fbpx

Ao se mencionar a palavra pub, umas das primeiras coisas que vem à cabeça é a Irlanda e, consequentemente, os pubs de Dublin. E não é por menos, já que esse país é famoso por seus bares, sendo considerado por muitos o precursor da cultura desse tipo de ambiente mundo afora.

A prova disso é que o primeiro pub que se tem notícia, o Sean’s Bar, foi fundado na cidade irlandesa de Athlone por volta do ano 900. Há também o Brazen Head, que é o pub mais antigo de Dublin, tendo sido fundado em 1198 e é considerado um dos melhores pubs da cidade.

Hoje em dia é praticamente impossível encontrar um país onde não seja encontrado um pub irlandês, ou pelo menos uma tentativa de se recriar esse tipo de ambiente.

E porque eles são famosos? A boa música, a comida, o ambiente aconchegante e, invariavelmente, a cerveja seriam as melhores respostas. Mas não é tão somente isso que faz dos pubs irlandeses ambientes muito frequentados no mundo todo.

Há uma magia, algo quase místico, envolvendo esses lugares.

Um músico próximo a um dos melhores pubs de Dublin.
Um músico em um dos becos de Dublin.
foto: Jordan Harrison on Unsplash

Planeje sua viagem

Índice dos melhores pubs de Dublin

O que é um pub irlandês?

Pubs são ambientes comuns em países de influência britânica os quais os clientes frequentam para beber e se divertir. A palavra pub é derivada de Public House, que em uma tradução livre que significa local público.

Os pubs estão para os irlandeses e britânicos assim como os botecos e barzinhos estão para os brasileiros. Existem diferenças na decoração, obviamente, além dos pubs serem fechados devido ao clima dos seus países de origem. Mas como acontece com os botecos brasileiros, qualquer um pode entrar e se sentar, desde que seja maior de idade, que na Irlanda é 18 anos.

Na Irlanda e Reino Unido, um estabelecimento para ser considerado pub precisa ter sua entrada gratuita para o público, sem nenhum tipo de cobrança pela permanência ou pela música. Exclui-se aí a gorjeta pra os garçons, que gira em torno de 10% do total da conta e é opcional, porém é de bom tom que ela seja paga.

A origem dos pubs de Dublin

Costelinha ao molho barbecue.
Uma costelinha ao molho barbecue em um Beer Garden de algum pub em Dublin.

Historicamente, um pub seria a fusão entre:

  • Tavern Houses, locais que no passado eram destinados aos encontros dos comerciantes locais para efetuar negociações e tomar vinho;
  • Inns, que eram hospedarias geralmente ligadas a mosteiros e eram destinados aos forasteiros e;
  • Ale Houses, que nada mais eram que estabelecimentos onde, tradicionalmente, as donas de casa produziam cerveja e as vendiam para os clientes consumirem no local enquanto seus maridos estavam trabalhando fora.
Vai Viajar e precisa de internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Na America Chip você pode comprar chip com acesso a internet no exterior e recebê-lo em casa, com conexão 4G garantida em diversos países.

QUERO O MEU CHIP >>

Com o tempo, cada um desses estabelecimentos foi absorvendo as características do outro. Exemplo disso é que hoje é comum encontrarmos albergues e alguns hotéis ligados a algum pub na Europa.

A partir do final do século XIX, os clientes passaram cada vez mais a buscar espaços onde se pudesse comer, beber e ouvir boa música. Com isso, os espaços públicos, ou pubs, começaram a oferecer essa mistura de características e a se popularizar em diversos países.

Cabe dizer que os irlandeses são bons em receber os turistas e se sentem orgulhosos quando estrangeiros se interessam por sua cultura, inclusive a dos pubs. Elogios poupados podem privá-lo de conhecer esse lado anfitrião dos nativos que muitos turistas acabam não conhecendo.

Recomendo => Excursão GAME OF THRONES

Qual a diferença entre pub irlandês e inglês?

