fbpx

Decidir onde se hospedar em Monte Verde não é uma tarefa fácil para os turistas que planejam uma viagem para essa cidadezinha tão aconchegante. Esse destino não era tão procurado por turistas até bem pouco tempo atrás, mas a realidade mudou de uns anos pra cá quando a cidade passou a ser um dos lugares românticos mais procurados de Minas Gerais.

Mas não é só pelo clima romântico que os turistas procuram Monte Verde, mas também pela gastronomia, pelo ecoturismo e por ser um lugar calmo e sem muita badalação. Isso pesa na balança de quem procura sossego em meio a tanta beleza natural e excelente hospitalidade.

E para que o passeio seja ainda mais proveitoso, é preciso saber onde ficar em Monte Verde, mesmo a cidade tendo excelente hotéis e pousadas, em sua maioria. Para isso, é preciso saber qual o nível de conforto você procura, quais as suas necessidades, se você gosta de passar mais tempo no hotel do que fora dele e coisas do tipo. Não levar isso em conta pode ser frustrante caso a hospedagem não atenda a todas suas expectativas.

Suiça Mineira.
O centrinho comercial e turístico de Monte Verde.

Planeje sua viagem

Índice

Monte Verde, onde fica?

Afinal de contas, onde fica Monte Verde? Ela fica no alto da Serra da Mantiqueira, no sul de Minas Gerais. Mesmo sendo um pequeno distrito de Camanducaia, este povoado tem ares de cidade independente, sendo o principal destino dos turistas que visitam a região.

Monte Verde fica bem próxima de outras cidades turísticas como Gonçalves (MG), Campos do Jordão (SP) e Santo Antônio do Pinhal (SP). Todas essas cidades também ficam na Serra da Mantiqueira e compartilham do mesmo clima frio de Monte Verde durante o inverno e ameno durante o verão.

O grande problema de ir de uma dessas cidades para a outra são os trechos sem asfalto, em detrimento dos trechos asfaltados que percorrem distâncias muito maiores.

Distâncias ate Monte de Verde

  • Saindo de São Paulo – 160 Km.
  • Saindo de Belo Horizonte – 480 Km.
  • Saindo do Rio de Janeiro – 425 a 528 Km
  • Saindo de Brasília – 1064 a 1078 Km
Vai Viajar e precisa de internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Na America Chip você pode comprar chip com acesso a internet no exterior e recebê-lo em casa, com conexão 4G garantida em diversos países.

QUERO O MEU CHIP >>

Alugue carro para ir a Monte Verde

Alugar carro para fazer uma viagem é sempre uma opção interessante para quem não quer viajar no seu próprio veículo, seja lá qual for o motivo.

Isso é bastante interessante também para quem não tem carro próprio e sente dificuldade em relação a locomoção por ônibus, por exemplo.

No caso de Monte Verde, dependendo de onde você estiver saindo, fica bem complicado pegar ônibus, seja pela falta de linha direta até Camanducaia, seja pelos horários confusos ou pela demora no tempo da viagem.

Alugar carro é também uma boa forma de economizar com revisões antes da viagem e manutenção após o retorno.

Sendo assim, eu indico um parceiro do Vou no Mundo, a RentCars, no qual você é livre de taxas como IOF (no caso de aluguel de carro no exterior) e pode ter descontos de ate 30% em suas diárias.

E alugando um carro na RentCars para qualquer viagem usando um desses links disponíveis aqui no site, você ainda ajuda o Vou no Mundo a ficar no ar sem pagar absolutamente nada a mais por isso.

Quando ir a Monte Verde

A melhor época para ir a Monte Verde é no inverno, já que é quando a cidade fica com um clima mais romântico. Isso se deve ao frio que traz com ele as geadas, neblinas e todo aquele cenário que, junto à arquitetura local, dão à cidade o apelido de Suiça Mineira. Junte isso à gastronomia local, com fondue para todo lado, muito pinhão, cozinha italiana com muito vinho e você não terá dúvidas que o inverno é a melhor época para ir a Monte Verde.

Mas se você gosta de ecoturismo e atividades ligadas à natureza, a melhor época para você visitar Monte Verde pode ser o verão, já que no inverno fica impossível nadar nos rios e cachoeiras da região. Além disso, os dias ficam mais curtos durante o inverno, o que diminui o tempo que você pode ficar nas trilhas de forma segura, já que a noite começa a cair mais cedo nessa época do ano.

No topo da Pedra Redonda, MG.
Na Pedra Redonda, um dos pontos mais altos de Monte Verde. A trilha que leva até lá é bem famosa e várias agências que fazem um City Tour passando por lá.

Vale lembrar que há um maior movimento de turistas em Monte Verde durante durante os meses mais frios, bem como em feriados e festas como carnaval e réveillon. Por outro lado, durante os meses mais quentes a cidade fica cheia apenas nos finais de semana, e quase sem nenhum movimento durante os dias de semana. 

