18 bares de cerveja artesanal em Roma, Itália

L'Osteria di Birra del Borgo.
foto: Divulgação.

Roma é sem dúvida uma das cidades mais procuradas por turistas no mundo todo e isso se deve à sua multidiversidade cultural, sua beleza arquitetônica, sua culinária excepcional, seus cafés, gelaterias e, claro, seus bares. Claro que os bares de cerveja artesanal em Roma não são a principal atração da cidade, mas eles estão bem em alta com os moradores locais e com os turistas.

Nos últimos anos, a Itália vem experimentando um aumento exponencial no consumo de cervejas. Isso se deve, além de outros fatores, à popularização das cervejas artesanais no país e o crescimento da sua produção. Além do mais, a Itália vem liderando um movimento mundial conhecido como Slow Beer, no qual a premissa básica é que qualidade da cerveja consumida é mais importante do que o volume de consumo.

E como Roma é um dos destinos mais visitados por nós brasileiros, que tal uma lista de 20 bares imperdíveis por lá?

Planeje sua viagem => Hotéis em promoção em Roma

Seguro viagem para Europa com 5% de desconto

Confira 22 bares de cerveja artesanal em Roma:

  1. Bir&fud
  2. Open Baladin
  3. Domus Birrae
  4. Oasi della Birra
  5. BrewDog Bar Roma
  6. Brasserie 4:20
  7. My Ale Craft Beer and Street Food
  8. Be.Re
  9. L’Osteria di Birra del Borgo Roma
  10. Birreria Trilussa
  11. Ma Che Siete Venuti a Fa’
  12. Queen Makeda Grand Pub
  13. Barley Wine
  14. Inoficinna
  15. Byron
  16. Luppolo Station
  17. Treebar
  18. Lapsutinna
  19. Bonus + 2 bares de cervejas artesanais em Roma

Bir&Fud

Bar Bir&Fud
foto: Divulgação.

São mais de 30 torneiras servindo apenas cervejas italianas, o que é motivo de orgulho do estabelecimento. Além disso, outra coisa que chama a atenção é a comida da casa. São diversas opções de bruschettas, pizzas, steak tartare e arancinis, que são bolinhos fritos de de risoto.

  • Onde: Via Benedetta 23, Trastevere

Open Baladin

Open Baladin
Um dos melhores bares de cerveja artesanal em Roma.
foto: Divulgação.

Esse é o bar modelo da famosa cervejaria italiana Baladin. São cerca de 200 rótulos de cervejas artesanais, incluindo aproximadamente 40 cervejas de produção própria.

Além de cervejas, são servidos no local cedrata (cidra não alcoólica) e a Cola Baladin, um refrigerante produzido também pela cervejaria.

Como o espaço é dedicado à cerveja artesanal, não são vendidas nenhuma cerveja de grandes marcas por lá.

Imperdível => Visite o Vaticano e Capela Sistina sem filas

Para os que quiserem matar a fome enquanto apreciam uma cerveja, a casa serve deliciosos hambúrgueres artesanais. Uma sugestão é pedir as famosas batatas tipo chips para acompanhar o burger e as brejas.

O Open Baladin é um dos mais cobiçados bares de cerveja artesanal em Roma.

  • Onde: Via degli Specchi 6, a uns 100 metros do Campo de’ Fiori.

Domus Birrae

Domus Birrae
foto: Divulgação.

Não é necessariamente um bar e sim uma loja de cervejas com uma grande opção de cervejas artesanais locais para os que quiserem experimentar ali mesmo ou levar pra casa.

Além disso, o Domus Birrae é uma loja de insumos e equipamentos para cervejeiros caseiros.

  • Onde: Via Cavour 88, Monti
Passagens Promo é um site comparador de preços de passagens aéreas com descontos exclusivos.

Oasi della Birra

Oasi Della Birra
foto: Divulgação.

Sem nenhum exagero, o nome “Oasis da Cerveja” é bastante apropriado a esse estabelecimento, que tem uma vasta carta com mais de 30 páginas só de cervejas.

Para os que gostam de umas comprinhas, o espaço conta com uma delicatessen que vende vinhos, azeites, artigos da culinária italiana e muita cerveja.

