fbpx

A Oktoberfest em Munique é uma festa que começa em meados de Setembro e termina no primeiro final de semana de Outubro e que, durante seus aproximadamente 15 dias de duração, chega a receber mais de 6 milhões de turistas. Simplesmente fantástica.

Planeje sua viagem

O parque da Oktoberfest em Munique, na Alemanha.
A multidão tomando conta da área aberta da Oktoberfest em Munique.
foto: Pexels – Pixabay.

Índice

  1. A história da Oktoberfest em Munique
  2. Os preparativos para a Oktoberfest
  3. A estrutura
  4. Regras de convívio
  5. Segurança
  6. Não roube canecas e copos
  7. Cervejas
  8. Comida
  9. Música
  10. Transporte
  11. Como chegar à Oktoberfest usando o transporte público
  12. After parties
  13. Onde mais visitar

A história da Oktoberfest em Munique

A primeira Oktoberfest aconteceu em 1810, para comemorar o casamento do príncipe herdeiro Luís (que mais tarde se tornou o rei Luís I da Baviera) com a princesa Teresa de Saxe-Hildburghausen.

A festividade aconteceu em um parque afastado da cidade que, em homenagem à noiva, foi batizado de Theresienwiese. Os moradores de Munique foram convidados a participar da comemoração, que teve como o ponto mais marcante uma corrida de cavalos, agraciada pela presença da Família Real da Baviera.

O primeiro evento foi um sucesso, o que garantiu a sua continuidade até os dias de hoje, ainda que devido às guerras e algumas epidemias, ele tenha deixado de acontecer por 25 vezes.

Os preparativos para a Oktoberfest

Ozaptf is! (traduzindo: “O barril está aberto”). São essas palavras proferidas pelo prefeito de Munique que marcam o início da Oktoberfest, quando ele abre o primeiro barril de chope. E esse ato
não é tão simples como pode parecer, ele é precedido por uma parada (desfile) onde todos se reúnem na intenção de presenciar a abertura da festa.

Imperdível => 4 horas de Beer Tour em Munique

E os preparativos para o evento se iniciam muito antes de meados de setembro, época de início da festa. A exemplo disso têm-se as 6 maiores cervejarias de Munique (cada uma patrocina algumas das grandes e pequenas tendas da festa), as quais começam a produzir suas cervejas em março, tudo para atender os maiores padrões de exigência dos consumidores, sem que falte uma gota dos mais de 7 milhões de litros que são consumidos. São elas: Augustiner, Hacker-Pschorr, Hofbrau, Lowenbrau, Paulaner e a Spaten-Franziskaner.

Vai Viajar e precisa de internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Na America Chip você pode comprar chip com acesso a internet no exterior e recebê-lo em casa, com conexão 4G garantida em diversos países.

QUERO O MEU CHIP >>

A estrutura

Hoje em dia, cerveja é o que não falta, mas não pensem que sempre foi assim, já que até 1818 ela era proibida na festividade. Felizmente para nós, amantes de uma boa cerveja, hoje ela é encontrada em abundância em suas tendas.

Todos os anos são montadas cerca de 14 tendas grandes, algumas delas com capacidade para até 9000 pessoas (sentadas e em pé) e 21 tendas pequenas, sendo que algumas destas não suportam mais de 200 pessoas.

A tenda da Hofbräu.
A tenda da Hofbräu é uma das mais cobiçadas pelos turistas.
foto: Ralf Kronenberger por Pixabay

Incrível => Excursão castelos de Neuschwanstein e Linderhof

É importante ficar atento quanto ao horário de funcionamento de cada tenda e também quanto à reserva de mesas. É bem comum durante os finais de semana que se formem filas ou mesmo uma multidão aguardando um longo tempo para entrar em uma tenda.

O que eu recomendo é tentar ir à Oktoberfest de domingo à quarta, já que quinta, sexta e sábado as tendas costumam ficar lotadas e os espaços abertos bastante muvucados.

Sabia que o seguro viagem é essencial para a sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras.

Aproveite e ganhe até 5% de desconto usando o cupom VOUNOMUNDO5.