O que fazer

Se você ainda não sabe o que fazer nessa cidade ou não sabe muito bem o que vai encontrar por lá, sugiro que planeje um roteiro de 2 dias, ou 3, na cidade. Leia também esse post sobre o que fazer em Monte Verde para ficar ainda mais por dentro de todas as principais atrações turísticas da região.

Qual o melhor lugar para se hospedar em Monte Verde?

A cidade possui mais de 300 hotéis e pousadas, sendo que a grande maioria é bem avaliada. Portanto, a melhor indicação de onde se hospedar em Monte Verde vai depender do seu gosto e das suas prioridades.

É bom levar em conta a distância do hotel ao centro ou em relação à principal atração turística que você pretende visitar em Monte Verde. Se você prefere passar mais tempo no hotel do que visitando a cidade, é bom que sua hospedagem ofereça comodidades que te permitam passar o tempo sem se entediar.

Tudo vai depender do que você quer, portanto, vou detalhar cada uma dessas possibilidades nos próximos tópicos.

Vila Germânica.
A Vila Germânica, de arquitetura típica da Alemanha, é uma galeria comercial com várias lojas.

Hotéis e pousadas em Monte Verde

As hospedagens de em Monte Verde não estão concentradas em apenas uma região, mas sim espalhadas por toda a cidade.

Os mais luxuosos tendem a ficar mais afastados do centro, mas isso não é uma regra, uma vez que os mais baratos também tendem a ser mais afastados.

Uma coisa é certa, Monte Verde é um destino muito mais voltado para casais do que para famílias. A maioria dos quartos disponíveis nas hospedagens não foram planejados para mais de duas pessoas. Mas existem também diversas opções de onde se hospedar em Monte Verde sem deixar de lado a companhia da família, apesar destes hotéis serem a minoria.

Hotéis no Centro

Mesmo não tendo muitas opções de hospedagens no centrinho comercial de Monte Verde, os hotéis mais centrais são muito bem avaliados.

Se você não pretende ficar deslocando de carro pela cidade eu recomendo que fique nos hotéis mais centrais. Nos dias mais cheios, encontrar vagas para estacionar nas ruas do centro pode ser um grande problema e os estacionamentos costumam cobrar bem mais caro que o normal.

Durante o carnaval e réveillon o barulho pode ser um incômodo para os hóspedes desses hotéis, mas mesmo nessas épocas a cidade não tem fama de ser muito barulhenta durante a noite.

Pousada Jardim da Mantiqueira

Essa é a pousada mais bem avaliada do centro de Monte Verde e também a mais luxuosa. Ela foi construída em meio a uma mata nativa mas está a apenas poucos metros do centrinho.

Apesar da cidade atrair mais casais do que grupos, a Pousada Jardim da Mantiqueira possui quartos para famílias com mais de 2 pessoas. Isso faz dela uma das melhores pousadas para ficar em Monte Verde com filhos.

Na Pousada Jardim da Mantiqueira os hóspedes ficam em chalés luxuosos com lareiras e vista para o bosque, sendo que alguns têm suítes com banheiras de hidromassagem.

O café da manhã é um charme a mais da pousada, já que ele oferece uma grande diversidade de alimentos, como frutas da estação, queijos, cereais, frios, pão de queijo caseiro, bolos caseiros, vários tipos de pães, tortas salgadas artesanais, sucos, chás e café.

Todos os itens do café da manhã são fresquinhos, preparados na hora de servir. E outro diferencial é que esses itens são comprados dos produtores locais.

Mais hotéis

Também a poucos metros do centrinho da cidade você encontra o Hotel Harmonia de Monte Verde, que inclusive conta com um bar para os clientes que não querem sair de lá. E lá perto também se encontram o Apartamento Le Quatre que, como o próprio nome já diz, é um conjunto de apartamentos todo equipado e pronto para receber hóspedes, além dos Chalés Bucarest, que têm uma cara mais de casa para receber famílias.

Se você optar por alguma acomodação mais luxuosa no centro, dê uma olhada na Pousada Villa D’Amore, que ela tem algumas opções de quarto bem interessantes.

Hotel fazenda

Para os que gostam de um clima mais bucólico, existem poucas opções de hotéis fazenda em Monte Verde, mas todos eles estão meio à natureza e oferecem muito conforto.

Fazenda Hotel Itapuá

O Hotel Fazenda Itapuá fica a 4,6 Km do centrinho de Monte Verde e está localizado no meio de uma mata nativa, com diversas araucárias ao redor e uma linda vista para as montanhas de região.

