A trilha da Pedra Redonda em Monte Verde (MG) é uma das atrações turísticas mais procuradas por quem visita essa região no sul de Minas. Ela é uma trilha de dificuldade média, sem desfiladeiros ou subidas muito íngremes, mesmo para quem não está com o preparo físico em dia.

Essa trilha leva ao topo de um pico de mesmo nome, a Pedra Redonda, que fica a 1990 metros de altitude e está exatamente na divisa entre os estados de São Paulo e Minas Gerais, em meio à Serra da Mantiqueira.

Topo da Pedra Redonda em Monte Verde.
No topo de Pedra Redonda em Monte Verde.

Monte Verde é um distrito da cidade mineira de Camanducaia, a qual fica próxima à divisa com o estado de São Paulo. Esse povoado com cerca de 4100 habitantes é conhecido como a Suíça Mineira devido à sua semelhança com as vilas da região dos Alpes Suíços, tanto em relação às construções, quanto em relação às montanhas ao redor da cidade.

Além do mais, o clima de Monte Verde é bastante frio e, mesmo no verão, as temperaturas costumam ser baixas pela manhã. Isso deixa a cidade com um clima mais romântico, o que faz com que a procura por parte de casais seja grande, especialmente no inverno, que é quando as geadas costumam cobrir a paisagem com gelo, como eu falo num outro post, inclusive dando mais detalhes da cidade e o que fazer por lá.

Planeje sua viagem

Índice

Dicas para as trilhas

Informe seu itinerário na recepção da sua hospedagem

Antes de sair de sua hospedagem, avise na recepção o seu itinerário. Isso é importante para o caso de acontecer algum imprevisto que te impeça de voltar. E caso isso aconteça e você não tenha como se comunicar, são eles que irão entrar em contato com as autoridades para que seja fornecida alguma ajuda.

Use filtro solar e repelente

Faça uso de repelentes e filtro solar. É comum ter muitos mosquitos no meio das trilhas e isso pode ser um grande incômodo.

Além disso, o uso de filtro solar vai te salvar de queimaduras de sol que podem ir de um leve desconforto a uma insolação séria ou queimaduras mais graves.

Leve todos os dois em uma bolsa, para o caso de se passar muitas horas durante a trilha.

Use botas de trekking

Use botas de trekking pois elas são o calçado mais adequado para trilhas. Como as superfícies de uma trilha na mata e nas montanhas é totalmente irregular, é normal que tenha vários buracos pelo meio do caminho.

Esse tipo de bota, além de ter um solado mais resistente e menos escorregadio, evita que você sofra alguma torção mais séria nos tornozelos por servir como uma tala de proteção na junta entre o pé e o tornozelo. Claro que elas não impedem totalmente que isso aconteça, mas é uma segurança a mais.

Na trilha.

Em caso de neblina forte, volte

Isso mesmo, não hesite em voltar caso surja alguma neblina. Em regiões montanhosas a formação de neblinas pode não ser passageira e esse problema pode persistir por longas horas ou dias.

Como uma neblina densa compromete sua visibilidade, você pode não conseguir ver para onde está indo e se perder, além de correr o risco de ir em direção a algum barranco ou descida muito íngreme.

Além do mais, se anoitecer enquanto você está na neblina, sua visão ficará comprometida e você pode ser perder e não conseguir voltar.

Sabia que o seguro viagem é essencial para a sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras.

Aproveite e ganhe até 5% de desconto usando o cupom VOUNOMUNDO5.

FAZER COTAÇÃO >>

Formação de neblina.
Formação de neblina no topo da Pedra Redonda em Monte Verde (MG).

Nada de selfies em penhascos

Isso é sério, não tire selfies em penhascos ou superfícies íngremes pois o risco de acidentes é grande. 

Sempre ouvimos relatos de pessoas que se acidentaram ao se arriscarem com selfies em locais complicados. No momento em que nos distraímos em tirar a foto é quando menos nos lembramos de onde estamos. Nessa hora, se acontecer um passo em falso, o acidente pode ser fatal.

Se quer tirar uma selfie do alto de uma pedra ou desfiladeiro, pense duas vezes e lembre-se que é sempre melhor evitar.

Leve água mineral e algum lanche

Claro que não é para levar litros de água e um almoço completo, mas uma garrafinha de 1 litro, comprada no mercado mesmo, já quebra um galho.