Os pubs ingleses (do Reino Unido, em geral) são um pouco diferentes dos pubs irlandeses em vários aspectos, sendo a primeira diferença básica o horário de atendimento. No Reino Unido os pubs funcionam de segunda a sábado, das 11h às 23h. Já aos domingos o funcionamento é de 12h às 22:30h.

Na Irlanda, os pubs funcionam a partir das 11h e não tem um horário definido por lei para fechar, mas não costumam passar das 3h da manhã.

Outra diferença é que nos pubs ingleses não existe garçom. Você precisa se dirigir ao balcão e fazer seu pedido, seja ele apenas bebida, comida ou ambos. Se você se sentar a uma mesa de um pub e ficar esperando um garçom te atender, você ficará sem atendimento até o estabelecimento fechar.

Quando você faz o pedido no balcão, você pode esperar por ele ali mesmo ou indicar a mesa onde está para que algum funcionário leve o pedido ate você. A propósito, existem funcionários que ficam rodando todo o ambiente, levando pedidos e recolhendo copos e pratos, mas eles não anotam os pedidos dos clientes.

Caça-fantamas => Excursão com contos sombrios sobre Dublin

Já nos pubs irlandeses é bem comum haver garçons para anotar seus pedidos diretamente na sua mesa. Normalmente o mesmo garçom que anotou o pedido é o que leva o pedido até você. Você também pode pedir bebidas no balcão e esperar que elas sejam servidas, no caso de cervejas e bebidas de dose. Já outras bebidas como drinks e vinhos é melhor que você peça ao garçom.

Não se assuste se o garçom, em um pub na Irlanda, te pedir para acertar a conta enquanto você ainda nem terminou seu prato ou bebida. Isso acontece quado o expediente dele termina, sendo que ele não pode transferir a conta para outro garçom. Sendo assim só resta a ele pedir que a conta seja encerrada. E não adianta criar caso, se os clientes se recusarem a encerrar a conta enquanto comem, os seguranças serão chamados para resolver o problema.

Nos pubs ingleses os clientes se reúnem para beber e comer, sendo que muitos pubs exibem partidas de futebol e rugby. Já os pubs irlandeses, além de serem locais para os clientes comer, beber e assistir esportes, muitos tem música ao vivo com bandas de rock e música celta.

Tanto os pubs irlandeses quanto os ingleses costumam ter muito acabamento em madeira. Muitos deles acabam tendo espaços abertos na frente ou nos fundos, denominados beer gardens, que são muito usados nos dias ensolarados e quentes.

E uma regra que vale para os pubs das Irlanda e do Reino Unido é que não se pode fumar dentro deles. Se acender um cigarro você será retirado na mesma hora do local, muitas vezes de forma bruta por alguns seguranças pouco pacientes.

Os pubs de Dublin são bons?

Para quem gosta de cervejas, rock and roll e pessoas descontraídas, os pubs de Dublin são muito legais. Eu não saberia dizer se a magia dos pubs de Dublin se deve ao estilo de decoração, com muita madeira lembrando tavernas medievais. Arrisco dizer que seja o toque de misticismo presente na escrita gaélica que inspirou até mesmo Tolkien em seus livros. Ou se seria o espirito descontraído, festeiro e cervejeiro do povo irlandês?

Talvez seja uma mistura de tudo, mas o fato é que é preciso conhecer um pub irlandês pessoalmente, nem que seja aqui mesmo no Brasil, pra se ter uma ideia do que torna esses lugares tão singulares.

Divertido => Explore Dublin de barco

Quantos pubs tem em Dublin?

Se eu fosse fazer uma lista dos pubs de Dublin, ela teria aproximadamente 800 estabelecimentos. Assim, é mais fácil me conter e listar aqui apenas os melhores pubs da cidade na minha opinião.

Lembrando que são nos pubs onde se dá o maior consumo de toda a cerveja produzida na Irlanda.