FAZER COTAÇÃO >>

Regras de convívio

Como essa é uma festa de tradições, nunca é pouco saber que uma delas é o respeito que se tem com a pessoa que está há mais tempo sentada na mesa. Se você pretende se sentar em uma mesa já
ocupada, é bom que peça permissão para aquele que já têm mais “tempo de mesa”. Só não precisa se preocupar em receber um “não”, já que a maioria das pessoas sempre têm boa vontade para deixar que se sentem em suas mesas.

Segurança

O importante é se divertir, e isso os alemães sabem fazer muito bem. Toda a estrutura da festa, suas tendas e seus brinquedos são montados com o máximo de cuidado. Lá, responsabilidade é uma
palavra levada a sério, em todas as situações, tudo para que ninguém fique preocupado (ao ponto de deixar de curtir a festa) com sua própria segurança, que também é palavra de ordem por lá.

História => Tour em campo de concentração nazista

As tendas são monitoras por um forte esquema de segurança e vigilância, para evitar confusões antes mesmo que elas se iniciem, o que acaba por inibir os “brigões”. E do lado de fora das tendas a polícia toma conta e estão sempre dispostos a ajudar. Além de tudo, existem centenas de policiais à paisana, sempre monitorando atitudes suspeitas como tráfico de drogas ou qualquer outra atitude
que possa gerar violência.

Conheça os 10 golpes mais comuns aplicados em turistas

Não roube canecas e copos

Não, em hipótese alguma, roube canecas ou copos de vidro das tendas. Além disso ser criminoso e antiético, isso pode dar uma enorme dor de cabeça e constrangimento

Já vi alguns cercadinhos na área aberta da festa com dezenas de pessoas que roubaram canecas e copos, e não é nada agradável ver que elas não podem sair dali ate que sejam concluídos todos os trâmites para sua liberação, o que inclui ir ao banheiro. Imagina tomar algumas canecas de cerveja e não poder ir ao banheiro durante horas? Lembrando que fazer xixi na em espaços público é proibido, gera multa e até serviços comunitários.

Experiência => Voo de 1 hora sobre Munique

E não adianta dizer que comprou o copo, já que os copos que estão à venda tem suas devidas identificações.

Para quem quer algum copo como souvenir, existem várias barraquinhas fora das tendas que vendem essas e outras lembranças. Ou seja, se quer levar um copo de recordação, não dê bobeira, compre.

Cervejas

Uma coisa interessante de se saber é que a cerveja só pode ser servida (e consumida) para pessoas que estejam sentadas, o que evita muita confusão. Afinal, no fim de um dia de muita bebedeira todos já estão com os ânimos alterados e ficar sentado é uma forma de evitar certos problemas. A exceção fica para a tenda HofbräuFestzelt , onde pode-se consumir cerveja em pé, porém sem ficar transitando de um lado para o outro.

Caneca de 1 litro na Oktoberfest.
Eu e um turista brasileiro. Detalhe para os nossos Maβ cheios (ou quase) de “HB Munich Helles”.

É bem comum ver algumas pessoas tomando o que os alemães chamam de refresco ou “Radler”, que é uma mistura de cerveja com limonada, a qual muitas vezes nem mesmo é limonada e sim qualquer tipo de refrigerante.

Quanto aos copos, nas grandes tendas as cervejas são servidas naquelas grandes canecas de 1 litro chamadas de Maβ (pronuncia-se “Mass”), enquanto nas pequenas é bem comum encontrar taças de 1/2 litro. Os estilos de cerveja variam e as mais consumidas são as do tipo “Helles” e as “Weiss”, que são as preferidas dos bávaros.

Cervejarias de Munique => Excursão Guiada de 3 Horas

E mesmo que essa seja uma festa regada a cerveja, ainda é possível encontrar uma tenda que sirva vinho em canecas: é o caso da Weinzelt. Há quem diga que o vinho de lá é bom e que a comida é ainda melhor, mas eu não quis conferir, já que meu interesse era cerveja, em primeiro lugar.

A regra geral da festa é se divertir e isso é levado a sério por lá, tanto que durante o dia é bem comum de se ver famílias com crianças sentadas nas tendas ou curtindo os parques de diversão.

Dentro da Hofbräu.
Dentro da HofbräuFestzelt.

Comida

Comida é o que não falta, sendo que em todas as tendas são servidos os pratos típicos da região, o que pode variar de cachorro quente a sanduíches de carne de porco, batatas recheadas a macarrão com chucrute, patos e galetos assados, além de carne de javali, salsichas, linguiças e o famoso Pretzel.