A trilha da Pedra Redonda em Monte Verde, bem como as outras trilhas locais, são todas cortadas por pequenos córregos de água potável. Porém, às vezes, essas águas podem estar sujas devido aos sedimentos carregados por chuvas, por exemplo. Não que isso faça mal, mas uma água limpa é sempre melhor.

E é bom ter algum lanche, já que você vai passar algumas horas caminhando e pode precisar de energia.

Lembre-se, não existem lojas de espécie alguma no meio dessas trilhas e muitas vezes você pode estar a quilômetros de qualquer comércio.

Saia da trilha antes das 17h

Por mais que a gente fique tentado a ver o cair da noite em um lugar tão mágico quanto a Serra da Mantiqueira, voltar no escuro numa trilha pode ser complicado.

Não existem animais silvestres perigosos por lá, mas a escuridão pode fazer com que você se perca ou se acidente nas trilhas, principalmente nas mais difíceis.

E se estiver no inverno tente sair por volta das 16h já que os dias são mais curtos durante essa estação do ano e o anoitecer pode acontecer antes mesmo das 18h.

Leve lanterna

Este item não é obrigatório e não tem utilidade alguma durante o dia, até mesmo porque você não vai encontrar nenhuma gruta ou caverna por lá. Mas não custa nada prevenir para o caso de começar a escurecer e você precisar de uma iluminação extra.

Vai por mim, uma lanterna dessas de camelô já salvou o meu dia, ou melhor, minha noite, numa trilha há uns anos atrás.

E não conte com a lanterna do celular, já que essa pode ser fraca. Além do mais, imagina você levar um tombo ou o celular cair da sua mão? Com certeza uma lanterna vai ser muito mais barata.

Como ir na Pedra Redonda em Monte Verde

Do centrinho comercial e turístico de Monte Verde ate a entrada da trilha são 3,7 km de distância.

É na entrada da trilha onde todos deixam seus veículos uma vez que as trilhas da região são bastante estreitas e impróprias para veículos, incluindo motocicletas.

A partir dessa entrada ate o topo da pedra, são aproximadamente 1 km de distância.

Contratando um passeio guiado – City Tour

A melhor maneira de ir para a trilha da Pedra Redonda é contratando um passeio de jipe até lá. Os guias conhecem bem a trilha, tiram fotos para você e ainda te levam para conhecer outros atrativos na região.

Foto na Pedra Redonda.
Foto típica dos casais que sobrem ate o topo da Pedra Redonda.

Por toda a Avenida Monte Verde você vai ver várias agências oferecendo algum tipo de passeio. Essa é avenida que corta o centrinho turístico da cidade, então vez por outra você vai ser abordado por algum funcionário ou dono dessas agências, que ficam com quiosques nas calçadas.

A maioria dos passeios são bons e são feitos por guias que conhecem bem a região, além de serem bem habilidosos na condução dos jipes.

Eu recomendo contratar o passeio do Jeca Jipe (o perfil deles no Instagram é instagram.com/jecajipe), que além de competente e confiável, é muito honesto com tudo que ele oferece. Não posso falar dos outros com tanta propriedade já que só conheci o tour do Jeca Jipe. De qualquer forma eu ouvi falar bem das outras agências.

Os guias te levam de jipe até o início da trilha, onde eles estacionam e seguem a pé com você ate o topo da pedra.

Entrada da trilha.
Entrada da trilha da Pedra Redonda em Monte Verde, onde todos estacionam seus carros para seguir a pé.

E ao final da trilha da Pedra Redonda os guias costumam terminar o City Tour te levando em vários outros pontos de interesse na região, como o Trutário Paulo das Trutas, lojas de licores, lojas de produtos mineiros, no aeroporto da cidade (que é o mais alto do país), além de uma pequena volta na vila dos moradores e funcionários, que é a parte não turística da cidade e que muitos visitantes acabam não conhecendo.

Aluguel de Jipe

Existem empresas especializadas em aluguel de jipe em Monte Verde, sendo que até mesmo as agências de passeios guiados costumam alugar seus jipes de forma particular. O próprio Jeca Jipe me ofereceu de alugar um jipe deles, mas eu preferi fazer o passeio com um guia em Monte Verde pois assim conheceria muito mais da região.