E para os que gostam de relaxar enquanto tomam uma cerveja, a casa possui uma varanda aconchegante para os dias mais quentes, além de um bufê de antepastos italianos, com queijos e embutidos que é  oferecido aos clientes no subsolo.

  • Onde: Piazza Testaccio 41
Com o Airhelp você recebe indenização por voo cancelado ou atrasado, conexão perdida, bagagem extraviada e overbooking sem sair de casa.

BrewDog Bar Roma

Brewdog Bar Roma
foto: Divulgação.

A famosa rede de bares da BrewDog também está presente em Roma, além de ter mais duas unidades na Itália: uma em Bologna e outra em Firenze.

Uma boa notícia é que a unidade de Roma fica a poucos metros do Coliseu, que é uma das atrações mais visitadas na cidade.

A carta de cervejas do BrewDog Bar Roma pode ser conferida em tempo real no app Untappd. Para comer, destacamos os burgers e os hot dogs.

  • Onde: Via delle Terme di Tito, 80.

Brasserie 4:20

Brasserie 4:20
foto: Divulgação.

A descontração já começa pelo nome: 4:20. Mas antes de qualquer piada ou dúvida se esse bar está mesmo localizado em Roma e não em Amsterdã, a gente já logo diz “sim, o bar fica em Roma mesmo”. 😎

Esse é um dos poucos bares de cerveja artesanal em Roma que conta com um terraço que vive cheio durante o verão, apesar do salão principal ser extremamente charmoso, onde se encontra um quadro de giz indicando quais cervejas estão plugadas nas 20 torneiras de um lindo balcão de madeira.

Incrível => Aula de pizza em restaurante italiano

Para quem procura comida italiana para acompanhar, é melhor se preparar pois a base da cozinha do 4:20 é americana. Bom, pelo menos os hambúrgueres são preparados com lúpulo, o que já vale a pedida.

  • Onde: Via Portuense, 82.

My Ale Craft Beer and Street Food

My Ale
foto: Divulgação.

Um bar especializado em rótulos italianos. Alás, o bar só vende cervejas italianas, portanto, é um excelente lugar para experimentar as produções locais.

O cardápio conta com uma grande seleção de queijos e salames italianos, além de valorizar a produção orgânica de pães, queijos e temperos, sendo que muitas dessas comidas são livres de glúten, bem como algumas das cervejas da carta.

  • Onde: Via dei Cappellari, 79.

Be.Re

Be.Re
foto: Divulgação.

Esse bar fica bem pertinho do Vaticano e tem como diferencial seus deliciosos Trapizzino: uma invenção gastronômica que é uma mistura de tramezzino (sanduíches triangulares de pão-de-forma, muito comuns em roma) e pizza. Esse quitute faz muito sucesso entre os romanos, sendo muito consumido por lá.

Quanto à cerveja, são mais de 20 torneiras com rótulos italianos variados.

  • Onde: Piazza Risorgimento 7A.

🔻 CONHEÇA OS MELHORES HOTEIS DE ROMA 🔻

Econômicos => Hotéis econômicos em Roma

Românticos => Hotéis românticos em Roma

Bem avaliados => Hotéis mais bem avaliados em Roma

Luxo => Hotéis luxuosos em Roma

L’Osteria di Birra del Borgo Roma

L'Osteria di Birra del Borgo.
foto: Divulgação.

A renomada cervejaria italiana, Birra del borgo, também tem seu bar temático em Roma. São várias torneiras servindo cervejas da casa e um cardápio com muita comida boa.

A casa também é especializada em drinks com as cervejas da Birra del Borgo.

  • Onde: Via SIlla 26

Birreria Trilussa

Birreria Trilussa
foto: Divulgação.

A Cervejaria Trilussa, localizada em Roma, no coração do bairro Trastevere, tem mais de 40 anos de história. Seu ambiente interno possui 4 salões, enquanto uma área externa, ao ar livre, acomoda aproximadamente 300 pessoas sentadas.

Para quem curte uma boa pizza, o cardápio tem uma seleção de mais de 50 variedades, além de massas, carnes, saladas e sanduíches. Isso sem contar o rodízio de massas, com 60 pratos diferentes, para você comer ate não aguentar mais.