E para aqueles que desejam saber quantos pubs tem na Irlanda, são aproximadamente 7000 pubs em todo território irlandês.

Comida nos pubs de Dublin

Muita gente fica sem saber o que os irlandeses gostam de comer, quais suas tradições gastronômicas e seus pratos favoritos. Eu sempre digo que a reposta para essas dúvidas pode ser respondidas em um pub, apenas observando o que existe nos menus.

O clássico Fish and Chips é um petisco tradicional nos pubs irlandeses. Quase todos os pubs que servem comida vão ter esse prato em seus cardápios.

Batata frita é o que não falta por lá e é comum ver esse petisco acompanhando a maioria dos pratos, incluindo sopas e macarrão.

Hambúrgueres e outros sanduíches também são muito comuns nos cardápios, bem como pizzas e outras massas.

Gastronomia => Tour gastronômico por Dublin

Os pubs mais tradicionais também servem os famosos stews, que são ensopados que levam legumes e carne, geralmente de carneiro, como é o caso do Irish Stew. Um desses ensopados, o Beef Stew, é feito com carne de vaca, podendo ter uma variação na receita onde é adicionada a cerveja Guinness, o que dá ao prato o nome de Guinness Stew.

Além disso, os irlandeses também gostam de comer frutos do mar como camarão, mariscos e ostras. Isso os levou a criar um ensopado que leva uma mistura de frutos de mar e é chamado de Seafood Chowder, o qual é servido em vários pubs do país.

Qual é a idade legal para consumo de álcool na Irlanda?

A idade mínima para comprar álcool na Irlanda, assim como no Brasil, é de 18 anos. Por lá é crime vender bebidas alcoólicas para menores idade, ou mesmo comprar bebida para um deles, e isso é levado muito a sério. Menores de 18 anos só podem entrar em pubs se estiverem acompanhados dos pais ou adulto responsável e somente em pubs que sirvam comida.

Os adolescentes menores de 15 anos só podem permanecer nos pubs até as 21h entre os meses de outubro e abril e até as 22h entre maio e setembro. Já para os adolescentes entre 15 e 17 anos não existe restrição de horário, desde que eles estejam acompanhados por um responsável.

Algumas baladas na Irlanda permitem a entrada apenas de maiores de 21 anos sendo que alguns bares, baladas e pubs impõem essa restrição apenas nas sextas e sábados.

Os melhores pubs do Temple Bar em Dublin

Melhores pubs de Dublin.
foto: Rudy and Peter Skitterians por Pixabay

A região do Temple Bar, que é formada por vários quarteirões bem no centro de Dublin, é famosa por ter uma grande concentração de pubs.

É a região com mais pubs na cidade e é lá que os turistas vão para curtir a vida noturna.

Se o Temple Bar fosse apenas uma rua, eu diria que ele seria a rua dos pubs de Dublin.

Oliver Saint John Gogarty:

famoso por só vender bebidas alcoólicas (nada de refrigerantes ou sucos por lá), ele possui dois ambientes. Um onde é servida a comida, com um vasto cardápio da culinária irlandesa e o outro que é um espaço dedicado à música ao vivo.

Também conta com um hostel com aconchegantes quartos compartilhados e privativos.

Endereço:
  • 5 Anglesea St, Temple Bar, Dublin 2.

Hospede-se no hotel do Oliver Saint John Gogarty


Hard Rock Cafe:

apesar do estilo americano, o interior tem muita coisa dos pubs irlandeses, além das cervejas e da venda de artigos relacionados à própria marca, à Irlanda e à Guinness.

Endereço:
  • 12 Fleet St, Temple Bar, Dublin 2.

Imperdível => Tour com degustação na fábrica do Whiskey Jameson


The Quay’s Bar:

boa música todos os dias, incluindo música típica e rock´n roll. Muita cerveja irlandesa e um ambiente mais descontraído, com muita gente alegre e receptiva sempre.

Endereço:
  • 10-13 Temple Bar, Dublin 2.

