Quando se planeja uma viagem para Santa Catarina, muitas pessoas perguntam o que fazer em Pomerode, essa cidade de influência alemã que é tão famosa no estado. O fato é que a cidade é pequena, com apenas 30.000 habitantes, o que facilita muito visitar suas atrações em pouco tempo. Ainda assim fica a dúvida se vale a pena visitar essa cidade.

Eu estive lá em duas oportunidades e gostei muito do que vi e de tudo que fiz por lá. Para não deixar a minha opinião muito vaga, eu escrevi esse post falando sobre o que fazer em Pomerode, seus principais pontos turísticos, o que conhecer, onde comer e se onde hospedar na cidade.

Planeje sua viagem => Como chegar em Pomerode

Seguro para viagens no Brasil

Índice

Onde fica Pomerode

Pomerode está localizada na microrregião de Blumenau, sua vizinha, que por sua vez se encontra na região do Vale do Itajaí, uma região mais central do estado de Santa Catarina que é cortada pelo rio Itajaí.

Hoje em dia, Pomerode faz parte de uma região turística conhecida como Vale Europeu, a qual tem fortes influências da colonização européia, principalmente dos imigrantes alemães.

História de Pomerode

Pomerode foi fundada em 1863 por imigrantes alemães como um povoado intermediário entre Joinville e Blumenau. Sua criação foi incentivada pelo alemão Hermann Otto Blumenau, fundador da então recém criada Blumenau. Sua consolidação se tornaria um ponto estratégico na rota do comércio entre Blumenau e Joinville.

O que significa Pomerode

O nome Pomerode é uma derivação do nome Pomerânia, região alemã de onde vieram a maior parte dos imigrantes que se fixaram na região de Pomerode para consolidar a sua criação e surgimento como cidade.

A região da Pomerânia, hoje incorporada ao território alemão, ficava no nordeste de onde é hoje a Alemanha, bem como no noroeste da Polônia, sendo uma região banhada pelo Mar Báltico.

Como chegar em Pomerode para ver toda essa beleza.
Nas ruas de Pomerode.

Cultura da cidade

A cultura alemã é forte na cidade, o que se torna visível na arquitetura, na culinária e na língua dos nativos da cidade, cujo idioma principal é o português. Muitos por lá são fluentes em alemão e pomerano, um dialeto derivado do alemão.

Na arquitetura, muitas das casas e edifícios da cidade foram construídos com técnica de Enxaimel, o que é típico de algumas regiões da Alemanha.

A gastronomia local é fortemente influenciada pela culinária alemã, principalmente no consumo de carne de porco e embutidos. É visível também a influência italiana e portuguesa por lá, mas o predomínio é da cozinha alemã.

Todos esses elementos, junto ao fato da cidade ter uma população quase toda composta por descendentes de alemães, conferem a ela o título de cidade mais alemã do Brasil.

Como chegar em Pomerode

Chegar em Pomerode não é difícil mas o acesso só é feito por via terrestre, já que não existe aeroporto na cidade.

A maneira mais fácil de chegar na cidade é de carro ou moto, já que os ônibus que levam até lá são bem restritos, dependendo de onde você está.

Alugando carro

Se você está visitando Santa Catarina e a região de Pomerode sem carro, eu recomendo que pense sobre o assunto, já que muitas cidades da região do Vale do Itajaí não são muito bem servidas por linhas de ônibus.

Eu recomendo que você faça uma simulação de aluguel na RentCars.com, que é uma parceira do Vou no Mundo e na qual eu confio. A RentCars é um comparador de preços de aluguel de carro com parceria com diversas locadoras nacionais e estrangeiras. Basta você informar a data e local de retirada, o tipo de carro que melhor te atende e informar a data e local de devolução. Você verá todos os detalhes dos carros disponíveis e depois disso é só escolher o que mais te agrada. 

A vantagem da RentCars é que você pode parcelar o pagamento em ate 12 vezes sem juros e se você estiver alugando carro no exterior através dela, você não paga IOF.