Não precisa nem dizer que a casa tem uma excelente seleção de cervejas do mundo todo servidas na pressão.

  • Onde: Via Benedetta 19

Divertido => Aluguel de lambreta em Roma

Ma Che Siete Venuti a Fa’

Ma Che Siete Venuti a Fa'.
foto: Divulgação.

Localizado literalmente em frente ao Bir&Fud, esse bar é bastante apreciado pelos locais, principalmente por ser muito descontraído, além de muito parecido com nossos botecos brasileiros.

E entrada é bem apertada e o ambiente interno não é tão grande, o que não é um problema, já que todos os clientes ficam por ali, em pé mesmo.

Por estar localizado no ponto mais boêmio do Trastevere, que é um dos bairros mais charmosos de Roma, muitos clientes escolhem esse bar por terem a liberdade de pegar sua cerveja e ir beber na rua, sentindo o clima alegre da região.

  • Onde: Via benedetta 25.

Sabia que o Seguro Viagem é essencial para a sua segurança no exterior?

Queen Makeda Grand Pub

Queen Makeda Grand Pub. Um queridinho dentre os bares de cerveja artesanal em Roma
foto: Divulgação.

Um Pub com 40 cervejas On Tap, sempre em rotatividade, com vários petiscos internacionais para acompanhar: isso tudo faz do Queen Makeda Grand Pub um dos melhores pubs de Roma.

O bar tem um grande espaço para atender vários clientes de uma só vez, além de um jardim externo para os dias quentes de verão.

Em suas torneiras sempre estão presentes cervejas dos estilos IPA, Barley Wine, Weizen, Saison e Lambics.

Imperdível => Tour gastronômico com degustação de vinho

E como não podia faltar, por lá é servida uma cerveja produzida especialmente para a casa por uma cervejaria da Toscana, que é uma Bitter Ale bem seca, cítrica, com adição de raspas de laranja em sua receita.

  • Onde: 11 Via di San Saba, Roma.

Barley Wine

Barley Wine. Bares de cerveja artesanal em Roma
foto: Divulgação.

Localizado em Quadraro, um dos distritos de Roma que ficou famoso pelos artistas de rua, o pub Barley Wine tem 12 cervejas On Tap, com uma grande rotação de rótulos, além de 80 cervejas em garrafa em sua carta.

Os preços das cervejas On Tap variam entre 3 a 5 euros e é cobrado 1 euro extra a partir das 20:30h.

Os petiscos também são baratos, com bastante variedade para quem gosta de beliscar enquanto toma uma cerveja.

  • Onde: Viale dei Consoli 115/117.

Inoficinna

Inofficina é um dos bares de cerveja artesanal em Roma mais famosos.
foto: Divulgação.

O pub Inoficinna está localizado em um distrito industrial em Roma, cuja a vida noturna passou a ser um atrativo para diversas pessoas, devido ao número crescente de bares e restaurantes no local.

O estabelecimento foi construído em uma antiga oficina mecânica e foi totalmente reformada para ser, além de um pub com uma cozinha profissional, uma cervejaria.

Atualmente, o Inoficinna conta com 18 torneiras de cervejas e vários estilos estão sempre presentes por lá, tais como IPA, Pilsen, Weizen, Blond Ale, Tripel, Porter e Stout, além de cerveja mais alcoólicas, produzidas para o inverno, como Belgian Strong Ale, Russian Imperial Stout, Bock e Doppelbock.

Delicioso => Aula de sorvete + degustação

A culinária do pub também não decepciona, contando com um cardápio repleto de comidas de rua, queijos artesanais e carnes curadas de produção local.

Para quem busca harmonizar cervejas e petiscos artesanais, esse é um excelente lugar.

  • Onde: Via Mesula 12, Roma.

Byron

Byron. Um dos mais Bares de cerveja artesanal em Roma.
foto: Divulgação.

Além de servir comidas mexicanas, esse pub é famoso por seus burgers e sobremesas artesanais.

Suas cervejas On Tap também estão sempre em rotatividade em suas 12 torneiras, além de diversos coquetéis únicos.

  • Onde: Via Ostiense 73 A/B/C, Roma.

