemorações na Irlanda, uma vez que é proibido beber nas ruas no país. Quem é pego bebendo geralmente é convidado a descartar a bebida, mas o ato é passível de multa ou mesmo cadeia em caso de reincidências.

Mas se, por um lado, não há pessoas bebendo nas ruas, por outro, os pubs ficam lotados. Pessoas do mundo todo, principalmente da Europa, vão até Dublin para curtir essa festa e se esbaldam de bebidas nos pubs da cidade. Não há um só pub do centro de Dublin que fique vazio nessa época.

Na região do Temple Bar as ruas ficam entupidas de gente e por lá é comum vermos pessoas bebendo nas ruas, já que muitos policiais fazem vista grossa para isso. Também é comum acontecerem brigas ou confusões, mas nada que se torne uma quebradeira generalizada.

Booking.com
Os pubs durante o St Patrick’s Day em Dublin

Como na Irlanda os pubs ficam todos lotados nessa data, com quase todo mundo bebendo, todos sempre se lembram que este não é um dia triste e, pela sua importância histórica e cultural, nada mais justo que incluir cerveja e outras bebidas nessa comemoração.

É comum as pessoas saírem cedo do desfile e irem para algum pub com os amigos e continuar nele por horas e horas. É normal também vermos alguns grupos seguindo de pub em pub (pub crawl) para ver o que está acontecendo em cada um deles.

De bar em bar => Maratona de bares em Dublin

Muitas pessoas vão cedo para os pubs, outros só vão quando o desfile acaba, mas o fato é que a grande maioria vai acabar o dia bebendo em algum lugar, por isso têm-se a falsa ideia de que essa é uma festa cervejeira regada a muita Guinness (pelo menos esse não é o intuito).

São vários os pubs que fazem promoções que sejam referentes à data, como por exemplo pessoas que tenham seus nomes derivados do nome Patrick (Patrício, Patrícia, Pádraig ou mesmo Patrick) não pagam entrada (a maioria dos pubs não cobra entrada mas algumas casas noturnas sim). Alguns pubs não cobram dos “Patricks” por algum drink em um dado momento.

Vários pubs são decorados com verde e as outras cores da bandeira da Irlanda. Música ao vivo é que não falta nesses ambientes. Boa música por sinal, tocando o dia inteiro.

Incrível => Excursão GAME OF THRONES

Pub no St. Patrick Day.
Um pub no início do movimento, ou seja, antes da muvuca chegar.
As ruas do Temple Bar durante a festa

Para os que não curtem muita muvuca, é bom evitar a região do Temple Bar, já que as ruas e pubs de lá ficam abarrotados de gente. É bem comum vermos confusões de todos os tipos por lá durante o St Patrick’s Day, incluindo brigas.

Ao fim do dia, ou da noite, melhor dizendo, Dublin fica repleta de pessoas alegres por terem celebrado o dia de seu padroeiro e a maioria delas com um nível etílico elevado em seu sangue, mas tudo pela tradição e pelo orgulho em dizer que são irlandeses, motivo pelo qual, no dia 17 de março todo o mundo “quer ser irlandês”.

Nos Estados Unidos

As comemorações de St Patrick’s Day tomam conta de diversas cidades dos Estados Unidos, principalmente Boston, Chicago e Nova York. Até mesmo cidades com menos influência irlandesa como Nova Orleans tem suas celebrações.

Em Chicago, por exemplo, o Chicago River é pintado de verde e em muitos outros lugares as cervejarias produzem grandes quantidades de cerveja tingida de verde, tudo para que todos possam entrar ainda mais no clima.

Booking.com
Rio pintado de verde no St Patrick Day em Chicago.
St Patrick’s Day em Chicago e o rio pintado de verde.
foto: Benjamin Suter on Unsplash

Austrália

A Austrália também é um país que recebeu muitos imigrantes irlandeses, principalmente durante a grande fome do século 19, quando milhões de irlandeses deixaram o país para não morrerem por falta de comida.

Em Sydney é organizado um desfile aos moldes do que acontece em Dublin. Os pubs irlandeses ficam lotados, com um grande consumo de Guinness e comidas típicas irlandesas. Até mesmo a Opera House, um dos principais cartões postais da cidade, é iluminado com luzes verdes em homenagem à Irlanda.

Booking.com

Inglaterra

Como a comunidade irlandesa é grande na Inglaterra, os Irlandeses e seus descendentes sempre comemoram o St Patrick’s Day por lá, apesar da data não ser um feriado oficial em terras inglesas.