Fitzsimons:

um pub de vários ambientes com direito a música ao vivo, boate
e um grande terraço ao ar livre destinado aos fumantes. Além de ter uma grande variedade de cervejas, é famoso por ser o destino de muitos estudantes estrangeiros nos fins de semana.

Não é permitido uso de boinas e chapéus em seu interior, o que me fez dar meia volta algumas vezes que tentei entrar lá.

Endereço:
  • 21-22 Wellington Quay, Temple Bar, Dublin 2.

Hospede-se no hotel no Fitzsimons


Temple Bar:

é um dos pubs mais famosos do mundo, principalmente por levar o mesmo nome da região onde ele se encontra.

O Temple Bar vive cheio todos os dias, principalmente a noite, quando a casa tem música irlandesa ao vivo.

O preço é meio salgado se comparado com outros bares da região, mas vale a pena a visita.

Endereço:
  • 47-48 Temple Bar, Dublin 2.
Sabia que o seguro viagem é essencial para a sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras.

Aproveite e ganhe até 5% de desconto usando o cupom VOUNOMUNDO5.

FAZER COTAÇÃO >>


Porterhouse Temple Bar

pra mim esse é um dos melhores pub de Dublin por diversos motivos. O primeiro deles é a diversidade de cervejas, tanto on tap, quanto em garrafas. Ele não chega a ter mais cervejas on tap que o Against the Grain (que vou falar mais abaixo), mas sua comida é muito melhor.

E por lá rola música ao vivo todos os dias na parte da noite, sendo que nos finais de semana ele enche bastante e fica bem animado.

Se quiser saber mais um pouquinho sobre o Porterhouse Temple Bar, leia esse post, que nele eu conto, com detalhes, os motivos pelos quais eu amo esse pub.

Endereço:
  • 16-18 Parliament St, Temple Bar, Dublin 2.

Brogan’s Bar:

na minha opinião, esse pub tem o pint de Guinness mais bem servido do planeta, com exceção dos pints servidos na Guinness Storehouse, claro.

O bar não conta com uma cozinha e também não tem muita variedade de cervejas e bebidas. Mas para quem quiser comer ou beber algo diferente, o Brogan’s Bar inaugurou um outro pub em seu porão, o Underdog. Esse sim conta com diversas cervejas artesanais e uma cozinha.

Endereço:
  • 75 Dame St, Temple Bar, Dublin 2.

Imperdível => Visita à Guinness Storehouse sem filas


Os pubs da Camden Street

A Camden Street também é famosa por seus pubs inusitados, inspiradores e muito procurado pelos moradores locais. Seus pubs são famosos pelos beer garden, que são locais ao ar livre, destinados ao consumo de cerveja, além de servirem como área para fumantes.

Dentre os mais famosos destacam- se:

Whelan’s:

acabou entrando para a lista dos pubs famosos em Dublin por ter sido cenário para a gravação de uma das cenas do filme P.S. Eu te Amo.

Boa comida, principalmente petiscos (ou finger food) e ambientes variados.

Endereço:
  • 25 Wexford St, Portobello, Dublin 2.

The Bleeding Horse:

muito rock´n roll ao vivo com uma “pista de dança” onde o público costuma consumir cerveja em pé, enquanto aprecia as bandas tocarem sucessos variados dos anos 70, 80 e 90.

Fundado em 1649, ele conserva traços da época de sua fundação com certos toques contemporâneos.

Endereço:
  • 24-25 Camden Street Upper, Saint Kevin’s, Dublin 2.

Atrações noturnas => Pub Crawl em Dublin


Flannery´s Bar and Cafe:

Ambiente de decoração rústica, frequentado por um público
jovem nos finais de semana, é um bom destino para quem procura um pouco de curtição. É também um bom lugar para se conversar e conhecer pessoas interessantes (leia-se paquera).

Endereço:
  • 6 Camden Street Lower, Saint Kevin’s, Dublin 2.