Gastronomia => Noite de cerveja e gastronomia típica

Por se tratar de um tipo de pão, feito com malte, é bom que o Pretzel (ou Brezel, em alemão) seja consumido fresco, pouco tempo depois de sair do forno, pois ele ainda vai estar crocante por fora e macio por dentro. Excelente para que não pretende fazer grandes refeições.

Barraquinha de Pretzel.
Barraquinha de Pretzel. É comum ver delas pra todos os lados.

Para sobremesas podem ser encontrados os mais variados tipos de sorvete, pães de mel em formato de coração (servem para enfeite mas são comestíveis), chocolates e doces. Encontrei até mesmo um tipo cocada. Era muito gostosa, mas um pouco diferente da nossa receita.

Pães de mel.
Os típicos pães de mel.
foto: Markus Spiske por Pixabay

Música

E para que não falte alegria, as inúmeras bandas presentes na maioria das tendas estão sempre tocando canções típicas e folclóricas, mas todas elas muito animadas. É simplesmente impossível não se deixar levar pelo ritmo contagiante imposto pelos músicos e para que ninguém durma no ponto, de poucos em poucos minutos a banda canta Ein prosit, Ein prosit, der gemütlichkeitt (um brinde, um brinde, ao bem estar) e em seguida todos tomam a cerveja em seus copos.

Nessa hora é comum alguém subir em uma mesa, anunciar que vai virar um caneco inteiro e, sem derramar uma gota, beber tudo, em um único gole. Só não pense que tudo para por aí, além das canções típicas, as bandas estão sempre tocando músicas clássicas do Rock´n Roll, tais como Beatles e Rolling Stones, além de Country Music. É impressionante como o público se empolga nesses momentos.

Transporte

Deixando as comidas um pouco de lado, é bom ficar atento à localização de sua estadia, já que existem muitas opções de transporte, o que pode acabar confundido um pouco a localização e
principalmente o retorno, após longas horas de muita cerveja.

Booking.com

Os taxis nesse período são muito concorridos, com motoristas cobrando preços abusivos aos desavisados. Claro que isso não é via de regra, mas é bom ficar atento.

Uber é proíbido na Alemanha e como os taxis são uma opção mais complicada, o bom mesmo é saber se locomover por outros meios de transporte público.

Traslado => Aeroporto para o centro de Munique

Durante a Oktoberfest os trens e metrôs reforçam seus serviços para melhor atender aos turistas. Sempre cabe o reforço de ficar atento às sinalizações das linhas e horários dos serviços.

O metrô da cidade é chamado de U-Bahn e suas principais linhas passam pela região. São elas: U3, U4, U5 e U6.

A maior estação próxima à Oktoberfest é a Hackerbrücke e por ela passam quase todas as linhas do S-Bahn, um trem suburbano que se assemelha ao metrô. A caminha até a festa é curta, cerca de 10 minutos, sem morro e de fácil acesso.

Estação Hackerbrücke.
Estação Hackerbrücke próxima de onde acontece a Oktoberfest.

Existem também os Straßenbahn, que também são conhecidos na Europa como streetcar, tram ou trólebus, enquanto no Brasil nós chamamos de VLT. Esses são menos comuns, mas o passe do metrô serve para eles também.

Como chegar à Oktoberfest usando o transporte público

  • U-Bahn:
    • U3 / U6: Estações Goetheplatz ou Poccistraße
    • U4 / U5: Estações Theresienwiese ou Schwanthalerhöhe
  • S-Bahn:
    • S1 – S8: Estação Hackerbrücke
    • S7, S20 ou S27: Até a estação Heimeranplatz e de lá pegar a U4 ou U5 até as estações Theresienwiese ou Schwanthalerhöhe
  • Straßenbahn (streetcar, tram ou trólebus):
    • Linha 18 ou 19: Até Holzapfelstraße ou Hermann-Lingg-Straße
  • Ônibus:
    • MetroBus-Linha 53: Até Schwanthalerhöhe
    • MetroBus-Linha 58: Até Georg-Hirth-Platz ou Goetheplatz
    • StadtBus-Linha 131 ou 132: Até Hans-Fischer-Straße
    • StadtBus-Linha 134: Até Schwanthalerhöhe

O bom mesmo é procurar por hotéis e albergues que estejam localizados nos arredores do parque, para que se possa ir e voltar a pé, uma vez que a cidade é bem planejada, com ruas e calçadas largas e com muito boa sinalização.