RentCars.com

Mas se você está pensando em alugar um carro para ir a Monte Verde, eu recomendo que alugue um jipe. Isso porque você já vai ter que pagar a diária do veículo alugado de qualquer forma durante a sua viagem.

Estando com um jipe por lá, você não vai precisar alugar um outro jipe (acumulando 2 diárias no mesmo dia) para chegar ate a trilha da Pedra Redonda em Monte Verde ou para ir ate os outros locais de difícil acesso na região. Como a sua diária já vai estar correndo de qualquer forma, você não terá mais essa despesa em sua viagem.

A Rentcars.com é parceira do Vou no Mundo e eles têm várias condições especiais como descontos, tarifas sem IOF, retirada de carros em várias cidades no mundo inteiro, além de dividir em até 12x sem juros.

E se você usar esse link que eu indiquei acima ou algum link que esteja aqui no blog, você ajuda o Vou no Mundo a seguir no ar com conteúdo relevante (através de uma comissão que será paga por eles) e você não paga nada a mais por isso.

A pé ate a Pedra Redonda em Monte Verde

São aproximadamente 3,7 Km do centrinho ate o início da trilha da Pedra Redonda e o caminho ate lá é bastante íngreme. E do início da trilha ate o topo da pedra, você ainda vai andar mais 1 Km.

É uma caminhada boa para quem quer curtir intensamente todo o percurso ate lá, mas vale lembrar que você irá perder algumas horas a mais do seu dia só fazendo essa trilha.

De bicicleta

Ir até a trilha da Pedra Redonda de bicicleta pode não ser problema algum para quem tem preparo físico ou quem já está acostumado a subir muito morro de bike. O problema é quando você começar de fato a fazer a trilha já que os caminhos são estreitos, cheios de raízes e buracos. Além do mais, em alguns trechos você precisa das mãos livres para passar por certos obstáculos (que não são muito complicados, mas exigem um certo cuidado).

Agora, imagine passar toda essa dificuldade numa trilha cheia de pessoas indo e vindo, que é o que acontece nos finais de semana e nos feriados.

Mas se você tem interesse em alugar uma bike para fazer outros passeios em Monte Verde, as mesmas agências de passeios guiados alugam bicicletas por lá.

Vai Viajar e precisa de internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Na America Chip você pode comprar chip com acesso a internet no exterior e recebê-lo em casa, com conexão 4G garantida em diversos países.

QUERO O MEU CHIP >>

De carro

Se seu carro não tiver tração nas quatro rodas, eu te aconselho a não ir até a entrada da trilha com ele, principalmente se ele não for potente. Isso porque muitos trechos são irregulares e é comum que tenha algum atoleiro na estrada, principalmente nos dias de chuva. E como o sinal de celular é fraco em muitos pontos fora do centrinho, você pode ficar na mão se precisar de ajuda.

E não leve animais

Pelo mesmo motivo de não ir ate o topo com bicicleta eu te aconselho a não levar animais. Se for algum cachorro de porte grande o problema pode ser ainda pior. Isso porque em muitos lugares você vai precisar carregá-lo no colo, o que pode te deixar sem apoio ou então estressar o bichinho.

Eu vi duas pessoas diferentes passando aperto com cães de porte médio que não conseguiam descer alguns obstáculos. Em alguns momentos foi preciso mais de uma pessoa, que não estavam com eles, para ajudá-los.

Booking.com

A trilha da Pedra Redonda

Públicotodos
Extensão900 metros
Grau de dificuldademoderado
Duração (ida/volta)2 horas

A trilha em si ate a Pedra Redonda é bem curta, cerca de 1 Km apenas. Seu nível de dificuldade é moderado devido a caminhada ser curta mas com alguns trechos íngremes ou complicados.

O caminho é cheio de raízes, lama e buracos, então, tenha cuidado dobrado enquanto estiver caminhando.

Córrego contando a trilha da Pedra Redonda.
Córrego de água potável contando a trilha da Pedra Redonda em Monte Verde.

Ao longo da trilha você vai encontrar pequenos córregos de água potável que cortam o caminho, o qual é cercado por árvores o tempo todo.

Em alguns pontos, principalmente na base da trilha, você vai se deparar com paredões que são muito usados para escalada.

No mirante da Pedra Redonda.
No mirante da Pedra Redonda a poucos minutos de chegar no topo.
Orientações dentro da trilha da Pedra Redonda.