Luppolo Station

Luppolo Station. Bares de cerveja artesanal em Roma
foto: Divulgação.

Localizada no centro de Roma, a Luppolo Station é famosa por suas 20 torneiras de cerveja que servem várias cervejas italianas, bem como internacionais.

O lugar tem uma decoração com temas de estações de trem, com cadeiras e poltronas aconchegantes, tudo para se apreciar uma boa cerveja sem ver o tempo passar.

A cozinha é especializada em pratos da culinária romana e utiliza apenas ingredientes de produção italiana, tudo pensado para harmonizar com as cervejas servidas na casa.

  • Onde: Via Parini 4, Roma.

Sombrio => Criptas e catacumbas com Capela de Ossos

Treebar

Treebar.
foto: Divulgação.

Um pub todo decorado em madeira, com um ar escandinavo e um cheirinho de pães frescos sendo assados diariamente no forno a lenha da sua cozinha, que também produz focaccia, gressinos e pizzas.

Sua carta de cervejas é restrita a apenas 4 estilos de produção própria, uma Pilsen, uma Bitter, uma Witbier e uma American Pale Ale (APA), porém, tais cervejas são muito elogiadas pelos vários clientes do pub.

No cardápio, todas as massas da casa são produzidas de forma artesanal, usando fermentos naturais e insumos orgânicos.

  • Onde: Via Flaminia 226, Roma.

Lapsutinna

Lapsutina é um dos Bares de cerveja artesanal em Roma.
foto: Divulgação.

Esse pub fica sempre lotado nos finais de semana, mas não é pra menos, já que ele é especializado em cervejas e culinária belga.

São inúmeros rótulos On Tap e em garrafa, além de uma cerveja de produção própria, a Lapsutinna Beer, que leva frutas que variam de produção para produção.

Toscana => Ida e volta com almoço e vinho

E o que falar dos doces típicos da Bélgica servidos por lá? Simplesmente demais. E olha que eles vão muito além dos famosos chocolates belgas. Sem contar os queijos, burgers, embutidos, chucrutes e as famosas batatas fritas no estilo belga.

  • Onde: Via Giordano Bruno 25-27, 6. Roma.

Bônus

+2 bares de cerveja artesanal em Roma: Beer Company

Roma Beer Company. Bares de cerveja artesanal em Roma.
foto: Divulgação.

A Roma Beer Company funciona em dois endereços, porém, a qualidade dos estabelecimentos é a mesma.

A decoração é um show à parte, enquanto o cardápio dá seu próprio show com suas pizzas, massas e alguns outros pratos italianos.

A carta de cerveja conta com diversos rótulos em garrafa, bem como algumas opções on tap.

  • Endereços 1: Piazzale di Ponte Milvio, 40/42.
  • Endereço 2: Piazza Campo de’ Fiori, 36.

PLANEJE AQUI A SUA VIAGEM!

  • SEGURO VIAGEM: Seguro de viagem com desconto para leitores do blog!
    Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar o cartão em até 12x ou no boleto bancário, que dá mais 5% de desconto! Veja mais aqui.
  • HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel em Roma pelo nosso parceiro Booking.
  • ALUGUEL DE CARRO: Pesquise pelo menor preço em todas as locadoras de uma só vez através da RentCars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português, dividem em até 12x no cartão ou com 5% de desconto no boleto e você é cobrado em Reais.
  • VOCÊ CONSEGUE FICAR SEM CELULAR?: Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip internacional pré pago com internet boa de verdade, para usar em 200 países. Conheça a America Chip.
  • PROBLEMAS COM SEU VOO?: Se você teve seu voo cancelado, atrasado, perdeu sua conexão ou teve sua bagagem extraviada ou danificada, a AirHelp pode ter ajudar a solucionar esse problema sem sair de casa. Conheça a AirHelp.
  • INGRESSO SEM FILA: Não perca tempo durante sua viagem enfrentando filas nas principais atrações turísticas do mundo. A GetYourGuide é um site de compras de ingressos online onde você pode comprar seus ingressos antecipados para atrações nas principais cidades do mundo e ainda não precisa enfrentar as filas quilométrica que costumam existir nesses locais.