Saindo de Blumenau – 29 Km

De qualquer uma das cidades que eu vou citar abaixo, a melhor forma de ir de ônibus para Pomerode é indo até Blumenau e depois seguir as instruções que eu indico nesse post sobre como ir de Blumenau a Pomerode. Lá tem todos os detalhes das linhas, bem como seus itinerários e horários.

De carro: basta pegar a SC-421 que você chegará em Pomerode. Use um GPS para não se perder nos trevos ou nas bifurcações no caminho.

Tour => Passeio na Rota Alemã

Saindo de Florianópolis – 168 Km

De ônibus: veja as instruções acima sobre como ir de ônibus de Blumenau a Pomerode.

De carro: Pegue a BR 101 até Volta Grande, em Navegantes. Depois pegue a BR 470 até Blumenau e a partir daí a SC-421 até Pomerode.

Saindo de Navegantes – 54,1 Km

Imperdível => Passeio de 1 dia por Floripa

De ônibus: veja as instruções acima sobre como ir de ônibus de Blumenau a Pomerode.

De carro: Pegue a BR 470 até Blumenau e de lá a SC-421 até Pomerode.

Saindo de Joinville – 81,9 Km

De ônibus: veja as instruções acima sobre como ir de ônibus de Blumenau a Pomerode.

De carro: 

  • Pegue a R. Benjamin Constant até BR-101 em Costa e Silva.
  • Depois pegue a Rod. Rodolfo Jahn até R. Rio de Janeiro em Guaramirim. Continue na R. Rio de Janeiro até Recanto Feliz, Guaramirim.
  • Vire à direita na BR-280.
  • Pegue a Rua Carlos Eggert, Rua Rinaldo Bogo, R. 25 de Julho e R. Olívio Domingos Brugnago até R. Walter Marquart/Rua Walter Marquardt em Vila Nova.
  • Agora pegue a SC-416 até Pomerode.
Sabia que o seguro viagem é essencial para a sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras.

Aproveite e ganhe até 5% de desconto usando o cupom VOUNOMUNDO5.

FAZER COTAÇÃO >>

Transporte urbano

Pomerode é uma cidade que a maior parte da malha urbana se concentra ao redor do centro, como isso é possível andar por boa parte da cidade, na zona urbana, a pé.

Por lá também tem táxi, sendo que muitos taxistas deixam seus cartões nas pousadas. Caso precise de um táxi por lá, é só pedir uma indicação onde você estiver hospedado.

Onde se hospedar em Pomerode

Onde se hospedar em Pomerode não é algo complicado de escolher já que a cidade oferece boas opções de hospedagens próximas ao centro e algumas outras em áreas mais afastadas, estilo hotel fazenda.

Melhores pousadas de Pomerode

Pousada Dein Haus

A Pousada Dein Haus fica bem no centro de Pomerode e é vizinha do Zoológico, do Museu do Brinquedo e da Vila Encantada.

O café da manhã é servido diariamente com itens da cozinha local, tortas, bolos, pães e frutas.

Dentre as comodidades da pousada existe uma piscina ao ar livre, além de ar condicionado em todos os quartos.

Pousada Blauberg

Esta pousada que também fica no centro de Pomerode oferece Wi-Fi gratuito para os hóspedes, além de ar condicionado em todos os quartos.

Pousada Harmonia Pomerana

A Pousada Harmonia Pomerana fica um pouco mais afastada do centro, mas se destaca pela sua piscina ao ar livre, um jardim maravilhoso e um terraço onde os hóspedes podem relaxar.

O café da manhã é bem farto, com tortas salgada, itens da confeitaria local como as famosas cucas (bolos típicos da região), pães diversos e frutas.

Todos os quartos são equipados com Wi-Fi gratuito, ar condicionado, TV de tela plana e banheiros privativos.

Pousada Rural Mundo Antigo

A Pousada Rural Mundo Antigo tem vários chalés individuais na zona rural de Pomerode, a 4 Km do centro da cidade. Todos os chalés são construídos em estilo Enxaimel e são independentes, de forma a preservar a privacidade dos hóspedes.

A pousada também oferece apartamentos fora do chalés, mas esses são bem menos intimistas que os chalés.