Porém em Londres, no final de semana que antecede o 17 de março, são organizados eventos em diversas partes da cidade, com desfiles, shows nas ruas e muita comemoração nos pubs, principalmente nos pubs irlandeses.

Booking.com

St Patrick’s Day no Brasil

Apesar de não ter recebido grandes massas de imigrantes irlandeses, o Brasil abriga a terceira maior comunidade irlandesa na América do Sul, com cerca de 70.000 descendentes de irlandeses.

Independente dessa comunidade, as festas de St Patrcik’s Day no Brasil tiveram origens distintas nas diversas cidades que a celebram. A origem de quase todas as festas de São Patrício no Brasil não tem nenhuma relação íntima e direta com a Irlanda ou seus descendentes.

Por aqui as festas começaram a acontecer por estarem virando febre no mundo todo. Com isso, muitos produtores de eventos e donos de bar aproveitaram a data para garantir uma renda com as comemorações.

Não que seja ruim, afinal, nós brasileiros gostamos de confraternizar e não temos temos muitos problema em comemorar datas de outras culturas. Mas por aqui as festas de São Patrício não se parecem em nada com as da Irlanda, EUA e Austrália.

Booking.com
Vai Viajar e precisa de internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Na America Chip você pode comprar chip com acesso a internet no exterior e recebê-lo em casa, com conexão 4G garantida em diversos países.

QUERO O MEU CHIP >>

Os símbolos do St Patrick’s Day

Shamrock (trevo de três folhas)

O trevo de três folhas conhecido na Irlanda como Shamrock
A planta conhecida como Shamrock.
foto: Cole Keister on Unsplash.

O shamrock é o principal símbolo de São Patrício, o qual foi muito usado pelo santo em suas pregações e em suas catequeses.

Como essa era uma planta considerada sagrada pelos antigos celtas, por marcar o início da primavera, São Patrício aproveitava para usá-la como uma forma de explicar a santíssima trindade para os pagãos.

Essa planta também se tornou um símbolo da resistência irlandesa contra a tirania dos ingleses que, no século 16, passaram a confiscar suas terras e proibir o uso do idioma irlandês, além da prática do catolicismo na Irlanda.

Leprechaun (Duende)

O famoso Leprechaun do folclore irlandês. É bem comum vermos pessoas fantasiadas desse ser durante o St Patrick Day.
O famoso Leprechaun do folclore irlandês.
foto: Liam Ortiz por Pixabay

Os Leprechaun são seres que fazem parte do folclore irlandês, que por sua vez tem raízes nas tradições e lendas celtas.

Os celtas acreditavam em magia, fadas, duendes e seres que podiam usar mágica para o bem e para o mal.

Os Leprechaun eram associados às fadas, sendo os responsáveis por consertar os sapatos mágicos das mesmas.

Eles também estão associados ao arco-íris. Dizem as lendas que os arco-íris são formados a partir de raios que saem dos potes de ouro escondidos e guardados pelos Leprechaun em diversos cantos da Irlanda. Com isso, nos contos infantis irlandeses, é comum ouvirmos que, para encontrar esses potes de ouro, é preciso sequestrar um Leprechaun e pedir para ele o seu pote como pagamento pelo resgate.

Celtic Cross (Cruz Celta)

Cruz irlandesa ou irish cross, um dos símbolos do St Patrick's Day.
Um exemplo de cruz celta com um círculo no meio representando o sol.
foto: Greg Willson on Unsplash.

A cruz celta é um sincretismo muito forte e ainda presente na Irlanda. É a união da cruz católica com a representação do sol celta, que é um círculo.

São Patrício usava esse símbolo para facilitar que os celtas aceitassem serem catequizados, já que não perderiam alguns elementos de suas antigas crenças.

Símbolos => Conheça Glendalough e os símbolos sagrados da Irlanda

Bebidas irlandesas famosas

Os irlandeses são famosos pela sua produção de whiskey (com “ey” no final, diferente da escrita do “whisky” escocês), licores e cervejas. Durante o St Patrick’s o consumo dessas bebidas aumenta exponencialmente no país, principalmente as que são produzidas na própria Irlanda.

Cervejas no St Patrick’s Day

Uma celebração irlandesa sem cerveja não seria uma celebração irlandesa e é por isso os pubs estão sempre cheios nessa data. O St Patrick´s Day, apesar de não ser uma festa cervejeira, originalmente, também é lembrado pelo alto consumo dessa bebida.

A cerveja mais consumida na Irlanda nessa época é também a sua bebida mais famosa, a Guinness, que é a Stout mais conhecida do mundo. Claro que diversas outras marcas de cerveja são consumidas por lá, mas a Guinness é a campeã.