Entre as atividades que o hotel oferece estão passeios a cavalo nos arredores, caminhadas e passeios pelas corredeiras, lagos e matas da região. Por lá também os hóspedes podem desfrutar de uma massagem em uma sala com vista para o vale, uma quadra de tênis, salão de jogos e playground.

As acomodações são chalés bem rústicos, com lareiras para os dias mais frios e com decoração em madeira, típico de fazendas mais antigas. Alguns desses chalés possuem jacuzzis e banheiras de hidromassagem.

O Fazenda Hotel Itapuá também tem opções para grupos ou famílias, com quartos triplos e quádruplos.

Na área comum, o hotel oferece uma piscina e uma banheira de hidromassagem, ambas ao ar livre, além de uma sauna a vapor e uma sauna seca.

O café da manhã é bem farto por lá, com diversas opções de pães, frios, queijos, pão de queijo, bolos caseiros, biscoitos, frutas da estação, chás, sucos e café.

Por lá existe um restaurante que funciona todos os dias para o almoço e jantar com diversas opções da gastronomia internacional e diversos pratos preparados com ingredientes locais como trutas e pato, além de pinhão durante a temporada dessa iguaria. E como não pode faltar, a noite o restaurante serve um fondue, que é bem tradicional na região.

Nos dias de sábado e domingo, para o almoço, o restaurante oferece a opção Rasselbock, com um menu de pratos artesanais alemães elaborados com todo o cuidado e seguindo as receitas tradicionais da cozinha alemã.

Não são usados ingredientes artificiais, sendo que as carnes defumadas são preparadas em um defumador artesanal durante horas. O eisbein da casa, por exemplo, é cozido por horas em um caldo com ervas e especiarias típicas da Alemanha e depois são assados para, só então, serem servidos.

Comida alemã no restaurante Rasselbock.
foto: Divulgação/Rasselbock.

Para acompanhar os pratos da casa, a adega do restaurante conta com uma vasta carta de vinhos, além de diversas opções de cervejas artesanais e importadas.

O restaurante é aberto ao público e conta com um espaço externo muito apropriado para os dias mais quentes.

Hotel Fazenda Floresta Negra

O Hotel Fazenda Floresta Negra fica bem afastado do centrinho, a 21 Km de distância. Por ser uma opção mais distante para se hospedar em Monte Verde, talvez esse seja um lugar para aqueles que não queiram sair do hotel a fim de curtir tudo que ele pode oferecer.

O restaurante do hotel oferece pensão completa para os hóspedes, tudo incluído no valor da diária. Como opção para a noite, o hotel conta com um bar que serve diversas bebidas, drinks, petiscos e fondue.

Para o lazer, o hotel oferece sauna, piscinas aquecidas coberta e descoberta, piscinas infantis e jacuzzis.

Além disso, uma equipe de recreação oferece uma série de atividades para os hóspedes como tirolesa, trilhas, arvorismo, caminhadas, passeio a cavalo, passeio de barco a remo e diversas outras atividades

Todos os chalés do Hotel Fazenda Floresta Negra são decorados em madeira e têm lareiras. Um deles, inclusive, também oferece uma jacuzzi privativa.

Sabia que o seguro viagem é essencial para a sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras.

Aproveite e ganhe até 5% de desconto usando o cupom VOUNOMUNDO5.

FAZER COTAÇÃO >>

Hotéis de Luxo em Monte Verde

Os hotéis e pousadas de luxo de Monte Verde, em sua maioria, estão mais afastados do centrinho da cidade sendo que boa parte é cercada por mata nativa.

Muitas dessas pousadas estão nas encostas das montanhas, sendo assim, elas oferecem uma vista incrível de toda a região.

E apesar de todo esse luxo ser traduzido em comodidades românticas para os casais, muitas dessas acomodações têm opções de hospedagem para grupos e famílias.

Pousada Spa Mirante da Colyna

Essa pousada é uma das preferidas entre os casais que procuram romantismo em sua estadia. E uma das grandes vantagens da Pousada Spa Mirante da Colyna é que ela está localizada bem próxima da Avenida Monte verde, principal avenida da cidade, estando bem próxima do centro.

Os detalhes dessa pousada são impressionantes. Ela é cercada por muito verde de todos os lados, com uma vista linda para as montanhas da região.

O atendimento também chama a atenção, já que são oferecidos diversos tratamentos terapêuticos no spa da pousada.

Todos os chalés possuem lareira e varanda com vista para as montanhas, enquanto alguns, ainda mais luxuosos, contam com banheiras de hidromassagem privativas em decks com vista panorâmica.

A área comum oferece uma piscina aquecida, sauna, quadra de tênis, salão de jogos, sala de cinema e área fitness.

Já o restaurante oferece um café da manhã muito farto com diversas preparações artesanais como bolos, pães, pão de queijo e biscoitos, além de itens preparados na hora como ovos mexidos e waffles.