Os hóspedes podem usufruir das opções de lazer da pousada, que conta com uma piscina, passeios a cavalos ou charrete, pescaria e outras atividades ao ar livre.

Os quartos oferecem Wi-Fi, ar condicionado e banheiro privativo.

O café da manhã é servido no restaurante da Pousada Rural Mundo Antigo, onde também é servido almoço e jantar com buffet típico da região, com pratos como marreco recheado, eisbein e chucrute.

Mais pousadas em Pomerode

Booking.com

Onde comer em Pomerode

Opções de bons restaurantes é o que não falta em Pomerode. A maior parte dos restaurantes procurados pelos turistas são de cozinha regional, italiana ou alemã.

O preço dos restaurantes em Pomerode não são tão altos, mas também não são muito barato. Pratos como um marreco recheado acompanhado de guarnições gira em torno de R$50,00. Já pratos com diversos itens da cozinha alemã como Eisbein, Kassler, salsichões e guarnições (para servir ate 3 pessoas), pode chegar a R$130,00.   

Restaurante alemão

Como eu já falei antes, a culinária de Pomerode tem fortes influências da cozinha alemã. É muito comum você encontrar restaurantes servindo Eisbein (joelho de porco cozido e depois assado), marreco recheado, salcichões, chucrute e pretzel.

Se você estiver procurando um restaurante alemão na cidade, segue abaixo minhas indicações:

Restaurante Mundo Antigo

Esse restaurante faz parte da Pousada Rural Mundo Antigo e oferece um buffet self-service de comida a quilo. Como o restaurante é especializado na cozinha local, você vai encontrar pratos da cozinha alemã, além de pratos locais como as famosas cucas produzidas na região.

Quarto da Pousada Dein Haus.
Vai Viajar e precisa de internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Na America Chip você pode comprar chip com acesso a internet no exterior e recebê-lo em casa, com conexão 4G garantida em diversos países.

QUERO O MEU CHIP >>

Restaurante Wunderwald

Esse restaurante especializado em comida alemã também serve pratos da cozinha italiana e frutos do mar. O interessante é que a oferta de pratos típicos da região é enorme.

E para quem está viajando com filhos, o restaurante Wunderwald conta com um espaço kids.

Restaurante italiano

Como a região de Pomerode também recebeu imigrantes da Itália, é bem comum encontrarmos bons restaurantes italianos por lá. E o melhor é que boa parte deles utilizam produtos artesanais, seguindo receitas de família e tradições antigas.

Ristorante Funiculì Funiculà

As massas do Ristorante Funiculì Funiculà são todas preparadas artesanalmente. O foco do restaurante é a cozinha de Nápole, no sul da Itália, mas eles também têm pratos de outras regiões.

Por lá, o cliente pode optar pelos pratos a la carte ou pelo rodízio de massas, que é bem interessante para quem quer experimentar diversos pratos da casa.

A casa também oferece diversos vinhos para acompanhar os pratos.

Churrascaria

Para quem está com vontade de comer um churrasco, uma boa opção é o Baracchetta, um açougue que também é um armazém e uma churrascaria ao estilo parrilla.

A cada dia a churrascaria oferece 5 tipos de carnes diferentes, sendo que o cardápio muda diariamente.

Para acompanhar, sua carta de bebidas conta com mais de 200 cervejas artesanais e 80 vinhos.

Churrascaria Barachetta

Café colonial em Pomerode

Para quem está à procura de um café colonial bem farto, o restaurante Torten Paradies é um dos mais famosos da região. Eles servem uma grande diversidade de produtos doces e salgados, incluindo cucas e apfelstrudel.

Torten Paradies

Pizzaria

Bierwein Pizzaria

É uma pizzaria dentro de uma legítima casa Enxaimel onde são servidas pizzas assadas no forno a lenha, além de comida típica alemã.

Linguiça Blumenau

Um embutido típico da região, essa linguiça foi criada em Pomerode, apesar de ter o nome Blumenau. Quando essa linguiça foi criada, a partir de receitas dos imigrantes alemães por volta de 1900, Pomerode ainda era um distrito de Blumenau, por isso seu nome.