The Globe:

esse é um pub daqueles que você se perde lá dentro de tão grande. São vários ambientes, cada um com suas particularidades. O The Globe funciona todos os dias e costuma fechar as portas bem tarde.

A seleção de bebidas é muito boa e conta com uma carta com diversos drinks.

Fica bem próximo da região do Temple Bar, o que facilita para muitos turistas conhecerem a casa.

Endereço:
  • 11 South Great George’s Street, Dublin 2.

Against the Grain:

o pub tem uma das maiores seleções de cervejas on tap, ou chope, como preferirem. E não são apenas cervejas irlandesas, por lá eles têm cervejas de diversos países da Europa, além de muitas cervejas americanas.

Endereço:
  • 11 Wexford St, Dublin 2.

Recomendo => Newgrange: o monumento mais antigo do mundo


Outros pubs em Dublin

Alguns dos melhores pubs de Dublin.
foto: Florian GIORGIO on Unsplash

E com essa quantidade de pubs em Dublin ficaria difícil listar os melhores. Certamente eu faria várias injustiças com outras dezenas de pubs que iriam ficar fora da lista. Mas já que também existem muitos pubs interessantes longe das áreas turísticas, bora continuar o artigo.

Segue a lista:

The Grand Social:

localizado às margens do rio Liffey, este pub é palco para um mercado de pulgas (uma feira de compra, venda e troca de itens variados) durante os sábados.

Existe um palco destinado a música ao vivo em seu primeiro andar.

No segundo andar, em um terraço, está localizada área de fumantes, além de um outro palco destinado a Stand Up Comedies e a aulas de dança irlandesa.

Endereço:
  • 35 Liffey Street Lower, North City, Dublin 1.

Dicey’s:

localizado nos arredores do parque Saint Stephens Green, esse é um dos pubs mais famosos de dublin entre os brasileiros. Isso por que nas terças-feiras ele se torna uma balada muito disputada, com os pints de qualquer cerveja sendo vendidos a €2,00 (em certos pubs um pint pode chegar a €7,00).

Endereço:
  • 21-25 Harcourt St, Saint Kevin’s, Dublin 2.

Divertido => Passeio no Ônibus-Fantasma

O´Neills Bar and Restaurant:

se você procura bons exemplares da culinária irlandesa, vá ao O´Neills na hora do almoço. Eles servem uma grande seleção de carnes, ostras, muita cerveja, whiskey e o famoso Irish Breakfast, que foi o melhor que eu comi em Dublin.

A noite ele funciona como a maioria dos outros pubs, com música ao vivo e muito movimento. São vários ambientes interligados, cheios de escadas, no melhor estilo de uma taverna.

Está localizado próximo ao Trinity College e à Grafton Street.

Endereço:
  • 2 Suffolk Street, Dublin 2.

Brazen Head:

é o pub mais antigo de Dublin. Também é auto proclamado o pub mais antigo da Irlanda, porém, há controvérsias, já que existe um pub em Athlone, no interior da Irlanda, que diz ter sido inaugurado por volta do ano 900. Eu falei disso no início do post, mas é bom salientar mais uma vez.

De qualquer forma, é um pub muito antigo, de uma época em que as Américas nem sonhavam em serem povoadas pelos europeus.

A comida de lá é muito boa e a carta de cervejas também.

Da cozinha eu recomendo o Guinness Stew, um ensopado de carne bovina com cerveja Guinness. O melhor de Dublin.

Endereço:
  • 20 Lower Bridge St, The Liberties.

Experiência => Tour pelo Brazen Head e Castle City


The Stag Head:

dizem que Quentin Tarantino esteve por lá uma vez, mas já era bem tarde e ele não pôde ser servido por causa do horário. Pô, cadê a hospitalidade, meus caros amigos irlandeses?

O bar é frequentado por pessoas que trabalham ali por perto, bem como por turistas e estudantes.

Sua decoração é impecável, e sua seleção de cervejas não deixa a desejar.