Booking.com

Mas apesar da segurança ser algo eficiente em Munique nessa época, todo cuidado é pouco. É bom ficar atento a pessoas que queiram agir de má fé. E não se esqueça de levar sempre anotado o endereço de onde você estiver hospedado, para o caso de você se perder e precisar pedir informações, ou mesmo pegar um taxi.

After parties

Para os que gostam de continuar se divertindo noite afora, existem boates que promovem as pós-festas ou “after-party”, onde as pessoas continuam se divertindo até altas horas da madrugada.

Existem muitas tendas que mantem espaços, nos arredores do parque, funcionando como boates, movida a muita música
eletrônica e rock´n roll. São espaços frequentados por um público mais jovem, buscando muito mais curtir a “night” do que apreciar boas cervejas, mas mesmo assim é possível encontrar os mais variados rótulos de cervejas de inúmeros países e por preços bem mais acessíveis do que aqui no Brasil.

Divertido => Pub Crawl em Munique

Onde mais visitar

Mas não são só as tendas que promovem essas festas. Muitos espaços independentes se transformam em casas noturnas para atender aos mais variados gostos e tribos, misturando todas as
nacionalidades possíveis. É simplesmente incrível ver como as pessoas se divertem, independente dos seus locais de origem. Só não vale abusar e fugir dos bons costumes, já que os europeus não são tão tolerantes com certas atitudes desrespeitosas.

No mais, é bom planejar o que se pretende fazer nos dias se estiver por lá, já que tantas variedades e possibilidades podem mais confundir do que facilitar os dias de festa. Reserve pelo menos um dia para curtir um grande tenda e um outro para transitar entre as pequenas. Lembre-se de experimentar os pratos típicos.

Desfrute => Bilhete tour de ônibus Hop-On Hop-Off

Guarde também uma noite (madrugada) para curtir as baladas pós festa (se esse for o seu caso) e se sobrar um tempo procure fazer um tour pela cidade, que esbanja beleza e organização, além de ter bons restaurantes e bares para se apreciar uma boa cerveja longe de muita confusão.

Carroça com barris de cerveja.
Carroça com barris de cerveja indo abastecer alguma tenda.

E a Oktoberfest é assim, uma festa Bávara que atrai turistas do mundo todo. Uma festa movida a comidas e trajes típicos, muita diversão e, é claro, cerveja, muita cerveja. Vale a pena conferir.

E se quiserem saber mais sobre a Oktoberfest em Munique, segue o link do site oficial da festa www.oktoberfest.de/en/.

Ein Prosit!!!


PLANEJE AQUI A SUA VIAGEM!

  • SEGURO VIAGEM: Seguro de viagem com desconto para leitores do blog!
    Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar o cartão em até 12x ou no boleto bancário, que dá mais 5% de desconto! Veja mais aqui.
  • HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel em Munique pelo nosso parceiro Booking.
  • ALUGUEL DE CARRO: Pesquise pelo menor preço em todas as locadoras de uma só vez através da RentCars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português, dividem em até 12x no cartão ou com 5% de desconto no boleto e você é cobrado em Reais, sem IOF.
  • VOCÊ CONSEGUE FICAR SEM CELULAR: Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip internacional pré pago com internet boa de verdade, para usar em 200 países. Conheça a America Chip.
  • PROBLEMAS COM SEU VOO?: Se você teve seu voo cancelado, atrasado, perdeu sua conexão ou teve sua bagagem extraviada ou danificada, a Resolvvi pode ter ajudar a solucionar esse problema sem sair de casa. Conheça a Re solvvi.
  • INGRESSO SEM FILA: Não perca tempo durante sua viagem enfrentando filas nas principais atrações turísticas do mundo. A GetYourGuide é um site de compras de ingressos online onde você pode comprar seus ingressos antecipados para atrações nas principais cidades do mundo e ainda não precisa enfrentar as filas quilométrica que costumam existir nesses locais.
error: Conteúdo protegido.