É uma linguiça feita com pernil e paleta suína, com temperos locais e levemente defumada. O sabor é único. Estando em Pomerode, ou mesmo em Blumenau, não deixe de experimentar.

A Olho Embutidos foi a marca criadora da linguiça Blumenau como a conhecemos hoje ao adaptá-la às condições de produção local em 1934. Atualmente, a marca inaugurou uma loja própria no centro de Pomerode, com venda de diversos dos seus produtos, incluindo a possibilidade de degustar vários deles.

Endereço: Rua Paulo Zimmermann, 90.

Linguiça Blumenau

Cerveja artesanal em Pomerode

Cervejas artesanais são muito apreciadas em Pomerode, principalmente pela cidade ser a casa de uma das microcervejarias mais bem sucedidas do Brasil, que é a Schornstein.

A fábrica da Schronstein fica perto do centro de Pomerode e em frente ao Museu Pomerano, um dos pontos mais visitados na cidade.

Além da Schornstein, Pomerode também conta com a cervejaria artesanal Zinke, que foi inaugurada no final de 2015. Ela está presente em diversos restaurantes da cidade, mas infelizmente não possui uma loja ou um bar próprio.

Cervejaria artesanal Schornstein.
Cervejaria artesanal Schornstein em Pomerode.

O que fazer em Pomerode

Enfim, o que fazer em Pomerode? A cidade, por ser pequena, não tem muitas grandes atrações turísticas como algo que te tome uma grande parte do dia em uma única atração. Mesmo assim, as atrações da cidade são muito interessantes e valem a pena serem exploradas com calma.

Booking.com

Quantos dias para conhecer Pomerode?

Se não muito arrisco, 2 dias em Pomerode são suficientes para conhecer tudo de melhor que a cidade tem a oferecer. Apesar de você conseguir conhecer um ou outro ponto mais importante em um dia e ainda fazer um passeio guiado na região, 2 dias são interessantes para que você não deixe nenhuma atração passar batida.

Festa Pomerana

A Festa Pomerana é o evento mais famoso da cidade, o qual acontece durante pouco mais de uma semana em janeiro, todos os anos. A festa celebra as tradições pomeranas, suas origens e sua cultura.

Indenização por problemas com voo sem sair de casa.

Durante os dias de evento acontecem apresentações de grupos culturais, dança e música ao vivo. São montados vários estandes de comida típica e de cervejas artesanais.

O que fazer em Pomerode na Páscoa?

A Páscoa é uma festa muito celebrada em Pomerode. Conhecida por lá como Osterfest, que em alemão significa Festa da Páscoa, esse evento movimenta a cidade inteira, levando quase toda a população a participar dela antes e durante os dias da festa.

A festa se inicia um mês antes do domingo de Páscoa e encerrando sempre no Domingo de Páscoa, com diversas atrações, oficinas e apresentações ao longo desses dias.

Osterbaum

Todos os anos a população de Pomerode é convidada a ajudar na confecção da Osterbaum, que em alemão significa Árvore de Páscoa. Uma árvore do centro da cidade é enfeitada com casquinhas inteiras de ovos de galinha pintadas a mão, as quais são doadas pelos moradores da cidade.

Em 2017 a Osterbaum entrou para o Guinness Book como a maior árvore de Páscoa do mundo.

É comum vermos também diversas outras pequenas árvores da cidade enfeitadas com essas casquinhas.

O que fazer em Pomerode em março?

Se a Páscoa estiver marcada para acontecer em março, você terá a chance de viver um pouco da Osterfest, caso esteja em Pomerode nessa época.

Caso você esteja em Blumenau para o Festival Brasileiro da Cerveja, que acontece anualmente em março, aproveite para passar uma manhã e tarde em Pomerode e conhecer um pouco da cidade.

E já que você estará nas redondezas por motivos cervejeiros, aproveite para visitar a fábrica da cervejaria artesanal Schornstein ou almoçar no restaurante da cervejaria, que fica ao lado.

Em março acontece também o Encontro de Carros Antigos que é realizado no Pavilhão de Eventos de Pomerode no início do mês.

O que fazer em Pomerode em julho?