Antes de chegar ao topo existe um mirante com uma vista panorâmica para toda a região. É de tirar o fôlego. Aproveite para tirar várias fotos, já que o mirante tem um parapeito seguro.

Poucos metros após o mirante existe uma bifurcação com uma placa apontando para onde seguir em direção à Pedra Redonda enquanto o outro caminho leva ate a Pedra Partida. Não vá para a Pedra Partida pois o caminho é mais complicado e muita gente se perde na mata, sendo que alguns precisam ate de resgate.

Mas caso queira se arriscar sem um guia, procure saber os detalhes da trilha antes de ir. Isso vai ser de grande ajuda.

Indenização por problemas com voo sem sair de casa.

O pico da Pedra Redonda

O pico da Pedra Redonda está a 1990 metros de altitude é um maciço de rocha granítica. Seu topo fica bem na divisa entre Minas Gerais e São Paulo e de lá se tem uma vista em 360º para toda a região.

Na divisa entre os estados de Minas Gerais e São Paulo.

Em dias com poucas nuvens você conseguirá enxergar longe e poderá tirar fotos lindas da paisagem cinematográfica proporcionada pela Serra da Mantiqueira.

No topo da Pedra Redonda, MG.

Outras Trilhas em Monte Verde

Além da trilha da Pedra Redonda, em Monte Verde existem várias outras trilhas com níveis de dificuldades e belezas diferentes. Muitas delas levam a cachoeiras ou a mirantes tão lindos quanto o da Pedra Redonda.

Qual trilha fazer em Monte Verde?

Trilha do Pinheiro Velho

Públicotodos
Extensão1850 metros
Grau de dificuldadefácil
Duração (ida/volta)1,5 horas

Essa trilha fica praticamente no centro de Monte Verde e é bem fácil de se chegar ao seu início e de ser percorrida. 

Em toda sua extensão você vai se deparar com árvores centenárias, incluindo uma antiga araucária de mais de 500 anos, com 1,70 metros de diâmetro em sua base.

Essa trilha liga o centro da cidade ao aeroporto, de onde se tem uma visão panorâmica incrível.

Pedra Partida

Públicotodos
Extensão1600 metros
Grau de dificuldademoderado
Duração (ida/volta)3 horas

Como eu disse anteriormente, o caminho ate a Pedra Selada é mais complicado, mas não é inviável. É bom procurar informações sobre essa trilha antes de se aventurar nela.

A vista lá de cima é de 360º e este é o segundo ponto mais alto da região.

Trilha do Platô em Monte Verde

Públicotodos
Extensão1200 metros
Grau de dificuldademoderado
Duração (ida/volta)1,5 horas

Apesar do grau de dificuldade dessa trilha ser moderado, a vista lá de cima vale muito a pena, principalmente por ficar próximo ao Pico do Selado, que é incrivelmente imponente de longe.

Trilha do Chapéu do Bispo em Monte Verde

Públicotodos
Extensão650 metros
Grau de dificuldadefácil
Duração (ida/volta)1,5 horas

É a trilha mais fácil depois da Trilha do Pinheiro Velho. São apenas 650 metros de distância até seu topo com poucas subidas íngremes. 

Devido a seu grau leve de dificuldade, essa é a trilha mais percorrida da região, junto com a trilha da Pedra Redonda.

Lá de cima se tem uma vista muito ampla de toda Monte Verde.

Trilha do Pico do Selado

Públicotodos
Extensão2400 metros
Grau de dificuldadedifícil
Duração (ida/volta)3 horas

Essa trilha é uma das mais recomendadas para quem gosta de passar longas horas caminhando na mata.

Seu nível de dificuldade é difícil devido à quantidade de obstáculos e subidas íngremes que se tem nela.

Ao final de aproximadamente 3 horas de caminhada, eis que surge a recompensa: uma linda vista panorâmica no ponto mais alto da região a 2082 metros de altitude.

PLANEJE AQUI A SUA VIAGEM!

