fbpx

As vezes me pego lembrando dos inúmeros momentos em que algum imprevisto me levou a um lugar completamente novo, mágico e que passaria a fazer parte da minha vida, ficando guardado no baú das boas lembranças que se devem ao acaso.

Foi assim comigo quando decidi dar um novo passo em minha carreira no Cinema e ir em busca de uma vivência em um mercado já consolidado nesse setor. Com muita persistência eu ganhei uma bolsa de estudos em uma renomada escola de cinema em Vancouver (Canadá) e consegui entrar em um programa experimental que daria permissão de trabalho para estudantes na província da Columbia Britânica.

Infelizmente meu visto foi negado e foi aí que começou toda a reviravolta na minha vida, que me fez estar envolvido profissionalmente com duas paixões apreciadas por muita gente: viagens e cerveja.

Planeje sua viagem

Imprevisto em Dublin
Um pôr do sol nada imprevisto em Dublin.

Como meu objetivo maior era o Canadá, decidi que iria para a Irlanda aperfeiçoar o inglês e ganhar alguns carimbos no passaporte na tentativa de que meu próximo pedido de visto canadense trouxesse um resultado positivo.

Alguns amigos estariam fazendo um mochilão por algumas cidades europeias na mesma época em que eu iria para Irlanda. Me juntei a eles em uma visita a Munique, durante a Oktoberfest, Berlim, Bruxelas, onde eu conheci, naquela ocasião, apenas o Delirium Café, já que ficamos apenas uma noite e partimos cedo no outro dia para Amsterdam. Depois disso tudo, cada um tomou seu rumo e eu segui viagem até a capital da Irlanda, Dublin.

Por mais que estejamos calejados em viajar, uma nova cidade será sempre um motivo para um friozinho na barriga, mais ainda quando iremos vivenciar uma situação nova, como estudar inglês em uma escola repleta de estrangeiros de todos os cantos do mundo.

Vista do Gravity Bar na Guinness Storehouse.
Vista do Gravity Bar na Guinness Storehouse em Dublin

Como todo “novato” em uma cidade, certa noite acabei me perdendo nas ruas do Temple Bar, um distrito boêmio de Dublin. Como eu ainda tinha tempo de sobra até o último horário do meu ônibus, resolvi não perguntar o caminho certo e arriscar algumas voltas a esmo, apenas para perceber o ambiente e construir a minha própria imagem daquele lugar surreal, repleto de pubs, perfeito para todo amante de cervejas.

Numa dessas olhadas despretensiosas eu percebi uma bandeira da Baviera, quadriculada em azul claro e branco. Obviamente me lembrei da Oktoberfest, por motivos óbvios, até porque Munique havia sido a primeira cidade europeia que eu tinha visitado.

Entrei no pub para tomar umas e passar o tempo me lembrando dos dias regados a cerveja que antecederam a minha chegada na Irlanda. Para minha surpresa, aquele era um brewpub, que são os pubs que fabricam a própria cerveja. Me senti no paraíso ao ver mais de 20 torneiras jorrando chope artesanal, de fabricação própria, ou seja, fresquinhos. A carta de cervejas tinha 400 rótulos e só não delirei mais porque já havia conhecido o Delirium Café em Bruxelas e suas mais de 2500 cervejas, com 400 delas na torneira, ou na pressão.

Imperdível => Maratona de Pubs em Dublin

O pub em questão se chama The PorterHouse, nome bem sugestivo para quem gosta de cerveja. No seu segundo andar havia uma banda de rock, The Kicking Kings, reverberando seu som, excelente por sinal, no ambiente. O pub estava vazio no dia, mas mesmo assim fiquei por lá, até o último minuto.

Era uma segunda feira e eu só não fiquei mais, para voltar de taxi pra casa, porque tinha aula no outro dia cedo. A teoria da relatividade nunca fez tanto sentido para mim quanto naquele momento. Três horas passaram como se fossem três minutos, mas foi o suficiente para que eu percebesse o quão empolgante seria aquela viagem cheia de imprevistos, iniciada por culpa de um infortúnio. Valeu cada segundo daquela noite… e cada gole.

Excursão => Wicklow e Glendalough saindo de Dublin

Minhas segundas feiras passaram a ser sagradas e minha presença no The PorterHouse foi assídua. Consegui arrastar grupos e mais grupos para as minhas “Monday Rocks” e tenho certeza, se não muito arrisco, que fiz muita gente começar a curtir cervejas artesanais.

Vai Viajar e precisa de internet 100% do tempo no seu celular?

Ter internet é essencial para usar aplicativos como Uber e Google Maps, além de conversar no WhatsApp e postar aquela foto no Instagram.

Na America Chip você pode comprar chip com acesso a internet no exterior e recebê-lo em casa, com conexão 4G garantida em diversos países.