Julho é mês de 2 grandes eventos na cidade, o Festival Gastronômico de Pomerode e a Festa do Colono.

Festival Gastronômico de Pomerode

Esse festival acontece sempre em julho e tem uma temática diferente a cada ano. Ele é realizado no Pavilhão de Eventos da cidade durante mais de 15 dias e conta com diversos restaurantes da região.

Pessoas de diversas regiões, bem como turistas hospedados na cidade, estão sempre presentes nesse festival, principalmente nos finais de semana.

Festa do Colono

Todos os anos, no final do mês de julho, acontece a Festa do Colono em Pomerode. Esse evento é uma homenagem aos antepassados dos moradores da cidade e busca proporcionar aos visitantes uma visão do passado da cidade, na época da colonização.

O evento conta com danças típicas, música ao vivo, comida tradicional, confraternização, reencontro e integração de gerações passadas.

O que fazer em Pomerode a noite?

Existem algumas opções interessantes para você se divertir a noite em Pomerode, mas não pense que você vai encontrar baladas agitadas indo ate tarde, já que a cidade é bem tranquila.

Currywürst

Esse é um Biergarten (jardim cervejeiro) típico das cidades do sul da Alemanha. São diversas mesas espalhadas em uma grande varanda ao redor da choperia. Por lá o movimento costuma ir ate de noite, mas não fica ate de madrugada, terminando por volta das 22h.

Schornstein Knaipe

É o bar e restaurante da cervejaria Schornstein. Apesar de ter um bom movimento, seu funcionamento não encerra muito tarde, indo ate por volta das 21h durante as sextas e sábados.

No Schornstein Knaipe você consegue experimentar todas as cervejas da marca, muitas delas sendo servidas na pressão, além de pratos típicos da culinária da região.

Tomando uma cerveja artesanal no Schornstein Knaipe.
Tomando uma cerveja artesanal no Schornstein Knaipe.

Manga Rock Bar

É um bar com uma pegada Rock’n’Roll que funciona de quarta a domingo, indo ate as 2h da manhã na sexta e 1h no sábado.

Bay Huuss Pub

Um pub bem Rock’n’Roll com música ao vivo, comida de pub, cervejas artesanais e drinks. Funciona de quinta a domingo, das 18h as 2h.

Pontos turísticos em Pomerode

Praça Torgelow

Uma praça construída em 2010 em homenagem aos 180 anos da fundação da cidade. Lá você pode ver estátuas em tamanho real que representam a vida dos colonos da época de sua fundação, bem como seu estilo de vida.

Casa do Imigrante Carl Weege

Esse é um museu que te permite ver como vivia o imigrante Carl Weege e sua família após a fundação da cidade. Carl Weege veio da Pomerânia no século 18 e se com Auguste Grutzmacher, com quem teve 15 filhos.

A entrada é gratuita e por lá você pode ver os objetos pessoais da família bem como as mobílias originais da casa.

Museu do Marceneiro

Esse museu funciona embaixo da fábrica de móveis Behling e expõe diversas ferramentas utilizadas pelos marceneiros na época da colonização da cidade.

A entrada é gratuita.

Museu Pomerano

Esse museu conta um pouco da história da colonização de Pomerode bem como de toda Santa Catarina. Vários objetos da época da colonização estão expostos por lá.

Pórtico do Imigrante

Uma réplica em tamanho real do Pórtico de Stettin, um monumento que que fica em uma cidade no norte da Alemanha onde foi a primeira capital da Pomerânia.

Esse pórtico está localizado na entrada norte da cidade.

Portal Sul

Na entrada sul está o Portal Turístico Sul todo feito em Enxaimel e que conta com uma lojinha de produtos típicos de Pomerode. Nele você pode pode pegar folhetos com informações turísticas da cidade.

Portal Sul de Pomerode, SC
Portal sul de Pomerode.
foto: Marinelson Almeida / CC BY

Vila Encantada

Um parque infantil educativo, com uma temática de dinossauros. As atividades são voltadas para integrar as crianças e adultos, educando os pequeno e resgatando a memória lúdica que os mais velhos têm dos dinossauros.