  • SEGURO VIAGEM: Seguro de viagem com desconto para leitores do blog!
    Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar o cartão em até 12x ou no boleto bancário, que dá mais 5% de desconto! Veja mais aqui.
  • HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel em Monte Verde pelo nosso parceiro Booking.
  • ALUGUEL DE CARRO: Pesquise pelo menor preço em todas as locadoras de uma só vez através da RentCars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português, dividem em até 12x no cartão ou com 5% de desconto no boleto e você é cobrado em Reais.
  • VOCÊ CONSEGUE FICAR SEM CELULAR?: Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip internacional pré pago com internet boa de verdade, para usar em 200 países. Conheça a America Chip.
  • PROBLEMAS COM SEU VOO?: Se você teve seu voo cancelado, atrasado, perdeu sua conexão ou teve sua bagagem extraviada ou danificada, a Resolvvi pode ter ajudar a solucionar esse problema sem sair de casa. Conheça a Resolvvi.
  • INGRESSO SEM FILA: Não perca tempo durante sua viagem enfrentando filas nas principais atrações turísticas do mundo. A GetYourGuide é um site de compras de ingressos online onde você pode comprar seus ingressos antecipados para atrações nas principais cidades do mundo e ainda não precisa enfrentar as filas quilométrica que costumam existir nesses locais.

Onde ver o nascer do sol em Monte Verde?

Um dos melhores lugares para ver o nascer e o pôr do sol em Monte Verde é na Pedra Redonda devido ao fácil acesso.

Mas tenha alguns cuidados para não ter problemas durante a trilha.

Eu não aconselho fazer isso durante o inverno, já que estará muito frio e com muito vento. Se acontecer uma geada, as partes da trilha que congelarem ficarão muito escorregadias, podendo causar algum acidente.

Nascer do sol:

Procure saber qual será o horário certo do nascer do sol já que esse evento passa por alterações diárias e, principalmente de uma estação para a outra. Basta pesquisar no Google que o resultado aparece logo na primeira posição com uma grande precisão.

Saia com pelo menos 2 horas de antecedência e leve lanternas com baterias novas, baterias carregadas e, se possível, baterias extras. Como ainda estará escuro, você pode errar o caminho ou mesmo se machucar nos obstáculos da trilha.

Pôr do sol:

Para o pôr do sol, você pode chegar a qualquer hora durante o dia, mas para não ficar entediado esperando, chegue com 1,5 a 2 horas de antecedência, ate mesmo para pegar um momento com muita luz ate o crepúsculo de fato.

Não demore muito na Pedra Redonda depois do pôr do sol para que não fique ainda mais escuro e com ainda menos movimento no local. Pense que se você tiver qualquer problema por lá, as pessoas que estão na pedra ou na trilha podem ser as primeiras a te ajudar.

Conclusão – Vale a pena fazer a trilha da Pedra Redonda?

A vista que se tem de cima da Pedra Redonda vale a pena qualquer esforço para se chegar lá, e olha que nem é tão difícil. A paisagem é linda e você pode ver toda Monte Verde de cima. Além disso, você terá fotos maravilhosas da trilha, além da Pedra Redonda em si e de todas as montanhas que cercam Monte Verde.


PLANEJE AQUI A SUA VIAGEM!

  • SEGURO VIAGEM: Seguro de viagem com desconto para leitores do blog!
    Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar o cartão em até 12x ou no boleto bancário, que dá mais 5% de desconto! Veja mais aqui.
  • HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel em Monte Verde pelo nosso parceiro Booking.
  • ALUGUEL DE CARRO: Pesquise pelo menor preço em todas as locadoras de uma só vez através da RentCars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português, dividem em até 12x no cartão ou com 5% de desconto no boleto e você é cobrado em Reais.
  • VOCÊ CONSEGUE FICAR SEM CELULAR?: Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip internacional pré pago com internet boa de verdade, para usar em 200 países. Conheça a America Chip.
  • PROBLEMAS COM SEU VOO?: Se você teve seu voo cancelado, atrasado, perdeu sua conexão ou teve sua bagagem extraviada ou danificada, a Resolvvi pode ter ajudar a solucionar esse problema sem sair de casa. Conheça a Resolvvi.
  • INGRESSO SEM FILA: Não perca tempo durante sua viagem enfrentando filas nas principais atrações turísticas do mundo. A GetYourGuide é um site de compras de ingressos online onde você pode comprar seus ingressos antecipados para atrações nas principais cidades do mundo e ainda não precisa enfrentar as filas quilométrica que costumam existir nesses locais.
error: Conteúdo protegido.