QUERO O MEU CHIP >>

Acabei estudando cinema em Dublin e com isso conheci e trabalhei com pessoas extraordinárias. Vivenciei momentos que só os nativos vivenciam, justamente pela convivência direta com dezena deles. Estive muito próximo da cultura irlandesa e aproveitei para aprender um pouco Gift of the Gab, ou Dom da Eloquência, próprio dos irlandeses, sendo motivo de orgulho entre eles.

Porterhouse no Temple Bar em Dublin.
Porterhouse no Temple Bar. Esse foi meu melhor imprevisto em Dublin.

Bebi muita cerveja Guinness, o maior orgulho cervejeiro da Irlanda. Obviamente eu visitei a fábrica… duas vezes, umas para ficar apreciando Dublin lá de cima do Gravity Bar, um bar em 360o que fica no topo de uma torre dentro da fábrica da Guinness, sendo o ponto mais alto da Cidade. A outra vez foi para fazer um workshop sobre como servir um pint (um copo de aproximadamente 500ml, típico de pubs irlandeses e ingleses) de Guinness, o qual é oferecido a todos os visitantes. Foi assim que eu entendi que não é só o sabor maravilhoso que faz da Guinness uma das cervejas mais famosas do mundo.

Sabia que o seguro viagem é essencial para a sua segurança no exterior?

Além de ser obrigatório nos países da Europa, a imigração de qualquer país pode solicitar o documento para permitir ou negar sua entrada.

Faça uma cotação online na Seguros Promo, comparando o preço nas melhores seguradoras.

Aproveite e ganhe até 5% de desconto usando o cupom VOUNOMUNDO5.

FAZER COTAÇÃO >>

Tudo isso me trouxe o costume de valorizar cada momento de uma viagem, olhar atentamente para cada cantinho, cada detalhe, cada placa, e tirar algumas fotos de momentos e lugares interessantes para quando a memória falhar, mas sem exagerar nos cliques e não perder o melhor da viagem que é a própria viagem. Passei a dar valor e ser mais amigável com as boas pessoas que cruzam meu caminho. Criei o tal baú das boas lembranças que eu falei lá no começo e quando o saudosismo bate na porta, eu abro a sua tampa e deixo as lembranças fluírem.

Viagem => Newgrange, Monasterboice e Colina de Tara saindo de Dublin

Criei um blog para relatar minhas experiências, o Destino Cervejeiro, e em poucas semanas resolvi profissionaliza-lo, seguindo firme com ele por muitos anos, transformando ele em um projeto mais ousado, que é o Vou no Mundo. Onde foi parar o cinema nisso tudo? Lá no baú que outra vez torno a citar.

A Irlanda ficou pra trás mas eu sempre voltarei para mais e mais visitas. Os amigos que fiz por lá vão ser pra vida toda. Alguns deles estão na lista dos melhores. Trouxe de lá uma paixão inexplicável por Kebab, que perde espaço para a cerveja mas disputa em igualdade com torresmo (é, sou louco por torresmo e devo isso ao meu sangue mineiro). No fim das contas, eu acabei cumprindo muito mais do que o meu objetivo, que era aperfeiçoar o inglês.

E o Canadá? O Canadá que me espere, pois tenho muitas segundas feiras para curtir mundo afora. Vancouver fica para a próxima.

Booking.com

PLANEJE AQUI A SUA VIAGEM!

  • SEGURO VIAGEM: Seguro de viagem com desconto para leitores do blog!
    Faça sua cotação na Seguros Promo para encontrar o seguro viagem com melhor preço. Leitores do blog tem 5% de desconto, além de poder parcelar o cartão em até 12x ou no boleto bancário, que dá mais 5% de desconto! Veja mais aqui.
  • HOTEL: Encontre promoções e reserve seu hotel em Dublin pelo nosso parceiro Booking.
  • ALUGUEL DE CARRO: Pesquise pelo menor preço em todas as locadoras de uma só vez através da RentCars. Eles possuem escritório no Brasil com atendimento em português, dividem em até 12x no cartão ou com 5% de desconto no boleto e você é cobrado em Reais.
  • VOCÊ CONSEGUE FICAR SEM CELULAR: Não deixe de sair do Brasil já com o seu chip internacional pré pago com internet boa de verdade, para usar em 200 países. Conheça a America Chip.
  • PROBLEMAS COM SEU VOO?: Se você teve seu voo cancelado, atrasado, perdeu sua conexão ou teve sua bagagem extraviada ou danificada, a Resolvvi pode ter ajudar a solucionar esse problema sem sair de casa. Conheça a Resolvvi.
  • INGRESSO SEM FILA: Não perca tempo durante sua viagem enfrentando filas nas principais atrações turísticas do mundo. A GetYourGuide é um site de compras de ingressos online onde você pode comprar seus ingressos antecipados para atrações nas principais cidades do mundo e ainda não precisa enfrentar as filas quilométrica que costumam existir nesses locais.
error: Conteúdo protegido.