Zoo Pomerode

Esse é um dos zoológicos mais antigos do Brasil. Ele funciona como uma espécie de abrigo para diversos animais resgatados ou que não teriam condições de sobreviver sozinhos na natureza. Alguns deles estão ameaçados de extinção, mas não teriam condições de serem reintegrados a seu habitat natural.

Todos eles dispõem de locais reservados para dormir ou se esconder, já que não são obrigados a se expor o tempo todo como acontece em muitos zoológicos do mundo. 

Cervejaria Schornstein

É uma das cervejarias artesanais mais famosas de Santa Catarina, bem como do Brasil. O nome Schornstein, em alemão, significa chaminé e isso se deve à imensa chaminé construída com tijolos aparentes onde hoje é o Schornstein Knaipe, o bar oficial da marca e que fica ao lado da fábrica.

A cervejaria é aberta a visitação e conta com uma lojinha de souvenir para quem pretende comprar alguma lembrança da cervejaria.

Schornstein Knaipe
A famosa chaminé da Schornstein aos fundos do Knaipe.

Passeio no sítio do Opa Manske

O sítio do Opa Manske está situado no alto de uma das colinas de Pomerode, com uma vista privilegiada de boa parte dos vales da região.

Você pode optar para ir de veículo próprio ou contratar um passeio guiado, que é feito de trator por um percurso de 1500 metros.

A entrada no sítio da direito a:

  • Música típica, ao vivo, com bandoneon.
  • Contextualização da história da imigração pomerana.
  • Café rural com diversos produtos fabricados no sítio.
  • Atividades e competições.

Lá você pode visitar o Kuhstall do Opa (lugar onde abrigam o gado) que conta com um acervo de utensílios antigos que eram usados na propriedade.

Para agendar o passeio você pode entrar em contato com uma das duas operadoras a seguir:

Pomerode Viagens

  • Contato: 47 3387-0213 ou 99977-9258.
  • Veículo: Micro ônibus.

Ender Turismo

  • Contato: 47 99902-9349
  • Veículo diferenciado: Kombi com cortininha.

Caso você prefira ir em veículo próprio, pagando apenas o ingresso para entrar no sítio, entre em contato com o telefone: 47 99122-2738.

Rota do enxaimel

O estilo de construção Enxaimel consiste em casas e pequenos edifícios feitos com paredes sustentadas por vigas de madeira horizontais, verticais e diagonais preenchidas por tijolos e pedras. Não são usados pregos para fixar uma viga na outra, sendo tudo feito por encaixes na própria madeira. Essas construções estão espalhadas por toda a cidade, sendo que Pomerode é a cidade fora da Alemanha com mais construções Enxaimel em todo mundo.

A rota do Enxaimel não é bem um ponto turístico mas sim um percurso de 16 Km onde os turistas se deparam com aproximadamente 60 casas construídas nesse estilo, dentre as 250 encontradas em toda Pomerode. Esse circuito é, inclusive, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Casa em eixaimel típica
Casa em enxaimel típica de Pomerode.
foto: Matues Campos Felipe em Unsplash.

Pelo caminho, essas casas se misturam com belezas naturais em uma paisagem bucólica que toma conta de toda a região.

Algumas casas se abrem para que os turistas entrem e façam uma pequena visita, sendo a casa da família Siewert a mais conhecida.

A Associação De Desenvolvimento Do Turismo Da Rota Do Enxaimel (ADETURE) que é a responsável por manter e divulgar a rota fica aberta ao público e fornece mapas e informações sobre o trajeto.

Endereço: Rua Xv De Novembro, 818 – Centro.