Endereço:
  • 1 Dame Ct, Dublin, D02 TW84.

JW Sweetman:

é um pub que fabrica a sua própria, e excelente, cerveja, ou seja, é um brewpub. Fica nas margens do Rio Liffey, bem próximo da O’Connell Bridge e a poucos quarteirões do Trinity College, que são pontos turísticos muito procurados na cidade.

Endereço:
  • 1-2 Burgh Quay, Dublin 2.

Woolshed:

Apesar de não ser um pub tipicamente irlandês e sim australiano, ele é muito frequentado por estrangeiros amantes de esportes como Rugby, Futebol Americano e o Futebol, ou seja, é também muito frequentado por brasileiros, já que está sempre passando jogos dos campeonatos daqui do Brasil.

Destaque para as promoções de cerveja quando compradas em jarras de aproximadamente 1,5 litros (conhecidas como pitcher) e para as Spicy Chook Wings acompanhadas de molho Blue Cheese.

Endereço:
  • The Parnell Centre, Parnell St, Rotunda, Dublin 1.

Black Sheep:

é um pub do mesmo grupo do Against the Grain, porém não conta com uma variedade tão grande de cervejas on tap. De qualquer forma, a seleção de cervejas em garrafa é maravilhosa além das cervejas armazenadas em barris de madeira no próprio pub, que foi o que mais me fez amar o local. Tais cervejas variam constantemente, mas são sempre cervejas muito alcoólicas, porém saborosíssimas.

Endereço:
  • 61 Capel St, Dublin 1.

John Kavanagh – The Gravediggers:

Adoro a história desse pub, que vem do século 19, quando os coveiros do cemitério que fica em frente, proibidos de entrarem sujos de terra no local, jogavam uma pá de terra em sua parede para indicar que queriam um pint.

Por lá não existe música ao vivo, TV’s e nem som mecânico, já que seus proprietários gostam de enfatizar que seus clientes estão ali para conversar. Ou seja, esse é um excelente bar para quem quer trocar umas ideias com os nativos, ainda mais que ele fica afastado do centro e longe dos turistas e estudantes.

Endereço:
  • 1 Prospect Square, Glasnevin.

O’Reilly’s:

pra quem gosta de agito, esse pub funciona a todo vapor nos finais de semana. E o melhor é que ele tem diversas promoções, o que deixa o preço da cerveja bem em conta e faz dele um dos pubs mais baratos em Dublin, mesmo estando na região central.

Por lá o Rock’n Roll impera, e aos sábados o pub costuma ficar lotado.

Sua entrada é meio escondida, mas nada que uma volta no quarteirão não resolva, caso você não encontre.

Ah, como referência, esse pub fica embaixo da estação de trem da Tara Street, portanto não se assuste com o ambiente tremendo o tempo todo.

Endereço:
  • Tara Street Station, Poolbeg St, Dublin 2.

Desfrute => Museu do Titanic em Belfast


The Bernard Shaw:

George Bernard Shaw foi um famoso escritor irlandês e seu pub homônimo também não poderia deixar de ser famoso.

Além de uma ampla carta de cerveja e do amplo Beer Garden, uma boa pedida são as pizzas lá. Dizem que até mesmo os italianos costumam elogiá-las.

É comum serem servidas cervejas artesanais de forma sazonal por lá.

Endereço:
  • Cross Guns Bridge, Drumcondra, Dublin 9.

The Ferryman:

esse pub é muito procurado pelos trabalhadores das docas de Dublin devido à sua proximidade com a zona portuária da cidade. Além de tudo, é um pub onde os nativos que moram ao redor costumam frequentar.

O pub é cheio de andares, cada um mais charmoso que o outro.

Como ele tem um hotel anexo, é comum ver turistas tomando alguns pints por lá.

Se for ao the Ferryman na hora do almoço ou de tarde, dê uma esticadinha até o Barista Angel, que costuma ficar com seu carrinho de café e afins ali por perto, quase sempre em frente ao pub. Sério, é um dos melhores capuccinos que eu já tomei.