Aqui no Brasil vemos muito chope verde em todas as festas em celebração à data, mas na Irlanda isso não é tão comum. Aliás, eu mesmo não vi uma cerveja verde quando passei o St Patrick’s Day em Dublin.

Imperdível => Tour na fábrica da Guinness sem fila

Whiskey

Foram os irlandeses que inventaram o whisky, por eles chamado de whiskey, apesar de terem sido os escoceses que popularizaram a bebida pelo mundo. Mesmo assim o consumo dessa bebida na Irlanda é muito grande, com destilarias artesanais se espalhando em grande quantidade pelo país.

Dentre os whiskeys mais famosos estão o Jameson e o Bushmills, sendo o primeiro o mais famoso e o mais consumido de todos.

Whiskey tour => Visite a Destilaria da Jameson

Cidra

Kelly's Irish Cider
foto: Divulgação/Kelly’s

A cidra também é amplamente consumida na Irlanda durante o St Patrick’s Day. O país é um dos principais produtores dessa bebida no mundo, já que ela tem como principal matéria prima a maçã, que se desenvolve muito bem por lá.

As marcas mais famosas de cidra na Irlanda são:

  • Little Island
  • Llewellyn’s
  • Dan Kelly’s
  • Longueville House
  • Craigies
  • Macivor’s
  • Falling Apples
  • Bulmers
  • Kepplers
  • Devil’s Bit Mountain
  • Irish Kelly’s

Bailey’s Irish Cream

Esse é o licor mais famoso da Irlanda e foi criado em 1974 pela empresa R & A Bailey. Sua receita é imitada no mundo todo, mas o Bailey’s segue sendo considerado o melhor de todos.

Ele é produzido com whiskey, leite, cacau, baunilha e açúcar, sendo que algumas edições limitadas levam ingredientes especiais como morango.

Comidas tradicionais

A ruas também ficam cheias de barraquinhas de comida como cachorro quente, crépes, churrasquinho (espetinho) e sanduíches.

E por falar em churrasquinho, devo admitir que encontrei uma barraquinha que vendia churrasquinhos de nada mais nada menos que carneiro, veado e cavalo. Sim, cavalo. Não que seja comum o consumo dessa carne por lá (mas é bem comum em outros países da Europa), mas muitas pessoas apreciam essa iguaria, principalmente as do interior.

Gatronomia => Tour gastronômico com degustação de comida em Dublin

Churrasquinho de carneiro, veado e cavalo durante o St Patrick Day em Dublin.
Churrasquinho de carneiro, veado e cavalo no St. Patrick’s Day em Dublin.

Conclusão

Seja onde for, comemorar o St Patrick’s Day é sempre divertido. Nem que seja em um bar que não tenha relação com a Irlanda, sempre vamos lembrar do quão divertida é essa festa.

Se você tiver a oportunidade de passar essa data em Dublin, não desperdice, pois é um momento único no país, sendo uma festa inesquecível.

Não deixe também de tomar uma Guinness e se lembrar que chope verde é só mais uma brincadeira para comemorar a data e não uma tradição comum nos países onde a data é amplamente celebrada.

Feliz dia de são Patrício, ou St Patrick’s Day , como preferir.

Cheers and Sláinte.


PLANEJE AQUI A SUA VIAGEM!

  • SEGURO VIAGEM: Seguro de viagem com desconto para leitores do blog!
    Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar o cartão em até 12x ou no boleto bancário, que dá mais 5% de desconto! Veja mais aqui.
  • HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel em Dublin pelo nosso parceiro Booking.
  • ALUGUEL DE CARRO: Pesquise pelo menor preço em todas as locadoras de uma só vez através da RentCars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português, dividem em até 12x no cartão ou com 5% de desconto no boleto e você é cobrado em Reais.
  • VOCÊ CONSEGUE FICAR SEM CELULAR?: Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip internacional pré pago com internet boa de verdade, para usar em 200 países. Conheça a America Chip.
  • PROBLEMAS COM SEU VOO?: Se você teve seu voo cancelado, atrasado, perdeu sua conexão ou teve sua bagagem extraviada ou danificada, a Resolvvi pode ter ajudar a solucionar esse problema sem sair de casa. Conheça a Resolvvi.
  • INGRESSO SEM FILA: Não perca tempo durante sua viagem enfrentando filas nas principais atrações turísticas do mundo. A GetYourGuide é um site de compras de ingressos online onde você pode comprar seus ingressos antecipados para atrações nas principais cidades do mundo e ainda não precisa enfrentar as filas quilométrica que costumam existir nesses locais.
error: Conteúdo protegido.