E para os hóspedes que preferirem não sair da Pousada Spa Mirante da Colyna para fazer suas refeições, o restaurante também oferece opções a la carte para o almoço ou jantar com pratos como sopas, filés, trutas, lanches, massas e pratos da cozinha mineira. E, como todo bom restaurante de Monte Verde, é claro que não faltaria o fondue.

Mais hotéis de luxo
Onde se hospedar em Monte Verde - Hotel Kariuwa
foto: Divulgação/Hotel Kiriuwa.

Desde o tradicional Hotel Cabeça de Boi, o qual oferece diárias com pensão completa, ao moderno Kuriuwa Hotel, existem diversas opções de hospedagens de luxo em Monte Verde. Um bom exemplo de pousada de luxo por lá é a Carícia do Vento.

E para não dizer que todas opções luxuosas ficam afastadas do centro, a Pousada Suiça Mineira fica relativamente perto do centrinho, agradando aos hóspedes que preferem não se locomover de carro na cidade.

Onde se hospedar em Monte Verde barato

Digamos que, ao planejar onde se hospedar em Monte Verde, você não vai encontrar hospedagens extremamente baratas, afinal, todas oferecem um bom nível de conforto e qualidade. De qualquer forma, existem pousadas mais baratas que outras, obviamente.

Ao procurar uma pousada barata em Monte Verde para se hospedar, você deve levar em conta que boa parte delas não contará com uma estrutura extremamente luxuosa. Claro que dá pra encontrar bons preços e luxo no mesmo lugar, mas hospedagens assim são mais raras e costumam esgotar com facilidade. Para exemplificar, temos a Pousada Natureza da Terra, que está a 5 Km do centro e têm chalés com lareira e banheira de hidromassagem por preços bem acessíveis.

Além disso, boa parte delas não está localizada no centro, o que faz com que você ande um pouco. É o caso da Pousada Refúgio do Selado, da Hospedagem Platô e da Pousada Chalana, que estão a cerca de 1 a 2 Km do centro.

Pousada Chalana.
Pousada Chalana em Monte Verde.

Existem outras pousadas baratas mais distantes que vão exigir uma locomoção de carro, principalmente nos dias mais frios ou chuvosos. De qualquer forma, no caso das pousadas The Nook, Chalés Fazenda Vale da Mata e Residencial Vilas Boas, a distância de aproximadamente 5 Km do centro é compensada pelo conforto e comodidades de grande qualidade que as mesmas oferecem.

Agora, se você se planejar com antecedência, é provável que você consiga hospedagens confortáveis com excelentes avaliações, baratas e próximas do centro como o Chalés Bromélias, a Pousada Steppenwolf, a Pousada Serras de Monte Verde, e Chalés Lanelli. Este último fica muito perto do centro.

Conclusão

É como eu disse antes, onde se hospedar em Monte Verde não é uma pergunta fácil de responder e depende do que você procura.

Faça um planejamento mais minucioso sobre tudo que você quer fazer em Monte Verde. Pontue quais as comodidades que você precisa e quanto está disposto a pagar pela sua estadia. E para te ajudar ainda mais, nessa página você encontra diversas informações e artigos sobre Monte Verde, os quais eu escrevi a partir das minhas experiências de quando estive na cidade.

E caso tenha alguma sugestão, crítica ou dúvida, deixe um comentário aqui embaixo.

Tenha uma excelente viagem.

PLANEJE AQUI A SUA VIAGEM!

  • SEGURO VIAGEM: Seguro de viagem com desconto para leitores do blog!
    Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar o cartão em até 12x ou no boleto bancário, que dá mais 5% de desconto! Veja mais aqui.
  • HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel em Monte Verde pelo nosso parceiro Booking.
  • ALUGUEL DE CARRO: Pesquise pelo menor preço em todas as locadoras de uma só vez através da RentCars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português, dividem em até 12x no cartão ou com 5% de desconto no boleto e você é cobrado em Reais.
  • VOCÊ CONSEGUE FICAR SEM CELULAR?: Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip internacional pré pago com internet boa de verdade, para usar em 200 países. Conheça a America Chip.
  • PROBLEMAS COM SEU VOO?: Se você teve seu voo cancelado, atrasado, perdeu sua conexão ou teve sua bagagem extraviada ou danificada, a Resolvvi pode ter ajudar a solucionar esse problema sem sair de casa. Conheça a Resolvvi.
  • INGRESSO SEM FILA: Não perca tempo durante sua viagem enfrentando filas nas principais atrações turísticas do mundo. A GetYourGuide é um site de compras de ingressos online onde você pode comprar seus ingressos antecipados para atrações nas principais cidades do mundo e ainda não precisa enfrentar as filas quilométrica que costumam existir nesses locais.
error: Conteúdo protegido.