Endereço:
  • 35 Sir John Rogerson’s Quay, Grand Canal Dock.

Hospede-se no hotel do The Ferryman


Existem ainda os pubs mais afastados do centro, que são frequentados pelos mais velhos a procura de um espaço para relaxar e curtir uma boa cerveja, ou uma música mais tranquila.

Certamente existem muitos outros pubs com histórias ainda mais interessantes que ficam escondidos, bem longe dos turistas. Infelizmente eu não consegui visitar todos, mas tenho certeza que se você se afastar do centro e perguntar qual é o pub mais legal da região onde estiver, você terá boas recomendações.

Baladas em Dublin

As baladas em Dublin não são tão comuns quanto seus inúmeros pubs, mas mesmo assim a oferta é grande.

Existem festa semanais típicas de vários países, e como a cidade tem muitos brasileiros, as baladas brasileiras com pagode, samba, forró e sertanejo são bastante comuns por lá.

Vou deixar para listar as melhores baladas de Dublin em outro post, já que a diversidade é grande e eu acabaria fugindo do assunto.

Baladas => Pub Crawl pelos pubs de Dublin

Conclusão

Os melhores pubs de Dublin, para mim, estão localizados nas regiões mais centrais da cidade. Dentre eles eu prefiro os que têm boas opções de cervejas artesanais ou bandas de rock ao vivo.

Claro que os pubs mais afastados são interessantes, mas eles são mais parados, tendo moradores locais como seus principais clientes. Nestes você não vai encontrar muito agito, mas se quer ouvir os melhores casos sobre Dublin e a Irlanda, procure um pub longe do centro, nem que seja para apenas 2 ou 3 pints de cerveja.

Vale lembrar que, por serem “espaços públicos”, a maioria dos pubs não cobram entrada e os poucos que o fazem, costumam fazê-lo depois das 23h.

Outra coisa é que a lei antitabagismo é seguida à risca na Irlanda, portanto, nada de fumar no interior dos pubs, a menos que você esteja em um fumódromo.

E depois de toda essa jornada etílica, é melhor reservar um tempo para descansar. A Irlanda, apesar de pequena territorialmente, é um país cheio de grandes maravilhas, mistérios e lendas a serem exploradas e conhecidas.

É claro que fica melhor quando acompanhado de uns pints de cerveja em algum pub, especialmente depois dos passeios e visitas por cada um dos seus encantadores destinos.


Booking.com

PLANEJE AQUI A SUA VIAGEM!

  • SEGURO VIAGEM: Seguro de viagem com desconto para leitores do blog!
    Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar o cartão em até 12x ou no boleto bancário, que dá mais 5% de desconto! Veja mais aqui.
  • HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel em Dublin pelo nosso parceiro Booking.
  • ALUGUEL DE CARRO: Pesquise pelo menor preço em todas as locadoras de uma só vez através da RentCars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português, dividem em até 12x no cartão ou com 5% de desconto no boleto e você é cobrado em Reais.
  • VOCÊ CONSEGUE FICAR SEM CELULAR?: Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip internacional pré pago com internet boa de verdade, para usar em 200 países. Conheça a America Chip.
  • PROBLEMAS COM SEU VOO?: Se você teve seu voo cancelado, atrasado, perdeu sua conexão ou teve sua bagagem extraviada ou danificada, a Resolvvi pode ter ajudar a solucionar esse problema sem sair de casa. Conheça a Resolvvi.
  • INGRESSO SEM FILA: Não perca tempo durante sua viagem enfrentando filas nas principais atrações turísticas do mundo. A GetYourGuide é um site de compras de ingressos online onde você pode comprar seus ingressos antecipados para atrações nas principais cidades do mundo e ainda não precisa enfrentar as filas quilométrica que costumam existir nesses locais.
error: Conteúdo protegido.