Telefone: (47) 3395-1179 – (47) 3387-4660

Festivais

  • Festa Pomerana (janeiro) – festa mais famosa da cidade e que celebra as tradições de Pomerode.
  • Encontro de Stammtisch (fevereiro) – encontro de grupos de amigos que se reúnem em grandes mesas para uma celebração à amizade regada a muita cerveja artesanal e comida típica.
  • Encontro de Carros Antigos (março) – um encontro de colecionadores e expositores de carros antigos.
  • Osterfest (março) – Festa de Páscoa que é muito famosa na região.
  • Schornstein Festival (junho) – Festival da cervejaria artesanal Schornstein que está se tornando um dos maiores do país. São montados vários estandes com venda de chopes, comidas regionais e produtos da cervejaria. O festival já chegou a vender quase 6 mil litros de chope para mais de 20 mil pessoas em uma única edição.
  • Encontro Motociclístico (junho) – Um dos maiores encontros motociclísticos de Santa Catarina.
  • Festival Gastronômico de Pomerode (julho) – festival com uma temática gastronômica que muda a cada ano e reúne diversos restaurantes e chefs da cidade.
  • Pomerode Bierfest (setembro) – Esse evento reúne diversas cervejarias artesanais da região, muita gastronomia e conteúdo educativo sobre cerveja.
  • Festa do Borrego – Pommerlamm Fest (novembro) – Evento agropecuário com exposições de animais dos criadores da região. O evento tem música ao vivo, apresentações culturais, gastronomia e muita cerveja artesanal.
  • Volksfriends (dezembro) – encontro de fuscas e derivados.
  • Weihnachtsfest – Festa de Natal (dezembro) – Como o nome já diz, é uma festa em celebração ao natal com uma programação lúdica e familiar no espaço do Centro Cultural da cidade.

Cidades próximas

Blumenau

Blumenau é a cidade mais próxima de Pomerode e é uma das maiores cidades de Santa Catarina. É lá que acontece a segunda maior Oktoberfest do mundo. Além da Oktoberfest, a cidade também é palco do Festival Brasileiro da Cerveja, o maior do Brasil.

Brusque

Brusque é uma cidade de aproximadamente 135 mil habitantes e foi fundada na mesma época que Pomerode. Ela é pioneira na industrialização do estado e tem a indústria têxtil como sua principal atividade.

Joinville

É a maior cidade de Santa Catarina, cuja população é de aproximadamente 590 mil habitantes, sendo a maior do estado. A cidade é considerada a segunda melhor cidade para se viver no Brasil devido a seus altos índices de desenvolvimento humano, sua qualidade de vida e sua segurança.

Conclusão – Visitar Pomerode vale a pena?

Vale muito a pena conhecer Pomerode, ainda mais se você estiver com tempo para conhecer os pontos turísticos da cidade e fazer a Rota do Enxaimel.

Acredito que dois dias inteiros na cidade são o suficiente para fazer tudo com a calma que a cidade merece. Assim você não precisará ter pressa para ver tudo e deixar passar paisagens e detalhes que dariam boas fotos e, principalmente, lembranças.

Se você estiver hospedado em Blumenau, tire pelo menos uma manhã e tarde para dar uma volta na cidade, tomar um chope na cervejaria Schornstein e comer algum prato típico da cidade.

PLANEJE AQUI A SUA VIAGEM!

  • SEGURO VIAGEM: Seguro de viagem com desconto para leitores do blog!
    Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar o cartão em até 12x ou no boleto bancário, que dá mais 5% de desconto! Veja mais aqui.
  • HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel em Pomerode pelo nosso parceiro Booking.
  • ALUGUEL DE CARRO: Pesquise pelo menor preço em todas as locadoras de uma só vez através da RentCars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português, dividem em até 12x no cartão ou com 5% de desconto no boleto e você é cobrado em Reais.
  • VOCÊ CONSEGUE FICAR SEM CELULAR: Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip internacional pré pago com internet boa de verdade, para usar em 200 países. Conheça a America Chip.
  • PROBLEMAS COM SEU VOO?: Se você teve seu voo cancelado, atrasado, perdeu sua conexão ou teve sua bagagem extraviada ou danificada, a Resolvvi pode ter ajudar a solucionar esse problema sem sair de casa. Conheça a Resolvvi.
  • INGRESSO SEM FILA: Não perca tempo durante sua viagem enfrentando filas nas principais atrações turísticas do mundo. A GetYourGuide é um site de compras de ingressos online onde você pode comprar seus ingressos antecipados para atrações nas principais cidades do mundo e ainda não precisa enfrentar as filas quilométrica que costumam existir nesses locais.
error: Conteúdo protegido.